Criar sistema de pesquisa

15 respostas
pablobhzt

Boa tarde pessoal,

Sou novo no fórum e já venho com uma missão : Desenvolver um sistema para por em prática o “pouco” que aprendi em um curso java que fiz, antes que esqueça.

Quero fazer uma aplicação para processamento de dados de perguntas e respostas, e consequentemente gerar um relatório desses dados.

Para exemplificar o que pretendo fazer é o seguinte.

1° - Tenho que gerar um questionário, com perguntas e respostas preenchidas por mim
2° - Tenho que criar uma tela para a inserção dos dados, que é gerada com base no questionário já gerado.
3° - Gerar o relatório, de acordo com o que escolher. Ex: No relatório quero apareça a pergunta 1 , e quantidade frequência de cada uma das respostas.
4° - Opção de fazer cruzamento de dados. Ex: Pergunta 1 com pergunta 2.

Antes de tudo, não quero código pronto, quero que me dêem uma luz para eu direcionar meus estudos porque não posso jogar esse curso fora, e ainda sim criar uma coisa útil para mim.

Outra coisa, qual melhor banco de dados para essa aplicação, sendo que são 3 computadores atualizando essa base de dados, e que em cada “pesquisa” são inseridos 400 questionários.

15 Respostas

nel

O banco de dados MySQL será mais do que suficiente para o que tu precisa, então pode usa-lo com tranquilidade.
O resto, é basicamente lógica de programação. Mas para que possam lhe direcionar melhor, trata-se de sistema WEB ou Desktop ?

Independente disso, use o padrão MVC (link básico, tem muito mais na internet) para o seu desenvolvimento.

pablobhzt

Prezado nel, obrigado pela resposta.

Se trata de um sistema desktop mesmo.

Sobre o MVC, eu aprendi, mesmo que indiretamente a seguir esse padrão, mas como não tenho prática em POO, e na minha faculdade ainda estou usando o c++ (estudando até Pilhas e filas), o problema é criar a lógica mesmo.

nel

pablobhzt:
Prezado nel, obrigado pela resposta.

Se trata de um sistema desktop mesmo.

Sobre o MVC, eu aprendi, mesmo que indiretamente a seguir esse padrão, mas como não tenho prática em POO, e na minha faculdade ainda estou usando o c++ (estudando até Pilhas e filas), o problema é criar a lógica mesmo.

Você vai desenvolver em Java ou C++ ? Agora fiquei em dúvida.
De qualquer forma, faça o mais básico possível, se quiser use estruturado mesmo, sem problemas.

Mas feito isso, tente aplicar OO, MVC, para que possa ir trabalhando de forma mais coerente, correta, digamos assim.

pablobhzt

Nel, é em java mesmo ! Desculpe ter lhe confundido. :shock:

E que fiz um curso complementar de Java em uma empresa “especializada” , mas curso Sistemas da informação onde estudo c++ como base de aprendizado.

Quanto ao OO, foi uma luta(E bota luta) sair da programação estruturada, mas já consegui aprender o conceito. Por isso mesmo queria ir colocando em prática no sistema…começando do mais simples até o negócio tomar uma forma.

Sou muito dedicado e gosto de estudar, então vamos ver no que vai dar.

nel

Entendo.
Então começa modelando o teu sistema, tu já sabe que tem perguntas, tem respostas.
Pode ir pensando nos objetos que tu vai precisar, tabelas, como será sua tela.

Começa do básico, vai modelando, se surgir dúvidas posta que o pessoal ajuda.
Abraços.

pablobhzt

Ok nel. Preciso de paciência comigo ...rsrsrsrs

Sobre as perguntas e respostas, qual a melhor opção ?

Criarei uma classe de perguntas e uma de respostas até ai tudo bem.

Dentro da de perguntas eu colocaria um array de possíveis respostas ?

Seria mais ou menos isso ?

