Crontab + Java + UTF-8

Fala pessoal, eu d novo :smiley: espero que já não tenham enjoado de me ajudar hehe

Então, fiz la uma aplicaçãozinha e agendei ela no Cron pra rodar em alguns horários… essa aplicação tá salvando um arquivo texto em disco com um monte de coisa que capturo na internet…

O problema é o seguinte: Se eu rodo ela pelo Eclipse, pelo console do Linux ou remotamente por Telnet usando o PuTTy, ele captura e grava tudo certinho com a acentuação e cedilhas normalmente…

só que se eu agendo ela pra rodar pelo Cron, a aplicação salva os textos tudo com “?” no lugar de acentos…

Alguém já teve esse problema?

No Cron eu coloquei o caminho absoluto tanto do java quanto da aplicação, pois sem isso ele não achava o Java e não rodava a aplicação agendada… será que isso tem algo a ver com o problema? Não entendi tmbm pq o cron não “acha” as variáveis ambientes do linux :frowning:

O cron executa as aplicacoes num ambiente completamente limpo (ou melhor, so com as variaveis de ambiente que vc definir). De uma lida no manual e no info do crontab, com certeza vc acha alguma coisa esclarecedora por la.

Passe um parametro adicional para sua aplicacao java:

java -Dfile.encoding=UTF-8 etc.

ou entao o encoding que der certo (por exemplo, ISO-8859-1 ou outro).

bem mas vc tb pode forçar o encoding de saida, tem aqui um exemplo q pode te ajudar:

:arrow: http://bittyjava.wordpress.com/2007/04/30/converting-files-to-utf-8/

ai ele ta convertendo pra UTF-8, mas é só mudar e colocar UTF-16, ou outro que te ajude melhor.

entao, a solução do thingol funcionou parcialmente, os “á” estão aparecendo como “Ä”, de resto pelo que vi por cima ficou normal…

Oq não consigo entender é pq onde quer q eu rode o aplicativo, ele grava certinho os textos com acentuação e tudo… soh nesse maldito Cron que buga tudo :frowning:

e por exemplo, se eu der um cat nos arquivos gerados pela aplicação que foi executada no console do linux, ele fica perfeito mostra os acentos e tudo mais certinho, já se eu der um cat nos arquivos gerados pela aplicação que foi rodada no Cron com a opção -Dfile.encoding=UTF-8, fica tudo zoado mesmo assim, só quando esse arquivo texto vai pro banco que ele “arruma” quase tudo ( menos o “à” pelo que percebi )…

Sei lá… to dando uma pesquisada aqui mas nunca mexi com esse Cron aí, dai fica dificil :frowning:

Vlw pelas ajudas, se alguem souber mais alguma coisa ai, ficaria grato de saber! hehe

obs.: No código eu já estou encondando as respostas do servidor em UTF-8 e a String que eu gero pra salvar em arquivo tmbm tá em UTF-8 … isso que me deixa mais confuso ainda… não tem oq eu fazer no código mais :frowning: