Crítica ao GPL

37 respostas
Luiz_Augusto_Prado

Tava vendo que o topico abaixo foi trancado:

Moderadores, quem quiser participar de projetos open source, que façam, mas sou afavor de exporem as críticas afavor e contra de forma aberta.
Mesmo que tenha alguem falando besteira, que alguem corrija. Alguem nasceu sabendo tudo?
A verdade derruba qualquer marketing.

Querem ver as respostas que recebi sobre as dificuldades de se manter um projeto GPL? tá aqui:
http://javafree.uol.com.br/topic-883862-Meu-ORM-em-java.html
O pessoal falou algumas verdades lá que aqui no GUJ poucos tem coragem de dizer.
Os que ganham dinheiro com GPL possuem escolas e grupos empresariais grandes dando suporte.
A primeira para dar palestras e aulas e os segundos por necessidade.
Isso é algo difícil para quem tá começando querer se equiparar.
Não é fácil encontrar tanta gente boa e disposta a trabalhar nem tantos empresários dispostos a investir.
Eu já tentei formar um grupo, mas só duas pessoas (desenvolvedores) manifestaram algum interesse.
GPL de sucesso só quando muita gente forte tem interesse.

Querem ver outro exemplo de respeito sobre GPL?
Acredito que o usuário pqnoje se empolgou ao ver este post:

Essa não é só minha dúvida, mas de muitos outros:
Como alguem que desenvolveu seu GPL vai ter garantido que seu código ou parte dele não vai fazer parte de um código proprietário?

O tópico não ofendeu ninguem, expõe dúvidas pertinentes não só a mim mas a outros usuários e espera respostas que contribuam.
De preferência que me façam mudar de idéia.

Antes que alguem venha falar de egoismo, então por que no lugar de falarmos tanto de GPL não falamos mais de BSD?
Existem muitas outras formas de contribuir com a comunidade.
Uma delas é respondendo tópicos de outros membros dos foruns sobre Java.

37 Respostas

Hebert_Coelho

A sua crítica foi “fundada”.

A do cara não. [=

Luiz_Augusto_Prado

Hebert Coelho:
A sua crítica foi “fundada”.

A do cara não. [=

O cara deu a opinião dele e pediu outras. O tópico foi trancado por nada.
Eu tava querendo ver o desenvolveimento do tópico.

Rodrigo_Sasaki

Luiz Augusto Prado:

Não foi bem assim, o comentário dele foi pejorativo, e pelo jeito que ele iniciou o tópico, e como se desenvolveu, foi visto que aquele tópico acabaria gerando problema, eu pessoalmente não achei ruim quando o kicolobo trancou o tópico.

Mas o seu já começou diferente, pois bem, vamos ver como se desenvolve.

Hebert_Coelho

digaoneves:
Luiz Augusto Prado:

Não foi bem assim, o comentário dele foi pejorativo, e pelo jeito que ele iniciou o tópico, e como se desenvolveu, foi visto que aquele tópico acabaria gerando problema, eu pessoalmente não achei ruim quando o kicolobo trancou o tópico.

Mas o seu já começou diferente, pois bem, vamos ver como se desenvolve.

+1

Luiz_Augusto_Prado

vcs falam por causa do palavrão que ele usou?

Hebert_Coelho

Luiz Augusto Prado:
vcs falam por causa do palavrão que ele usou?
Na boa, qual argumento válido ele deu?

Luiz_Augusto_Prado

Ele deu a opinião dele. O que eu queria ver era o desenvolvimento do tópico.

