Crítica é baseado na sua experiência ou na sua opinião? [FECHADO]

Eu tb acho…mas o que hoje é, amanha pode não ser mais…e vice versa.
Obrigado pela opinião…

[quote=ozix]Crítica é opinião! Opiniões geralmente são dadas baseadas em dados de pesquisas, empirismo (pessoal ou não) ou simples “achismo”. Acaba que tem sempre um pouco de cada.
Acredito que sua pergunta então deva ser: Você critica baseado em dados, experiências ou suposições?[/quote]

Normalmente a resposta sem hipocrisias será: em todos.

Para nem tudo há dados, então sua crítica seria limitada a disponibilidade no momento, temporalidade, verossimilidade, regionalismo e até mesmo existência do dado. Mas quando você está criticando algo com dados tangíveis e todos conversam sob uma mesma perspectiva (ex: cotação do dólar em relação ao real no dia X), você provavelmente usará os dados como base da sua argumentação, mas inevitavelmente discorrerá para suposições devido a limitação do conhecimento e estas suposições estarão embasadas na sua experiência.

Eu acho engraçado essa nossa tendência taxionomista :smiley:

[quote=FernandoFranzini]Alguém aqui já percebeu que tem gente que fala mal de alguma coisa que nunca teve? Clássicos exemplos:

“O carro da marca X é uma porcaria, não compre! Será que esse camarada já teve esse carro?”
“A comida daquele restaurante é muito ruim! Será que esse individuo já foi lá comer?”

É realmente incrível ver que quase 100% das críticas levantadas em cima das certificações de T.I. são justamente feitas por pessoas não certificadas. No meu entendimento pessoal, a unica pessoa que pode criticar uma certificação é justamente aquele que foi aprovado nela! Caso contrario, é só somente uma opinião pessoal, sem base nenhuma. Você concorda ou discorda de mim? O post esta aberto para sua opinião. Bom final de semana a todos!

Link oficial - http://fernandofranzini.wordpress.com/2011/11/18/critica-e-baseado-na-sua-experiencia-ou-na-sua-opiniao/
[/quote]

É tópico para flame isso?

Desculpe a comparação, mas não sei sua opção sexual, mas seja qual for, você afirma que você tem que experimentar de tudo para poder falar que é ruim? Você afirma que precisa ter vivênciado o regime militar para afirmar que não é bom? Eu acredito que você precisa rever teus conceitos, acho que a vida é curta demais para aprender só com nosso próprios erros.

[quote=deusdara][quote=FernandoFranzini]Alguém aqui já percebeu que tem gente que fala mal de alguma coisa que nunca teve? Clássicos exemplos:

“O carro da marca X é uma porcaria, não compre! Será que esse camarada já teve esse carro?”
“A comida daquele restaurante é muito ruim! Será que esse individuo já foi lá comer?”

É realmente incrível ver que quase 100% das críticas levantadas em cima das certificações de T.I. são justamente feitas por pessoas não certificadas. No meu entendimento pessoal, a unica pessoa que pode criticar uma certificação é justamente aquele que foi aprovado nela! Caso contrario, é só somente uma opinião pessoal, sem base nenhuma. Você concorda ou discorda de mim? O post esta aberto para sua opinião. Bom final de semana a todos!

Link oficial - http://fernandofranzini.wordpress.com/2011/11/18/critica-e-baseado-na-sua-experiencia-ou-na-sua-opiniao/
[/quote]

Desculpe a comparação, mas não sei sua opção sexual, mas seja qual for, você afirma que você tem que experimentar de tudo para poder falar que é ruim? Você afirma que precisa ter vivênciado o regime militar para afirmar que não é bom? Eu acredito que você precisa rever teus conceitos, acho que a vida é curta demais para aprender só com nosso próprios erros.[/quote]

Uma pessoa pode achar que o regime militar é ou seria bom para ela, porque não? E pode de fato ser. Assim como qualquer outra coisa.

Acho que nada é ruim ou bom para todo mundo, ainda mais com 7 bilhões de pessoas.

