Criar Tabela

Pretendo criar uma aplicação SIMPLES baseada numa tabela, com o dia, empresa, local do serviço e horas de serviço prestado. Essa tabela seria preenchida a partir de um formulário.
Tenho essa aplicação em access, mas isso obriga-me a manter o windows instalado o que não pretendo, pois migrei para linux. Dei uma vista de olhos sobre o assunto e tudo me parece complexo. Instalei o NetBeans 6.8 tenho a opção database, mas não encontro a opção criar tabelas. Apesar de nada saber de java, não sou totalmente leigo há uns tempos já me debrucei sobre java mas noutros temas, onde aprendi a criar formulários e outras coisas simples, mas criar uma tabela, não estou a ver. Será que me podem ajudar? Obrigado.

Oi,

Você quer utilizar a JTable ?

Procure entender o javadoc.

http://java.sun.com/javase/6/docs/api/javax/swing/JTable.html

Trabalhe com JTable de uma forma inteligente com o ObjectTableModel e com o Auto-Filtro do Mark_Ameba e ViniGodoy.

http://markytechs.wordpress.com/2009/05/29/objecttablemodel/

http://www.guj.com.br/posts/list/100793.java

Tchauzin!

Qual SGBD você pretende usar?

Pois,… não sei o que é SGBD!

Para já vou-me debruçar sobre as dicas da lina, mas todas as dicas são bem vindas. Obrigado.

Com toda educação mas, ja deveria saber isso faz tempo heim!

SGBD é o sitema que vai gerenciar o seu banco de dados.

A tabela que você se está se referindo é uma tabela em uma janela ou uma tabela onde armazenara as informações?

Sem ressentimentos!

Tabela armazenará as informações!

Tal como disse tenho a aplicação em access, de forma que na minha cabeça está idealizada igual, ou seja, um formulário que insere os registos na tabela, um subformulário (grid) ligado a uma query, que me mostra os serviços efectuados durante esse mês.