Hebert_Coelho

Ele deu a opinião dele. O que eu queria ver era o desenvolvimento do tópico. Isso aí tá mais para desabafo do que argumento.
Bem, to fora daqui. Minha opinião eu já dei lá. \o_

Ataxexe

Ele deu a opinião dele. O que eu queria ver era o desenvolvimento do tópico. Isso aí tá mais para desabafo do que argumento.
Bem, to fora daqui. Minha opinião eu já dei lá. \o_

Idem. O cara não soube nem como começar o tópico. Nunca vi uma coisa que começa errado terminar certo…

Luiz_Augusto_Prado

Ok pessoal,

Mudei o titulo do tópico e inicei de forma correta.
Aguardo outras considerações, contras e afavores, pois este assunto me interessa.

adriano_si

Bom eu vejo que toda relação de parceria deva ser ganha-ganha. Qualquer relação onde um ganha e outro perde, deve ser ignorada e devemos fugir destas.

Só que o “ganhar” é bem relativo e é visto de forma diferente por Ns pessoas diferentes e por isso acho que o Open Source (não só a GPL que foi destacada no tópico) tem o seu lugar no espaço.

Pra algumas pessoas, ganhar se resume a $$, para outras (incluindo eu) não é o fator determinante.

Eu avalio Projetos OS como uma oportunidade de rechear seu currículo, como uma imensa oportunidade de aumentar seu networking, como um aprendizado imensurável, com a vantagem de compartilhar conhecimento (tanto o seu quanto adiquirir o dos outros)…

Enfim, todo o blá blá blá do Open SOurce, que pra mim não é um mero blá blá blá, e sim é bem real.

Porém, há casos como o do nosso amigo David, que não teve nem seu nome nos créditos do joguinho e outras coisitas mais como o caso Oracle X Google.

Enfim, são modelos de negócios onde todos podem ganhar e alguns podem no final das contas perder… O mantenedor do JBoss hoje foi um mero contribuinte do mesmo nas primeiras versões. Linus Torvald está aí como exemplo, a Red Hat contrata muitos dos que contribuem com seus projetos também.

Acho que como um amigo falou no outro Post, faz quem quer. Quem se achar seguro em outro modelo de negócio e não gostar de OS, simplesmente o ignore, pois é também uma opção. Só que faça um favor, pague pelo outro, pois o que vejo em sua maioria é gente querendo ganhar $$ sem pagar $$ a ninguém, aí começa a chuva de cracks para tudo que é lado, dando vasão a versão ganha-perde dos negócios. Use .NET, mas pague pelo Visual Studio, pois esse é o modelo da MS, use SQL Server, mas pague a licença do mesmo, use Oracle e pague pela licença, etc.

Se usar Java, pense em contribuir com algum OS, sem pressão nem obrigação, mas apenas pense, pois foi uma plataforma que foi concebida com esse conceito, de comunidade.

Enfim, essa é minha opinião.

Abs []

Ataxexe

Luiz Augusto Prado:
Ok pessoal,

Mudei o titulo do tópico e inicei de forma correta.
Aguardo outras considerações, contras e afavores, pois este assunto me interessa.

Na verdade eu me referi ao outro tópico :slight_smile:

Mas achei melhor ter trocado o título, ele estava um pouco agressivo.

Ruttmann

adriano_si:
Bom eu vejo que toda relação de parceria deva ser ganha-ganha. Qualquer relação onde um ganha e outro perde, deve ser ignorada e devemos fugir destas.

Só que o “ganhar” é bem relativo e é visto de forma diferente por Ns pessoas diferentes e por isso acho que o Open Source (não só a GPL que foi destacada no tópico) tem o seu lugar no espaço.

Pra algumas pessoas, ganhar se resume a $$, para outras (incluindo eu) não é o fator determinante.

Eu avalio Projetos OS como uma oportunidade de rechear seu currículo, como uma imensa oportunidade de aumentar seu networking, como um aprendizado imensurável, com a vantagem de compartilhar conhecimento (tanto o seu quanto adiquirir o dos outros)…

Enfim, todo o blá blá blá do Open SOurce, que pra mim não é um mero blá blá blá, e sim é bem real.

Porém, há casos como o do nosso amigo David, que não teve nem seu nome nos créditos do joguinho e outras coisitas mais como o caso Oracle X Google.

