Ctrl+n ,Ctrl+s tecla de atalho em java

tenho um programa que tem o menu

arquivo
Novo
imprimir
sair

no arquivo novo eu quero habilitar as teclas de atalho ctrl+n e não tenho a menor ideia de como fazer isso alguem pode me ajudar?? ja pesquisei algumas coisas na net mas não entnedi mto bemmmm

bom so pra completar ai o ctrl+n deve chamar uma função que limpa um textarea o nome da função é limpa()

filipibh, vc precisa por accelerators nos seus menu itens, por exemplo:

seuMenuItem.setAccelerator(javax.swing.KeyStroke.getKeyStroke(java.awt.event.KeyEvent.VK_S,java.awt.event.InputEvent.SHIFT_MASK));

habilitaria Ctrl+S.Leia sobre KeyStrokes no tutorial da Sun que tem tudo mastigado lá.

vou ver se encontro o tutorial mas so pra ter ideia como que chama uma funções atraves dos atalhos?

Através do KeyListener ué?Dá uma olhada rápida aqui:
http://guj.com.br/posts/list/47289.java

eu utilizei o net beans consegui fazer facil so que na hora que clicko tipo

artquivo – novo ao inves de aparecer assim

arquivo

novo Ctrl+n

aparece assim

novo Ctrl-n ta aparecendo um simbolo de menos ao inves de simbulo de + apesar de o comando funcionar certinho Ctrl+n so na exibição que ta diferente alguem sabe oq é isso?

Símbolo de menos?? Símbolo de mais?? Não deveria apenas grifar a letra N ??

não, pelo menos no net beans aparece na frente do texto do jmenu item o atalho que corresponde aquela opção

olha como ta ficando!!! quero q aparece CTRL+N ao inves de CTRL-N como na imagem

Olá filipibh…
Bom, para colocar as teclas de atalho com o netbeans é muito simples…

Primeiramente, na classe visual do seu projeto, vá na seção Menus Swing e ponha um JMenuBar na sua janela (Barra de Menu), em seguida adicione um JMenuItem (Item de Menu) no botão de “arquivo” da sua barra de menu.
Em seguida você verá que o seu item de menu tem 3 campos, o primeiro campo é para botar um ícone (ex: uma folha de papel em branco), o segundo é para você editar o nome do item e o terceiro é para você colocar o atalho para aquela ação.
No campo de atalho você clica e aparecerá uma janela na qual você deverá adicionar o atalho desejado.
O atalho por sua vez, deve ser adicionado no campo de texto em branco chamado “Curso da Tecla” (meu netBeans está em português).
Neste campo você põe o atalho que quizer e pronto. O atalho foi adicionado.

Para fazer valer o item de menu adicionado por você basta clicar com o direito do mouse em cima do item, ir em eventos > Action > actionPerformed
O netBeans criará uma função para tratar especialmente quando o cara clicar no item.
Neste função é que você irá adicionar o código do seu programa.

Espero ter ajudado! :smiley:

Vlw Bruno Campos, ajudou muito!