se alguem souber me ajude. pois, sou iniciante em java e tenho que criar um diagrama de classe a partir de um codigo fonte ou seja, tenho que extrair todos os dados do código fonte e gerar um diagrama de classe, e tambem como faço para criar os relacionametos entre os diagramas de classe.
nao sei como fazer isso.
Não entendi sua dúvida…
Você quer fazer uma engenharia reversa em algum código?
Se for, utilize uma ferramenta case como o Rose…ou
então… os plugins do Eclipse para geração de diagramas de classe…
Espero ter ajudado
A API Draw2D faz isso.
Não precisa perguntar usando letras tão grandes 
Você vai ter de usar um monte de APIs e vai levar um tempão lascado. Em vez disso, use alguma IDE que já faz isso para você e imprima os diagramas, como o Leonardo Daniel lhe disse.
Exemplos de IDEs que fazem isso: Oracle JDeveloper, IBM Rational.
Pegue o Jude e veja se ele é suficiente para você: http://objectclub.esm.co.jp/Jude/
Mas se você precisa fazer isso você mesmo, sem usar o JDeveloper ou o Rational, ou o Jude ou outra coisa qualquer, você pode fazer o seguinte:
- Escreva um Doclet (por favor, procure o que é um Doclet) para poder obter os relacionamentos entre as classes, dado o código fonte. (É bem fácil, na verdade)
- Para imprimir os diagramas, gere um arquivo para o dot.exe (veja www.graphviz.org) que ele desenha os diagramas sozinho para você, gerando em formato JPG, PNG etc.
Acho que esse Jude já quebra bem o galho. Baixe e use.
Vc tb pode baixar o plugin do eclipse Omundo EclipseUML que faz isso simultaneamente a codificação. A engenharia reversa é instantânea.
[]'s