Criar uma aplicação (Serviço, Applet) com conexão BD na Web

Então amigos, preciso e gostaria de desenvolver uma aplicação que automaticamente sincronize dados de um BD (Mysql) da Web para um ERP instalado em um servidor Windows, gostaria de saber se é possível isto com Java?
Pergunto isto pois não sei quais frameworks usar, seja um sistema Swing, se posso usar Hibernate, enfim poderiam me orientar, me dar sugestões, o objetivo é sincronizar dados da Web com este ERP sem intervenção humana, instalar uma única vez este sistema, plugin, etc, rsrsrs, o que acham?

Fiz buscas sobre Applet, mas vários tópicos comentam para não usar com conexão a banco de dados.

Agradeço desde já a atenção.

abs.

César

Bom, pelo que imagino, ou seu sistema Web está instalado na mesma rede do sistema ERP, ou então tem uma conexão VPN com esse sistema, certo?

Se não for esse o caso, o sistema ERP deve disponibilizar um acesso via web services para o seu sistema Web - não é nem um pouco prudente deixar um banco de dados exposto na Internet.

Não entendi o que a applet iria ajudar no seu caso.

(E lembre-se que na prática applets não funcionam mais hoje em dia - há tantas restrições que se criam a cada atualização dos browsers*, sem contar que as applets não rodam em tablets, celulares etc., que considero que criar uma applet hoje em dia é pura perda de tempo).

  • Vou dar um exemplo. Tenho conta em um banco que inclui um componente de segurança no browser.
    Esse componente é um ActiveX, se for IE, uma extensão do Firefox, se for Firefox, ou uma applet se o cliente não conseguir instalar o ActiveX ou extensão e ele tiver uma JVM instalada no browser.
    Entretanto, quando ele cai nesse caso (applet), o componente funciona tão mal e interfere tanto no funcionamento do site, que prefiro atrasar uma atualização do Firefox (porque a extensão sempre está atrasada de uma versão do Firefox) que tentar rodar a tal da applet.
    Não é porque a applet foi mal-escrita; muito pelo contrário, acho que o pessoal que escreveu a tal da applet fez o que é humanamente possível. É porque cada versão nova do browser inclui uma restrição para o Java poder funcionar como applets.

entanglement obrigado pela ajuda, bom ficou claro e estava ficando pq estou fazendo buscas, que Applets não serve.
Respondendo:

"Bom, pelo que imagino, ou seu sistema Web está instalado na mesma rede do sistema ERP, ou então tem uma conexão VPN com esse sistema, certo? "
Não, estamos desenvolvendo um sistema Web e pelo que sempre fiz e entendo desenvolvo/eria um executável para integrar estes dois, pois o sistema da Web (Pedidos) terão que ser inseridos tb no ERP (local do cliente), em resumo de WEB -> LOCAL;
Temos acesso a este ERP direto em suas tabelas entendeu.

O quero evitar é uma ação, um usuário ter que executar um outro executável (o nosso no caso) para sincronizar os dados da web com este ERP.
Não tenho acesso aos fontes do ERP somente a base de dados.

"Não entendi o que a applet iria ajudar no seu caso."
Desculpe mas o mundo java pra mim é novo, talvez tenha citado o Applet aqui achando que pudesse servir, rsrs.

Obrigado ai estou em busca de algo mais automático, da web direto para o ERP, se for possível claro.

Abraços

Se seu sistema Web pode acessar a base do ERP (ou porque está na mesma rede do banco de dados, ou porque está em um servidor em outro lugar mas que se comunica via VPN com esse banco de dados), é relativamente simples.

Basta você usar as tecnologias tradicionais (JDBC puro ou Hibernate ou outra implementação de JPA para falar com o banco, e talvez algum web service do ERP para que ele execute certas transações que não devem ser feitas diretamente no banco e sim pelo ERP).