Crise Financeira na Sun

Esses dois artigos falam de como está a saúde financeira da Sun e como pode ser revertido:

http://informatica.terra.com.br/interna/0,OI152671-EI553,00.html
http://newsforge.com/article.pl?sid=03/10/02/1240243

Fala-se até em venda da Sun ou então a empresa se livrar de projetos como Java e o Openoffice. Como isso pode afetar a gente ? Será que vai ter alguma consequencia sobre o Java ?

Não tá nada animador o que o pessoal anda falando.

Um outro para complementar o assunto:
http://www.itweb.com.br/noticias/artigo.asp?xy=1042676160&id=43369

Até.

Desse jeito a M$ vai adquirir outro concorrente :cry:( e descontinuar o java ) como sempre faz. E nós vamo só de C# :roll:

Isso é mal… Imagina agente tendo que ir de C#…
Eu queria continuar como o Java…
Mas quem sabe o java vira do microsoft…
ou de outra empresa que investe no java como a ibm

Já pensou?! VisualStudio4J!!! Clique no botão “Gerar Aplicação” para gerar seu aplicativo J2EE de gerenciamento de Usinas Nucleares completo! :smiley:

hahahahahahahahaha essa foi a melhor :smiley:

Mas o que vcs acham que ira acontecer?
Imagina só o preço deste visual studio?

Bom, isso ai depende doque acontecer durante o processo de implosão da Sun, oque seria uma pena por sinal.

OpenOffice não vai sofrer tanto uma vez que conta com apoio enorme de pessoas e empresas fora da Sun e o código não pertence mais a ela.

Java vai ser 1 sério problema, uma vez que não existe nenhuma implementação boa que seja totalmente livre, vide as licensas da JRE e dos fontes.

[quote=“Abdon”]hahahahahahahahaha essa foi a melhor :smiley:

Mas o que vcs acham que ira acontecer?
Imagina só o preço deste visual studio?[/quote]

o mesmo do JBuilder?

Infelizmente eu tô achando que vamos todos acabar sendo obrigados a ir p/ lado negro da força :frowning:
Tudo tá indicando que o java vai acabar indo p/ saco. Segundo uns artigos que ando lendo por aí, as empresas tão começando a perceber q o C# é mais produtivo q Java e o desenvolvimento sai mais barato. Infelizmente temos que admitir que realmente é mais produtivo desenvolver no visual studio que é ridicularmente fácil, já que é só arrastar os componentes e clicar num botão p/ ele gerar o webservice p/ vc por exemplo. Tá foda mesmo… :frowning:

Oxente… tipo… eu nunca usei o visual studio não, mas não acho que seja tão mais fácil do que desenvolver em JBuilder, lá na faculdade a gente só usa JBuilder (apesar de eu achar uma m#$%a). Ele faz de tudo, impressionante o cara da dois cliques colocou um botão já com a chamada de evento, cafézinho e uma galega.

Mas empresas como a IBM estão de olho gordo em cima do Java já tem muito tempo, não creio que o Java vá morrer na praia. Pode até ser loucura minha mas ainda acho que vão liberar o Java pra ser free.

O Openoffice se sustenta sozinho só quem vai morrer mermo é o StarOffice (vide Netscape e Mozilla).

O q é foda é q todo mundo q tenta lutar contra a Micro$oft acaba se ferrando. Ela sempre venceu…
Olha o IE X Netscape, Office X Wordperfect Suit (acho q era esse o nome do office da Lotus), Redes Windows X Novell. E esses são só alguns exemplos do que ela detonou de empresas e aumentou mais ainda o domínio do tio Bill :evil:
Não quero q fiquem pensando q prefiro C# do que Java, de jeito nenhum. Particularmente acho java muito melhor, mas o que eu penso as vezes é que preciso me manter empregado, e se o mercado começar a deixar o Java de lado p/ adotar o C# infelizmente vou ter trocar de lado p/ poder continuar trabalhando. O ideal hoje em dia acho q é conhecer os dois, assim vc tá garantido…

[quote=“franklinbenini”]Infelizmente eu tô achando que vamos todos acabar sendo obrigados a ir p/ lado negro da força :frowning:
[/quote]

Eu estou programando em C++ com o Visual Studio e até comprei um exemplar do “Programming Windows”. Tá mais fácil de pagar o aluguel assim do que quando eu trabalhava com Java…
Estou começando a gostar :cry: :cry: :cry: será que eu levo jeito pra anakin? :twisted: :stuck_out_tongue:

[quote=“franklinbenini”]O q é foda é q todo mundo q tenta lutar contra a Micro$oft acaba se ferrando. Ela sempre venceu…
Olha o IE X Netscape, Office X Wordperfect Suit (acho q era esse o nome do office da Lotus), Redes Windows X Novell. E esses são só alguns exemplos do que ela detonou de empresas e aumentou mais ainda o domínio do tio Bill :evil:[/quote]

O problema de todos estes concorrentes é que eles se acomodaram no mercado. A Novell mandava em redes de computadores antes da Internet, mas ela perdeu o bonde, ficou parada no tempo, sem muitas inovações e, adivinha, perdeu mercado para o Windows. Idem para WordPerfect e Netscape (muito embora este último ter perdido mercado devido à concorrência desleal da Microsoft). Para brigar com a Microsoft é preciso 2 coisas:
:arrow: inovação atrás de inovação, coisa que Java e Linux têm;
:arrow: marketing, muito marketing (afinal, ninguém vai usar algo que não sabe que existe ou algo da qual não conheça suas potencialidades); este último quesito falta ao Java. Ou será que alguém aí já viu alguma propaganda (TV ou revistas) da Sun/IBM/Oracle/BEA/Apple/ATG/… falando das maravilhas da plataforma Java como a propaganda da Microsoft sobre .NET faz?

