Curso de Java

Meu chefe por exemplo, tem 28 anos.
Ele programa em Java, Visual Basic, C, .Net e Asp.
Ele desenvolveu o sistema que cuida de 90% das farmacias da cidade, fora os outros tipos de estabelecimentos. (Desenvolveu o sistema e VB).
Ele criou um sistema de Gestão Escolar que se acessa via internet através do servidor do cliente. (Desenvolveu em Java).
Criou um sistema via web para nós, da empresa, administrarem o suporte, as vendas, temos um FAQ, etc…
O sistema de vendas ( que cuida das farmacias e outros estabelecimentos ) é integrado com varios outros sistemas.

Ele desenvolveu esse quando estava na faculdade, sendo que nunca tinha feito curso de programação, ele aprendeu tudo sozinho.

Uma prova que se pode estudar sozinho.

(Obs: se alguem quizer ver o sistema o site da empresa é www.ultramax.com.br

Oi Jaqueline!

O Lucas tambem tem um bom ponto. Mas voce tambem nao precisa correr atras de tudo sozinha, alem de instrutores nos cursos, apostilas, nao esqueça que voce tera o GUJ pra tirar suas duvidas depois do curso. Muitos instrutores e desenvolvedores da Caelum, e tambem de outras instituicoes, estão sempre aqui no forum e gostam muito de resolver os problemas que quem está começando enfrenta.

Como disseram, para aproveitar o curso, além de se dedicar a ele, é importante praticar em casa, participar da comunidade e ler, como você já esta fazendo.

Acontece que no meu caso apenas apostilas e livros não adiantam muito, necessito de um instrutor para tirar qualquer dúvida que possa ter.[/quote]

Isso que pode ser ruim, programação é uma area onde você tem que desevolver lógica para ter o minimo de duvidas possiveis, pois você terá que dar soluções ao cliente.

Se você trabalhar como freelancer, ninguem ficara te auxiliando o tempo inteiro se ocorrer problemas…

Citei o caso de pegar um professor que faça tudo pra você, mas geralmente é ao contrario, o professor passara a matéria, dara uma explicação e mandara fazer exercicio, ele não vai ficar tirando n duvidas, isso ocorre muito nas faculdades.[/quote]

Nem quero um professor que faça as coisas por mim, eu quero é me virar mesmo pra resolver os exercícios e qualquer problema que possa aparecer.
Acontece que existem diversos tipos de pessoas, e me desculpa se eu preciso de um instrutor pra entender melhor o conceito.
Nem todo mundo é tão bom quanto vc, que somente lendo livros e apostilas consegue entender.
E por que não aproveitar pra fazer o curso já que tenho força de vontade para aprender, sou esforçada, gosto de Java e tenho uma noção, e tenho condições para pagar, acredito que isso já é o sulficiente para quem tah começando.
Pra que complicar as coisas se eu posso facilita-las.[/quote]

kk, acho que você entendeu errado.

Eu não falei que era bom pra apreender sozinho, tanto que vire e mexe pergunto alguma coisa pro meu chefe, e acho que estou errado em ficar perguntando, pois acabo me acomodando e não quebro a cabeça pra resolver um problema.

[quote=JAQUELINEDIAS]Atualmente faço faculdade de Sistemas de Informação na Universidade São Judas, lá nós temos matérias que envolvem Java. No começo tive um pouco de dificuldade, é no entanto que no 1º ano peguei DP de Lógica da Programação, mas este ano após começar a ler a apostila da Caelum do FJ-11 comecei a entender melhor e foi ai que realmente começou o meu interesse em fazer o curso.
Quanto a Lógica de Programação, tenho um pouco de dificuldade ainda, por isso fechei também um curso de Introdução a Lógica da Programação pela Impacta, este curso começo no dia 23/05 e termino dia 27/06, somente após isso começo o da Caelum de Consultor Java, que inicia no dia 05/07 até 31/07.[/quote]

Eu estudo lá também, se bobear já devo ter te visto andando pelos corredores… quando eu entrei lá, ainda usávamos C pra aprender lógica de programação, mas depois trocaram pra Java… só que os professores são um caso á parte… existem bons professores, e existem uns professores que sinceramente eu acho que compraram diploma, meu professor de lógica do 1º ano sabia tanto de Java quanto um rinoceronte acéfalo… ou seja, nada… mas a gente se virou… o que importa é voce se dedicar e estudar sozinha, porque se depender muito dos professores, é bem provável que você não aprenda nada!

