Pessoal,
Gostaria de saber se alguém já fez aquele esquema que é comum vermos em sites de cadastros com ativação de usuário através de uma URL passando um código por exemplo: “mrZav1qJdBTBQ2Txa6Oh” eu estou fazendo isso no meu site e estou gerando um código criptografado pra identificar que aquele usuário é daquele código.
Até ai OK! porém percebi que minha criptografia gera caracteres especiais oq é muito ruim, pq não dah pra usar os caracteres especiais enviando em uma URL para o usuário clicar e se ativar.
Gostaria de saber se vcs conhecem algum tipo de criptografia sem caracteres especiais que me atenda para este caso.
Obrigado!
Isso “non ecziste”, até porque todos os métodos de criptografia trabalham sobre bytes e geram outros bytes, que podem ir de 0 até 255 (ou seja, vão gerar “caracteres especiais”.
Converta o array de bytes gerado pela criptografia para a codificação base-64 ou hexadecimal.
Um exemplo de codificação Base-64:
“cKW+g4zZrjpvzwricfIi7Q==”
Como você deve ter percebido, Base-64 usa os caracteres de 0 até 9, A até Z, a até z, +, / ou =.
Só que + e / são especiais em URLs.
Nesse caso, recomendo substituir + e / pelos caracteres - e _ respectivamente, como faz a própria Microsoft no ASP.NET quando é necessário armazenar em um campo INPUT TYPE=HIDDEN um objeto serializado.