Rapaz o negócio tá sério mermo viu ? Outra notícia dessa:

http://story.news.yahoo.com/news?tmpl=story&cid=568&ncid=738&e=11&u=/nm/20031003/bs_nm/tech_sunmicro_dc

Eu concordo com marciolx, não é ser mercenário não, mas utopia não paga aluguel, nem te veste no final do mês. Agora o que me irrita é o pessoal que vai na onda por moda “pô todo mundo é java. vamo lá” , “eita agora é .net que nada vamo de novo”.

Eu ainda não trabalho mas escolhi Java desde o começo como linguagem preferida, apesar de não ter visto muitas (pascal/delphi e c), gostei de como ela se apresenta (multiplataforma e reutilização) além de ser mais bonita realmente de implementar.

Mas eu ainda não entendi a deles de dizer que ela tem que se desvencilhar do Java. Não seria uma estratégia também do mercado a favor de Severino do Portão (bill gates) ? E quais seriam as chances de Java continuar a crescer sem Sun ? Ou a Sun fechar é o mermo que o Java acabar também ?

[quote=“Daniel Quirino Oliveira”]
O problema de todos estes concorrentes é que eles se acomodaram no mercado. A Novell mandava em redes de computadores antes da Internet, mas ela perdeu o bonde, ficou parada no tempo, sem muitas inovações e, adivinha, perdeu mercado para o Windows. Idem para WordPerfect e Netscape (muito embora este último ter perdido mercado devido à concorrência desleal da Micro$oft). Para brigar com a Micro$oft é preciso 2 coisas:
:arrow: inovação atrás de inovação, coisa que Java e Linux têm;
:arrow: marketing, muito marketing (afinal, ninguém vai usar algo que não sabe que existe ou algo da qual não conheça suas potencialidades); este último quesito falta ao Java. Ou será que alguém aí já viu alguma propaganda (TV ou revistas) da Sun/IBM/Oracle/BEA/Apple/ATG/… falando das maravilhas da plataforma Java como a propaganda da Micro$oft sobre .NET faz?[/quote]
Concordo com vc, Daniel, mas… eu acho que Java já tem uma boa propaganda mesmo que por tabela. Tipo: “Soluções Oracle usando J2EE”, “Num sei o que da IBM com Linux e… bla bla bla… Java…”. Claro, isso nem chega perto de colocar 4 ou mais paginas na info exame e em outras tantas revistas como faz a microsoft, mas já é alguma coisa. E mais, já há muita coisa livre produzida em Java para me fazer pensar: “Java não some facil”. A situação da Sun não é das melhores e eu não estou tão otimista quanto ao futuro da empresa. Mas, sou otimista quanto ao futuro de Java.

Até.

mesmo a Sun estando em estado crítico financeiramente, acredito que o Java não acaba (e se terminar será muito ruim para todos, inclusive para desenvolvedores C#, pois se uma linguagem dominar o mercado sem concorrência, o avanço nela diminui) tão fácil, pois como o cancao disse, já existe vários projetos em Java, projetos de empresas grandes como Oracle, Borland, IBM e etc, e essas empresas não iriam querer ver seus trabalhos indo para água abaixo, além que a IBM sempre foi de olho no Java.

O java até tem uma boa propaganda, mas infelizmente a Sun nao sabe fazer negócio como a M$, pelo q presenciei ela só c interessa por acordos de Milhões de U$ deixando os MIlhares de U$ pra M$.

Trabalhava numa empresa q era totalmente M$, um dia decidiram: Vamos migrar pra *nix+java, eu pensei q maravilha. MAS o contato da sun nao quis fazer desconto nem conversar, nem cursos grátis nem nada
ou pagava integral ou nada feito. Até assim, eles estavam kerendo mudar, mas chegou a M$ e perguntou: Por q mudar ? ( PREÇO ). Sabe o q a M$ fez ??? deu toda a suíte nova com C# e companhia e treinamentos grátis. Assim não tem jeito. :!:

PS.: Graças a DEUS saí de lá antes de ser infectado, e estou trabalhando com JAVA. Aleluia, irmão…

hehehehehehh

Lí todo o post antes de dar uma olhada nas manchetes, e tenho que confessar que não consigo ser muito otimista. Quanto ao futuro, podemos ignorar todas experiências frustrantes e acreditar que “…daqui pra frente, tudo vai ser diferente”. Analisando o momento isto tem uma péssima repercussão para quem estava prometendo brigar de igual para igual com seu concorrente direto, sendo isso impossível sem dinheiro.

Dois tópicos intrisicamente ligados

http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=5801

Gustavo Guilherme BacK

Oba …

Sobre isso … bem, fico preocupado tb, mas de qq jeito nao vai ser de uma hora pra outra, do mesmo modo que eu sai do ASP pra Java (na verdade de C, mas o ganha pao era com ASP) vai dar tempo de fazer essa guinada tb … alias nao vai sumir desse jeito pq muitas empresas adotam o Java e nao vao perder o investimento (nao se preocupem, sempre vai ter alguem querendo ganhar um dinheirinho com o legado Java :wink: )

Mas sobre produtividade e tal … o problema eh vc querer fazer tudo com todas as possibilidades existentes … encontre um ambiente que vc se dê bem e seja produtivo … o CV deu as dicas e eu fiquei com o Webwork & cia (produtos Opensymphony) e nao tenho do que reclamar, fazer um aplicativo esta muito facil.