Não sei se por “nossa” você quis dizer nós de informática. Nossa formação nos treina para analisarmos sistemas, ou seja, procurar padrões e classificá-los é com a gente mesmo. :slight_smile:

Não tem nada haver com aprender com erros…não existe erro em investir ou não em um certificação…
É uma pena ver tantos flames totalmente fora do contexto aberto…

ATENÇÃO - SE VC NÃO TEM NADA PARA ACRESCENTAR FAVOR NÂO PERDER SEU TEMPO ESCREVENDO BABOZEIRAS…

Não sei se por “nossa” você quis dizer nós de informática. Nossa formação nos treina para analisarmos sistemas, ou seja, procurar padrões e classificá-los é com a gente mesmo. :slight_smile: [/quote]

Pois é, acho que o ser humano tem uma tendência para procurar padrões e classificar, mas acho que na área de TI é ainda pior (ou melhor) :smiley:

Eu mesmo quando estudo para alguma coisa me obrigo a categorizar os conteúdos e organizá-los em um mapa mental de acordo com algum padrão que eu adoto, mas comigo acho que é ainda pior porque acabei indo pra área de gerenciamento de projetos e a construção de EAP’s e EAR’s é totalmente voltada para classificação de um projeto em padrões e agrupá-los em fases, pacotes de trabalho e categorias.

[quote=felipefranz][quote=deusdara][quote=FernandoFranzini]Alguém aqui já percebeu que tem gente que fala mal de alguma coisa que nunca teve? Clássicos exemplos:

[/quote]

Desculpe a comparação, mas não sei sua opção sexual, mas seja qual for, você afirma que você tem que experimentar de tudo para poder falar que é ruim? Você afirma que precisa ter vivênciado o regime militar para afirmar que não é bom? Eu acredito que você precisa rever teus conceitos, acho que a vida é curta demais para aprender só com nosso próprios erros.[/quote]

Uma pessoa pode achar que o regime militar é ou seria bom para ela, porque não? E pode de fato ser. Assim como qualquer outra coisa.

Acho que nada é ruim ou bom para todo mundo, ainda mais com 7 bilhões de pessoas.[/quote]

Exatamente, é isso que eu estou falando, mas não necessiamente precisa ter vivido aquilo. Então tem gente com base na observação de outros vê que a certificação não serve, para outros é de grande serventia, mesmo não tendo a certificação. Sem generalizar!

Concordo em termos…

errado é julgar sem saber, mas não precisa passar pelo fato também pra saber

pra isso existe a ciência e a pesquisa, que comprova os fatos

não é porque nunca fiz tal coisa, que não vou poder julgar ou comentar sobre ela… se li coisas comprovadas sobre determinado assunto, tenho total direito de afirmar os fatos

igual o exemplo das drogas que deram por ai…

Exemplo: passam a traduzir as certificações. Se eu vi uma prova traduzida, e ela está mal traduzida, eu posso falar que qualidade na tradução foi fraca e isso pode me atrapalhar na hora da prova.

[quote=igor_ks]Concordo em termos…

errado é julgar sem saber, mas não precisa passar pelo fato também pra saber

pra isso existe a ciência e a pesquisa, que comprova os fatos

não é porque nunca fiz tal coisa, que não vou poder julgar ou comentar sobre ela… se li coisas comprovadas sobre determinado assunto, tenho total direito de afirmar os fatos

igual o exemplo das drogas que deram por ai…

Exemplo: passam a traduzir as certificações. Se eu vi uma prova traduzida, e ela está mal traduzida, eu posso falar que qualidade na tradução foi fraca e isso pode me atrapalhar na hora da prova. [/quote]

Perfeito! Disse tudo!

[quote=felipefranz][quote=ozix]Crítica é opinião! Opiniões geralmente são dadas baseadas em dados de pesquisas, empirismo (pessoal ou não) ou simples “achismo”. Acaba que tem sempre um pouco de cada.
Acredito que sua pergunta então deva ser: Você critica baseado em dados, experiências ou suposições?[/quote]

Normalmente a resposta sem hipocrisias será: em todos.

Para nem tudo há dados, então sua crítica seria limitada a disponibilidade no momento, temporalidade, verossimilidade, regionalismo e até mesmo existência do dado. Mas quando você está criticando algo com dados tangíveis e todos conversam sob uma mesma perspectiva (ex: cotação do dólar em relação ao real no dia X), você provavelmente usará os dados como base da sua argumentação, mas inevitavelmente discorrerá para suposições devido a limitação do conhecimento e estas suposições estarão embasadas na sua experiência.