Public class Perguntas {
	long id;
	long pergunta;
	long shortPergunta; // Campo com texto da pergunta reduzida para sair no relatório.
	ArrayList<Respostas> respostas = new ArrayList <Respostas>();

public long getId() {
		return id;
	}
	public void setId(long id) {
		this.id = id;
	}
	public long getPergunta() {
		return pergunta;
	}
	public void setPergunta(long pergunta) {
		this.pergunta = pergunta;
	}
	public long getShortPergunta() {
		return shortPergunta;
	}
	public void setShortPergunta(long shortPergunta) {
		this.shortPergunta = shortPergunta;
	}
	public ArrayList<Respostas> getRespostas() {
		return respostas;
	}
	public void setRespostas(ArrayList<Respostas> respostas) {
		this.respostas = respostas;
	}

}

[code]

package br.com.processamento.dao;

public class Respostas {
long id;
long resposta;

public long getId() {
return id;
}
this.id = id;
}
public long getResposta() {
return resposta;
}
public void setResposta(long resposta) {
this.resposta = resposta;
}

}

nel

Basicamente, é isso. Mas porque pergunta e resposta são long ao invés de String ? Qual sua ideia com relação a isso ?

pablobhzt

Nossa, foi Burrice mesmo! É string… so o id que é long!
Não tinha visto… ctrl + c …

pablobhzt

Agora arrumado…

import java.util.ArrayList;

public class Perguntas {
	long id;
	String pergunta;
	String shortPergunta; // Campo com texto da pergunta reduzida para sair no relatório.
	ArrayList<Respostas> respostas = new ArrayList <Respostas>();

public long getId() {
		return id;
	}
		this.id = id;
	}
	public String getPergunta() {
		return pergunta;
	}
	public void setPergunta(String pergunta) {
		this.pergunta = pergunta;
	}
	public String getShortPergunta() {
		return shortPergunta;
	}
	public void setShortPergunta(String shortPergunta) {
		this.shortPergunta = shortPergunta;
	}
	public ArrayList<Respostas> getRespostas() {
		return respostas;
	}
	public void setRespostas(ArrayList<Respostas> respostas) {
		this.respostas = respostas;
	}

}

public class Respostas {
	long id;
	String resposta;

public long getId() {
		return id;
	}
		this.id = id;
	}
	public String getResposta() {
		return resposta;
	}
	public void setResposta(String resposta) {
		this.resposta = resposta;
	}

}
nel

No meu ponto de vista, é isso mesmo.
Agora é desenvolver sua tela e ver quais outros objetos precisam ser criados, relacionamentos entre tabelas e etc.

Como dizem, “mãos a obra” rs.

pablobhzt

Bom, essa parte da tela gráfica o curso praticamente não abordou, então preciso de sugestões.

Programar na mão para aprender com mais firmeza ou usar alguma coisas para criar a tela para mim ? Como eu conseguiria um interface mais amigável e agradável a quem usa ?

Utilizo O eclipse para desenvolver como IDE

nel

pablobhzt:
Bom, essa parte da tela gráfica o curso praticamente não abordou, então preciso de sugestões.

Programar na mão para aprender com mais firmeza ou usar alguma coisas para criar a tela para mim ? Como eu conseguiria um interface mais amigável e agradável a quem usa ?

Utilizo O eclipse para desenvolver como IDE

Bom, ai eu entendo bem pouco de Swing e AWT. Poderia até procurar a outra seção no fórum especialmente para isso.
Sobre ser “na mão” ou uma tela que desenha para você, é opinião bem particular. Se você quer aprender Swing e AWT um bom caminho é fazer “na unha”, pois vai conhecendo boa parte da biblioteca, caso contrário, use um desenhador mesmo.

Sobre ser no Eclipse, ai terá de procurar um plugin, só que não conheço nenhum rsrs…
Boa sorte colega

MarceloMVT

Da uma olhada nessas video aulas são 60 videos acho, e vai da modelagem do banco até o instalador e utiliza o NetBeans como ide e o Eclipse
http://www.youtube.com/watch?v=A89eWe8e3Pw&list=PLq8g2qXsHS6VXyC_3tN2JlfymG7Qe-7LP

Me ajudou muito e me deu um norte com relação ao desenvolvimento, recomendo fazer passo a passo junto com o professor do video todas as aulas para uma boa prática

espero ter ajudado

pablobhzt

MarceloMVT, muito obrigado!

Vou seguir as aulas para ter um norte melhor!

asousaj

Para swing no eclipse use o windowbuilder tem uma versão que já vem com ele, não precisa instalar.
http://www.eclipse.org/downloads/packages/eclipse-ide-java-developers/junosr2

Criado 26 de abril de 2013
Ultima resposta 26 de abr. de 2013
Respostas 15
Participantes 4