Crise, e a terceiração?

22 respostas
aconstantino

Oi pessoal,

Com a crise financeira que vivemos hoje, será que as empresas irão escolher terceirizar a mão de obra de seus países, onde agora existem inúmeros desempregados?

Será que as empresas vão segurar ao máximo os investimentos e ‘tocar’ apenas o que já tem, e o que estava fechado para 2009?

22 Respostas

louds

Um americano ou europeu, mesmo ganhando salario mínimo, custa muito mais caro que um indiano.

Os cortes, porém, são inevitáveis e o povo que trabalha nas sweat shops que fazem outsourcing por aqui vai sofrer bastante.

rubinelli

Eu trabalhava na área de offshore, e tenho vários amigos ainda nessa. Até onde eu sei, parou geral. Pra não ter de mandar o pessoal de casa embora e fazer o papel de vilãs, as empresas estão congelando os contratos de manutenção e postergando os novos desenvolvimentos. Nem para substituir quem está saindo os clientes estão aprovando novas contratações.

Isso é o curto prazo. O longo prazo depende da economia global, mas no cenário mais provável de recessão, eu acredito que as empresas tentem intensificar a terceirização, a não ser que os salários lá sofram cortes muito fortes.

aconstantino

louds:
Um americano ou europeu, mesmo ganhando salario mínimo, custa muito mais caro que um indiano.

Os cortes, porém, são inevitáveis e o povo que trabalha nas sweat shops que fazem outsourcing por aqui vai sofrer bastante.

Sim, tendo em vista que um indiano senior ganha U$ 800,00 e um JR U$ 300,00…

A India tinha a ambição de aumentar seu PIB de TI de 17,5 para 50 milhões em alguns poucos anos… mas com a crise, será que o cenário é favoravel ao aumento do PIB com outsourcing de TI?

Falando em 17,5 milhões… vendo estes números da pra ver a esmagadora diferença entre brasil e india em software, porém com esta crise, acredito que no brasil não terá tanto impacto assim, considerando que o off-shore é uma parcela menor do PIB.

josue_carrecon

Apertem o sinto

B

Sinto muito lhe dizer, mas é “apertem o cinto”.

peerless

esta “crise” só está acontecendo porque ela está sendo sabotada pelos maiores interessados. quem tiver imaginação, vai entender.

Marcio_Nogueira

Acho que com a crise há uma tendência em cortar custos extras, sendo assim, ainda há o risco de mais demissões e o encolhimento do mercado. :wink:

aix

A crise sempre existiu e o barco nunca parou nem afundou, não sera dessa vez, mesmo com crise acredito que da pra crescer, e no meu ponto de vista a crise so afeta as classes sociais de baixa renda(a minha) que trabalha de dia pra comer a noite, mas para profissionais qualificados sempre avera espaço no mercado de trabalho aqui e no exterior, do restante fica tudo igual como sempre foi, hoje a fatia do mercado é de um, amanha de outro.

M

"

richardpeder

Li outro dia um artigo na net dizendo que a área de TI está indo contra a crise, ou seja, está sobrando vagas. Nossa área, graças a Deus, é privilegiada e temos muitos postos de trabalho em aberto aguardando candidatos. Outro dia, por acaso, pesquisei algumas vagas no Catho só pra ver e, na minha área (testes), veio 7 páginas de vagas. Acho que a crise é grande pq as pessoas fazem dela um dragão de 7 cabeças (vulgo Diamate da Caverna do Dragão…:slight_smile: ). Não estamos em 1929…os governos mundiais tem como lidar com esta crise, tem ferramentas para isso e especula-se demais pq alguém esta faturando alto com isso tudo, e o Brasil, não foi afetada diretamente ainda e não vejo pq achar que a crise chegará aqui como chegou na Europa, EUA, etc, pois o mundo está em crise a quase 1 ano, não acho que chegará muiito mais do que já chegou aqui não. É fato que devemos evitar novas dividas, investimento de grande porte, mas adotei a lei de levar a vida numa boa pq ficar sofrendo antes de qualquer coisa acontecer é bobagem. :wink:

ate mais…

luistiagos

Estamos todos se fo*** tudo pocarusa de um bando de americanos fdp…
até quando sera que teremos esta maldita crise?

aconstantino

luistiagos:
Estamos todos se fo*** tudo pocarusa de um bando de americanos fdp…
até quando sera que teremos esta maldita crise?