Eu acho engraçado essa nossa tendência taxionomista :smiley:
[/quote]
De certa forma o seu argumento concorda com o meu.
Duas observações:

• Sua resposta “em todos” concorda com minha frase “Acaba que tem sempre um pouco de cada”. É claro que o “sempre” aí é “liberdade poética”. :smiley: Mas o xis da questão é que, mesmo quando há uma combinação de elementos na formação de sua opinião, há sempre um predominante, e é à procura dessa predominância que a pergunta está. Claro que seria igualmente interessante saber as devidas proporções.
  • Sobre você dizer que “suposições estarão embasadas na sua experiência”, eu também concordo. Porém, pode dar a entender (erroneamente, friso), que fazem parte do mesmo bojo, tornando desnecessário o uso de um deles na interrogação. Suposições são baseadas nas experiências gerais da vida, não necessariamente relacionadas com o assunto da crítica. Quando a questão distingui experiência de suposição, é porque experiência aí diz respeito àquelas diretamente relacionadas. :thumbup:

Mais um topico do GUJ que nao tem assunto pra discutir e que ninguem nunca vai entrar num consenso, e que os usuarios ficam da mesma maneira da politica:

• extrema direita (PSDB) : Quem faz certificacao ta certo, quem reclama eh pq nunca passou em uma!
  • direita (DEM) : Certificacoes sao boas.
  • moderados (PMDB) : Veja bem, algumas podem prestar, outra nao…
  • esquerda (PT): Certificacao nao presta, mas em alguns casos algumas sao boas…
  • extrema esquerda (PSTU): Certificacao eh uma porcaria e voces se submetem ao mercado, seus merd*s!

Pelo amor de deus, vamos parar com esse tipo de topico que todo mundo corre atras do proprio rabo e ninguem chega a canto nenhum. Sera que ninguem ve que ta entupido disso por aqui? Sempre a mesma conversa, sempre a mesma ladainha, sempre as mesmas discussoes por virgulas em opinioes… Santo deus.

[quote]- extrema direita (PSDB) : Quem faz certificacao ta certo, quem reclama eh pq nunca passou em uma!

• direita (DEM) : Certificacoes sao boas.
  • moderados (PMDB) : Veja bem, algumas podem prestar, outra nao…
  • esquerda (PT): Certificacao nao presta, mas em alguns casos algumas sao boas…
  • extrema esquerda (PSTU): Certificacao eh uma porcaria e voces se submetem ao mercado, seus merd*s![/quote]
    Pior que é verdade kkkkkkkkkkkkkk
    Mas para mim o pessoal ja disse tudo…
    O pessoal que adota o postura anti-certificação na verdade vai contra o sistema e o mercado.

Eu não tenho certificado e não acho que para alguém dominar uma tecnologia precise de um… O que acontece muito é a pessoa tirar o certificado e achar que ele vai lhe garantir
um bom emprego, com um salário acima da média e por ai vai, o que muitas vezes não acontece.

Nunca pulei de uma ponte, mesmo assim tenho uma opinão formada de que não deve ser bom… :stuck_out_tongue:

[quote=Anime]Eu não tenho certificado e não acho que para alguém dominar uma tecnologia precise de um… O que acontece muito é a pessoa tirar o certificado e achar que ele vai lhe garantir
um bom emprego, com um salário acima da média e por ai vai, o que muitas vezes não acontece.

Nunca pulei de uma ponte, mesmo assim tenho uma opinão formada de que não deve ser bom… :stuck_out_tongue: [/quote]
Concordo com vc :lol: :lol:

Mas veja que isso é apenas na questão de T.I. pq nas outras todos seguem o mercado…
Ou vc faria uma cirurgia de risco com alguem com um profissional sem canudo de medico, especializações ou certificações? kkkkkkkkk
boa para pensar…

Mas veja que isso é apenas na questão de T.I. pq nas outras todos seguem o mercado…
Ou vc faria uma cirurgia de risco com alguem com um profissional sem canudo de medico, especializações ou certificações? kkkkkkkkk
boa para pensar…[/quote]

É a segunda vez que você me pergunta isso e já perdi a conta de quantas vezes entrou nesse assunto aqui, se acha que é bom, ótimo, fica tranquilo… :wink:

boa para pensar…[/quote]
A questão é: você faria uma cirurgia de risco (ou contrataria um cirurgião) que APENAS tenha o canudo? E a resposta, tanto para minha pergunta quanto para sua é: depende. Eu tenho uma opção melhor?

[quote]Mas veja que isso é apenas na questão de T.I. pq nas outras todos seguem o mercado…
boa para pensar… [/quote]

Sem canudo de médico não, pq é ilegal. Mas ele precisa ter especializações e certificações?
Quem vc escolheria, um certificado e especializado, ou um que não tem, mas sai em jornais e recomendado por diversas pessoas?
Isso não é uma regra…

como o ozix disse

Segundo as estatísticas, os tópicos são trancados em média 2 páginas depois que alguém faz a comparação entre programador e médico.

Vemos ver esse no que dá…