Crítica é baseado na sua experiência ou na sua opinião? [FECHADO]

Alguém aqui já percebeu que tem gente que fala mal de alguma coisa que nunca teve? Clássicos exemplos:

“O carro da marca X é uma porcaria, não compre! Será que esse camarada já teve esse carro?”
“A comida daquele restaurante é muito ruim! Será que esse individuo já foi lá comer?”

É realmente incrível ver que quase 100% das críticas levantadas em cima das certificações de T.I. são justamente feitas por pessoas não certificadas. No meu entendimento pessoal, a unica pessoa que pode criticar uma certificação é justamente aquele que foi aprovado nela! Caso contrario, é somente uma opinião pessoal. QUAL SUA OPINIÃO EM RELAÇÃO A ESTE PONTO, A ESTA SITUAÇÃO??

Essa sua crítica é baseada na experiência ou na opinião?

• 12 anos de T.I (CLT)
  • 5 anos como consultor (PJ)
    Ainda é pouco mais ja é algo…
    OBS - Qual foi o objetivo do seu comentário? não acrescentou em nada…

Oi Fernando,

Eu penso assim, crítica à certificação por “não-certificados” é válida e coerente.

Quando?
Quando por exemplo, um guri com certificação OCJP, ou outras, procura um emprego e não sabe responder perguntas básicas de POO, Collection, Threads, etc. Já vi muitos desses casos desses, inclusive relatos aqui no guj.

Se as certificações, por exemplo, de Java, permite críticas destrutivas por opinião e não por experiencia, como voce disse, é porque os que possuem certificados fizeram merecer.

Conheço muito programados Java que só foram aprovados na prova porque usou Brain Dump ou questões vazadas da prova, muitos mesmos.

Desculpe, mas muitos programadores certificados não passam de bunda mole. Isso reflete na imagem da certificação.

E antes que pergunte, tenho sim, certificações de TI, estou indo para 5º no Java. (SCJP, OCWCD, OCEJBD, OCJPAD, e prestando a de Web Service).

Abraço.

eu considero que o problema não é as criticas feitas por pessoas não vinculadas ao assunto, no exemplo da certificação pessoas não certificadas, o maior problema é quqe a maioria das criticas são infundadas, quando não destrutivas… demonstra certo egocentrismo.

muitas vezes as pessoas que as fazem não sabem o que estão falando, estão sendo papagaio de pirata…
este caso levantado pelo lucasmurata acontece sim, mas isso não significa que quem tenha a certificação seja um profissional ruim, apenas que “existem” profissionais ruins… ja vi gente aqui no guj dizendo como avaliador que se a pessoa coloca scjp no curriculum ja olha de maus olhos por que “perdeu tempo com certificação”… nessa a pessoa pode estar perdendo um excelente profissional, sim, tem como passar na certificação sem merito, mas há os que passam com mérito e adquirem certo conhecimento ao estudar para a certificação… resumindo o problema está no extremismo… como acontece normalmente com tantas coisas.

Opa, Fernando ainda bem que você abriu esse tópico assim posso explicar um pouco do que acho.

Primeira coisa, eu também sou certificado tenho a SCJP. Eu aprendi bastante sobre a API do Java nessa certificação e isso foi legal, mas isso só valeu porque já sabia programar…foi o que comentei no outro post, acho que a certificação prova muitas coisas, mas não se a pessoa sabe programar. O que prova isso são outras coisas…

De qualquer forma, respeito a tua opinião, pelo conhecimento que você passa no Guj, pelos posts interessantes no teu blog e não porque você tem várias certificações.

A única coisa que não gosto de certificações, é que tem certos profissionais usam isso como bala de prata, o cara tem algumas e já se acha a última bolacha do pacote. Certificação, pra mim, é um plus…e só. Qualquer um pode sobreviver muito bem sem elas…

Por experiência. Agora, esse tópico não acrescenta absolutamente nada.
Qual o real objetivo do tópico? Apenas para aparecer? Impor sua opinião sobre outros membros? Ou simplesmente achar que sabe tudo e qué o dono da verdade?

