Curso de programação de computadores

Bom dia,

Meu filho é adolescente e quer aprender Java mas não conhece nada de informática a não ser Orkut, Msn e estas coisas da idade. Alguém conhece algum curso de programação para adolescentes no RJ que possa me indicar para que ele inicie ?

Grato,

Paulo

Nada que um livro do Deitel não resolva. Manda o muleque ler.

eu recomendaria um livro:
Use a cabeça: Java!

o livro é bem explicativo e não tem aquele porre de teoria chata que pra quem ta aprendendo soh complica, e depois é só ele ir buscando mais conhecimentos a respeito em foruns, blogs, lendo documentação e claro, fuçando :}

os livros do deitel me dão sono :stuck_out_tongue:

Java: Como Programar
Java, use a cabeça

Livros do Deitel e apostilas do Caelum…

Pronto, ele tem todo o material…
Primeiro recomendo as apostilas do Caelum!

Eu comecei lendo o livro do Deitel também… Li de ponta a ponta…depois li mais alguns…fiz cursos mais avançados e fui pegando experiência em estágios, depois como funcionário…e hoje estamos aí…he he he he…

quantos anos tem o rapaz?

se ele tiver idade, pode fazer um curso Técnico em Informática. senão, o ideal é que ele comece com apostilas/tutoriais de algoritmos/lógica de programação.

depois, ou durante o curso técnico, ele pode ler e exercitar com apostilas de Java (Sun Java Tutorial e Apostilas da Caelum) ou um curso online (JEDI (Java Education and Development Initiative)).

participar desta comunidade também vai ajudar.

Primeiro ele tem que aprender lógica de programação… para isso é bom ir em algum curso…

eu estou fazendo curso de java na Caelum, mas como ele nao tem noçao de nada, tem q começar com logica de programaçao, coisa q a caelum tbm oferece

E posso dizer q se seu filho realmente quisert ser programador ele nao vai se arrepender da caelum

[quote=rogelgarcia]Primeiro ele tem que aprender lógica de programação… para isso é bom ir em algum curso…

[/quote]²²

Depois de aprender a lógica, ele pode pegar um livro de java como Deitel, ou o Use a cabeça, entre outros!

Ola

o que eu aconselho é: faça o garoto ler uma apostila de logica de programação primeiro, se ele realmente gostar do que estiver lendo (mesmo achando confuso) coloque-o em um curso. Eu fiz um na Caelum e recomendo.

Ele tem 14 anos. Não sei se estou errado mas acho que se estudar lógica de programação sozinho ele vai perder rapidamente o interesse porque para quem nunca viu isso vai achar muito difícil. Se estudar ao lado de outros alunos da sua idade será um incentivo. Pesquisei pela internet sobre cursos de lógica no RJ mas não encontrei um específico de lógica.

A GlobalCode que é uma escola super tradicional da nossa área, está com um curso extamente para esse propósito, sendo inclusive ministrado em colégio do ensino médio.

Acredito que seu filho vai ter uma boa base, para depois caminhar entre o mundo Java, Ruby e qualquer outra linguagem que queira seguir.

PS: Eles não tem filial no RJ, então sugiro que seu filho venha no mês de férias pra SP :slight_smile:

Eu acho dificil conseguir encontrar com pessoas da idade dele :S … pq geralmente quem começa a faze ja teve experiencia com pelo menos algum tipo de linguagem… mas logica de programaçao eh essencial, nao tem como fugir

Ainda sugiro vc procurar sobre a Caelum, la eles tem curso de logica pra quem nao tem noçao ainda