se alguem souber me ajude. pois, sou iniciante em java e tenho que criar um diagrama de classe a partir de um codigo fonte ou seja, tenho que extrair todos os dados do código fonte e gerar um diagrama de classe, e tambem como faço para criar os relacionametos entre os diagramas de classe.
nao sei como fazer isso.
Criar um codigo que desenhe um diagrama de classe e seus relacionamentos
6 Respostas
Não entendi sua dúvida…
Você quer fazer uma engenharia reversa em algum código?
Se for, utilize uma ferramenta case como o Rose…ou
então… os plugins do Eclipse para geração de diagramas de classe…
Espero ter ajudado
A API Draw2D faz isso.
Não precisa perguntar usando letras tão grandes 
Você vai ter de usar um monte de APIs e vai levar um tempão lascado. Em vez disso, use alguma IDE que já faz isso para você e imprima os diagramas, como o Leonardo Daniel lhe disse.
Exemplos de IDEs que fazem isso: Oracle JDeveloper, IBM Rational.
Pegue o Jude e veja se ele é suficiente para você: http://objectclub.esm.co.jp/Jude/
Mas se você precisa fazer isso você mesmo, sem usar o JDeveloper ou o Rational, ou o Jude ou outra coisa qualquer, você pode fazer o seguinte:
- Escreva um Doclet (por favor, procure o que é um Doclet) para poder obter os relacionamentos entre as classes, dado o código fonte. (É bem fácil, na verdade)
- Para imprimir os diagramas, gere um arquivo para o dot.exe (veja www.graphviz.org) que ele desenha os diagramas sozinho para você, gerando em formato JPG, PNG etc.
Acho que esse Jude já quebra bem o galho. Baixe e use.
Vc tb pode baixar o plugin do eclipse Omundo EclipseUML que faz isso simultaneamente a codificação. A engenharia reversa é instantânea.
[]'s