Cronograma, melhor maneira de elaborar num projeto?

6 respostas
Heero

em um projeto de software é muito importante a elaboração de um cronograma
vocês poderiam dar umas dicas, ou informar sites, apostilas, etc sobre o desenvolvimento de cronogramas?
e outra, qual ferramentas vcs indicariam pra elaborar cronograma?

grande abraço a todos

6 Respostas

Daniel_Quirino_Olive

Ter uma base histórica com métricas ajuda a mensurar o tamanho de uma tarefa (que, consequentemente, vai ajudá-lo a construir um cronograma), mas ainda assim não deve ser a sua única fonte a ser consultada quando for elaborar o cronograma. Ter uma idéia a quem atribuir as tarefas do seu projeto e consultá-las sobre um prazo também é uma prática bem razoável e bem justa (ou você gostaria de fazer uma tarefa em 2 dias sabendo que você levaria 4 dias para terminá-la ?). Apoie uma prática sobre a outra e talvez você tenha algum cronograma razoável. :wink:

Heero

obrigado Daniel
mas quando você diz:

“Daniel Quirino Oliveira”:

Ter uma base histórica com métricas

exemplifique por favor, seria tipo ter experiência em desenvolvimento de projetos?
e onde eu encontraria informações sobre uma etapa básica de processos?
e melhor: existe um padrão da qual se tirar base? poder espelhar?

Daniel_Quirino_Olive

Heero:
obrigado Daniel
mas quando você diz:
“Daniel Quirino Oliveira”:

Ter uma base histórica com métricas

exemplifique por favor, seria tipo ter experiência em desenvolvimento de projetos?

Sim, seria algo nesta linha. Você precisa de algo que responda à pergunta “quanto tempo, em média, um desenvolvedor da minha empresa costuma levar para construir um Servlet de complexidade baixa?”, por exemplo. Aliás, se você prestar bem atenção a esta pergunta você vai perceber que existe um outro fator a ser levado em consideração que é a mensuração da complexidade de execução de uma certa tarefa, que você vai precisar mensurar de alguma maneira. Se sua empresa e seu projeto puderem arcar, considerem a contratação de um consultor em métricas para ajudá-los com isso.

Mas, obviamente, ter esta base para ajudá-lo a responder à pergunta acima não resolve 100% dos problemas. Por isso é importante considerar a opinião das pessoas envolvidas na execução das tarefas para ajudá-lo a ajustar melhor os prazos. Em alguns caso, dependendo do skill da sua equipe, algumas tarefas podem ser executadas antes do prazo previsto pela sua base histórica, outras podem ser executadas um pouco além do prazo. Mas isso você vai acertando. Sobre ferramentas? Bem, acho que qualquer ferramenta que ajude-o a gerar um gráfico de gantt pode ser útil, mas tente rabiscar tudo antes de passar para uma ferramenta. Diminui seu overhead :slight_smile:

Kenobi

Eu vou um pouco mais longe. Hoje existem técnicas, tanto FPA quanto UCP que você pode utilizar para fazer uma mensuração do tamanho do software.

Ultimamente tenho utilizado UCP para mensuração - projeção e o truque está no histórico do desenvolvimento dos casos de uso, com esse dado consigo ter uma projeção de quanto tempo será necessário para desenvolvimento do mesmo, de acordo com sua complexidade.

Lembrando que pela técnica de UCP vc pode categorizar em 3 tipos seus casos de uso - Simples, Médio e Complexo.

Você tb precisa de uma métrica para escrever seus casos de uso e o que vai contar como transações e fluxos alternativos.

Mas fechado isso, você terá uma boa metodologia para mensurar o tamanho.

Fechado isso, preocupe-se com o ciclo de desenvolvimento. Tempo gasto na análise, construção, testes e etc…

Quando se sabe o tamanho do software fica mais fácil planejar as fases do projeto :slight_smile:

mister_m

Eu coloquei todas as minhas dicas sobre o assunto nesse post do meu blog sobre como fazer cronogramas. Espero que te ajude.

Daniel_Quirino_Olive

Bom, como mensurar um trabalho é outra questão, mas ultimamente tenho me baseado bastante em UCP também (embora a empresa tenha uma base histórica toda baseada em FP). Aliás, tem um livro muito interessante do Steve McConnell sobre o tema, mas eu não me lembro o nome (alguém aí procura na Amazon?).

Criado 4 de janeiro de 2007
Ultima resposta 8 de jan. de 2007
Respostas 6
Participantes 4