Fica tranquilo javablue 8)
Na verdade ja to para abrir esse post ha muito tempo para ver a opinião do pessoal. Não foi nada relacionado com a nossa troca de ideia no post de ontem.
Realmente é bem polemico, mas é interessante uma vez que as pessoas vivem realidade completamente distintas em lugares e empresas diferentes…
Obrigado pela sua opinião, acrescentou bastante para mim…
Vc tem toda a razão sobre o plus…
A acho que se vc somar a experiencia do dia a dia com os “plus” das certificações…é o caminho para ser um bom profissional e consequentemente melhorar o salario como consequência.

Não vou entrar na questão da validade ou não da certificação. Vou apenas responder sua pergunta.

[quote=FernandoFranzini] No meu entendimento pessoal, a unica pessoa que pode criticar uma certificação é justamente aquele que foi aprovado nela! Caso contrario, é só somente uma opinião pessoal, sem base nenhuma. Você concorda ou discorda de mim?
[/quote]

Discordo.

A certificação visa demonstrar que você possui um grau de conhecimento num determinado assunto.
Mas não ter a certificação, não implica que você não tenha esse conhecimento: você simplesmente não tem a prova de que o tem.

Alguém que contrata desenvolvedores, por exemplo, pode ter chegado a conclusão que certificação não influencia diretamente na qualidade do profissional.
Será que ele realmente precisa ser certificado, pra criticar ?

[quote=Marcio_Nogueira]Por experiência. Agora, esse tópico não acrescenta absolutamente nada.
Qual o real objetivo do tópico? Apenas para aparecer? Impor sua opinião sobre outros membros? Ou simplesmente achar que sabe tudo e qué o dono da verdade?[/quote]
Eu abri esse post aqui pq nesse forum tem os caras mais top do brasil!! Aqui aprendi muito, mudei minhas ideias varias vezes por trocar informações com outras pessoas…e como eu ja falei…
Não sei de onde vc tiro esse papo de impor…dono da verdade… kkkk se fosse assim não estaríamos aqui não acha?

[quote]A certificação visa demonstrar que você possui um grau de conhecimento num determinado assunto.
Mas não ter a certificação, não implica que você não tenha esse conhecimento: você simplesmente não tem a prova de que o tem.[/quote]

Ola AbelBueno …muito bem pontuado seu comentário!! Excelente!
Mas veja que o mundo e as empresas que vivemos criaram o modelo de certificações justamente para PROVAR que vc tem esse conhecimento (não fui eu não kkkkkkkk)
Como fica então?
Viver contra o sistema?

Eu digo nem sempre!

Um exemplos simples:

• Eu nunca usei drogas, mas eu sei que eh ruim. E nao me fale que depende da pessoa porque a pessoa gostando ou nao de drogas, nao muda as consequencias ruins que isso pode trazer na vida de alguem.

• Eu nunca fui ao Iraque, mas eu sei que eh uma merda de pais. Ou alguem precisa ir ate la pra constatar isso?? :slight_smile:

Vc colocou exclamacoes e interrogacoes no final da frase, eh uma pergunta ou afirmacao??

Quantos as certificacoes, vc nao acha que seria estranho alguem que foi aprovado e sai por ai falando mal da mesma?? A pessoa estuda, estuda, rala varios meses, paga caro para fazer o teste ai passa e fala mal??? Acho que nao faz sentido.
Para mim as pessoas que nao gostam de certificacoes sao os que realmente acham certificacores desnecessarias. Seja um desenvolvedor ou ate um empregador que acha certificacao nao prova nada.

//Daniel

Acho que todo mundo pode criticar tudo. Agora, normalmente é fácil perceber quando a critica não tem fundamento ou é motivado por inveja, hipocrisia ou qualquer outra motivo negativo, cabe ao receptor filtrar quais críticas deseja levar pra frente e quais deixa entrar por um ouvido e sair por outro.

Tem certificações que no meu ver não servem para praticamente nada, devido ao conteúdo abordado na prova, que não demonstram qualquer tipo de conhecimento necessário na prática a que se propõe a certificação, na maioria pegadinhas e perguntais conceituais com pouco sentido ou utilidade prática.

