Curso de java

Ae pessoal, andei dando uma estudada, como não trabalho com java e muito menos vejo alguma coisa de java, vale apena fazer um treinamento para fixar os conhecimentos p/ se dar bem na prova? Vc que já é certificado já tinha um experiência com java ou começou do zero? Fez treinamento?

Bom é só :slight_smile:

Olá Gauss!!

Eu não sou certificada, mas tenho um amigo certificado. Ele recomendou que eu fizesse um curso, mesmo que eu já esteja estudando a um tempo para consolidar o conhecimento e assim fazer uma boa prova. Eu também não trabalho com Java. Me recomendaram o curso do Professor da UFF Carlos Ribeiro e eu entrei em contato com ele nesse ano. O curso dele prepara para pelo menos as três primeiras provas de certificação, além de fornecer uma base para você entrar no mercado. Tem também o curso da Infnet, que dizem ser ótimo também.
Então, apesar de estar estudando, optei por começar o curso.

Abraço,

Eu não fiz nenhum curso para me certificar, mas já trabalhava com Java e dedicava ao menos 2h/dia para estudar os tópicos da certificação…

[]'s

tudo isso é relativo cara… e depende muito mais do aluno que da metodologia que ele for adotar… tem varios topicos aqui no guj se vc procurar… com muitas perguntas semelhante a sua e outras ate… bem mais abrangente que eu recomendo para quem está començado na area´…

Mas vamos la: eu sou certificado e começei do zero… nao fiz nenhum curso alem de comprar um livro e começar primeiramente OO depois java e depois comprei um para certificacao. isso começou em março/06 e fiz minha certificacao em novembro/07 e esse foi o meu tempo de estudo com java + certificacao.

pq eu resolvir fazer a certificaao sem ter experiencia?

• bom no meu caso eu optei tirar a certificacao pq foi uma forma, de eu querer aprender a linguaguem e saber o pq do uso de cada coisa…e também para aprender os conceito de OO, muitos falam que a prova é decoreba, bom acho que apenas 30% dela é decoreba a parte de api, tem q ser decoreba pq nao tem outra forma… mais a parte de OO, fundamentos da linguagem nao é decoreba, ou o cara sabe… ou la na hora ele perde a questao pq o mesmo assunto a sun pergunta de N formas e com sintaxe complexas e outras mais fáceis… etc.
    Entao eu nao tava afim de aprender java… como aprendi e programaei em php por quase 2 anos… de forma tecnica sem saber explicar o pq do uso. E isso eu aprendi na certificacao como por exemplo: “muitos programadores ai, nao sabe explicar a essencia de usar == ou equals e nao sabe como fazer equals funcionar qdo a classe nao implementa, e outra sera q ele sabe explicar o funcionanmento do equals?” bom isso aprendi estudando para certificacao… normalmente qdo vc estuda para a mesma… acaba estudando algo mais abrangente que ela aborda… e isso tb pode ser um intuito da sun. Claro que o cara que é certificado ele nao o “Deus” mais ele está preparado para estudar qualquer área java… seja ela j2me, j2ee ou qualquer outra tecnologia que implementa os conceitos de OO, ja q é esse o foco do exame scjp, ou OO está na sua veia, ou terá problemas.

E a respeito do curso o q acha lpjava?

• bom acho o curso interessante e sim tem $$ mais antes veja a qualidade do curso hehe… mais assim… eu mesmo nao faria um curso na area de desenvolvimento por dois motivos:
  • nao tenho dinheiro para pagar nesses cursos que é um investimento muito alto, prefiro pegar o valor e investir em outra area que nao consigo aprender de forma autodidata como um curso de ingles.
  • outra dar para aprender a area de desenvolvimento com livros tranquilamente bons livros é o que nao falta, o unico problema para alguns seria a disciplina… de ler o livro(e metodologia de como ler, pois nao é somente ler)… e os horarios de estudos, ter o habito de sempre ler o livro no dias programados.

Agora um curso q eu faria por exemplo: na area de redes…
Não dar para aprender redes com livro, vc pode ter um livro para complementar os estudos mais redes tem que praticar… e nao dar para ter todo o equipamento em casa… rs entao é mais barato fazer um curso em uma boa instituição www.area1.br

bom espero ter ajudado com minha experiencia… mais veja qual é o melhor para vc… os livros ou o curso… isso vai de cada um… o deu certo para mim nao pode dar para vc… nao existe metodologia para isso… ja que somos pessoas diferentes, com culturas diferentes, educacao etc… entao isso afeta… à pessoas que nao consegue ler 10 paginas de um livro… mais ler 10 paginas de um artigo por exemplo… à pessoas que so aprende outra pessoa falando e explicando la na frente e outras que odeiam isso que so aprende em seu canto, com ele mesmo :smiley:

flw! boa sorte

LPJava, bom dia!!

Você fez a Certificação SCJA? Se sim, como estudou para ela e o que estudou??

Obrigada pelos esclarecimentos desde já!

Um Abraço,

Aprendi por conta comprando livros e estudando especificações.

Acredito que o metodo escolhido esteja atrelado ao perfil de cada um, se o cara possuir disciplina para estudar sozinho, acho interessante usar a Internet, e o livro da Kathy Sierra, senão procure um bom curso, e paralelo a isso mantenha uma leitura sobre os topicos da prova.

Sds,

[quote=Lys Marie]LPJava, bom dia!!

Você fez a Certificação SCJA? Se sim, como estudou para ela e o que estudou??

Obrigada pelos esclarecimentos desde já!

Um Abraço,

[/quote]

nao fiz a SCJA nao fiz a SCJP… mas pretendo fazer a SCJA, mas depois da SCWCD…
No caso para a scjp estudei usando o livro da kathy sierra - segunda edicao, o livro certificacao java 5 - (apenas exercicios e simulado esse aqui) e whizlabs.

:smiley:

Tipo eu li o deitel, na minha opnião é meio que impossivel responder bem os mocks com ele, muda bastante caso eu estude o da kathy? Vcs tb tiveram essa dificuldade?

Eu ainda estou lendo o Deitel. Sempre que me bate alguma dúvida consigo sanar utilizando ele. Tem sido uma ótima experiência para mim.

Abraços,

Pelo que ouço dizer, o curso do Prof. Carlos Ribeiro é muito bom.

Olá Márcio!

É justamente este que eu vou fazer. Ele abrange bem os tópicos e cobre as três primeiras provas de certificação.

Abraços!

O que tu considera como “três primeiras provas”?

Elton,

Considero como as três primeiras provas as certificações SCJA. SCJP e SCJD.

Abraços!!

Oi Lys, em breve também devo fazer um curso com o Carlos Ribeiro. Provavelmente Struts, Hibernate ou EJB 3.0.

eu tbm não trabalho com java mais ja venho utilizando a linguagem a algum tempo pois sempre gostei…
agora resolvi fazer a scjp e vou estudar apenas pelo livro da kathy e os simulados (já consegui vários por sinal) pois os cursos estão caros d+…

comprei o livro da kathy pela internet e estou esperando chegar para fazer meu cronograma de estudos…
se a faculdade não apertar muito no semestre q vem, pretendo fazer a prova no meio do ano q vem mesmo…

pelos comentários q já vi aqui no forum muita gente estudou por conta própria e passou…
quase sempre a resposta é a mesmo
livro da kathy e mocks adoidado…
vou tentar dessa maneira…