Curso de Ciência da Computação

Olá Pessoal !

Gostaria de uma ajuda de vocês. Estou pensando em fazer Ciência da Computação na UNIP em São Paulo, no campus da Marquês de São Vicente, devido ser a mais próxima de minha residência. Alguém neste fórum estuda nesta instituição ou conhece alguma pessoa que estude para poder me informar se é uma boa opção?!
Fico grato pela atenção e pelas respostas!

kara eu estudo 2 ano de Ciencia da computação na UNIP de São José do Rio Preto e a instituição é muito boa kara
É um curso que tem bastante matematica mais é legal o curso e tb tem bastante aula de logica programação acho q vc iria gostar
Ah bastante matematica mais tb naum é nada demais antes de estudar na Unip eu estudava na Unirp de rio preto e a matematica la era bem mais rigoroza
mais boa sorte no seu curso

rigorosa

é a pressa de responder

vlw pelo alerta

Já que começaram… :

Pelo visto não é só a matemática que é “menas rigoroza”. Deve ser efeito da novilingua que assolou “estepaiz” nos últimos tempos…

Não resisti.

Eu acho que depende bastante do seu intuito e planos para o futuro.
Eu particularmente se fosse optar hoje, escolheria Sistema de Informação devido ao maior teor de Administração e correlatas.

[quote=Rafael Nunes]Eu acho que depende bastante do seu intuito e planos para o futuro.
Eu particularmente se fosse optar hoje, escolheria Sistema de Informação devido ao maior teor de Administração e correlatas.[/quote]

Como vc mesmo disse, é questão do que vc gosta de fazer. Ao contrário do que pensam, são dois cursos bem diferentes. Se gosta de programar, criar softwares para o usuário final, essas coisas, com certeza deve ir para sistemas.

Eu já gosto de IA, Segurança digital, robótica, essas coisas. Então não troco Ciências da computação por Sistemas.

[]'s

[quote] :slight_smile: [color=darkblue] Olá pessoal, eu sou um “Instrutor de Informática” e pretendo estudar faculdade de Ciência da Computação, mas antes eu quero saber qual seria o tipo de preparação para isso além dos estudos, conhecimentos em alguns programas, o que eu quero saber é por onde eu devo começar, se tem um curso especializado que seja um tipo de preparação para embargar neste mundo de tecnologia e informação.

Agradeço desde já, a atenção, obrigado pelas respostas![/color]
[/quote]
elvisbs3@hotmail.com

Hehe sinceramente? Minha opinião super pessoal… Sei que estou fugindo um pouco do assunto do tópico, mas…

Quem pretente fazer ciência de computação e não quer ou gosta de ter aulas de matemática, eu acho melhor procurar outra coisa p/ fazer… A matemática vai ajudar na aquisição de lógica e raciocíneo… Mesmo no curso de sistemas de informação, onde a matemática é bem menos puxada, eu acho que deveria ser algo um pouco mais rigoroso…

A computação é fundamentada na matemática, eu acho super importante. Não precisa ser mestre em matemática, mas pelo menos ter uma idéia de conjuntos e funções é primordial.

Até mais!

O problema e que em CC vc so ira utilizar cerca de menos de 10% do que aprendeu na facul… na vida real…
a menos que vc se torne um professor ou um matematico…

Pra mim esse curso é pura perda de tempo, vi um colega falando ai de robótica e afins, pow, o cara ta perguntando isso em um fórum Java, se imagina que ele queira ser programador Java, logo ficar 4 anos estudando matemática é pura perda de tempo.

Eu fiz Processamento de Dados em 3 anos na FIAP, rapidão sem stress, o que sei sobre programação(a maior parte) já sabia antes de comparecer a primeira aula do primeiro semestre do curso.

[quote=clodoaldoaleixo]Pra mim esse curso é pura perda de tempo, vi um colega falando ai de robótica e afins, pow, o cara ta perguntando isso em um fórum Java, se imagina que ele queira ser programador Java, logo ficar 4 anos estudando matemática é pura perda de tempo.

Eu fiz Processamento de Dados em 3 anos na FIAP, rapidão sem stress, o que sei sobre programação(a maior parte) já sabia antes de comparecer a primeira aula do primeiro semestre do curso.[/quote]

Qual o seu cargo?

Que diferença faz? Se dependesse da minha faculdade para aprender Java e trabalhar na área eu estaria ferrado. Utilizo 0% do que eu aprendi no meu curso de Ciência da Computação. Já tinha conhecimento de lógica antes de entrar lá, não trabalho com sistemas operacionais e nunca precisei fazer algoritmos de sorting ou implementar hash table na vida real.

Na faculdade usávamos C++ para aprender OO. Tudo o que sei de Java aprendi por conta própria.

Os dois acima estão completamente corretos, curso ciência da computação, vc nao aprende NADDDDDDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA que vai usar. É um curso academico, se vc por acaso fazer um mestrado e doutorado vc vai ser O cara, mas se vc nao fizer nada vc vai ser O bosta.