No entanto há outras certificações que demandam uma boa base de conhecimentos sólidos e experiência de mercado, aí sim é um bom meio para tangibilizar o conhecimento, o problema é que normalmente o empregador desconhece as diferenças entre as certificações e tende a padronizar tudo: gosto ou não gosto de certificações.

Na verdade esta é até uma característica da heurística do ser humano, rotular as coisas e generalizar atribuindo um valor booleano

Esse negócio de “opinião com experiência” x “opinião sem experiência” é bem relativo, pois experiência não significa necessariamente viver pessoalmente uma situação. A observação do mundo também conta como experiência.

Por exemplo:

• Vários conhecidos possuem carro da marca X, e estão sempre precisando chamar o guincho porque ficaram parados por problemas mecânicos. Não seria razoável que eu formasse uma opinião negativa a respeito dessa marca, e jamais comprasse um carro deles?
  • Se todos os meus amigos foram àquele restaurante e voltaram reclamando do gosto da comida e com dor de barriga, por que eu haveria de ir até lá?

Sobre o assunto em si: sou certificado e defendo a certificação devido ao processo de aperfeiçoamento que passamos durante a preparação.
Mas outros podem ter maneiras diferentes de obter a mesma disciplina e conhecimento.
Não se deve desqualificar uma opinião sobre esse assunto apenas por ter sido emitida por uma pessoa não certificada.

EDIT:
Essa resposta repete algumas idéias que colocaram antes, é que rolaram várias respostas enquanto eu digitava…

Colei o texto direto no fórum detonou os caráteres…mas vou arrumar…

Não acho não…ja fiz varias que não valeram a pena…
Ja deixei de fazer algumas por saber de pessoas certificadas que não valeram pena…normal.

[quote=windsofhell]Eu digo nem sempre!

Um exemplos simples:

• Eu nunca usei drogas, mas eu sei que eh ruim. E nao me fale que depende da pessoa porque a pessoa gostando ou nao de drogas, nao muda as consequencias ruins que isso pode trazer na vida de alguem.

• Eu nunca fui ao Iraque, mas eu sei que eh uma merda de pais. Ou alguem precisa ir ate la pra constatar isso?? :slight_smile:

Vc colocou exclamacoes e interrogacoes no final da frase, eh uma pergunta ou afirmacao??

Quantos as certificacoes, vc nao acha que seria estranho alguem que foi aprovado e sai por ai falando mal da mesma?? A pessoa estuda, estuda, rala varios meses, paga caro para fazer o teste ai passa e fala mal??? Acho que nao faz sentido.

Para mim as pessoas que nao gostam de certificacoes sao os que realmente acham certificacores desnecessarias. Seja um desenvolvedor ou ate um empregador que acha certificacao nao prova nada.

//Daniel[/quote]

Se eu achei a prova fácil ou que não mediu adequadamente o conhecimento eu falo mal, mesmo aprovado. A pior coisa é se auto enganar e tentar enganar o empregador, depois na hora do vamos ver tu não sabe se virar e perde toda a credibilidade.

Agora, o cara que coloca CSM na assinatura já perde toda a credibilidade de cara comigo :smiley:

Sim…falar mal da sua própria aprovação é algo q na minha opinião é positivo para o profissional.

Não acho não…ja fiz varias que não valeram a pena…
Ja deixei de fazer algumas por saber de pessoas certificadas que não valeram pena…normal.
[/quote]

There you go! Uma pessoa que vai e se joga pra fazer uma certificacao, sem nem mesmo analisar se vale a pena, se o mercado da valor para aquele certificacao, se eh uma tecnologia que vale a pena investir e etc etc, pra mim eh uma prova que a pessoa de repente nao tem conhecimento suficiente da area ou tecnico para julgar se uma certificacao eh boa ou ruim.

Crítica é opinião! Opiniões geralmente são dadas baseadas em dados de pesquisas, empirismo (pessoal ou não) ou simples “achismo”. Acaba que tem sempre um pouco de cada.
Acredito que sua pergunta então deva ser: Você critica baseado em dados, experiências ou suposições?

edit: Ah, detalhe, mesmo baseado em dados ou experiência… você ainda pode estar errado!