Olá pessoal,
Este é meu primeiro post(parabéns pelo portal e á todos que fazem parte dele), e gostaria de saber se atualmente as empresas onde vocês trabalham(ou para os PJ, apenas opinião pessoal mesmo) dão GRANDE importância à cursos feitos em ‘escolas de informática’, ‘cursos de especialização’ ou afins, como por exemplo:
- curso de redes, tcp/ip;
- curso de análise de projetos;
- etc.
PS: não estou falando de curso técnico, faculdade ou certificação, mas apenas cursinhos mesmo.
O ponto é: preciso destes cursinhos ou basta ter experiência pessoal (do ponto de vista de uma empresa)?
Obrigado pela atenção.
Anderson
Por partes.
Onde eu trabalho hoje, conceitos e coisas que passam batido na maioria dos lugares são utilizados o tempo todo, então você tem que saber TCP/IP, conceitos de SO, UNIX… enfim. Não importa onde você conseguiu esses conhecimentos, contanto que você os tenha.
Gerentes medíocres (99,99999%) podem ser influenciados por um cursinho num lugar qualquer. Fazer seleção é muito difícil, não dá pra aplicar uma prova em 99 mil candidatos com 99% de certeza.
Se for para ivnestir em ‘grife’, entretanto, eu ivnestiria em certificação. Note que o importante é você saber, dane-se se foi num curso, num livro ou numa caixa de cereal. Se for pensar em ter o que mostrar ‘esteticamente’, mostre certificados.
Uma coisa que sempre me ajudou em seleção foi participar de projetos open-source. De qualquer tamanho. PAra queme stá começando, estudantes… isso é ótimo!
[]s
Olá Amigo.
Em primeiro lugar as empresas buscam conhecimento.
Cursinhos desse tipo, só servem para impressionar e as boas empresas não caem nessa…rs
Meu conselho é, estude bastante, tire certificação…isso sim, vale e muito!!! :lol: :lol:
[quote=“oliveirarenan”]
Meu conselho é, estude bastante, tire certificação…isso sim, vale e muito!!! :lol: :lol:[/quote]
Renan, ficou estranho isso.
Certificação não prova absolutamnte nada em termos de conhecimento. Prova que alguém conseguiu decorar um certo livro e fez a prova.
A certificação e o curso seguem pelo mesmo princípio na hora de ‘imrpessionar’, é claroq eu um logotipo da Sun conta mais nesse lado de aparências… As boas emrpesas caem no ‘conto do certificado’, porque não cairiam no do curso?
[]s
Concordo com vc, mas na hora de uma empresa avaliar um candidato que tem um cursinho na “Escolinha X” e outro é certificado Sun, qual vc acha q seria o escolhido???
[quote=“pcalcado”][quote=“oliveirarenan”]
Meu conselho é, estude bastante, tire certificação…isso sim, vale e muito!!! :lol: :lol:[/quote]
Renan, ficou estranho isso.
Certificação não prova absolutamnte nada em termos de conhecimento. Prova que alguém conseguiu decorar um certo livro e fez a prova.
A certificação e o curso seguem pelo mesmo princípio na hora de ‘imrpessionar’, é claroq eu um logotipo da Sun conta mais nesse lado de aparências… As boas emrpesas caem no ‘conto do certificado’, porque não cairiam no do curso?
[]s[/quote]
concordo plenamente!
O Renan colocou que curso não é legal e tal e depois falou pra tentar certificação…!
Nada a ver!! A certificação é um curso tb…só que oficial…é uma prova que vc faz…e tal…acho que o cara tem que mostrar que sabe…mostrou que sabe, que se dane onde ele aprendeu…se ele vai ser util a empresa o resto é bobagem! 
ate mais…
[quote=“oliveirarenan”]
Concordo com vc, mas na hora de uma empresa avaliar um candidato que tem um cursinho na “Escolinha X” e outro é certificado Sun, qual vc acha q seria o escolhido???[/quote]
Por isso que eu falei que o logotipo da Sun conta.
O importante é não confundir ‘ser certificado’ com ‘saber alguma coisa’. isso não existe e nunca existiu.
[]s
[quote=“oliveirarenan”][quote=pcalcado]
[/quote]
Concordo com vc, mas na hora de uma empresa avaliar um candidato que tem um cursinho na “Escolinha X” e outro é certificado Sun, qual vc acha q seria o escolhido???[/quote]
Ainda continuamos naquela…este certificado prova que o cara “decorou” alguma coisa…sabemos que um certificado da Sun conta muito…mas vc já fez as simulações?! por lá vc vê que uma certificação dessas não prepara o cara para a vida real, ou seja, para o “moedor de carne” que são as coisas no mundo…é legal o cara ter, mas não acho essencial e nem caso “de vida ou morte”…como eu disse…pra testar o cara coloque ele pra fazer um programa X que faça tal e tal coisa…veja como sai esse programa e se sai rapido…veja se tem qualidade, enfim, N avaliações podem sair de um teste desses…
ate mais…
Olá pessoal,
Obrigado à todos pelos comentários. Também concordo com vocês.
Por aqui está cheio de “escolas” oferecendo cursos “profissionalizantes” mas checando a grade curricular do curso, os professores, escola e tal vê-se claramente que a única coisa que eles querem é dinheiro fácil. Tem escolas(empresas?) cobrando R$1200,00 pra ensinar a fazer um sisteminha de cadastro em java via copy-and-paste com jdbc num ambiente controlado(tudo já configurado e preparado pelo instrutor) ou então outra cobrando R$1500,00(por aqui isso equivale a uns R$3000,00 em SP/RJ) pra te ensinar como ser um “adminstrador de sistemas linux” mas que ensinam muito menos que os livros do Morimoto(aliás ótimos livros sobre linux) que você pode adquirir de graça(ou ser um cara legal e contribuir com R$8,00 para cada um).
Sem contar o tempo que você vai perder fazendo estes “cursos”.
O problema é que INFELIZMENTE como o pcaldado disse, muitos gerentes são medíocres e a regra por aqui é que se você não tem cursinhos esquece! Se você pedir pra fazer uma prova/teste pra mostrar
que sabe o que diz que sabe eles dizem que já tem outro cara que fez o cursinho e que ele “já provou” que sabe e que se eu sei então não teria problema nenhum eu fazer o cursinho também. Uma pena mesmo… que ainda pensem assim por aqui.
Acho que devo mudar de ares(estado, hehehe). O que vocês acham? Em SP/RJ/MG/DF é assim também?