[quote=Paulo Silveira]Oi Jaqueline!

O Lucas tambem tem um bom ponto. Mas voce tambem nao precisa correr atras de tudo sozinha, alem de instrutores nos cursos, apostilas, nao esqueça que voce tera o GUJ pra tirar suas duvidas depois do curso. Muitos instrutores e desenvolvedores da Caelum, e tambem de outras instituicoes, estão sempre aqui no forum e gostam muito de resolver os problemas que quem está começando enfrenta.

Como disseram, para aproveitar o curso, além de se dedicar a ele, é importante praticar em casa, participar da comunidade e ler, como você já esta fazendo.[/quote]

Sim, se eu tivesse a oportunidade de fazer o curso, concerteza faria, pois ouço falar muito bem da Caelum e não tenho duvida disso pois as apostilas desenvolvidas pela Caelum são excelentes, mas também correria atrás por conta para melhorar cada vez mais.

[quote=LucasAdri07]Eu sempre tinha o costume de tudo que eu quizesse apreender eu fazia um curso, hardware, webdesigner, autocad etc…
Mais percebi que o melhor jeito de se estudar é sózinho.

Meu pai sempre me falava, você tem capacidade de apreender sozinho, quando você faz um curso é bom, tem alguem pra te auxilia, você vai estar envolvido na area, mais por outro lado, você acaba ficando acomodado.
Dependendo do professor que você pega, ele faz tudo pra você e você acaba não desenvolvendo a lógica, um dos principais fundamentos da programação.

Acho que estudar sozinho, desenvolve mais a criatividade, a lógica pois você terá que insistir até conseguir resolver o problema.

Mas, pode ser uma boa o curso da Caelum, desde que você não fique presa somente ao curso, mais estude em casa, pois a maioria do pessoal que faz curso só dedica aqueel tempo aos estudos.

Mais boa sorte no curso da Caelum e bons estudos.[/quote]

Minha intenção é não somente estudar na escola com instrutor, mas também estudar em casa.
O curso é apenas para me dar uma base de Java, mais um conceito…
É que nem um professor meu diz, Programação nào é algo que vc decora e pronto, é preciso exercitar constantemente pois, cada caso é um caso no qual sempre vão surgir problemas diferentes.
O curso vai servi apenas para começar a minha vida de Java.

Muito Obrigado.

[quote=marcelo.bellissimo][quote=JAQUELINEDIAS]Atualmente faço faculdade de Sistemas de Informação na Universidade São Judas, lá nós temos matérias que envolvem Java. No começo tive um pouco de dificuldade, é no entanto que no 1º ano peguei DP de Lógica da Programação, mas este ano após começar a ler a apostila da Caelum do FJ-11 comecei a entender melhor e foi ai que realmente começou o meu interesse em fazer o curso.
Quanto a Lógica de Programação, tenho um pouco de dificuldade ainda, por isso fechei também um curso de Introdução a Lógica da Programação pela Impacta, este curso começo no dia 23/05 e termino dia 27/06, somente após isso começo o da Caelum de Consultor Java, que inicia no dia 05/07 até 31/07.[/quote]

Eu estudo lá também, se bobear já devo ter te visto andando pelos corredores… quando eu entrei lá, ainda usávamos C pra aprender lógica de programação, mas depois trocaram pra Java… só que os professores são um caso á parte… existem bons professores, e existem uns professores que sinceramente eu acho que compraram diploma, meu professor de lógica do 1º ano sabia tanto de Java quanto um rinoceronte acéfalo… ou seja, nada… mas a gente se virou… o que importa é voce se dedicar e estudar sozinha, porque se depender muito dos professores, é bem provável que você não aprenda nada! [/quote]

Entendi. Realmente tem uns professores ali naquela faculdade que só deus mesmo pra entender o que eles querem passar.
Mas a questão é, não quero e nem vou me acomodar, ficar dependendo dos outros não é bem o meu tipo, não gosto disso. Muito pelo contrário, eu prefiro quebrar a cabeça e tentar resolver as coisas sozinha.

Também recomendo os cursos da Caelum !!!, já fiz dois cursos lá e posso dizer que o nível é muito bom.

abs

No meu caso, fazer o curso esta sendo bom para quebrar aquela barreira inicial de não entendimento de NADA rs

Depois de um certo entendimento da linguagem fica mais fácil procurar soluções corretas de forma autodidata. Hoje estou conseguindo correr atrás de problemas e soluções.

