Criasndo um único arquivo Executável - NETBEANS - Dúvidas

Bem galera, é o seguitne, estou criando um aplciativo utilizando o netbeans, e utilizo algumas bibliotecas para tal, qd eu mando o netbeans gerar o .jar do projeto, ele cria o arquivo na pasta dit, até aih tudo blz. O problema está caso eu queria executar o arquivo em outra máquina, para que o aplciativo possa rodar, eu tenho que enviar junto a pasta contendo as bibliotecas, gostaria de saber se existe algum meio de eu incluir dentro do .jar todas as bibliotecas, ( eu ate consegui fazer com que a pasta “lib” vá pra dentro do .jar, porém o executável em si não a encotnra) eu tenho que fazer alguma alteração no class-path? qd o arquivo vai sem a pasta da o erro “could not find main class”, mas se vai com a pasta roda beleza…

agradeço desde já qq ajuda,
abraço pessoal

Sei que existem muitos tópicos referente a este assunto, porém nenhu mainda são minha dúvida…sei como criar o arquivo .jar, porém não como um único arquivo, de forma que não precise de pastas secundárias para que o mesmo execute…

Há duas respostas.

A mais simples é “não tem jeito”: crie um instalador (pode usar o IZPACK, por exemplo), e copie os arquivos do jeito que estão. Aproveite e crie ícones, e outras facilidades. A vantagem é que você não precisa retestar sua aplicação e fica bem mais bonitinho (você pode pôr ícones e outras coisas).

A outra é “use o FatJar”. Eu não recomendo isso porque você tem de retestar a aplicação para ver se ela continua funcionando, e de qualquer maneira clicar 2 vezes sobre um JAR não implica em fazê-lo funcionar com a versão correta do Java, por exemplo (às vezes chama o WinZip ou o PKZIP, ou o WinRAR, em vez de chamar o Java).

Uma solução que me apontarão foi jogar a pasta lib dentro do projeto e depois reconstruir o projeto, de fato a pasta lib vai pra dentro do novo JAR gerado, porém não executa o aplicativo, diz que não consegue encotnrar a classe principal, mas não eh a classe principal, mas sim as bibliotecas…eu tentei referenciar o local da biblioteca dentro do jar no class-path, porém, andei lendo e vi que o class-path so serve para referenciar diretorios fora do JAR…não teria uma solução nese caminho?

certa vez quando precisei disso ai, eu ia adiciona biblioteca jar dentro do meu projeto…

pra fazer isso eu descompactei os pacotes do projeto do jar biblioteca e adicionei estes pacotes ao meu jar (entenda como “eu fiz uma gambiarra pq nao vi outra solução melhor”)

esse programa ai q o tingol falo (acho q era esse mesmo ) eu cheguei a ver um dos administradores daki do guj falando dele num topico laaa atras depois de mta busca, falando que ele mexe com o classloader, adicionando o proprio jar do seu arquivo no calssloader, na path… eu cheguei a conclusão q isso é mto complicado e nem vale a pena (eu so um tanto inciante e nao vo fica dando mil voltas para uma coisa besta…era programinha pekeno q com interface grafica da uns 70 k…)

bom…talvez tenha te ajudado…