Curso exército T.I - Java & JSP

ae pessoal! Achei importante divulgar esse concurso, de formacao de oficiais do exército, vejam os assuntos para T.I:

[quote]Programação orientada a objetos: classes e objetos, polimorfismo, herança, interface, linguagens orientadas a objetos (Linguagens C++ e Java);
Linguagens de programação para a Internet: PHPe JSP.
[/quote]

pow… kd o .net ? rs!!!

LINK

hum… tenho todo o conhecimento =P

quando vai ser?

manda a fonte da noticia…

Até a próxima eleição presidencial pode esquecer qualquer referência a Microsoft ou qualquer outra tecnologia paga em órgãos federais.

ahh droga… apenas formados em curso superior…
por questão de uns 5/6 meses não posso ¬¬

conteudo da prova para area de Informatica… era molezinha :cry:

[quote]ÁREA: INFORMÁTICA

RELAÇÃO DE ASSUNTOS:

1. Microinformática:

a. Linux: introdução, comandos básicos, interface gráfica, arquivos e diretórios, administração de usuários e grupos, gerenciamento de rede e comunicação, impressão, gerenciamento de processos, instalação e configuração de linux, e-mail, hardware e segurança;

b. Processador de Textos OpenOffice Write: operações básicas, trabalhando com blocos de textos, formatação de caracteres e parágrafos, cabeçalhos, rodapés e notas de rodapé, trabalhando com tabelas;

c. Planilha eletrônica OpenOffice Calc: operações básicas, fórmulas e funções, pastas de trabalho, formatação de planilha;

d. OpenOffice Impress: operações básicas, criação de uma apresentação, edição e formatação, inserção de figuras e desenhos; e

e. OpenOffice Web: O editor html, criação de páginas de um site e visualização do código html;

2. Técnicas de programação:

a. Lógica aplicada: algoritmos, técnicas de construção de algoritmos, resolução de problemas;

b. Estrutura de dados: vetores, matrizes, cadeia de caracteres, listas lineares, pilhas, filas, árvores, grafos, pesquisa de dados, classificação de dados, estruturas e tipos abstratos de dados, recursividade, eficiência e complexidade;

c. Programação estruturada: refinamentos sucessivos, estruturas em blocos, estruturas de controle de fluxo, programação modular, rotinas, subrotinas, procedimentos e funções (Linguagem C);

d. Programação orientada a objetos: classes e objetos, polimorfismo, herança, interface, linguagens orientadas a objetos (Linguagens C++ e Java); e

e. Linguagens de programação para a Internet: PHPe JSP.

3. Sistemas de computação:

a. Sistemas de numeração: aritmética em diversas bases numéricas, conversão entre bases, representação de dados, caracteres, inteiros (ponto fixo), reais (ponto flutuante), decimal zonado e decimal compactado;

b. Arquitetura de computadores: lógica binária e portas lógicas, álgebra booleana, registradores, memória e lógica programável, operações de computadores e transferência de registradores, projeto de lógica de controle, instruções de computadores e modos de endereçamento, projeto UCP, entrada/saída e comunicação, gerência de memória, microprogramação, linguagem de montagem e arquiteturas avançadas de computadores; e

c. Sistemas operacionais: processos, escalonamento de processos, gerência de memória, sistemas de arquivos, entrada/saída, deadlocks, estudos de casos (Linux, MS-DOS, Windows 2000 e 2003 Server), sistemas operacionais distribuídos, comunicação nos sistemas distribuídos, sincronização entre sistemas distribuídos, processos e processadores em sistemas distribuídos, sistemas de arquivos distribuídos.

