Estou com um projeto em minha empresa no qual eu tenho que desenvolver um site e deixar ele de forma que o usuário possa fazer as alterações quando necessário. O que tenho que fazer é, basicamente, criar alguns templates de notícias no qual o usuário, quando desejar inserir algo, irá escolher o template e inserir os dados que desejar. O meu problema é que só sei fazer site estáticos.
Alguém poderia me dar alguma dica para criar algo dinâmico?
No caso eu comecei a utilizar Java, que é a linguagem na qual programo. Porém não tenho ideia de como farei essa parte administrativa do site. Tem alguma dica?
Mausexdd, eu até pensei em usar Joomla, mas a empresa quer que faça em Java =/ . Mas caso não seja possível, terei que “brigar” aqui e dizer pra fazer em joomla mesmo.
A não ser que seja realmente necessário por questão de definição na arquitetura do sistema, escalabilidade e afins que o desenvolvimento seja em java, acredito que joomla seja a melhor opção por:
1 - open source
2 - já disponibiliza um gerenciador de conteudo
3 - vários módulos e templates gratuitos, onde talvez é possível desenvolver o site sem necessidade de escrever muito código, apenas reutilizando o que já está disponível pela comunidade.
Acredito que a abordagem que você deve usar com o cliente deve ser com afinidade técnica.Por que é exigido ser em java? Esse é o ponto principal.
Se for necessário desenvolver em java o sistema completo, simples… cobre o preço apropriado pois não é apenas um site e sim um gerenciador de conteúdo que já é bemmmm diferente.
se for pra desenvolver do zero, acho que seria interessante se basear pelo Blogger. Estude e faça a engenharia reversa, a forma de abordagem do Blogger é bem simples e eficiente
Independente de qual framework usar, acho um bom inicio entender como fazer