Não estou nem um pouco preocupado com essas notícias sobre a SUN, primeiro pq isso não é novidade no mundo de TI, empresas com a Intel ja passaram por problemas assim. Segundo, o JAVA é uma tecnologia aberta e mantida por um grande consorcio de empresas no JCP(Java Community Process) , e não são empresas pequenas, temos IBM, HP, XEROX, Sony, Hericson, Macromedia, Borland, Oracle, Nokia, Motorola e muitas outras. A Sun pode não saber fazer negócios, mais fez um ótimo trabalho com java, abrindo a tecnologia e compartilhando ela com o mercado. Hoje o no JCP a SUN esta na minoria das JSRs e a tecnologia é um padrão criado pelo mercado para o mercado.
Porque será que todas essas empresas estão investindo no java? Eu poderia citar vários motivos, mais tem um que acho que é o principal, ninguem que ficar nas mãos de ninguem e nem depender de ninguem. Então eu fico tranquilo, pois sei que o java não é SUN x Microsoft e sim o Mercado x Microsoft.
Na pior das previsões uma IBM da vida lança sua estratégia JAVA++, ou .JAVA e começa tudo novamente.