Olá a todos,
tudo bem?
Estou com uma dúvida referente a Web Service. Eu já implementei alguns exemplos de Web Services simples localmente, desenvolvendo em Java + IDE Eclipe + com o Apache Tomcat.
Porém agora, participarei de um projeto onde é preciso construir um Web Service e estou com as seguintes dúvidas:
1- Sobre hospedagem, é melhor “subir” uma máquina na rede local do cliente ou subir uma instância por exemplo na Amazon?
2- Devo utilizar mesmo o servidor de aplicação Tomcat ou há outro programa para “gerenciar” as requisições feitas ao Web Services? (neste caso gerenciar requisições ao mesmo tempo, envio de Request e Response, acesso ao bando de dados e etc … )
3- Nos exemplos que realizei, o endereço para consumir um serviço no Web Service é o localhost mas neste projeto, haverá uma aplicação fora da rede local do cliente, então como torno o Endpoint acessível para internet?
Alguém poderia me ajudar?
Obrigado.
Meu amigo suas dúvidas são bem basicas viu.
Sobre servidor local ou amazon: o custeio é diferente e existem questões de privacidade pra vc pensar (o cliente pode acessar algo de fora? Existe VPN)
Sobre localhost: estude uma coisa chamada DNS
Sobre tomcat: estude servlet containers como Glassfish, weblogic, websphere…
Olá Tiago,
são sim (risos) De qualquer modo obrigado por tentar ajudar.
Abraço.
depende do projeto, do cliente, da equipe, do budget, não é simples de responder.
2- Devo utilizar mesmo o servidor de aplicação Tomcat ou há outro programa para “gerenciar” as requisições feitas ao Web Services? (neste caso gerenciar requisições ao mesmo tempo, envio de Request e Response, acesso ao bando de dados e etc … )
não entendi, mas você pode utilizar outros servidores de aplicação para realizar o deploy, se for microservico pode até utlizar SpringBoot e seu fatjar combinado com Spring Cloud e outras coisas, veja qual será o tipo de webservice a ser implemento e pesquise por servidores de aplicação:
3- Nos exemplos que realizei, o endereço para consumir um serviço no Web Service é o localhost mas neste projeto, haverá uma aplicação fora da rede local do cliente, então como torno o Endpoint acessível para internet?
só repetindo o que o amigo acima disse, pesquise por DNS e VPN.
Bom dia Getulio,
tudo bem?
Obrigado pela resposta, já me deu um norte a seguir, valeu!
Abraço.