Curiosidades do mundo da informática no cinema

Pessoal, vocês já notaram em alguns filmes, naquela hora em que o policial ou detetive quer identificar alguém ou alguma coisa em uma foto no computador?

O policial diz:

• Aproxime mais o rosto do cara…

O operador do computador então digita algumas letras e plim (sempre com som, é claro), é feito o zoom só do rosto.

O policial de novo:

• Aproxime mais um pouco, acho que vi uma mancha no rosto, vamos tentar identificar…

O operador, de novo, digita umas poucas teclas e plim, de novo zoom na mancha.

Alguém sabe que tecnologia é essa que aproxima um certo trecho da imagem? Ele digita as coordenadas que limitam a área? São comandos já pré-definidos pelo programa? E olha que o filme não é antigo e o mouse já existia há anos.

Eu acho muito hilário…

Não assisto muitos filmes, mas me lembro de ter visto só uma vez um computador e a pessoa fazia esse mesmo processo com um mouse.

E tudo que é feito no computador é emitido um som, mesmo que seja pra desenhar uma planta de um prédio. Será que é pra confirmar que o computador está funcionando?

Acho que quem não é da área deve ver essas cenas “com outros olhos”…mas eu acho muito hilário.

Pelo mesmo motivo que um revólver de cinema dispara tiros muito barulhentos, mesmo sendo equipado com silenciador.

Transformação de imagens não é coisa do outro mundo, se você procurar por Transformações Afins, vetorização / setorização de imagens, segmentação de objetos e outras coisas relacionadas à computação gráfica e algebra linear vai aparecer um monte de link interessante sobre o assunto :slight_smile:

Mas Proteu, pra tudo tem limite né…

Por exemplo, esses dias assisti um episódio de CSI, onde tinha uma imagem de um carro estacionado filmada por uma câmera de vigilância, e aí o investigador pede pra dar zoom na placa e ela aparece mais nítida do que foto feita por uma câmera de 20 MPixels, rsrsrs.

Tudo bem que é primeiro mundo, mas não acho que as câmeras de vigilância lá tenham toda essa resolução, e nem toda a computação gráfica com álgebra linear vai conseguir fazer milagre com imagens de tão baixa qualidade.

flw

Teve um episódio do CSI-NY em que eles deram um zoom na imagem do olho de uma pessoa filmada por uma câmera de segurança e identificaram o criminoso pelo reflexo na retina do cara…

Depois desse episódio resolvi nunca mais assistir nenhum :slight_smile:

Alguém precisa avisar os roteiristas que é impossível dar zoom numa imagem e obter uma qualidade melhor do que a originalmente capturada…

A primeira cena dessas que me lembro de ter visto em um filme foi em Blade Runner (1982)…
O cara descrobriu algo dando zoom na retina do olho de uma pessoa que aparecia no reflexo de um espelho… hehehe
Mas como é um filme futurista ainda dá para dar um desconto…

http://www.flickr.com/photos/fmcamargo/46115474/

essa do reflexo é uma coisa real, luminosidade e uma camera decente fazem milagres.

a foto nao é fake. :slight_smile:

Essa cena foi foda mesmo… o computador teria que criar dados onde não há…

É verdade… Pior que vc tem mais do que uma “restauração” de uma imagem.Você tem uma interpretação e a criação de componentes de uma suposta imagem.(aquele exemplo do bladerunner foi clássico)
Nem 100 PS3 em cluster fazem isso…

esse negocio na retina eu nao acho impossivel, afinal existem cameras muito ferradas, agora o q eu acho engraçado é que sempre tem um “close” na tela do pc mostrando a pessoa digitanto e eu numca vi eles errarem na hora de digitar um comando, swordfish é um exemplo clássico disso.

Mas só acredito ser possível se a câmera tiver boa resolução né, coisa que também acontece com as super câmeras de segurança rsrsrs.

Sobre não errar, é que eles devem ensaiam bastante antes de entrar em cena rsrs

flw

Eu fiquei de cara com o filme a Senha na sena que
o cara tem de invadir um site federal com um pc que não conhecia e nem sabia quais software tinha e ainda de bonus um mulher fazendo sexo oral nele, e para ficar um pouco mais dificil tem um cara com arma na cabeça dele e dai no ultimo segundo tlim o som “esta pronto”.

Pense em um cara “Demo”

kakaka

Pior é assistir a filme de “hacker”, onde tudo é iluminado, cheio de sons e efeitos parecendo que o cara está até jogando.

Isso me fez lembrar dos filmes star wars e star track. Parecendo até que há propagação de som no espaço.

Este artigo sobre o assunto é bem legal. iPods rosas conseguem informações de contas bancárias.

Isso me fez lembrar dos filmes star wars e star track. Parecendo até que há propagação de som no espaço. [/quote]

Star Trek. Ah, mas os fãs arranjaram uma explicação pra isso: As explosões seriam uma maneira de os outros pilotos saberem que uma nave foi abatida, então o sistema de som da nave que gera o som da explosão. Agora só falta os fãs decidirem se Balrogs têm asas ou não.

Bacana são os programas que tentam descobrir senhas que vão descobrindo caracter por caracter.

Isso começou em “jogos de guerra” se não me engano.

Isso me fez lembrar dos filmes star wars e star track. Parecendo até que há propagação de som no espaço. [/quote]

Quer maior encenação do que a bandeira americana tremulando ao vento quando da suposta aterrissagem do homem na lua?

.

[quote=dudaskank]Mas Proteu, pra tudo tem limite né…

Por exemplo, esses dias assisti um episódio de CSI, …[/quote]

As câmeras que a prefeitura instalou no centro de SP dão zoom suficiente para ver a marca da caneta no bolso do tio da padoca. Claro que na imagem panorâmica não dá pra dar um zoom na imagem gravada, né.

O engraçado é o sistema de hacking do filme A Senha, em 3D e tudo bonito, que mostra graficamente a rota de invasão. Vergonhoso!

E o pior, no ano de XXXX do filme Minority Report é tudo TÃO tecnológico, mas o nome do criminoso vem lapidado numa bolinha de madeira… hahaahahahaa…

[quote=fmeyer]http://www.flickr.com/photos/fmcamargo/46115474/

essa do reflexo é uma coisa real, luminosidade e uma camera decente fazem milagres.

a foto nao é fake. :slight_smile: [/quote]

Uma foto bacana. E é bem isso: camera decente, luminosidade e é tirado de perto. E o sujeito não está se mexendo. Quatro coisas que uma camera de segurança estaria faltando.

Agora tente ver a reflexão no olho do coelho sem 3 dos 4 elementos. :mrgreen:

Imgur

A camera continua decente, mas falta luminosidade, tem uma distancia de talvez 4 metros e tem o movimento causado pelo fato que eu estava segurando a camera na mão. :slight_smile:

E Ironlynx: Você está citando um post que veio [edit]depois[/edit] do seu? Me confundi profundamente com aquilo. :wink:

Consultor técnico : Thiagosc

[quote=danieldestro]
E o pior, no ano de XXXX do filme Minority Report é tudo TÃO tecnológico, mas o nome do criminoso vem lapidado numa bolinha de madeira… hahaahahahaa…[/quote]
Consultor técnico : peczenyj

Brincadeira… não me levem a mal… só para relaxar os animos da outra thread: http://www.guj.com.br/posts/list/90/41545.java

Quem se lembra de John Connor roubando um caixa eletronico com um video game em Exterminador do Futuro 2?

“Easy money!”