Tava vendo que o topico abaixo foi trancado:
Moderadores, quem quiser participar de projetos open source, que façam, mas sou afavor de exporem as críticas afavor e contra de forma aberta.
Mesmo que tenha alguem falando besteira, que alguem corrija. Alguem nasceu sabendo tudo?
A verdade derruba qualquer marketing.
Querem ver as respostas que recebi sobre as dificuldades de se manter um projeto GPL? tá aqui:
http://javafree.uol.com.br/topic-883862-Meu-ORM-em-java.html
O pessoal falou algumas verdades lá que aqui no GUJ poucos tem coragem de dizer.
Os que ganham dinheiro com GPL possuem escolas e grupos empresariais grandes dando suporte.
A primeira para dar palestras e aulas e os segundos por necessidade.
Isso é algo difícil para quem tá começando querer se equiparar.
Não é fácil encontrar tanta gente boa e disposta a trabalhar nem tantos empresários dispostos a investir.
Eu já tentei formar um grupo, mas só duas pessoas (desenvolvedores) manifestaram algum interesse.
GPL de sucesso só quando muita gente forte tem interesse.
Querem ver outro exemplo de respeito sobre GPL?
Acredito que o usuário pqnoje se empolgou ao ver este post:
Essa não é só minha dúvida, mas de muitos outros:
Como alguem que desenvolveu seu GPL vai ter garantido que seu código ou parte dele não vai fazer parte de um código proprietário?
O tópico não ofendeu ninguem, expõe dúvidas pertinentes não só a mim mas a outros usuários e espera respostas que contribuam.
De preferência que me façam mudar de idéia.
Antes que alguem venha falar de egoismo, então por que no lugar de falarmos tanto de GPL não falamos mais de BSD?
Existem muitas outras formas de contribuir com a comunidade.
Uma delas é respondendo tópicos de outros membros dos foruns sobre Java.