A unica coisa boa é que eles te dao uma boa base pra vc ESTUDAR o que vc quer aprender em qualquer segmento de exatas.

Minha grade, só de coisas que eu não vou usar tem:
Cálculo integral e diferencial 1, 2, 3, 4(4 semestres, 4 aulas por semana)
Geometria analitica 1 e 2(2 semestres, 2 aulas por semana)
Algebra linear e calc. numerico(2 semestres, 4 aulas por semana)
Física 1 e 2(aborda a 3 e 4 também nessas duas, 2 semestres, 4 aulas por semana)

Também tem uma infinidade de matérias de computação mesmo que vc NUNCA vai usar, e o que vc aprender vai ser bem por cima.

Se vc pretende trabalhar em quanto cursa a faculdade, esquece. Vc nao aprende nenhuma linguagem q da dinheiro(no Brasil) na faculdade(no maximo o BASICO de java). Se vc tiver saco de estudar na faculdade, chegar em casa e estudar algo que vai te dar dinheiro vc vai se dar bem. Tenho um amigo que tirou o SCEA antes de terminar a faculdade e saiu e logo no primeiro mês pegou emprego de analista ganhando 5mil por mes, mas ele se esforçou bastante enquanto ainda estava cursando a faculdade.

Mas se vc que trabalhar em quanto faz faculdade, faça sistemas de informação da FIAP(ensina bastante programação) e é isso que o mercado quer.

Considero isso extremamente relativo, vc deve ver se é você que vai pagar sua faculdade, se é de graça(bolsista), se vc tem que sustentar, se vc REALMENTE gostaria de estudar o dia inteiro… É isso que leva a sua escolha.

Ao contrário do nosso colega acima, eu acho o curso de Ciências da Computação muito importante, apesar de muito teórico. Acho ridículo faculdade ensinar linguagem, tem que ensinar conceito. Com o conceito você aprende N outras linguagens em um período curto de tempo. A grade matemática é pesada mas depois dela, quais situações lógicas ficam além de sua compreensão?
Sistemas de informação é um curso interessante, apesar de eu achar muito imediato.

Até!
Marcos ( que ainda não faz faculdade e prestou Engenharia )

Aprendi isso no GUJ :smiley:
Tive um professor de programação que defendo muito ele… ele não ensinava só OO, como também queria OO em 3 anos e não em 2, ensinava engenharia e referenciava Martin Fowler e GoF. Foi um dos melhores professores que já tive.

Eu faço sistemas e não troco por nada .
Muita coisa que estudo na faculdade utilizo no meu dia a dia de trabalho,
como conceitos aprendidos nas matérias de administração,programação, engenharia de software, analise de sistemas.
Acho muito importante e valido todo conhecimento adquirido na faculdade, pois por mais que você saiba você sempre aprende algo novo.

Não sei se varia muito de faculdade mais particularmente acho minha faculdade excelente estudo na PUC / MG.

Vc não leu direito meu post, você vai ser um ótimo qualquer coisa em TI fazendo CC se VOCÊ ESTUDAR POR FORA. E MUITO!

E eu fiz minha opnião não a base do que eu acho, e sim oque todos acham. Eu acho cálculo fundamental… pq eu estou em pesquisa cientifica. Mas quem quer trabalhar, não é calculo que vai fazer algo não!

Ciência da computação é um curso de matemática aplicada, você vai ter a melhor base de pesquisador de todos os cursos no meu ponto de vista. Hoje todos pesquisadores matemáticos e físicos usam computação(e dependem totalmente disso), caso você se interesse e estude esses assuntos você será melhor que os dois juntos.

Prefiro falar pro pessoal ir pra SI pois pelo menos no meu curso, dos que começaram, eu só vi 50% no segundo semestre… Pouca gente está interessada em matemática e pesquisa hoje em dia.

Muita gente termina o ensino médio já pensando em parar de aprender matemática e afins por não aguentar mais… e bate de frente com um curso que você tem TODAS matérias de matemática aplicada? O pessoal desiste.

E SI é infinitamente mais fácil(não desmerecendo) de passar independente da faculdade, pois você não vai ter aquelas integrais gigantes para resolver, você não vai ter que ser uma HP ambulante e tals… Você pode tranquilamente estágiar desde seu primeiro ano da faculdade(se você tiver já uma experiência com computação).

Alguem que estuda SI pode também ser tão bom em matemática quanto um CC, só que é raro alguem fazer SI e ficar estudando cálculo “atoa” não é? Normalmente quem faz SI não quer de jeito nenhum ver matemática(se não me engano SI tem 2 matérias de matemática).

Bom, a conclusão é que o curso não faz o aluno e sim o aluno que faz o curso. Mas continuo não recomendando o curso à não ser que você goste muito de matemática e ficar horas resolvendo problemas e como a chance é pequena, eu digo, faça SI. Você provavelmente vai acabar ganhando mais que a maioria dos CC(em geral, pois muito CC sai da faculdade sem saber merda nenhuma como já disse).