Currículo Online

20 respostas
G111

Oiiii

Oq acham sobre as informações que deve ou não deve ter em um currículo online ?
Digo com relação aos projetos. Até onde é importante informar a futuros clientes/empresas sobre os projetos que participou e até onde é antiético ?

Bjosssss

20 Respostas

Kanin_Dragon

Jovem,

no meu tempo de programador enviava os meus curriculos pelo correios ou pessoalmente. A internet facilitou muito e é interessante
ter o curriculo on-line.

Hoje não preciso mais disso… Curriculo, linkedin, facebook, etc. Meu network na europa e no Brasil respondem por mim.

A

Oi, tudo bem?

Realmente não vejo a necessidade ou até mesmo um porquê justificável para se ter o trabalho de manter um currículo online. Digo, com o advento ApInfo.com não me
preocupo com isso.

Abraços,
AS

P

LinkedIn está aí pra isto e se vc citar projetos, faça o favor de não citar as empresas e ser bastante superficial para que isto não gere uma imagem negativa pra vc.

Imagina q quem tem contrato pensará q vc fará o mesmo com ela assim que sair desta empresa tb. Então ela pensará 2 vezes antes de contratar um linguarudo.

L

boone:
LinkedIn está aí pra isto e se vc citar projetos, faça o favor de não citar as empresas e ser bastante superficial para que isto não gere uma imagem negativa pra vc.

Imagina q quem tem contrato pensará q vc fará o mesmo com ela assim que sair desta empresa tb. Então ela pensará 2 vezes antes de contratar um linguarudo.

+++

G111

Olá pessoal,
Obrigado pelas respostas !

Eu tenho linkedin :stuck_out_tongue:

Na verdade eu penso em fazer uma pagina pessoal com poucas informações sobre mim.
Apenas informações profissionais. Nada de pessoal.
Quem tiver interesse vai entrar em contato comigo pelo formulário q terá.

Oq eu penso a se seria legal eu colocar coisas tipo.

1 - Trabalhei implementando o sistema de checkout do Ponto Frio
Esse sistema calculava frete, verificava os produtos do carrinho de compras do usuário e finalizava a compra online.

2 - Participei do desenvolvimento do projeto XXXX da Casas Bahia
Esse sistema auxiliava os vendedores na busca por informações dos produtos

OBS: são só exemplos. nunca trabalhei nesses lugares.

Coisas deste tipo que penso em colocar.
Acho q seria bom colocar o nome das empresas pq oq adianta vc só falar q trabalhou em grandes empresas ?
Penso em colocar a logo das empresas tb, pra dar destaque.

Sinceramente, acho q não tem problema, mas por isso que pesso a opinião de vcs

Bjosss

G111

G@bi:
Olá pessoal,
Obrigado pelas respostas !

Eu tenho linkedin :stuck_out_tongue:

Na verdade eu penso em fazer uma pagina pessoal com poucas informações sobre mim.
Apenas informações profissionais. Nada de pessoal.
Quem tiver interesse vai entrar em contato comigo pelo formulário q terá.

Oq eu penso a se seria legal eu colocar coisas tipo.

1 - Trabalhei implementando o sistema de checkout do Ponto Frio
Esse sistema calculava frete, verificava os produtos do carrinho de compras do usuário e finalizava a compra online.

2 - Participei do desenvolvimento do projeto XXXX da Casas Bahia
Esse sistema auxiliava os vendedores na busca por informações dos produtos

OBS: são só exemplos. nunca trabalhei nesses lugares.

Coisas deste tipo que penso em colocar.
Acho q seria bom colocar o nome das empresas pq oq adianta vc só falar q trabalhou em grandes empresas ?
Penso em colocar a logo das empresas tb, pra dar destaque.

Sinceramente, acho q não tem problema, mas por isso que pesso a opinião de vcs

Bjosss

Diante dq eu disse acima, oq acham ?
Acham tb q é chato colocar o nome do projeto e uma descrição dele, mesmo que seja um projeto “conhecido” por qqr um na internet ?

Obrigada !

P

Volto a dizer que é anti-profissional abrir este tipo de informação para que outros conheçam internamente como a empresa X ou Y está estruturada,tem,faz.

Se eu fosse teu entrevistador, daria uma caveirinha pra vc por ser linguarudo. O que pode parecer pra vc que vai ser teu diferencial, pode te prejudicar. Não seja específico quando colocar no papel…na oral, pode caprichar.

Bani

Você trabalhava na empresa diretamente ou numa empresa de consultoria que prestava serviço para ela?

Acho que se você trabalha na empresa e não coloca nenhum detalhe confidencial não tem problema colocar o nome dela, faz parte do currículo mesmo, é normal as pessoas saberem quem é seu empregador. Mas se você trabalha em consultoria, aí nunca deve colocar o nome do cliente. No meu eu colocava tipo “em empresa de varejo”, “em empresa de telecomunicações”, etc.

Mas também vai depender de quanto detalhe você está fornecendo sbre o que você fez. Por exemplo, se você ver meu currículo, lá vai estar escrito que trabalhei nos sistemas da plataforma de cobrança do UOL. Mas não está escrito que application server eles usam nem nada do tipo, então qual seria o problema?

Eduardo_Bregaida

Não vejo problemas em falar algo como:

Trabalhei na empresa XPTO,
Sistemas de Gestão:
Frameworks: Struts, JSF, Hibernate, JQuery

Sistemas de RH:
Frameworks: VRaptor, Spring IoC.

Banco de Dados DB2.

