Curso de Pós graduação. Sugestões?

14 respostas
hlegius

Salve !
Estou pensando começar uma Pós Graduação ano que vem. Meu objetivo é algo na área de Arquitetura de Software. Como não encontrei nada relacionado, encontrei dois cursos que compreendem (ao meu ver) o que quero.

[FIAP] Engenharia de Software Orientado à Serviços (fala mais sobre UML do que outra coisa :/)
[Impacta] Engenharia de Software (abrange áreas mais de modelagem, desenvolvimento, processos ágeis e etc)

Tenho estudado de forma auto-didata e queria cursar a pós mais por causa do diploma e claro aprender pontos de vista diferentes e tal.
O que os senhores dizem a respeito ?

Abraços !

14 Respostas

ViniGodoy

Ótima idéia. Não só você aprende, como também troca contatos e aumenta seu networking.

Em que região do país é?

hlegius

ViniGodoy:
Ótima idéia. Não só você aprende, como também troca contatos e aumenta seu networking.

Em que região do país é?

Em São Paulo mesmo !
Sim, o networking vale muito mesmo !

furutani

Aconselhos o curso de Eng. de SW do IBTA.

Marciano_Java

Cara eu também aconselho o IBTA eu fiz faculdade na impacta e é um lixo, totalmente desorganizada os professores não são bons e muitas outras coisas que vão te dar muita dor de cabeça, então esqueça impacta.
Sugiro você dar uma olhada nos cursos da FIAP, lá também tem pós em Engenharia.
Marciano.

hover

Existe um convênio do ITA com a Stefanini Training que oferece cursos de pós graduação na cidade de SP, os cursos são de Engenharia de Sw, Segurança da Informação e Gerencia de Projetos.

Se o objetivo é o canudo, acho q o ITA tem mais nome que IBTA, FIAP e Impacta.

Fiz Engenharia de Sw lá e estou pensando em fazer outro … agora sem TCC … por isso estava pensando em um curso de extensão. Como estou trabalhando com SOA, pensei em fazer este da Unicamp (http://www.ic.unicamp.br/soa), mas mandei e-mail para saber se vai haver mais turmas e ninguem respondeu.

Alguem tem alguma sugestão de curso mais voltada p/ metodologias ágeis? (pq o curso de Eng de Sw foi mto ligada ao RUP)

wandersonxs

Realmente o ITA tem mais nome que qq outra instituição.

Eu estou fazendo um mestrado com um professor do ITA , só que estou fazendo pela UNIFESP.
Mas o meu curso não abrange muito as disciplinas de TI, está mais voltado para Medicina.

Mas meu projeto enfoca IA, redes Neurais e Fuzzy… (Por isto do orientador do ITA).
E estou desenvolvendo uma solução para a UTI.

Abraços
Wanderson

hlegius

Achei estranho a Impacta ter a administração num prédio e as aulas em outro. Isso já deixou-me triste pois qualquer bucha preciso ir longe demais para resolver. Para completar o pessoal já disse que não é bom hahaha !
O que eu achei legal deles foi a grade, mas só !

Vou ver essa do ITA, achei maneiro. Queria fazer FIAP, mas a grade é praticamente: UML :confused:

robinsonbsilva

Jovem,

Em relação aos cursos de Pós Graduação ITA ministrados na Stefanini, eu não recomendo.
Se o ITA tiver esse mesmo em outro lugar então faça. Eu iria fazer lá(Stefanini), e deram a maior mancada, eu me matriculei para uma turma “que iniciaria” em “Maio/2009”, negociei o pagamento à vista, chegando na “ultima quinta-feira de Abril 30/04” data em que eu faria o “pagamento”, tive um contratempo e pedi para esperarem até segunda 04/05, “aí a turma do comercial deles falaram que não era possível”, então optei em fazer e pagar mensalmente. até aqui OK…
Na segunda-feira 04/05, fui todo empolgado para o primeiro dia de aula, e chegando lá fui informado que as aulas iniciariam “provavelmente” em Ago/2009.
Com base nessa informação, procurei a secretaria e questionei porque não puderam aguardar “um dia a mais” para eu pagar à vista, já que era de conhecimento deles que as aulas não começaria na data combinada. Resumindo, fizeram a maior pressão para eu pagar um pouco mais de 16.000,00 para um curso que nem tinha uma turma fechada, agora pensem se eu tivesse pagado. o $$ ficaria parado 4 meses nas mãos deles!!! e eu fazia questão de pagar à vista, pois teria un desconto total de quase 2.500,00!!!

