[Curiosidade Telas] - Campos obrigatórios, Não Obrigatórios e F9

Oi,

Tudo bem com vocês?

Só por curiosidade…

Em JSE, como vocês definem quais os campos são obrigatórios, não obrigatórios e F9 nas telas de seus sistemas?
Colorem o background dos campos? Utilizam ‘*’ antes do JLabel?

Tchauzin!

Oi linha, por JSE vc quer dizer o Swing? E o que você quer dizer com F9?

(PS: Esse tópico não devia ter sido aberto no fórum de interface gráfica?)

Boa tarde…

Como eu uso o swing application framework com o beans binding eu prefiro colorir os campos obrigatórios quando este não estão preenchidos ou preenchidos errados.
Quanto ao F9 eu não uso para nada.
Recomendo estes frameworks, mas na forma “manual”, nada contra o codigo gerado pelo netbeans, mas eu prefiro assim (bem que eu uso eclipse) pois eu entendo bem melhor e posso aplicar alguns padrões de projetos para interfaces mais claramente.

Até mais!!!

Oi,

Isso! Telas Graficas utilizando Swing…

São campos que você pressiona F9 e abre uma janela com uma lista de opções (List of Values)

Acho que não… pois não é uma dúvida! e sim uma curiosidade! Porém, Sinta-se a vontade de fusiona-lo!

Tchauzin!

Colocar um * para indicar o campo obrigatorio, e colocar um validador que deixe o campo em vermelho caso não esteja preenchido.

Tecla F9 é pra que?

Voce pode usar aquela dica do ViniGodoy para mapear a ação no ActionMap.

Oi,

[quote=Mark_Ameba]
Tecla F9 é pra que?

Voce pode usar aquela dica do ViniGodoy para mapear a ação no ActionMap.[/quote]

Por que sim. ué.

Tchauzin!

[quote=lina]Oi,

[quote=Mark_Ameba]
Tecla F9 é pra que?

Voce pode usar aquela dica do ViniGodoy para mapear a ação no ActionMap.[/quote]

Por que sim. ué.

Tchauzin![/quote]

Foi engraçado a maneira como voce falou do F9, como se fosse um padrao, por isso que muitos ficaram boiando :lol: , o sistema que eu mexo mesmo a tecla é o F2, e ja fiz um, na minha epoca do Delphi que era o ENTER mesmo :slight_smile:

Ainda sobre o “F9” eu costumo colocar tambem um botaozinho com “…” no final do JTextField ou até mesmo em cima dele, caso o usuario queira usar o mouse(sim tem usuario viciado em mouse) ele pode, ou entao basta ele apertar o F9, F2, ENTER, etc, que a action do botão é chamada.

Para campos obrigatorios acho que mudar a cor de fundo do textfield fica mais elegante, pode ser apenas quando ele ganha o foco por exemplo. Eu ja costumo mudar para um amarelo claro, quando o componente text ganha foco, ajuda muito o usuario a localizar onde ele se encontra na tela, se o campo for obrigatorio, muda pra um vermelho.

Eu normalmente coloco um botao dentro do JTextField pequenino, sem bordas na extrema direita.

Impressao minha ou o GUJ ta engolindo mensagens agora?
Fora que eu nunca consigo acessar de manha.

Exatamente o que eu faço!!

[quote=Mark_Ameba]…
Fora que eu nunca consigo acessar de manha.[/quote]

Engolindo eu nao sei, mas ha dois dias tambem nao consigo acessar de manha, o ISA retorna “Host not available”.

Mas acho que não é o proxy nao, tento acessar do smartphone via 3G e tambem nao vai!!

[quote=Mark_Ameba]…
Fora que eu nunca consigo acessar de manha.[/quote]

Acontece o mesmo comigo, alguém tem idéia do que está acontecendo?

É de manhã não funciona.
As vezes eu posto, entro no tópico a mensagem não existe. Eu posto denovo aparecem as duas.

Existe algo bem errado acontecendo no GUJ.

Oi,

Vocês conhecem aquela barra controladora do oracle?

Aquela que quando passa o mouse em cima do campo, o mesmo aparece na barra: Lista de Valores, Texto, Mandatório, opcional etc…

Estava pensando em fazer algo do tipo…

Tchauzin!

Acredito que aquilo não seja dificil de fazer.
Se eu entendi voce quer fazer tipo uma barra de informações, que nem os de browser que mostram se é seguro ou nao embaixo e etc…

Da até pra fazer isso open-source :stuck_out_tongue:

Eu já usei várias formas para campos obrigatórios:
Asterisco ao lado do campo;
Labels em negrito;
JTextField com fundo diferente.

Geralmente, vai do gosto dos seus usuários. =P
Não posso dizer que nenhuma funcionou melhor que a outra.

Agora, quanto a lista de valores, também costumo a usar o botão com … ao lado do componente. É uma notação bastante comum, e os usuários estão acostumados com ela. Outra opção é fazer o JLabel se parecer com um link, e abrir a janelinha ao clicar nele.

[quote=ViniGodoy]
Outra opção é fazer o JLabel se parecer com um link, e abrir a janelinha ao clicar nele.[/quote]

Oi,

Boa ideia essa :stuck_out_tongue:
Aqui na empresa não temos uma padronização, por isso esta curiosidade, quem sabe poderei analisar as opiniões para padronizar isto…

Tchauzin!

Nos sistemas da Oracle que usamos aqui ficou padronizado a tecla F9 list of values.

Em matéria de atalhos de teclado, a única que mantenho mais ou menos fixa é o Enter para pular/navegar entre os campos.
Essa da JLabel com link é boa, e isso me lembra outra coisa que eu faço em minhas telas que é definir um tamanho fixo para elas para evitar poluição.Normalmente, 3 tamanhos bastam(Dois para as telas de trabalho, e um para as de aviso/alerta ao usuário).Tem usuário que abusa… pede telas de 320x240 a 1600x1200(com uns vinte tamanhos diferentes entre elas).