Enfim, são modelos de negócios onde todos podem ganhar e alguns podem no final das contas perder… O mantenedor do JBoss hoje foi um mero contribuinte do mesmo nas primeiras versões. Linus Torvald está aí como exemplo, a Red Hat contrata muitos dos que contribuem com seus projetos também.

Acho que como um amigo falou no outro Post, faz quem quer. Quem se achar seguro em outro modelo de negócio e não gostar de OS, simplesmente o ignore, pois é também uma opção. Só que faça um favor, pague pelo outro, pois o que vejo em sua maioria é gente querendo ganhar $$ sem pagar $$ a ninguém, aí começa a chuva de cracks para tudo que é lado, dando vasão a versão ganha-perde dos negócios. Use .NET, mas pague pelo Visual Studio, pois esse é o modelo da MS, use SQL Server, mas pague a licença do mesmo, use Oracle e pague pela licença, etc.

Se usar Java, pense em contribuir com algum OS, sem pressão nem obrigação, mas apenas pense, pois foi uma plataforma que foi concebida com esse conceito, de comunidade.

Enfim, essa é minha opinião.

Abs []

Assino embaixo!

O pessoal trata o OS como forma de ganhar e ter uma vida parecida com a de alguns “gurus” da tecnologia que ficaram ricos do dia pra noite por pura sorte(leia-se Mark Zuckerberg)…

Geralmente os projetos OS não pra frente pelo seguinte fato: o projeto é idealizado, planos iniciais são traçados e nada mais. O cara acha que vai programar 20 mil linhas de código e a fonte do dinheiro fácil vai começar a brotar…

Sou novo no mercado de TI, mas uma vacina eu tomei faz tempo, e me lembro até hoje o que estava escrito na seringa dela: Ou você tem sorte, ou você se garante…

Povo entra no OS e acha que é fácil ganhar patrocínio, sem dar retorno nenhum ao patrocinador. E o pior! Por essas situações se vêem no direito de reclamar que não existem empresas que fomentam o desenvolvimento Open Source…

De que modo alguém vai querer sujeitar sua empresa e sua marca em um mercado onde a cada 100 projetos, um tem chance de dar certo?

O dinheiro deve ser tratado como um meio, e não como um fim…

Luiz_Augusto_Prado

É isso que falta para a maioria que entra no OS (GPL). Pouca gente conhece a realidade e a forma de faze-lo.

tem muita gente com boa intenção em disponibilizar códigos, mas sem apoio das empresas e desenvolvedores nenhum projeto vai pra frente. É difícil pra caramba conseguir patrocínio. Eu tomei essa vacina também. Senti na pele as dificuldades

Eu tenho visto gente boa que participou de de projetos OS para rechearem currículo, mas mesmo assim estão com dificuldades para arrumarem emprego.

kicolobo

Oi Luiz,

fui eu quem bloqueou o tópico, inclusive inclui a justificativa por lá. No caso, trata-se de uma tentativa de se excluir conteúdo inútil do fórum mesmo.
Repara no post: o sujeito vira e posta algo do tipo:

"Bom dia a todos.
Preciso me expressar, por isso estou escrevendo aqui a minha frutação.
Open Source é o caralho! me desculpem pelo palavrão…
Se fosse fácil desenvolver ou aprender, aí seria uma boa ser open source. Mas infelizmente não é.
Quem concorda, e por quê? e quem discorda? "

Nada contra os palavrões usados, mas o sujeito chega aqui no GUJ sem argumentação ALGUMA com este tópico de entrada, soa a troll na hora. E como os trolls costuma ferrar uma das seções mais interessantes do fórum que é justamente a “Off Topic”, o comportamento padrão é bloquear de cara, como eu fiz. Se você observar o mesmo tópico, vai perceber inclusive que a discussão sequer se desenvolveu.

