Cronograma ireport

Olá pessoal tudo bem? bom…eu estou com uma bela dúvida a respeito de um trabalho que tenho que fazer utilizando o ireport…que é difícil até de explicar, mas vou tentar ser o mais claro possível!!

bom…eu preciso gerar um pdf com um calendário, ou cronograma de aulas dos cursos técnicos da universidade que estudo…preciso

eu tenho uma tela onde tenho 4 combobox e um botão Gerar PDF, certo?

nestas 4 combobox, tenho os dados de Professor, Curso, Turma e Módulo e de acordo com meu filtro, quando eu clicar no botão Gerar PDF, tem q aparecer o documento já com cada disciplina no seu dia certinho…

A única combo q nao preciso filtrar é de Professor, eu filtro apenas se eu quiser um calendário específico para cada professor, aí no pdf terá que aparecer os dias em q ele da aula para cada turma…apenas os dias que este professor dá aulas.

caso eu não filtre o professor aparece apenas o calendário geral da turma, modulo e curso que eu quero.

bom aí eu já sei que, preciso criar dois relatórios e fazer um if caso filtre o professor mostro um, senão mostro o outro…bom…aí vem o problema:

a forma que querem que eu faça é semelhante a esta imagem de calendário que postei…preciso ter 4 meses numa página…ou dois meses …sei lá…mas tipo esta imagem…

com os meses e seus dias certinhos, e com as siglas de cada aula em cada dia correspondente…de acordo com minhas datas das aulas no banco de dados.

eis a questão. Como eu faço para quando eu arrastar os campos p relatorio no ireport ele reconhecer que a disciplina X é no dia A, a disciplina Y é no dia B, a disciplina X de novo é no dia C, como saber se o mês A tem 29, 30 ou 31 dias??

e tem mais esta parte de baixo ainda que preciso mostrar na mesma página…que mostra o inicio e fim das aulasm nomes dos professores, carga horária e tal…

por fim: EXiste alguma maneira de fazer isto no ireport?? já pesquisei em tudo que é lugar, já perguntei pra deus e o mundo…já ouvi até falarem que não tem como fazer, é quase impossível…mexi naqle crosstab mas nao adiantou nada…alguem saberia me dar alguma dica…ou pelo menos me confirmar q realmente não tem como fazer isto.??

já agradeço antecipedamente…abraço