Galera, alguém aqui produziu seu próprio software e vive da venda dele (ou começou assim)?
Criei sozinho, e vivo do meu software!
8 Respostas
Estou pensando em fazer isso… mas um software que crie sites… porque… cara… pense bem.
Se voce criar um CRM vai estar uns 20 anos atras de outras empresas 
Não precisa ser um mega software - no que diz respeito a tamanho.
Mas tipo, só o que tem é gente que fez sistemas em Delphi vivendo de um sistema ou dois. Fazer um ERP, CRM, esses sistemas que prometem abranger várias áreas funcionais de uma empresa é muito trabalho, e também complexo no que diz respeito a particularidades de processos de cada empresa. Mas acho que se você tiver uma boa ideia, de um sistema que resolva um problema considerável de alguém, esse software não precisa ser necessariamente “grande”, tornando possível a produção por apenas uma pessoa.
Também estou querendo fazer isso, acho uma boa.
Tem razão, não é o tamanho que conta, e sim descobrir algo que os clientes precisem. Tem que ter “A” Idéia.
Conheci uma pessoa que vivia dessa forma. Ele criou um sistema bem específico, usado para gerenciar uma certa rotina da administração de convênios de saúde. Era coisa simples, em ASP, cadastros, autorizações, relatórios.
O cara alugava licença para alguns clientes, que pagavam cerca de R$3.000,00 por mês cada. O único trabalho eram manutenções eventuais, e suporte aos clientes. No restante do tempo ele era livre para viver a vida 
R$3.000,00 por mês cada…
dificil conseguir um cliente pra pagar td isso…, deve ser algo extremamente util…
R$3.000,00 por mês cada…
dificil conseguir um cliente pra pagar td isso…, deve ser algo extremamente util…
Sim, bem difícil… A grande sacada é que não existia no mercado, e provavelmente o cara era um excelente vendedor (aliás, isso é FUNDAMENTAL né! ). Mas a aplicação em si era simples.
O curioso é o modo como conheci essa história… eu estava fazendo uma aplicação para uma empresa como free-lancer, e depois descobri que estava fazendo justamente um substituto para o tal sistema alugado, eles estavam tirando fora por causa do custo. E ao invés de pagar R$3.000,00 por mês de aluguel pagaram R$3.000,00 para um mané qualquer (euzinho! rsrs) fazer um sistema semelhante.
Depois acabei tendo contato com o dono do sistema antigo, o clima estava tenso entre ele e o cliente, por causa dessa história… mas felizmente ele entendeu que eu não tinha a ver com a briga e não apresentou nenhuma hostilidade.
Conheço gente que desenvolveu seu próprio software (desenvolve, corrige, implementa até hoje). Automação Comercial é uma área lotada desses casos.
O ruin de cobrar preços altos de mais (sendo muito oportunista) é isso, uma hora alguém percebe que está pagando d+ e vai atrás de alternativas.
É pra isso que comecei a estudar Objective-C. Quem sabe, até o final do ano consiga lançar algo legal e colocar na App Store!