Estava pensando seriamente em me inscrever no curso FJ-11 da caelum mas tem uma coisa…
Em outubro eu comprei o livro do Deitel (Java como programar), já li quase td…
Foquei mais na parte das diversas classes da API, deixando de lado a parte de swing e tals…
O problema é que eu só comprei meu computador agora em dezembro então não tive como treinar muito as coisas que aprendia…
Agora estou lendo td novamente… mas focando somente nos exercicios para pegar mais pratica…
Tem algumas coisas q são complicadas… Threads foi o capitilo que eu mais sofri…
Enfim, vale a pena eu fazer esse curso ou já partir para FJ-16 (Swing e XML) ou FJ-21 (Desenvolvimento Web)
Dê uma olhada na apostila que está disponível no site da Caelum:
Se você já domina bem todos os assuntos, e principalmente, os conceitos passados no curso
você pode partir direto pro FJ-16
Mas você precisa saber Orientação a Objetos, algo que é bem dificil de entender apenas lendo livros,
entao seria bom você fazer o FJ-11 pra pegar os conceitos chave da Orientação a Objetos que vao
te ajudar bastante.
Aproveitando o tópico, há tempos que gostaria de tirar esta dúvida, sei que os cursos da Caelum são literalmente “show de bola”, so de analisar o conteúdo das apostilas e ela própria disponibilizar gratuitamente, já da pra perceber que é de qualidade. Ai vem a minha pergunta alguém que é usuário deste fórum já fez o curso FJ-11?
Se caso tenha alguém que fez, de mais detalhes de como é o curso? Isso é claro o depoimento de experiência.
O FJ-11 (Java e Orientação a Objetos) é um bom curso para os iniciantes no Java, inclusive os que já tem alguns fundamentos. Como o lucascs falou, nossa experiência é que o entendimento concreto de Orientação a Objetos acaba sendo a maior dificuldade nos estudos dos iniciantes (diferente de sintaxe, por exemplo, que é fácil de pegar em livros).
O curso é bastante focado nas discussões dos conceitos de Orientação a Objetos e nas boas práticas de programação. E até boa parte dos alunos nesse curso são universitários que até já tem alguma experiência com Java mas sentem a necessidade de fundamentar melhor os conceitos.
E como você já está pensando em fazer o FJ-16 e o FJ-21, ainda pode tirar proveito do pacote da Formação Consultor Java que o pessoal te arruma desconto e melhor forma de pagamento.
Se tiver alguma dúvida só perguntar! E se quiser ligar aqui também, pode me procurar (estou por aqui hoje e amanhã a tarde) ou falar com algum outro instrutor.
Recomendo, o pessoal da Caelum é muito atencioso e são profissionais atuantes no mercado. Mesmo que você já tenha iniciado o aprendizado, fazendo um curso fica mais fácil fixar os tópicos.
Antes de ir na Sun fiz algo parecido, quando fiz o curso acompanhei tranquilamente e aproveitei todo o conteúdo, o que não aconteceu com a maioria da turma.
Sugestão: invista no FJ-11 para solidificar o conhecimento da linguagem/paradigma OO.
E pratique bastante, um bom exemplo é tentar fazer classes simples tipo A que extende B que implementa I para exercitar coisas como try/catch/finally, reflection, construtores, etc. Tente trabalhar com o Debugger e tente usar um editor de texto simples e compile um hello world [ http://guj.com.br/java.tutorial.artigo.16.1.guj ].
Eu partiria para o FJ-21 depois, uma vez que vc ja saiba o básico do html e javascript