Se divirta com Java e bem vinda.

[quote=Paulo Silveira]Oi Jaqueline!

Como disseram, para aproveitar o curso, além de se dedicar a ele, é importante praticar em casa, participar da comunidade e ler, como você já esta fazendo.[/quote]

Pode deixar amigo, que com certeza não vou fazer esse investimento pra me acomodar, eu quero aprender o conceito de Java, e com certeza qualquer dúvida que tiver vou procurar o GUJ.
Quanto a livros, ler em casa e treinar, não tenha dúvidas, isso já estou fazendo por isso decidi fazer o curso.
Como disse anteriormente, programação vc só aprende praticando, não é como uma matéria que tenho na faculdade de Probabilidade e Estatistica, que é só entender como resolve, decorar a fórmula e pronto. Programaçào é algo que vc tem de treinar diariamente.

Muito obrigado pela dica.
Abraços

Acontece que no meu caso apenas apostilas e livros não adiantam muito, necessito de um instrutor para tirar qualquer dúvida que possa ter.[/quote]

Isso que pode ser ruim, programação é uma area onde você tem que desevolver lógica para ter o minimo de duvidas possiveis, pois você terá que dar soluções ao cliente.

Se você trabalhar como freelancer, ninguem ficara te auxiliando o tempo inteiro se ocorrer problemas…

Citei o caso de pegar um professor que faça tudo pra você, mas geralmente é ao contrario, o professor passara a matéria, dara uma explicação e mandara fazer exercicio, ele não vai ficar tirando n duvidas, isso ocorre muito nas faculdades.[/quote]

Nem quero um professor que faça as coisas por mim, eu quero é me virar mesmo pra resolver os exercícios e qualquer problema que possa aparecer.
Acontece que existem diversos tipos de pessoas, e me desculpa se eu preciso de um instrutor pra entender melhor o conceito.
Nem todo mundo é tão bom quanto vc, que somente lendo livros e apostilas consegue entender.
E por que não aproveitar pra fazer o curso já que tenho força de vontade para aprender, sou esforçada, gosto de Java e tenho uma noção, e tenho condições para pagar, acredito que isso já é o sulficiente para quem tah começando.

Eu não falei que era bom pra apreender sozinho, tanto que vire e mexe pergunto alguma coisa pro meu chefe, e acho que estou errado em ficar perguntando, pois acabo me acomodando e não quebro a cabeça pra resolver um problema.

Pode deixar que quanto a estudar além do curso não vai ser nenhum problema.
Eu não quero me acomodar, eu só toh em busca de algo pra me dar uma base, depois é por minha conta… além do curso pretendo assim como vc, buscar livros e apostilas pra aprimorar o meu conhecimento.

Muito obrigado pela sua dica e desculpa qualquer coisa

[/quote]

Só uma coisa Jaqueline.

Você disse em outro post que pretendia não seguir carreria em programação, mais teria que aprender pois é da faculdade.
Você pretede fazer o curso com o intuito de seguir na carreria de programação ou é mais para ter a base mesmo ?

[quote=JAQUELINEDIAS]Giulliano,

Não necessariamente eu preciso saber realizar uma lógica desse nível, até mesmo porque minha intenção com este curso não é ser programadora e sim seguir carreira em outras areas, só que infelizmente tenho de aprender a programar para passar na faculdade, goste de programação só me desculpa se o meu raciocinio lógico não esta tão desenvolvido como o seu. E realmente tenho alguma dificuldades, entendo o que pede o enunciado só que não consigo colocar isso no papel.

Por acaso vc me sugere algum curso bom, que me ajude a desenvolver melhor esse lado de programação?[/quote]

Pode deixar que quanto a estudar além do curso não vai ser nenhum problema.
Eu não quero me acomodar, eu só toh em busca de algo pra me dar uma base, depois é por minha conta… além do curso pretendo assim como vc, buscar livros e apostilas pra aprimorar o meu conhecimento.

Muito obrigado pela sua dica e desculpa qualquer coisa.[/quote][/quote]

Magina, mais tenho certeza que se você seguir o que está falando de fazer o curso e se dedicar estudando sozinha também, será uma boa formação para você.

[quote=M3g4d3th]

No meu caso, fazer o curso esta sendo bom para quebrar aquela barreira inicial de não entendimento de NADA rs

Depois de um certo entendimento da linguagem fica mais fácil procurar soluções corretas de forma autodidata. Hoje estou conseguindo correr atrás de problemas e soluções.