Não é questão do cara ter uma opinião ou outra, mas de ser produtivo ou não. Veja a diferença:
“Open source o caralho”: Bloqueio na hora

“Open source o caralho! Porque só serve para que os outros que não participaram do desenvolvimento do projeto lucrem com este ao contrário do seu idealizador”.: Nâo bloqueio jamais

É o contrário do tópico que você abriu, bem fundado, convidativo para a discussão. Foi precipitação da minha parte bloquear o tópico? Talvez: mas pelo menos eu ajudo a cortar a imagem errada muitas vezes gerada de que o GUJ é ruim devido à imensidade de trolls que o invade, entende?

ruivo

Luiz Augusto Prado:
tem muita gente com boa intenção em disponibilizar códigos, mas sem apoio das empresas e desenvolvedores nenhum projeto vai pra frente. É difícil pra caramba conseguir patrocínio. Eu tomei essa vacina também. Senti na pele as dificuldades

Eu tenho visto gente boa que participou de de projetos OS para rechearem currículo, mas mesmo assim estão com dificuldades para arrumarem emprego.

Tem uma coisa que descobri esses tempos e que tem me ajudado bastante: Qual a motivação dessas pessoas/empresas?
A empresa libera o código na esperança de conseguir “trabalho grátis” ou libera pq aquele código não é o “core” da empresa?
A pessoa contribui para OS para rechear o currículo e conseguir um bom trabalho ou ganha um bom trabalho porque a contribuição que ele fez é de valor para o projeto e ele é reconhecido como um bom desenvolvedor?

Enfim, dependendo da motivação, o resultado será muito bom ou muito ruim. Aquele que contribui pensando no retorno não vai conseguir o mesmo bom resultado daquele que contribui pq quer de fato contribuir e ajudar.

Ruttmann

Luiz Augusto Prado:
É isso que falta para a maioria que entra no OS (GPL). Pouca gente conhece a realidade e a forma de faze-lo.

Aí mesmo que é o ponto…

Muita empresa ainda despreza o Open Source, apesar da infinidade de programas e sistemas de sucesso que hoje existem que vieram do OS…

E as empresas que valorizam o OS, só o fazem pra ganhar algo em cima(sem generalizar, existe empresa que vive de OS), e querem algo totalmente inovador, que retorne pra eles o valor do investimento com 500% de lucro…

OS é uma ótima idéia, nunca participei de nenhum projeto mas acompanho bastante. É algo que tem dado certo em alguns países, mas aqui no Brasil ainda é muito carente.

Talvez porque cultua um pensamento de comunidade, de dividir com todos - o que é algo bem diferente da realidade brasileira. Isso ainda vai dar muito certo na minha opinião, só precisamos dar tempo ao tempo e não desistir…

O Open Source tem mais a ver com abrir a cabeça para novas idéias, afinal é um paradigma totalmente diferente do qual muita gente ainda não faz idéia que exista…

Luiz_Augusto_Prado

Olá Kikolobo, entendo suas questões quanto aos trolls.
Mas nesse caso, eu tava muito interessado no tópico.

Relamente aconcordo que o autor não colocou nada de interessante nos posts, mas os outros usuários que se seguiram tinham coisas interessantes a se dizer, a serem questinadas e respondidas.
Como eu ainda tinha algumas questões, acabei tendo que expo-las aqui neste novo post.

kicolobo

Luiz Augusto Prado:
Olá Kikolobo, entendo suas questões quanto aos trolls.
Mas nesse caso, eu tava muito interessado no tópico.

Relamente aconcordo que o autor não colocou nada de interessante nos posts, mas os outros usuários que se seguiram tinham coisas interessantes a se dizer, a serem questinadas e respondidas.
Como eu ainda tinha algumas questões, acabei tendo que expo-las aqui neste novo post.

É Luiz, você tem um bom bocado de razão ai. Vou ficar mais atento pra evitar este tipo de situação mais à frente.
Valeu pelo toque!

Y

Acho que o outro topico foi muito bem bloqueado.

Este esta bem melhor pra debater.

Voce pode ver o open source tambem como uma forma de propaganda da sua empresa, seu servico, seu trabalho, ou seja la o que for. Se voce não tem dinheiro pra fazer um milhao de cursos, ou anunciar seus produtos nos principais meios de comunicacao, voce pode fazê-lo com seu trabalho.

