Criar Wizard gerador de codigo no Netbeans

Pessoal, alguém sabe como fazer para criar um gerador de codigo-fonte no Wizard de criação de codigos do Netbeans? Vou explicar melhor:

O Netbeans cria automaticamente, a partir da engenharia reversa do banco de dados, as entidades, metadados e os controllers (DAO) do projeto. Ele cria os codigos fonte de cada classe, economizando tempo, evitando digitação repetitiva e desnecessária em muita coisa.

Gostaria de criar uma opção automática no Netbeans (escrever, programar essa opção) para que a partir das entidades já existentes em determinado pacote, ele criasse os objetos DTO que serão alimentados para transmitir os dados entre o servidor de aplicação e a View (estou usando Swing). Quero criar um Wizard que ele pergunte para o usuário onde está o pacote com as entidades e a partir dessas entidades, dando a opção de escolher quais entidades e quais os respectivos atributos serão copiados da entidade, ele deve criar (em outro pacote também escolhido) objetos tipo DTO (data transfer object) para cada entidade. Isso facilitará muito a criação das aplicações nos moldes que estamos trabalhando, aumentando muito a produtividade. Portanto, se não existe essa opção previamente criada no Netbeans, gostaria de criá-la e depois compartilha-la, mas não tenho a menor ideia nem por onde começo… Nunca fiz um gerador de códigos-fonte java, muito menos a partir de um código já existente (vasculhando o mesmo), e por isso nem imagino que API usar para isso e como usa-la. E nem como fazer para embutir isso no Wizard do Netbeans, o que aumenta minhas dúvidas.

Alguém me ajuda?

[]s.

Você pode criar um plugin para o eclipse, existe vários materiais na internet para isso.

Opa… legal!

Mas será que não tem como fazer no Netbeans? É que já estou mais acostumado com essa IDE e não queria ter que mudar, entende ?

[]s.

olá amigo,

é possível fazer o que vc quiser para o netbeans, desde que vc possua a proficiência e a paciência de pesquisar e estudar a documentação. :slight_smile:
eu mesmo ja fiz um wizard parecido com o que você está fazendo.

usei o tutorial do próprio netbeans:

http://platform.netbeans.org/tutorials/nbm-wizard.html

e pesquisei pelas seguintes palavras:

netbeans module api wizard

o difícil mesmo é saber quais apis fazem o que.

updt: ao final da página tem referências ao “Geertjan’s Blog”, que contem boas dicas tbém.

abraço