4. Teleprocessamento e redes de computadores:

a. Rede de transmissão de dados: definição e objetivos, componentes e topologia;

b. Elementos de interconexão de redes de computadores: gateways, hubs, repetidores, bridges, switches e roteadores;

c. LAN (Local Área Network) e WAN (Wide Área Network): conceitos básicos, aplicações, principais componentes e níveis de serviços (QoS e SLA);

d. Protocolos de comunicação: conceitos, serviços, principais protocolos e Voz sobre IP (TCP/IP, X 25, frame relay, SDLC, HDLC, ATM, MPLS);

e. Modulação: conceitos sobre modulação, modulação em freqüência, amplitude e fase;

f. Modos de transmissão de dados: serial, paralela, síncrona e assíncrona;

g. Padrões: OSI/ISO, de fato TCP/IP e ITU-T; e

h. Segurança de redes: Mecanismos de proteção de rede (FireWall, criptografia com chaves públicas e privadas, Virtual Private Network, certificados digitais, assinaturas digitais e scanner), políticas de segurança, processos de intrusão, mecanismos de detecção e proteção contra invasores.

5. Análise e projeto de sistemas:

a. Sistemas de informação: conceitos e definições básicas, componentes de sistemas de informação, sistemas de informação gerencial, sistema de apoio a decisão, ciclo de vida de sistemas de informação;

b. Levantamento de sistemas: técnicas de levantamento - observação pessoal, questionário, entrevista e JAD;

c. Análise essencial de sistemas: conceitos e definições básicas, estratégias e ferramentas da modelagem essencial, atividades essenciais, Diagrama de Fluxo de Dados (DFD), construção e utilização de dicionário de dados, tabelas e árvores de decisão;

d. Projeto estruturado de sistemas: conceitos e definições básicas, ferramentas do projeto estruturado, especificação estruturada, métodos para especificação de módulos, acoplamento, coesão, análise de transformação, análise de transação, packaging, implementação, otimização e administração do projeto estruturado;

e. Análise e projeto orientados a objeto: Linguagem UML (Unified Modeling Language), diagrama de classes, diagrama de caso de uso, diagrama de interação, diagrama de estado, diagrama de componente, diagrama de implantação; e

f. Qualidade de Software: modelos de qualidade (ISO, CMM e CMMI), metodologias e padrões, gerência de projetos de software, teste de software, estimativas e métricas (Análise de Pontos de Função).

6. Arquivos e banco de dados:

a. Organização de arquivos: conceito e definições, estruturas de armazenamento de dados; modelo relacional, modelo hierárquico, modelo de rede, comparação entre os três modelos, modelo orientado a objetos, arquivos com organização seqüencial, seqüencial indexado, relativo, direto, invertido, árvore B e compressão de dados;

b. Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD): princípios, conceitos e objetivos dos sistemas de banco de dados, usuários de bancos de dados;

c. Modelo de dados: modelagem de dados: modelagem semântica, mapeamento de projetos de banco de dados ER em um projeto relacional, normalização (formas normais), linguagem de definição e manipulação de dados - SQL; e

d. Administração de sistemas de banco de dados: componentes do SGBD, segurança de dados, gerenciamento de transações e controle de concorrência, indexação, recuperação à falhas, otimização de consultas.[/quote]

claro que pode fazer… nao eh necessario estar formado para fazer a prova… apenas para se matricular… observe que a matricula começa em março/2009 qdo vc terá que apresentar a documentacao entao… qdo começar toda parte que perde documentação academica vc ja está formado… ate pq pode perder no teste fisico que esse eh lenha… pior que o logico… 12min correndo eu nao aguento nao…

e vai ter teste fisico…

galera do GUJ ia passar mal pra fazer abdominal, flexao, e correr…
kkkkkkk

Se nada mudou desde a minha época basicamente o teste físico contém:
12 min de corrida;
4 flexões de braço;
4 barras;
63 abdominais;
sei lá quantos polichinelos e mais alguns exercícios básicos.

Para ficar legal também podem incluir alguns testes como a falsa baiana, superar obstáculos, etc.