Voce negaria uma entrevista ao criador do mentawai, ou do play? Voce não daria preferência em um contrato a empresa que desenvolveu o rails ou o vraptor?

O rails é um exemplo clássico de como o open source pode ser vantajoso. Imagine se os criadores decidissem simplesmente vender o rails? Poderiam até ganhar algum dinheiro, mas nem perto do sucesso que fizeram com o framework. Seria algo conhecido por poucos, usado por poucos e nem de longe venderia os outros produtos da empresa como ele vende.

E por mais que, eventualmente, ele caia em desuso e a empresa feche, ninguem apaga do curriculo deles que eles sao os criadores do rails. E onde eles forem todo mundo vai saber o que é o Rails.

Entao eu acho que se deve ter cuidado ao por um preço no seu produto, porque o ganho pode ser bem maior se voce simplesmente oferecê-lo a comunidade.

Rodrigo_Sasaki

Eu concordo que fez sentido o kicolobo bloquear aquele tópico, porque até então não havia nada que agregasse valor nele, portanto apoiei a decisão dele,
mas esse tópico aqui realmente está diferente.

Agora eu pergunto, o problema é a ideia do Open Source? desenvolver algo com o código aberto, para a comunidade?

Ou o fato de você não poder garantir que seu código será “respeitado”?

Porque eu sinceramente acho projetos Open Source muito interessantes, nem todos ajudam todo mundo, mas sempre você encontra algo que é útil pra você, no qual você pode até contribuir.

Luiz_Augusto_Prado

Eu acho o contrário. Tem muito brasileiro disposto a contribuir, só que a maioria também tem que ser remunerada, até pra pagar a energia que consome na produção do código. Essa cultura de dividir com todos pode ser difundida de diversas formas, desde participando do forum até com o software livre. Eu trabalho com software livre e ajudo sempre que posso no forum, mas OS, eu tô fora.

Essa é a visão dos paises onde o OS é mais forte que aqui:
Um grupo de empresas que se junta para desenvolver uma base necessaria a todas.
Esse pessoal que tá trabalhando em algo tão importante recebe alguma coisa. Nesse caso o patrocínio.

O problema do Brasileiro é a falta de comunicação e de parceria das empresas para iniciarem projetos do tipo.
Como o kikolobo falou no blog dele a tendência do aniquilamento do software livre (http://www.itexto.net/devkico/?p=999) é a falta de demanda, que tem que vir dos dois lados.
Sem a organização e interesse da iniativa privada não tem projeto que vingue.

adriano_si

digaoneves:
Eu concordo que fez sentido o kicolobo bloquear aquele tópico, porque até então não havia nada que agregasse valor nele, portanto apoiei a decisão dele,
mas esse tópico aqui realmente está diferente.

Agora eu pergunto, o problema é a ideia do Open Source? desenvolver algo com o código aberto, para a comunidade?

Ou o fato de você não poder garantir que seu código será “respeitado”?

Porque eu sinceramente acho projetos Open Source muito interessantes, nem todos ajudam todo mundo, mas sempre você encontra algo que é útil pra você, no qual você pode até contribuir.

É bem por aí Digão… Eu vejo que o motivo pelo qual você ajuda, faz a diferença… Tem muita gente contribuindo com segundas intenções, aí ferra.

Quanto mais natural for o desejo de ajudar, melhor será o resultado apresentado.

Abs []

douglaskd

tem vários pontos positivos e negativos, é uma forma de negócio.

seguindo a opinião do YvGa: “Ganhar com os proximos trabalhos, vendendo consultoria”.

seguindo a filosofia do software fechado: “Ganhar com o trabalho ja feito”.

acredito que a principal comparação que possa ser feita é: Windows x Linux.

tio Bill ganhou fortunas com a venda de um “Produto”.