Aí fiquei meio “chateado” e solicitei o cancelamento da matricula alegando não possuir turma e não estava disposto a esperar 4 meses… ficaram me enrolando “DOIS” meses para devolver um pouco mais 900,00… e ainda queriam “descontar” taxa de cancelamento(+/-250,00) :x …ou seja, eu iria pagar por nada…

Foi um “primeiro” contato atribulado!

hlegius

Pois é. Estou vendo que a decisão é realmente complexa.
Vou pedir mais informações sobre o curso na FIAP e também na Stefanini. Além dessas aqui em SP, alguém mais recomenda algo ?

Abraços !

asobrab

A PUC-SP tem dois cursos nessas áreas citadas que achei interessante:

EXTENSÃO: Engenharia de Software com Processos Ágeis - Desenvolvimento de Aplicações para a Internet
ESPECIALIZAÇÃO: Engenharia de Software

A impressão é que o curso de especialização seria melhor por abranger assuntos do curso de extensão.
Se alguêm conhece-os e, puder falar mais sobre eles, seria de grande valia.

LPJava

tem esses da puc bem legal tb:

http://www.pucminas.br/virtual/2009_01/cursos/area.php?idArea=9 Eu faria eng. de software .

asobrab

LPJava:
tem esses da puc bem legal tb:

http://www.pucminas.br/virtual/2009_01/cursos/area.php?idArea=9 Eu faria eng. de software .

Como você avaliaria esse curso à distância?
Custo X Benefícios X Credibilidade, vale a pena? (pelo menos o preço, é muito mais em conta do que um presencial).
Conhece alguém que já fez algum desses cursos à distância na instituição citada?

Dei uma olhada e, a primeira vista, pareceu bastante sério. Não conheço ninguém na nossa área, que fez um curso a distância. Caso alguém já fez ou está fazendo e, puder acrescentar maiores informações a comunidade agradece.

LPJava

normalmente a puc eh uma instituicao seria. Eu avalio curso a distancia, como mais uma ferramenta de aprendizado desde que o aluno tenha disciplina para tal e seja em uma instituicao seria. Tendo isso tem questao de aprendizado relacionado ao assunto nao vai haver muita diferença do presencial. Falo por experiencia propria, aqui na empresa nao existe cursos presenciais para mais que 70% dos produtos/tecnologia, se quiser aprender algo, pegue o livro ou va fazer os e-learning. Se nao fizer isso fica sem aprender. É a unica forma. Entao o importante do ead é a forma que o curso foi montado e sua estrutura.

Eu faria um curso pela puc ead.

flw! agora seus questionamentos sao importantes, quem tiver alguma opiniao e postar será util :slight_smile:

L

Também estou em dúvida nesses cursos…

Tô escolhendo entre a PUC, Fiap, IBTA e Stefanini ITA, na área de Engenharia de Software, que fale de SOA, Java, UML. Pra mim eu dou mais enfase em teoria mesmo e tem que ter diferencial (sem ser um cursinho de Globalcode/Caelum) pois já conheço a linguagem. UML e SOA. Só preciso aprofundar.

No meu caso tô priorizando curso LATO, motivos pessoais.

ITA, pelos relatos, é exigente além da conta (mas é o que eu busco), tem horário ruim (19h-23h) e o preço é o mais alto de todos (até 31/12 o valor é 12x R$ 1.339,29), quase descartando…

PUC e Fiap é minha dúvida. Qual seria uma boa escolha?

Criado 10 de setembro de 2009
Ultima resposta 27 de out. de 2010
Respostas 14
Participantes 10