Olá pessoal,
Estou iniciando (e apanhando) do ireport/jasper. 
Criei um relatório e inseri no Sumary dele uma CrossTab, porém ela está apresentando linhas que tenham o conteúdo null no header. Gostaria que estas linhas não fossem impressas. Já setei as propriedades Remove Line When Blank e Blank When Null de todos os componentes que estão na linha (header, campo a ser mostrado e total). Também já setei Remove Line When Blank da CrossTab.
A linha realmente não é mostrada, mas fica o espaço correspondente a ela. Tem como eliminar este espaço?
Desde já agradeço a ajuda.
arruma seu select para não trazer os campos que forem null
Olá Felipe,
Infelizmente não posso fazer isto, pois trata-se de um LEFT JOIN e as colunas são preenchidas com todas as datas que o SQL retorna, mesmo que para determinadas linhas o resultado seja NULL.
Ou seja, o SQL busca dados baseados em um período, logo todas as datas daquele período devem ser inseridas nas colunas (isto é feito por uma Stored Procedure), com base nestas datas, são obtidas as informações das linhas, portanto mesmo que uma linha seja totalmente nula, a data correspondente a mesma deve ser mostrada nas colunas.
Você sabe como determinar as colunas da CrossTab sem ser via SQL? (tem como?)
Obrigado.
PUTS… não sei, talvez se vc criar uma alguma condição nas colunas… algo tipo
if(campo!=null)… entende?
mas não sei se vai funcionar… faz um teste ai…
Felipe,
As colunas devem ser todas mostradas, o que não pode acontecer é as linhas que contem null serem mostradas. Esta condição está funcionando, porém o local onde a linha que foi ocultada fica em branco. Não estou conseguindo fazer que com não fique este espaço.
sim eu entendi… troque coluna por campo… escrevi errado…