Linus ganhou uma graninha com a venda de “Serviços / Consultoria / Trabalho Humano(Mental)”.

é muito mais facil você ir la e gravar um CD, um arquivo…, do que ir lá e prestar uma consultoria personalizada para cada empresa diferente.

sendo dificil você sozinho prestar a tal consultoria, você libera o código para que todos possam prestar consultoria, e ai começa um mercado muito conhecido: (Treinamentos Oficiais, Certificações Oficiais, Certificações de Escolas, Consultoria com Profissionais da própria empresa Desenvolvedora do Software).

tudo depende da sua maneira de querer trabalhar, não acho legal cultivar o pensamento de “vou liberar para ser bonzinho” <- isso não existe, sempre há um interesse.

Rodrigo_Sasaki

Ué, não entendi…

Existem zilhões de projetos Open Source criados somente para ajudar a comunidade. Algo que a pessoa simplesmente achava terrível ter que fazer, fez uma API amigável pra um trabalho chato e disponibilizou. Sem cobrar nada.

Veja como exemplos o EasyCriteria ou o Mirror.

Talvez até tenha um botão “Donate” no site do cara, mas até aí, o cara não cobra nada para o que ele faz.

Se você faz realmente porque gosta e quer ajudar, não vai se importar.

Agora se você faz querendo crescer, ou querendo dinheiro, aí sim pode ter bastante dor de cabeça.

douglaskd

então digao.

o interesse não é somente o lucro R$.

o código do Zsnes é opensource, o cara não ganhou nada com isso, ele queria por que queria jogar os jogos de snes, foi la e montou o programa, e ai ele disponibilizou uai, quem é que iria comprar?

se eu desenvolvo um jogo em java, ele seria opensource…Interesses (Aprendizado, Realização Pessoal)

se eu desenvolvo um jogo para android, ele não seria opensource… (Aprendizado,Realização Pessoal,Lucro).

se eu desenvolvesse uma API… seria opensource…Interesses(Aprendizado,Uso Pessoal, respeito da comunidade, Realização Pessoal, curriculo) se um dia eu for trabalhar em uma empresa, ou em um projeto, ou para um cliente e me perguntarem se eu sei a API que eu criei…imagina…é incrivel!

adriano_si

douglaskd:

tudo depende da sua maneira de querer trabalhar,

Perfeito, depende de como vc quer trabalhar e por isso que fico puto quando vejo alguém usando um Windows ou .NET com crack ao invés de pagar a MS pelos mesmos. POr esse motivo hoje não uso produtos MS e quando usar (irei precisar em breve) vou pagar para usá-los, afinal isso é o negócio dos caras e cultivamos a relação ganha-ganha.

Claro que sempre há um interesse, em tudo o que fazemos na vida há um interesse. Pode não ser um intre$$e, mas tem um interesse sacou ???

Eu mesmo ainda tenho um projeto educacional pra colocar em prática. Meu interesse é de retribuir um pouco para a área que muito me deu.

Não, não é pra ser bonzinho, é algo pessoal mesmo. Se alguém não entende, eu realmente só posso lamentar.

Abs [] :wink:

adriano_si

douglaskd:

se eu desenvolvo um jogo em java, ele seria opensource…Interesses (Aprendizado, Realização Pessoal)

se eu desenvolvo um jogo para android, ele não seria opensource… (Aprendizado,Realização Pessoal,Lucro).

se eu desenvolvesse uma API… seria opensource…Interesses(Aprendizado,Uso Pessoal, respeito da comunidade, Realização Pessoal, curriculo) se um dia eu for trabalhar em uma empresa, ou em um projeto, ou para um cliente e me perguntarem se eu sei a API que eu criei…imagina…é incrivel!

“Fechamos nas ideia”… rsrsr :smiley:

Abs []

douglaskd

estamos aqui no fórum, respondemos dúvidas.

eu tive uma recompensa? sim: “muito aprendizado”

quantas vezes ja não peguei código, colei no eclipse fuçei, fuçei, fuçei, e quando voltei a dúvida ja estava respondida.

só por ter resolvido o problema por mim mesmo ja fico feliz.