Boa sorte para quem for tentar.

mas no dia da inscrição será q nao precisa estar formado mesmo??
li algo q precisaria levar o diploma de prova de conclusão do ensino superior…
(odeio esses editais… formatação do texto pessima ¬¬)

se puder… garantido q vou tentar…

11 vagas… mas são todos assuntos recentes da faculdade pra mim

faz um tempinho q jah parei a academia… mas esse tipo de exercicio da pra treinar em casa mesmo…
o minimo q é 10 flexoes, 20 abdominais e 12 minutos de corrida (e 1,8km distancia)
dah pra fazer

dar uma lida no edital lá… levar diploma no dia? acho que isso é quase impossivel primeiro nao sao eles que aplicam a prova… normalmente eh tercerizado… e quantos candidatos sao? para analisar, eles querem ganhar $$ tb hehe 100,00 a inscrição, sao muitas etapas… passar na prova nao quer dizer que vc está la dentro… um colega meu ano passado perdeu em um desses ai… no teste fisico… hehehe!

pode ate ser…

mas vamos supor q eu passe em todos os testes, e seja “chamado”…
eu nao duvido q aconteça de eu perder a vaga (pq tem sempre os indicados lah dentro)
com a desculpa de q eu fiz a primeira prova sem ter concluido o ensino superior…

eu realmente nao duvido q isso possa acontecer…
não acha?

e o salario qto será?? procurei por " R$ " e só achei a taxa de inscrição mesmo…

nunca vi isso cara! tanta gente faz concurso sem ta formado ainda! e qdo eh chamado, o cara ja está formado… o importante é o ler o edital e ver se diz algo que vc nao pode fazer a prova se nao está formado. pelo que li… eles pedem a documentacao apos o teste fisico que é la para março… essa onda de alguem dizer que vc fez o teste sem ta formado… nao pega nada…

Cara, eu ja me enganei nisso de achar o conteúdo fácil.

Fui fazer uma prova besta de um concurso, salário de 4 paus pra técnico em micro, pra vc ter idéia. E só tinha 1 vaga - 382 candidatos.

A prova putamente mal-elaborada, os caras perguntavam cada coisa absurda como (Qual o nome da unidade que armazena informações no PC = a) Winchester, B)Disco rigido, C)HD, D)HDD. Qual a porta que é sempre usada pelo MySQL? A)21, B)3306, C)1024, D)Porta lógica, E) A porta pode ser personalizada. Acreditem , a resposta da primeira questão era B, e da segunda era B também.E o conteudo era fácil, se vc fosse olhar. Terminei em vigésimo. Toma muito cuidado com isso de achar o conteúdo fácil cara, é igual a prova do STF - se vc fosse olhar só as questões básicas de direito. Mas o buraco era bem, mas bem mais embaixo.

oras… mas facil não quer dizer q eu nao vou estudar…

falei no sentido q eh conteudo recente na minha “memoria”…
tenho materia e apostila dos assuntos…
entao nada impossivel de estudar e saber o conteudo =)

O salário bruto inicial, já como aluno, é de R$ 3.727,00.

http://www.juspodivm.com.br/noticias/noticias_1050.html

Isso em 2006. Hoje deve ser um pouquinho mais.

Isso em 2006. Hoje deve ser um pouquinho mais.[/quote]

interessante… se crescer na mesma proporção da taxa de inscrição, q na epoca dizia ser R$90

o salario deverá ser em torno de R$4.141,00
=)

Isso em 2006. Hoje deve ser um pouquinho mais.[/quote]

interessante… se crescer na mesma proporção da taxa de inscrição, q na epoca dizia ser R$90

o salario deverá ser em torno de R$4.141,00
=)[/quote]

Deve ser um pouco menos. Lembre-se que no Brasil as cobranças crescem mais rápido que o salário. :roll:

:lol:

é tb procurei por remuneração nao achei! “pensei que era de graça” uhauauhuah!

Vocês só pensam em dinheiro!!! Por que não servem ao seu país pelo patriotismo, pela honra, pela glória, e pelas mulheres?! :lol:

pq tudo isso que vc falou nao enche barriga…

pq tudo isso que vc falou nao enche barriga…[/quote]

ah não ser q a mulher te sustente…
e vc fica o dia inteiro em casa… assistindo reprises da sessão da tarde