Boa noite pessoal.
Mais uma vez (e serão muitas) estou precisando de vcs. Estou tentando criar um Statement mas estou me embolando com a conexão, creio que seja isso. Vejam bém, criei o arquivo conexão.java, ele está funcionando direitinho, quando o chama ele retorna a mensagem que conectou ao banco. Até aí tudo certo.
Mas não estou sabendo chamar ele no método principal, ao qual irei criar o Statement, pois ele sempre dá erro. Abaixo vou listar primeiramente o exemplo que ví aquí no forum e estou adaptando, ao qual estou querendo fazer mais não está dando certo pq não estou sabendo implementar, depois o arquivo conexao.java e depois o método principal.
Mas olhando o arquivo conexao.java, ele ja tem um Statement, com resultset e tudo mais, aí que embolou, não sei se irei precisar criar novamente no método principal, ou como irei trabalhar, estou fazendo uma verdadeira salada.
Sei que a dúvida é básica, mas realmente sou iniciante e os exemplos que estou vendo, sempre são um pouco diferentes do que criei, que também já foi com ajuda de vc’s.
Exemplo do forum:
Connection conn = DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost/BANCO_DE_DADOS?user=root&password=root");
Statement stm = conn.createStatement();
ResultSet rs = stm.executeQuery("SELECT coluna1, coluna2, coluna3 FROM tabela");
Arquivo conexao.java:
[code]package conectabanco;
import java.sql.Statement;
import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.ResultSet;
import java.sql.SQLException;
import javax.swing.*;
class conexao {
final private String driver = “org.postgresql.Driver”;
final private String url = “jdbc:postgresql://localhost/Estoque”;
final private String usuario = “postgres”;
final private String senha = “1234”;
private static Connection conexao;
public Statement statement;
public ResultSet resultset;
public void conecta()
{
boolean result = true;
try
{
Class.forName(driver);
conexao = DriverManager.getConnection(url, usuario, senha);
// conexao = DriverManager.getConnection(url, new String(“teste”), new String(“123”));
JOptionPane.showMessageDialog(null, “Conectou”);
}
catch(ClassNotFoundException Driver)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Driver não encontrado");
result = false;
}
catch(SQLException Fonte)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Deu erro na conexao com a fonte de dados "+Fonte.getMessage());
result = false;
}
// return result;
}
public void desconecta()
{
boolean result = true;
try
{
conexao.close();
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Banco fechado");
}
catch(SQLException Fecha)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Não foi possivel fechar o banco de dado");
result = false;
}
}
public ResultSet executeSQL(String sql)
{
try
{
System.out.println(sql);
statement = conexao.createStatement(ResultSet.TYPE_SCROLL_INSENSITIVE, ResultSet.CONCUR_READ_ONLY);//seria como se fosse uma abertuda das portas para executar o sql
resultset = statement.executeQuery(sql);
}
catch(SQLException sqlex)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Não foi possível executar o comando sql,"+sqlex+"," +
"o sql passado foi "+sql);
}
return resultset;
}
}[/code]
Método principal o qual não estou sabendo lidar com a conexão:
[code]
package conectabanco;
import java.sql.;
import java.util.;
public class Main {
public static void main(String[] args) {
conexao conn = new conexao();
conn.conecta();
Statement stm = conn.createStatement();
}
} [/code]
Peço mais uma vez encarecidamente que me ajudem, estou meio perdido de como chamar a conexão e continuar o resto.
Grande abraço a todos.