é extremamente gratificante quando alguem coloca la em cima: [RESOLVIDO], ou te agradeçe, manda MP, ou até se interessa pela sua resposta, e as vezes você quer explicar mais só que sairia fora do título do tópico.

não ganhei nada R$, mas aprendi a me expressar melhor, discutir melhor, debater com provas.

e não sei se isso acontece com vocês, mas acaba se tornando um vicio responder dúvidas rsrsrs

Luiz_Augusto_Prado

Suponha que um grupo de desenvolvedores se una para produzir um software na licença BSD por dinheiro, mesmo que eles tivessem um excelente software, vocês dexariam de utiliza-lo só porque os membros tiveram interesse econômico?

Eu só trabalho no que sei que vai contribuir com o desenvolvimento da sociedade. Isso, pra mim, não tem preço.
Alguns destes trabalhos são remunerados, outros não.
Por questões de sobrevivência, cada indivíduo se vê obrigado a conheçer seus gastos e, deste conhecimento, estabelecer em que proporções investir seu tempo. A oferta e demanda.

P

Não criei um tópico porque apenas quis criar. Mas acho que tem muita gente prepotente aqui nesse fórum, não por querer saber mais que os outros, mas sim de querer ser mais que os outros.
Estamos aqui para um ajudar o outro. Se vc quer fazer um framework sozinho, problema é seu. Tente vender se tiver sorte, pode ficar rico talvez.
Mas o que eu queria levar com o tópico que criei era de manifestar o que eu sinto a respeito das pessoas que se acham maior que o mar. Desenvolver gasta energia, parece que não mas é um tempo jogado fora. Tirar dúvidas também gasta energia, mas também enriquece o próprio conhecimento para resolver problemas de outras pessoas e seus próprios problemas.
É muito gratificante existir esse fórum pra tirar dúvidas, o que estraga são as pessoas acharem que podem construir um mundo sozinho e achar que é o fodão. Parem com isso. Ninguém é Deus.
Eu me tornei programador do Bradesco a pouco tempo e tenho uma filosofia que adotei. Os interesses giram em torno de dinheiro. Se vc não concorda, vai viver no mato igual índio.
Quer fazer um framework pros outros? fique rico primeiro e divirta-se perdendo seu tempo!
Quer ser famoso? vai ser MC de funk!

Rodrigo_Sasaki

pqnoje:

Eu me tornei programador do Bradesco a pouco tempo e tenho uma filosofia que adotei. Os interesses giram em torno de dinheiro. Se vc não concorda, vai viver no mato igual índio.

O que eu acho incrível é as pessoas escreverem uma resposta defendendo que toda opinião é válida, mas simplesmente não conseguem aceitar uma opinião contrária.

O fórum é aberto, se você abre um tópico está sujeito a ter todos os tipos de respostas, nem todas vão concordar com você, aceite isso.

Se tem gente que desenvolve por gosto, e não só pelo dinheiro, qual é o problema? O que faz da pessoa prepotente?
Se ela faz algo simplesmente porque quer, não quer dizer que se acha melhor que os outros.

E como você mesmo disse, essa filosofia de que tudo gira em torno de dinheiro foi você quem adotou, foi uma escolha pessoal, e mesmo assim escracha quem não concorda com você.

Generalizar as coisas assim é simplesmente ridículo e infantil.

P

Foda-se os gostos dos outros. Gosto é igual bunda, cada um tem o seu. Meu gosto é ganhar dinheiro, comprar um carro melhor que o outro, roupas legais, pagar um bom restaurante com minha namorada.
O usuário Ataxexe é um bom exemplo que posso citar. Não vou jugar pela foto, mas pelo que ele já escreveu. Se gabar pelos seus feitos, sim é infantil, agora querer ajudar é outra coisa. O framework de bosta dele fez sucesso? Acho mais fácil fazer sucesso dançando thriller na paulista.
Do you want be a mister nice guy? Programe em Ruby, faça plugins(gem) pelo menos perde menos tempo e ajuda mais a comunidade. Deixe os poderosos frameworks pra quem pode.