Cara, acredito que aqui no Brasil tá todo mundo esperando pra ver no que vai dar isso…
Acho que o primeiro semestre já está condenado, se for pra melhorar acho que vai melhorar no segundo semestre…

Semana passada parece que as vagas do netcarreiras eram de 3 dias atrás.

luistiagos

alguem sabe como anda o mercado de TI coma crise? como andam o numero de vagas em proporsão ao tempo e o aumento da crise?

richardpeder

Pessoal,

Como disse, vi artigo recente falando sobre a contramão do mercado de TI referente a crise. Se pesquisarem na APINFO há todos os dias novas vagas. Como a muito tempo não acessava, não sei como andava o numro de vagas, mas vi um número grande. Em sites pagos, como Catho, tem vagas demais, pelo menos quando vi (começo de janeiro) haviam muitas vagas.

Acho que a crise não pegou tanto o Brasil, se pensarmos no mundo como um todo…mas é bom ser precavido, com certeza.

ate mais…

louds

O Brasil, como sempre, é um pais atrasado. A crise aqui está chegando só agora no primeiro trimestre.

Só ler as manchetes para ver que isso é verdade.

:arrow: Crise derruba exportação e balança registra 1º déficit desde março de 2001
:arrow: No quarto trimestre do ano passado, o lucro líquido ajustado foi de R$ 1,605 bilhão, contra R$ 2,193 bilhões no mesmo período de 2007, queda de 26,81%. (Sobre o Bradesco)

aleck

Tirando o mercado do offshore e empresas que dependem diretamente de capital estrangeiro, a área de TI está como sempre, muitas vagas, muitas propostas, muito dinheiro rolando.

Deixem a crise para quando ela realmente acontecer, este pensamento de esperar para gastar que alimenta este poltergeist.

M

"

richardpeder

Gostei da sua colocação marcosalex…

Acho que o que ‘engorda’ esta crise são os boatos e este sentimento de ‘a tendencia é piorar’, ‘o pior ainda não veio’, ‘vamos sofrer bastante’, etc. Acho que o dia em que estes ‘dizeres’ sumirem do dia a dia brasileiro as coisas devem começar a melhorar. Igual a bolsa de valores, na epoca em que caia 14%, circuitbraker, etc só dava isso nos noticiários…as bolsas continuam operando em quedas de 4, 5, 6%, claro que não é uma grande queda, mas continua caindo e a imprensa noticia menos…uma boa crise precisa ter o CTP (Caos, Terror e Pânico). :wink:

ate mais…

C

Oque o marcosalex disse é a pura verdade, desde quando o LULA tomou posse como presidente até o final do ano passado gastou o dinheiro público como louco, criou milhares de cargos públicos, criou mais ministérios, pq a balança comercial estava muito favorável e a bolha mundial estava crescendo, records de exportações e tals, ao mesmo tempo em q se tinha records de arrecadação do governo, agora q o Brasil importou mais do q exportou o governo está apertando o cinto, já cortando gastos, baixando juros. Eu mudei de trampo no final do ano passado, vou me agarrar nesse emprego e pensar duas vezes antes de gastar dinheiro com coisa desnecessária.

Marcio_Nogueira

A tal “marolinha” tem se mostrado uma tremenda “ressaca” com ondas de 3 metros. :wink:

richardpeder

Ainda penso que o Brasil, perto de outros países, não sofreu tanto ainda. Se vai sofrer mais ainda, dai é outro assunto e como o pessoal aqui disse, vamos viver e hoje e deixar o amanhã para depois. :slight_smile:

ate mais…

aconstantino

Foi a politica externa do governo Lula, que contribui para o aumento das importações e exportações

Criado 29 de janeiro de 2009
Ultima resposta 3 de fev. de 2009
Respostas 22
Participantes 13