São informações do que você usou, poderia dar problema se desse detalhes de arquitetura, ou o que vejo como totalmente anti-ético o entrevistador querer saber a fundo de algum sistema, você diz apenas que não pode falar sobre.
Evite colocar nomes dos projetos, apenas coloca no máximo área X, área Y, até mesmo pela razão de que isso não é relevante, por exemplo, trabalhei na empresa XYZ na área de RH, no projeto extreme, esse projeto era para saber o salario dos acessores da empresa…
Dados assim particularmente acho anti-ético, falar de frameworks que você usou e o nome da empresa na minha opinião faz parte e não dá problema algum para a empresa, só dá problema falar do negócio em si, do que a empresa tá fazendo com esses frameworks, isso é sigilo. 8)

G111

Oiii obrigada por mais respostas !

O tipo de informações que eu penso em colocar, por exemplo:

Trabalhei no projeto do carrinho de compras da Americanas.com, um sistema importantíssimo e de muita responsabilidade, que tem como objetivo finalizar a compra do usuário com eficiencia.

Nem penso em colocar quais tecnologias foram usadas, muito menos a arquitetura.

Eduardo_Bregaida

G@bi:
Oiii obrigada por mais respostas !

O tipo de informações que eu penso em colocar, por exemplo:

Trabalhei no projeto do carrinho de compras da Americanas.com, um sistema importantíssimo e de muita responsabilidade, que tem como objetivo finalizar a compra do usuário com eficiencia.

Nem penso em colocar quais tecnologias foram usadas, muito menos a arquitetura.

Então discordo disso.
Eu colocaria:

Americanas.com
frameworks A, B, C, D

Colocar carrinho de compras, mta resposabilidade parece que tá enchendo lingüiça. :stuck_out_tongue:

keller

Acho que a combinacao das respostas e’ a melhor alternativa.

Na minha opiniao o gerente gostaria de ver o seguinte:

E o intrevistador tecnico gostaria de ver:
frameworks A, B, C, D

Tente pensar como voce e’ quem esta contratando.
Boa sorte com seu curriculo. :slight_smile:

G111

Bastante opiniões diferentes rsrsrsrsrs

Andei fazendo uma pesquisa no google e encontrei alguns portfólios (webdesign e programação) fazendo oq eu imaginava fazer (ainda não decidi :oops: )
Alguns tem até imagem das telas do projeto.

Ex:
http://www.acmidiaweb.com.br/portfolio.html
http://www.victorcatharino.com.br/#port
http://www.artproweb.com.br/index.php/category/portifolio/
http://www.renatodarrigo.com/portfolio/

Caso vcs tenham um site com portfólio ou conhecem algum que ache legal, poste aki com sua opinião !

Bjokas !!

P

Será que eles pegaram autorização para apresentar estas telas, porquê se não pegaram, vão ter problema.

Mesmo para um website que é algo público, o cliente por vezes não vai querer que você associe seu nome ao site dele, então esta autorização por escrito deve existir para não ter dor-de-cabeça depois.

Quanto a tirar print de telas de sistemas internos, jamais !

P

Exemplo do que não fazer:

A

Boa tarde Boone,

Obrigado por enviar as suas opiniões e visitar o meu site, fiz melhorias nele.

De fato esse seu toque é muito importante para todos, mas no meu caso desde o início tive essa autorização para publicar essas informações no meu Currículo Online. O meu site entraria como exemplo para essa questão se eu nao tivesse essa autorização, mas como eu tive, vamos apenas relembrar desse item importante mencionado por você.

Acho bacana também voce conversar antes com as pessoas dos sites que voce comenta para levantar as reais situações antes de debatê-las.

Att,

André Putz

ricardofrdrc

Olá G@bi,

Acredito que em currículos deva conter somente o nome das empresas que você trabalhou e não os projetos. Caso seja necessário a descrição completa dos projetos que você atuou, isso deverá ser feito durante a entrevista de emprego.

Segue a diaca para um modelo de currículo online que acho muito interessante… http://www.softwarecurriculo.com.br/

Aqui um exemplo do meu currículo http://www.softwarecurriculo.com.br/Ricardo

Grande abraço!

fabiozoroastro

ricardofrdrc,

É a primeira vez que vejo alguém deixar a pretensão salarial em um site público. =)

ricardofrdrc

fabiozoroastro:
ricardofrdrc,

É a primeira vez que vejo alguém deixar a pretensão salarial em um site público. =)

Olá fabiozoroastro,

Realmente não é comum e nem recomendado. Pois um currículo deve somente exibir os principais dados para contato, objetivos, formação e experiências.

Alguns dias atrás entrei em contato com o pessoal do www.SoftwareCurriculo.com.br solicitando que este campo não fosse exibido no currículo, a principio eles disseram que será removido.

Grande abraço!

WellingtonRamos

G@bi:
Oq acham sobre as informações que deve ou não deve ter em um currículo online ?
Digo com relação aos projetos. Até onde é importante informar a futuros clientes/empresas sobre os projetos que participou e até onde é antiético ?

Verifique os termos de confidencialidade combinados entre você e a empresa que trabalha (seja verbalmente ou por contrato).
Mas você pode citar a área de atuação do projeto, campo de atuação e tamanho do cliente (ex.: sistema de controle de estoque para grande empresa do setor comercial).
Clientes ao serem citados em currículo podem abrir portas ou fechá-las, vai de verificar cada caso especificamente.

Essas regras valem tanto online quanto no papel.

O mais importante são seus contatos na minha opinião. Deve conter o mínimo de informação (omita, especialmente, números de documentos como RG e CPF). Esses são dados devem ser informados apenas durante a entrevista (quando solicitados).

Criado 1 de março de 2011
Ultima resposta 2 de mar. de 2011
Respostas 20
Participantes 12