Crise, e a terceiração?

Oi pessoal,

Com a crise financeira que vivemos hoje, será que as empresas irão escolher terceirizar a mão de obra de seus países, onde agora existem inúmeros desempregados?

Será que as empresas vão segurar ao máximo os investimentos e ‘tocar’ apenas o que já tem, e o que estava fechado para 2009?

Um americano ou europeu, mesmo ganhando salario mínimo, custa muito mais caro que um indiano.

Os cortes, porém, são inevitáveis e o povo que trabalha nas sweat shops que fazem outsourcing por aqui vai sofrer bastante.

Eu trabalhava na área de offshore, e tenho vários amigos ainda nessa. Até onde eu sei, parou geral. Pra não ter de mandar o pessoal de casa embora e fazer o papel de vilãs, as empresas estão congelando os contratos de manutenção e postergando os novos desenvolvimentos. Nem para substituir quem está saindo os clientes estão aprovando novas contratações.

Isso é o curto prazo. O longo prazo depende da economia global, mas no cenário mais provável de recessão, eu acredito que as empresas tentem intensificar a terceirização, a não ser que os salários lá sofram cortes muito fortes.

[quote=louds]Um americano ou europeu, mesmo ganhando salario mínimo, custa muito mais caro que um indiano.

Os cortes, porém, são inevitáveis e o povo que trabalha nas sweat shops que fazem outsourcing por aqui vai sofrer bastante.
[/quote]

Sim, tendo em vista que um indiano senior ganha U$ 800,00 e um JR U$ 300,00…

A India tinha a ambição de aumentar seu PIB de TI de 17,5 para 50 milhões em alguns poucos anos… mas com a crise, será que o cenário é favoravel ao aumento do PIB com outsourcing de TI?

Falando em 17,5 milhões… vendo estes números da pra ver a esmagadora diferença entre brasil e india em software, porém com esta crise, acredito que no brasil não terá tanto impacto assim, considerando que o off-shore é uma parcela menor do PIB.

Apertem o sinto

Sinto muito lhe dizer, mas é “apertem o cinto”.

esta “crise” só está acontecendo porque ela está sendo sabotada pelos maiores interessados. quem tiver imaginação, vai entender.

Acho que com a crise há uma tendência em cortar custos extras, sendo assim, ainda há o risco de mais demissões e o encolhimento do mercado. :wink:

A crise sempre existiu e o barco nunca parou nem afundou, não sera dessa vez, mesmo com crise acredito que da pra crescer, e no meu ponto de vista a crise so afeta as classes sociais de baixa renda(a minha) que trabalha de dia pra comer a noite, mas para profissionais qualificados sempre avera espaço no mercado de trabalho aqui e no exterior, do restante fica tudo igual como sempre foi, hoje a fatia do mercado é de um, amanha de outro.

"

Li outro dia um artigo na net dizendo que a área de TI está indo contra a crise, ou seja, está sobrando vagas. Nossa área, graças a Deus, é privilegiada e temos muitos postos de trabalho em aberto aguardando candidatos. Outro dia, por acaso, pesquisei algumas vagas no Catho só pra ver e, na minha área (testes), veio 7 páginas de vagas. Acho que a crise é grande pq as pessoas fazem dela um dragão de 7 cabeças (vulgo Diamate da Caverna do Dragão…:slight_smile: ). Não estamos em 1929…os governos mundiais tem como lidar com esta crise, tem ferramentas para isso e especula-se demais pq alguém esta faturando alto com isso tudo, e o Brasil, não foi afetada diretamente ainda e não vejo pq achar que a crise chegará aqui como chegou na Europa, EUA, etc, pois o mundo está em crise a quase 1 ano, não acho que chegará muiito mais do que já chegou aqui não. É fato que devemos evitar novas dividas, investimento de grande porte, mas adotei a lei de levar a vida numa boa pq ficar sofrendo antes de qualquer coisa acontecer é bobagem. :wink:

ate mais…

Estamos todos se fo*** tudo pocarusa de um bando de americanos fdp…
até quando sera que teremos esta maldita crise?

[quote=luistiagos]Estamos todos se fo*** tudo pocarusa de um bando de americanos fdp…
até quando sera que teremos esta maldita crise?[/quote]

Cara, acredito que aqui no Brasil tá todo mundo esperando pra ver no que vai dar isso…
Acho que o primeiro semestre já está condenado, se for pra melhorar acho que vai melhorar no segundo semestre…

Semana passada parece que as vagas do netcarreiras eram de 3 dias atrás.

alguem sabe como anda o mercado de TI coma crise? como andam o numero de vagas em proporsão ao tempo e o aumento da crise?

Pessoal,

Como disse, vi artigo recente falando sobre a contramão do mercado de TI referente a crise. Se pesquisarem na APINFO há todos os dias novas vagas. Como a muito tempo não acessava, não sei como andava o numro de vagas, mas vi um número grande. Em sites pagos, como Catho, tem vagas demais, pelo menos quando vi (começo de janeiro) haviam muitas vagas.

Acho que a crise não pegou tanto o Brasil, se pensarmos no mundo como um todo…mas é bom ser precavido, com certeza.

ate mais…

O Brasil, como sempre, é um pais atrasado. A crise aqui está chegando só agora no primeiro trimestre.

Só ler as manchetes para ver que isso é verdade.

:arrow: Crise derruba exportação e balança registra 1º déficit desde março de 2001
:arrow: No quarto trimestre do ano passado, o lucro líquido ajustado foi de R$ 1,605 bilhão, contra R$ 2,193 bilhões no mesmo período de 2007, queda de 26,81%. (Sobre o Bradesco)

Tirando o mercado do offshore e empresas que dependem diretamente de capital estrangeiro, a área de TI está como sempre, muitas vagas, muitas propostas, muito dinheiro rolando.

Deixem a crise para quando ela realmente acontecer, este pensamento de esperar para gastar que alimenta este poltergeist.

"

Gostei da sua colocação marcosalex…

Acho que o que ‘engorda’ esta crise são os boatos e este sentimento de ‘a tendencia é piorar’, ‘o pior ainda não veio’, ‘vamos sofrer bastante’, etc. Acho que o dia em que estes ‘dizeres’ sumirem do dia a dia brasileiro as coisas devem começar a melhorar. Igual a bolsa de valores, na epoca em que caia 14%, circuitbraker, etc só dava isso nos noticiários…as bolsas continuam operando em quedas de 4, 5, 6%, claro que não é uma grande queda, mas continua caindo e a imprensa noticia menos…uma boa crise precisa ter o CTP (Caos, Terror e Pânico). :wink:

ate mais…

Oque o marcosalex disse é a pura verdade, desde quando o LULA tomou posse como presidente até o final do ano passado gastou o dinheiro público como louco, criou milhares de cargos públicos, criou mais ministérios, pq a balança comercial estava muito favorável e a bolha mundial estava crescendo, records de exportações e tals, ao mesmo tempo em q se tinha records de arrecadação do governo, agora q o Brasil importou mais do q exportou o governo está apertando o cinto, já cortando gastos, baixando juros. Eu mudei de trampo no final do ano passado, vou me agarrar nesse emprego e pensar duas vezes antes de gastar dinheiro com coisa desnecessária.