Ae pessoal, andei dando uma estudada, como não trabalho com java e muito menos vejo alguma coisa de java, vale apena fazer um treinamento para fixar os conhecimentos p/ se dar bem na prova? Vc que já é certificado já tinha um experiência com java ou começou do zero? Fez treinamento?
Eu não sou certificada, mas tenho um amigo certificado. Ele recomendou que eu fizesse um curso, mesmo que eu já esteja estudando a um tempo para consolidar o conhecimento e assim fazer uma boa prova. Eu também não trabalho com Java. Me recomendaram o curso do Professor da UFF Carlos Ribeiro e eu entrei em contato com ele nesse ano. O curso dele prepara para pelo menos as três primeiras provas de certificação, além de fornecer uma base para você entrar no mercado. Tem também o curso da Infnet, que dizem ser ótimo também.
Então, apesar de estar estudando, optei por começar o curso.
tudo isso é relativo cara… e depende muito mais do aluno que da metodologia que ele for adotar… tem varios topicos aqui no guj se vc procurar… com muitas perguntas semelhante a sua e outras ate… bem mais abrangente que eu recomendo para quem está començado na area´…
Mas vamos la: eu sou certificado e começei do zero… nao fiz nenhum curso alem de comprar um livro e começar primeiramente OO depois java e depois comprei um para certificacao. isso começou em março/06 e fiz minha certificacao em novembro/07 e esse foi o meu tempo de estudo com java + certificacao.
pq eu resolvir fazer a certificaao sem ter experiencia?
bom no meu caso eu optei tirar a certificacao pq foi uma forma, de eu querer aprender a linguaguem e saber o pq do uso de cada coisa…e também para aprender os conceito de OO, muitos falam que a prova é decoreba, bom acho que apenas 30% dela é decoreba a parte de api, tem q ser decoreba pq nao tem outra forma… mais a parte de OO, fundamentos da linguagem nao é decoreba, ou o cara sabe… ou la na hora ele perde a questao pq o mesmo assunto a sun pergunta de N formas e com sintaxe complexas e outras mais fáceis… etc.
Entao eu nao tava afim de aprender java… como aprendi e programaei em php por quase 2 anos… de forma tecnica sem saber explicar o pq do uso. E isso eu aprendi na certificacao como por exemplo: “muitos programadores ai, nao sabe explicar a essencia de usar == ou equals e nao sabe como fazer equals funcionar qdo a classe nao implementa, e outra sera q ele sabe explicar o funcionanmento do equals?” bom isso aprendi estudando para certificacao… normalmente qdo vc estuda para a mesma… acaba estudando algo mais abrangente que ela aborda… e isso tb pode ser um intuito da sun. Claro que o cara que é certificado ele nao o “Deus” mais ele está preparado para estudar qualquer área java… seja ela j2me, j2ee ou qualquer outra tecnologia que implementa os conceitos de OO, ja q é esse o foco do exame scjp, ou OO está na sua veia, ou terá problemas.
E a respeito do curso o q acha lpjava?
bom acho o curso interessante e sim tem $$ mais antes veja a qualidade do curso hehe… mais assim… eu mesmo nao faria um curso na area de desenvolvimento por dois motivos:
nao tenho dinheiro para pagar nesses cursos que é um investimento muito alto, prefiro pegar o valor e investir em outra area que nao consigo aprender de forma autodidata como um curso de ingles.
outra dar para aprender a area de desenvolvimento com livros tranquilamente bons livros é o que nao falta, o unico problema para alguns seria a disciplina… de ler o livro(e metodologia de como ler, pois nao é somente ler)… e os horarios de estudos, ter o habito de sempre ler o livro no dias programados.
Agora um curso q eu faria por exemplo: na area de redes…
Não dar para aprender redes com livro, vc pode ter um livro para complementar os estudos mais redes tem que praticar… e nao dar para ter todo o equipamento em casa… rs entao é mais barato fazer um curso em uma boa instituição www.area1.br
bom espero ter ajudado com minha experiencia… mais veja qual é o melhor para vc… os livros ou o curso… isso vai de cada um… o deu certo para mim nao pode dar para vc… nao existe metodologia para isso… ja que somos pessoas diferentes, com culturas diferentes, educacao etc… entao isso afeta… à pessoas que nao consegue ler 10 paginas de um livro… mais ler 10 paginas de um artigo por exemplo… à pessoas que so aprende outra pessoa falando e explicando la na frente e outras que odeiam isso que so aprende em seu canto, com ele mesmo
Acredito que o metodo escolhido esteja atrelado ao perfil de cada um, se o cara possuir disciplina para estudar sozinho, acho interessante usar a Internet, e o livro da Kathy Sierra, senão procure um bom curso, e paralelo a isso mantenha uma leitura sobre os topicos da prova.
Você fez a Certificação SCJA? Se sim, como estudou para ela e o que estudou??
Obrigada pelos esclarecimentos desde já!
Um Abraço,
[/quote]
nao fiz a SCJA nao fiz a SCJP… mas pretendo fazer a SCJA, mas depois da SCWCD…
No caso para a scjp estudei usando o livro da kathy sierra - segunda edicao, o livro certificacao java 5 - (apenas exercicios e simulado esse aqui) e whizlabs.
Tipo eu li o deitel, na minha opnião é meio que impossivel responder bem os mocks com ele, muda bastante caso eu estude o da kathy? Vcs tb tiveram essa dificuldade?
eu tbm não trabalho com java mais ja venho utilizando a linguagem a algum tempo pois sempre gostei…
agora resolvi fazer a scjp e vou estudar apenas pelo livro da kathy e os simulados (já consegui vários por sinal) pois os cursos estão caros d+…
comprei o livro da kathy pela internet e estou esperando chegar para fazer meu cronograma de estudos…
se a faculdade não apertar muito no semestre q vem, pretendo fazer a prova no meio do ano q vem mesmo…
pelos comentários q já vi aqui no forum muita gente estudou por conta própria e passou…
quase sempre a resposta é a mesmo
livro da kathy e mocks adoidado…
vou tentar dessa maneira…