Se divirta com Java e bem vinda.[/quote]

É exatamente isso que eu quero "quebrar aquela barreira inicial de não entendimento de NADA ", é como vc disse “Depois de um certo entendimento da linguagem fica mais fácil procurar soluções corretas de forma autodidata”. Simplesmete é isso que eu busco, depois eu me viro sozinha.

Muito obrigado

[quote=LucasAdri07]Só uma coisa Jaqueline.

Você disse em outro post que pretendia não seguir carreria em programação, mais teria que aprender pois é da faculdade.
Você pretede fazer o curso com o intuito de seguir na carreria de programação ou é mais para ter a base mesmo ?[/quote]

Realmente eu tinha essa visão, porque não entendia nada e tava irritada.
Mas depois daquele outro post, tomei vergonha na cara e corri atrás de imprimir a apostila da Caelum do FJ-11 para estudar, foi ai que comecei a pegar gosto pro Java depois que comecei a ler a apostila.
Quanto a carreira de Programação, neste momento é que pretendo seguir, só que ainda sou nova, toh ainda no começo da Faculdade pode ser que no Futuro isso mude. Mas nesse momento, estou decidida a aprender mais sobre Java e seguir carreira. Claro que sou uma pessoa que tem ambição e não pretendo me acomodar como programadora, mas neste momento é isso que quero.
Foi dificil decidir entrava nessa area ou nào, estou a 1 mês analisando isso, mas é aquilo depois de ler, ter aulas na faculdade peguei gosto e decidi isso.

Hmm, entendi, é que fiquei meio confuso ao ler no outro post que você não pretendia seguir carreira como programadora.

Essa conversa de que ela tem que aprender sozinha e bla bla bla nem sempre é válido…tem pessoas que não conseguem aprender somente lendo e exercitando, precisa de alguém auxiliando, mostrando qual caminho seguir e etc…nem todo mundo tem essa capacidade de aprender sozinho, e é pra isso que os cursos servem também.

Portanto Jaqueline, boa sorte no curso…e se você seguir certinho o que está falando com certeza será uma ótima profissional, as vezes tem que ter o curso mesmo pra quebrar essa barreira como você falou, pra mostrar o caminho que tem que seguir e tal…depois, um abraço, só saber caminhar certinho que vai longe.

:wink:

[quote=LuanMelo]Essa conversa de que ela tem que aprender sozinha e bla bla bla nem sempre é válido…tem pessoas que não conseguem aprender somente lendo e exercitando, precisa de alguém auxiliando, mostrando qual caminho seguir e etc…nem todo mundo tem essa capacidade de aprender sozinho, e é pra isso que os cursos servem também.

Portanto Jaqueline, boa sorte no curso…e se você seguir certinho o que está falando com certeza será uma ótima profissional, as vezes tem que ter o curso mesmo pra quebrar essa barreira como você falou, pra mostrar o caminho que tem que seguir e tal…depois, um abraço, só saber caminhar certinho que vai longe.

:wink:[/quote]

É, tem gente que não tem facilidade, eu mesmo quebro a cabeça pra conseguir resolver um problema por isso sempre queria fazer curso, mais também a pessoa fica presa à curso em tudo que for fazer, não vai resolver muito.
Ex: O cara faz um curso de sabado de Java, ai ele ve Java no sabado, e depois só vai pensar em Java no sabado seguinte.

Não liga naum, as vezes eu sou assim.
Mas é que estava realmente desanimada e não pretendia seguir carreira como o programadora.
O que acontece é que antes eu estava acomodada esperando tudo cair do céu, por isso não entendia nada, em casa no tempo livre ao invés de estudar, não, eu preferia ficar o dia inteiro sem fazer nada.
Tem pouco tempo que acordei pra realidade e comecei a estudar, procurar superar minhas dificuldades e foi nessa que comecei a gostar de programar.
Por isso que te digo que o curso é apenas pra me dar uma base por onde começar, depois disso é por minha conta. Não quero mais ficar esperando as coisas cairem do céu.

Valeu.

[quote=LuanMelo]Essa conversa de que ela tem que aprender sozinha e bla bla bla nem sempre é válido…tem pessoas que não conseguem aprender somente lendo e exercitando, precisa de alguém auxiliando, mostrando qual caminho seguir e etc…nem todo mundo tem essa capacidade de aprender sozinho, e é pra isso que os cursos servem também.

:wink:[/quote]

Concordo plenamente com vc.
Muito obrigado
Abraços