Olá Fernando,
Trabalho há 2 anos e meio com java e outros 10 com outras tecnologias, como mudei para o mundo java há pouco tempo e não conseguia ter as mesmas oportunidades que estava conseguindo para as tecnologias que não queria mais trabalhar, resolvi apostar nas certificações, até o momento tenho 2 e to partindo para a terceira. Na minha humilde opinião as duas certificações que tirei até aqui, foram muito decorebas e elas por si só não tiveram um fator tão relevante no desenvolvimento do meu conhecimento, aliás, ainda hoje tenho alguma dificuldade (mas isso deve ser problema meu mesmo agora, fiquei tanto tempo trabalhando em um lugar que não acrescentava nada que não consegui perceber que eu não era tão bom como eu me achava), todavia, eu acabei vendo alguns assuntos na prova, que apenas trabalhando até agora, eu nem teria ouvido falar, e alguns tópicos me ajudaram muito durante as minhas tarefas. Essa é a minha opinião sobre as certificações que tirei até aqui (SCJP e SCWCD )
Sobre sua pergunta, sim tem muita gente que dá opinião sem um conhecimento prévio sobre os mais divesos assuntos, ou melhor, com julgamento formado por opinião de outros, o famoso -pré-conceito. Quando a gente lê a opinião tanto a favor como contra, tem que filtrar bem, e não acreditar nas primeiras coisas que ouve, senão corre-se o risco de não fazermos nada.
Uma certificação diz o seguinte: este cara estudou para passar na prova.
Agora, quanto a experiência são outros 500. 
[quote=Marcio_Nogueira]Uma certificação diz o seguinte: este cara estudou para passar na prova.
Agora, quanto a experiência são outros 500.
[/quote]
Sim, e pelo menos com relação às certificações Java, nenhuma delas faz propaganda do contrário. No próprio livro da Kathy Sierra, uma das desenvolvedoras do exame, eles deixam bastante claro que a SCJP testa se o candidato conhece a linguagem Java e suas API’s. Por exemplo, do ponto de vista do exame, ele quer saber se o candidato sabe instanciar e iniciar uma Thread, e não se ele é capaz de desenvolver um servidor multi-threaded. Assim, na minha opinião, o erro não está na certificação, que deixa bem claro o que ela está avaliando, o erro está em esperar da certificação mais do que ela promete. Se a Oracle quiser lançar a Oracle Certified Camelô Program é do direito dela, o erro é de quem contrata um cara com essa certificação esperando que ele vai saber arquitetar um sistema.
Fechando o dia, no geral achei que não foi nada positivo, pelos flames (falaram até da minha vida sexual kkkk) e pelo pessoal postar comentários totalmente fora do contexto (eu realmente ainda não sei o por que…). Para aqueles que sempre participam positivamente (e o pessoal ja sabe daqueles que participam) meu eterno respeito e carinho.