Criar software que aceite plugins

Ola, gostaria de saber se alguem conhece algum tutorial ou coisa do tipo que mostre como criar software’s que aceitem plugins, como o eclipse.

Estou pensando em desenvolver um software que servirá de base para várias implementações, assim como e o eclipse.

Eu tenho algumas idéias, mas eu gostaria de ver se existem exemplos de implementações já existentes desse tipo de desenvolvimento, pois as minhas idéias me parecem um pouco “toscas” para serem utilizadas em aplicações que serão distribuidas.

Se alguem souber como esse tipo de software é feito, ou conhecer algum material relacionado, por favor, me mostre.

mto obrigado hein pessoal.

abraços

FeOkuma

Você pode usar as plataformas existentes, como o Eclipse ou Netbeans Platform, porque não é simples criar isso, mas se realmente quer fazer do zero, dê uma olhada no código do Eclipse e do Netbeans, eles são Open Source e podem te dar idéias.

http://www.netbeans.org/products/platform/

caraca, é mesmo né!

eu sou uma anta mesmo. Bom, na verdade eu quero fazer uma coisa bem mais simples né. É que a empresa onde eu trabalho tem muitas aplicações especiais.

bom, vou dar uma olhada, tomara que dê pra entender alguma coisa.

mto obrigado hein.

te mais