Rodrigo_Sasaki

pqnoje:
Foda-se os gostos dos outros. Gosto é igual bunda, cada um tem o seu. Meu gosto é ganhar dinheiro, comprar um carro melhor que o outro, roupas legais, pagar um bom restaurante com minha namorada.
O usuário Ataxexe é um bom exemplo que posso citar. Não vou jugar pela foto, mas pelo que ele já escreveu. Se gabar pelos seus feitos, sim é infantil, agora querer ajudar é outra coisa. O framework de bosta dele fez sucesso? Acho mais fácil fazer sucesso dançando thriller na paulista.

Bom, vou me remover dessa discussão porque você se mostrou despreparado pra qualquer tipo de discussão onde existem conflitos de opinião.

Se você trouxesse algum argumento válido para a discussão, isso poderia ser muito proveitoso, mas do jeito que a coisa está caminhando, isso não vai dar em nada.

Abraço.

ViniGodoy

pqnoje:
Do you want be a mister nice guy? Programe em Ruby, faça plugins(gem) pelo menos perde menos tempo e ajuda mais a comunidade. Deixe os poderosos frameworks pra quem pode.

Viu porque trancamos tópicos que já começam com palavrões?

pqnoje, lembre-se que ao juntar-se ao fórum, você aderiu as nossas regras. E uma delas é não tratar os usuários de maneira insultuosa, e não abusar da linguagem vulgar.

ViniGodoy

Falando sobre Open Source e software gratuito.

Engana-se quem pensa que código open source não dá dinheiro. O que muda é apenas a filosofia sobre um canal de monetização. Você pode ganhar direito com software através de:

• Venda direta;
  • Venda de acessórios;
  • Suporte;
  • Venda de livros/manuais.
  • Contribuições

Muitos softwares só te renderão dinheiro de verdade após você ter uma base sólida de usuários instalada. E para que essa base se forme, é necessário que as pessoas baixem o software para suas máquinas, usem-no e gostem dele.
Através de open source, você não só facilita o primeiro canal, como também faz com que programadores fora de sua empresa o reforcem - facilitando distribuição do seu produto em outros países, personalizações e a formação de parceiros.
É uma opção de negócio, não uma forma de caridade.

O GPL geralmente abre mão somente do primeiro canal que citei. Mas nada impede você de escrever produtos não gratuitos que complementam o seu (é o caso do Nuxeo, do MySQL e de outros).
Nada impede você de cobrar caro para formar parcerias, fixar contratos de exclusividade, ou certificar empresas a usar sua marca ou logo.
Também nada impede você de prestar o serviço de suporte e cobrar por ele.
E, claro, de obter contribuições financeiras ou de código de graça.

Há empresas ganhando muito dinheiro com projetos open source.

Agora, o que não entendendo é: se você não gosta do modelo open source, para que criar um tópico xingando?
Ninguém te obriga a segui-lo. Simplesmente venda seu software, e não participe de projetos desse tipo.

Luiz_Augusto_Prado

Sim, sim… Apesar de também ter uma critica ao GPL, não aprovo ataques pessoais.

As pessoas que constroem seu conhecimento e mundo sozinhas só tentam fazer isso quando encontram barreiras. Uma destas barreiras é a divergência de gostos e opiniões. As vezes nem existe uma forma melhor do que outra, mas cada um vai se sentir mais confortável em fazer utilizando uma delas.

Para um, a prioridade é segurança, para outro é simplicidade e assim vai, por isso eu acho que vale apena dar uma olhadinha pra todos os lados e pesar as vantagens e desvantagens (dentro de suas prioridades) e expor idéias de forma respeitosa.
Criado 25 de setembro de 2012
Ultima resposta 25 de out. de 2012
Respostas 37
Participantes 12