Curso de TI para Concursos

Pessoal,

Já há algum tempo venho estudando e prestando concurso para vários órgãos federais, como Banco Central, Susep e CVM, sempre na área de TI. E o que tenho notado é que meu desempenho nas matérias básicas (português, direito administrativo, direito constitucional, etc…) está sendo muito bom. Mas eu sempre me ferro nas matérias específicas. Mas também quem aqui trabalha com engenharia de software, gestão de projetos, segurança da informação, análise de sistemas, organização de computadores, redes e bancos de dados, tudo ao mesmo tempo agora?

Por este motivo, estou procurando algum cursinho (no Rio de Janeiro) que tenha cursos específicos para concursos na área de TI. Vocês saberiam me indicar algum?

Existem apostilas de informática para concursos públicos que são vendidas em bancas de jornais.
Pelo menos aqui no Rio de Janeiro é fácil encontrar. :wink:

[quote=Marcio_Nogueira]Existem apostilas de informática para concursos públicos que são vendidas em bancas de jornais.
Pelo menos aqui no Rio de Janeiro é fácil encontrar. :wink:[/quote]

Não específicas para TI, Márcio, somente para as matérias básicas. As de informática que eu vi são de “noções de informática” cobrado para todos os cargos.

Eu acho que o melhor é você verificar a organizadora do concurso e procurar na internet outras provas aplicadas por ela pro mesmo cargo ou uma função próxima.

Assim você vai ter uma boa noção do que realmente vai ser exigido na prova.

Estou procurando livros base para estudo de específicas de TI, é bem complicado pq nem a banca indica as referências e os cursinhos parecem que ignoram a área de TI.

No próprio edital, há uma relação da bibliografia cobrada nestas disciplinas.

Negativo, fiz o DATAPREV, e estou inscrito para realizar o CIDASC e Petrobrás, nenhum deles constam a Bibliografia das específicas para analista de sistemas.

Normalmente há referências bibliográficas.

Acredito que não seja questão de ignorar… o negócio é que são conteúdos altamente especializados, um instrutor com tal conhecimento seria caro e difícil de encontrar. E ainda por cima o público-alvo não é tão grande pois tais concursos são raríssimos comparados aos concursos para perfil “genérico”, não compensa o investimento.

Se não há referências bibliográficas, então pesquise no google.

Se alguém quer passar nos concursos “tops” só há um caminho: livros. Nem sonhem que estudando só por apostila é possível.
O que é bom é ter materiais extras, daí eu cito os cursos do ponto dos concursos que são de alta qualidade. Video aulas de TI é no Cathedra.
Presenciais eu nunca fiz, prefiria estudar no meu ritmo (na verdade nem sei existe algo pra TI aqui em Curitiba).

Tinha uns editais antigos da Cesgranrio que vinha com a bibliografia. Se alguém quiser avisa aí que eu posto os livros que eu usei nos meus estudos. Não passei em nenhum concurso fudido tipo BACEN/CGU/TCU, etc, mas consegui passar em Tribunais para o cargo de analista de TI.

Ressuscitando…

Pessoall, como vocês (que estão prestando concurso) estão indo nas provas? Acharam algum cursinho ou tem os titulos dos livros para estudarmos?

Abraços,

Dê uma olhada em provas passadas e tente achar as coisas em livros e na Internet.

Eu lembro de ter tentado aquela prova de analista de TI do Banco Central há alguns anos atrás e realmente era uma loucura (como saber ao mesmo tempo ITIL, certificação digital, SQL e acessibilidade* em programação HTML? É preciso realmente ser uma enciclopédia - e vocês sabem que aqui no GUJ eu dou palpite sobre tudo.

Obviamente, como estou falando “tentei” é porque não passei :frowning: ).

  • Por “acessibilidade” entenda-se: como designar um site de forma que ele possa ser acessado por pessoas com deficiência visual.

Cara nesse site tem várias provas e tals.
Free - 10 perguntas por dia;
Pago - Quantas vc quiser mais alguns plus lá;
http://www.questoesdeconcursos.com.br/home/public

[quote=Frantic Avenger]Cara nesse site tem várias provas e tals.
Free - 10 perguntas por dia;
Pago - Quantas vc quiser mais alguns plus lá;
http://www.questoesdeconcursos.com.br/home/public[/quote]

Uso e recomendo, pra TI ele tem poucas questões mas para as outras matérias básicas que temos que saber independente do cargo tem muita coisa, bons estudos.

Esse post foi para destruir de vez o sonho de qualquer um.
Se entaglement não passou só sendo idiota para ainda ter esperança :frowning:

[quote=gomesrod][quote=entanglement]
Obviamente, como estou falando “tentei” é porque não passei :frowning: ).
[/quote]

Esse post foi para destruir de vez o sonho de qualquer um.
Se entaglement não passou só sendo idiota para ainda ter esperança :frowning: [/quote]

Não é bem assim. Eu não passei porque falta a mim o que sobra no Pango (estudar a parte de Direito e outras coisas que não são de TI :slight_smile: )

Isso realmente estragou minha nota, sem contar que não tinha aqueles pontos de bônus que o pessoal que é formado em TI já recebe logo de cara (eu sou engenheiro, não formado em análise de sistemas, então isso já foi um handicap para mim).

Caro pango, não moro no RJ, realmente é difícil encontrar conteúdo voltado pra nossa área, e concordo contigo, uma coisa que me revolto é justamente isso, você faz concurso para Programador e colocam toda a Informática pra ter que estudar, também estou na mesma situação que você, bem nas básicas e mal na específica, o que aconselho é o seguinte: Estudar a banca, provas anteriores pro cargo, ver o que mais é cobrado e focar bastante no que é certo que cairá na prova, pois tem temas que raramente cai, mas também indico sites específicos, são eles.

http://www.tiparaconcursos.net

http://www.provasdeti.com.br

Estes 2 são específicos pra TI, focam nos concursos, no Edital Cobrado, infelizmente é um investimento alto, pois se você juntar a quantidade de conteúdo pra estudar, acaba sendo complicado comprar o pacote todo, o ideal infelizmente é ir comprando aos poucos, pois o material poderá ser usado pra outros concursos depois, pois geralmente os editais são semelhantes, o Provas de TI é Video Aulas, tem aulas demonstrativas pra você ver, já o TI para Concursos são mais apostilas, caso você esteja meio sem grana, este com apostilas são bem mais em conta que o de video aulas.