Criptografia

3 respostas
d4rkskull

Boa noite galera,
Entao ultimamente estou com uma pulga atras da orelha.
Eh sobre criptografia. Alguem conhece algum material confiavel
E bom para que eu possa dar uma olhada e qm sabe estudar
Sobre isso??

Agradeco desde jaa
Valeeeu

3 Respostas

W

Atualmente são utilizadas criptografias assimétricas e simétricas amplamente aplicadas no campo comercial. Sendo as assimétricas as mais preferidas para cifragem de dados que trafegam em meios públicos. Dentro de cada um destes tipos, existem algoritmos mais fortes e mais fracos. Os mais fracos e simétricos podem passar a noção de insegurança para muitos, mas como qualquer recurso, deve-se avaliar pela relação CUSTOxBENEFÍCIO a considerar técnicas proprietárias como ofuscamento para dificultar a quebra da segurança.

Fonte 1: http://pedrogalvaojunior.wordpress.com/2007/11/16/diferencas-entre-chaves-simetrica-e-assimetrica-para-criptografia/

Tem outro tipo de criptografia onde você somente cifra e não decifra. Pode parecer estranho, mas é totalmente útil para geração de tokens, licenças, senhas etc.

Fonte 2: http://pt.wikipedia.org/wiki/SHA1

A segurança da criptografia não depende somente da sofisticação do algoritmo, mas depende do tipo de chave, quatidade de chaves e guardiões como ocorre em nosso mundo real.

Em analogia com o mundo real, você tem chaves mais simples tipo Gorje (com um dente e um corte lateral) aquelas utilizadas antigamente em portas do interior e nos guarda-roupas. Nas cidades difundiram as chaves Yale (tem de 4 a 8 dentes assimétricos e um corte lateral), também inventaram chaves mais fortes aquelas que tem mais 2 a 5 segredos conhecidas como Yale Dupla ou Tetra muito utilizada em comércios.

Não pretendo explicar sobre chaves do mundo real, mas quero deixar claro que estas chaves são parecidas com as chaves virtuais utilizadas na criptografia e se não forem protegidas podem ser perdidas, copiadas por um agente violador ou roubadas.

A fechadura também pode sofrer atentado por método “força-bruta” ou por método como testar um range de chaves de códigos mais repetidos como os padrões de fábrica.

Por isso, utilizar chaves mais complexas (assimétricas), fechaduras mais reforçadas (proteger o sistema com infra), gerar chaves diferentes e distribuir para guardiões que não se conhecem, guardar as chaves em locais mais seguros, também aumentam consideravelmente a segurança.

Em Java você tem quase todos os algoritmos de criptografia suportados e difundidos na Internet.

Vale lembrar que uma pessoa também pode fabricar o próprio algoritimo de criptografia, embora isso não seja comum.

wiliamps

[size=9]Louve a Deus como criança e celebre a vida, o Amor de Jesus nos bastará hoje e sempre.[/size]

Ataxexe

O Coursera tem um curso de criptografia bem legal. Comçou a poucas semanas.

Hebert_Coelho

Ataxexe:
O Coursera tem um curso de criptografia bem legal. Comçou a poucas semanas.

https://www.coursera.org/course/crypto

O curso pode até ser legal mas eu não consegui fazer.

O cara começa mandar umas matemáticas ninjitsas lá que eu desisti, não consegui acompanhar.
Conheço mais gente que pulou fora por causa da complicação! :oops: :oops: :oops:

Criado 26 de novembro de 2012
Ultima resposta 26 de nov. de 2012
Respostas 3
Participantes 4