Criar uma Array simulando cadastros

Bom dia,

estou com duvida de como criar uma Array simulando cadastro de clientes por exemplo.
Qual seria o tipo da Array ? String, int…?

Se eu determinar um tipo para array posso inserir um outro tipo de dado nele ? Ex: Array é do tipo String e uma das informaçoes que irei inserir é int…

Resumindo, quero inserir varios tipos de informaçoes em um mesmo indice da array, ou seja, inserir todas informaçoes da pessoa e poder consultar chamando apenas o espaço que usei no array.

Tem como ?

nesse caso nao seria melhor fazer um array de pessoas??

Bom dia,

Vc pode sim criar o array do tipo String e gravar os inteiros, floats, e outros tipos. Porem serão convertidos para String.

Uma outra maneira de fazer seria criar um array do tipo Object

Object a[] = new Object[]
        {
            "nome", 2, 9, 9.8, "teste"
        };

Neste caso vc verificaria o tipo na leitura e gravação do array.
Dê uma olhada na classe DefaultTableModel, ele implementa algo parecido com isso.

O ideal é criar um array de Clientes:

Cliente[] clientes = new Cliente[50];

Aí na classe Cliente você coloca nome, idade, telefone, etc…

Você poderia criar uma classe Cliente, como todas as informações que você precisa. E depois criar um array do tipo cliente:

Cliente[] clientes =  new Clientes[20]; 

No exemplo eu criei um array de 20 posições do tipo cliente.
Mas lembre-se que você deve instanciar um novo objeto para cada posição do array:

clientes[0] =  new Clientes(); 

E dessa forma você pode acessar os objetos através do array, usando o índice.

clientes[0].getNome(); // acessa um possível campo nome no objeto cliente que está na posição 0 do array 
clientes[1].getCpf();  // acessa um possível campo cpf no objeto cliente que está na posição 0 do array 

Para ficar mais dinâmico ainda poderia ser um ArrayList de Clientes:

ArrayList<Cliente> clientes = new ArrayList<Cliente>(); clientes.add(new Cliente("nome", 22, ...)); clientes.add(new Cliente("nome", 43, ...));

Vlw pessoas… como sempre muito esclarecedor.

:!:

Esta é a minha dúvida também
e a de muita gente iniciante que começa a fazer “programas maiores”
estou criando um programinha de Loja de vendas

e estava me batendo com o acesso as informações, mandando para relatorios

Obrigado pelas informações :lol: