Pessoal,
Seguinte, estou pensando em montar um curso de Java, gratuito, mas bem completo para iniciantes. Pretendo disponibilizar isso através de um site que vou montar, próprio para isso. O que acham da idéia?
Pessoal,
Seguinte, estou pensando em montar um curso de Java, gratuito, mas bem completo para iniciantes. Pretendo disponibilizar isso através de um site que vou montar, próprio para isso. O que acham da idéia?
kirkgo,
Dependendo do que for a sua idéia, você não precisaria montar um site para isso. Poderia disponibilizar aqui no GUJ. Caso fosse um pdf por exemplo, na parte de artigo/tutoriais.
O interessante de ficar aqui, no meu entender, é que é um lugar onde as pessoas vem buscar informações sobre Java.
show de bola a ideia.
vc pretende focar o curso em q?
Wolf_X
Quero que o aluno tenha um conhecimento sólido de OO e dos fundamentos do Java, esses serão o meu foco. Não pretendo, no início, oferecer nada avançado (JEE).
Agora quanto ao:
kirkgo,Dependendo do que for a sua idéia, você não precisaria montar um site para isso. Poderia disponibilizar aqui no GUJ. Caso fosse um pdf por exemplo, na parte de artigo/tutoriais.
O interessante de ficar aqui, no meu entender, é que é um lugar onde as pessoas vem buscar informações sobre Java.
A questão é que desejo utilizar recursos multimídia e talvez até uma plataforma de e-learning. Para facilitar o aprendizado. Ainda tenho que pensar a estrutura.
Qual a possibilidade do GUJ instalar uma plataforma de e-learning para cursos e mini-cursos?
Pessoal,Seguinte, estou pensando em montar um curso de Java, gratuito, mas bem completo para iniciantes. Pretendo disponibilizar isso através de um site que vou montar, próprio para isso. O que acham da idéia?
IMHO: acho que você vai prejudicar todas as empresas que vendem este tipo de serviço no brasil. assim como os JUGS (inclusive eu ajudei nisto), prejudicaram todos os eventos sobre java, inclusive os proprios, quando começaram fazendo eventos gratuitos.
Hoje as pessoas acham que R$150 ou R$200 é um valor absurdo para um evento de qualidade técnica excelente, mas isto é apenas por que antes estes eventos eram gratuitos.
E sai muito caro fazer um evento destes, e patrocinio esta cada vez mais caro.
Interessante você ter dito isso. Hoje eu estava pensando justamente com relação às empresas que vivem de cursos e treinamentos. Apesar que, embora respeite sua opinião, se for pensar nisto, o Software Livre, os serviços Google e vários outros serviços disponíveis gratuitamente através da web não deveriam ser criados. Quantas empresas o Google não fechou e ainda vai fechar nos próximos anos?
Mas de qualquer forma, tenho que pensar um pouco mais sobre o assunto. Amadurecer a idéia. Vamos ver no que dá.
PS: Aqui em Goiânia tem cara que dá curso particular de Java por R$50,00. Não vou nem dizer que é uma porc******* o curso!
Não creio que curso gratuito venha a ferrar com as empresas que dão cursos. Quem tem qualidade e fôlego pra brigar nesse mercado vai se adaptar e oferecer a qualidade necessária. Mas oferecer cursos gratuitos pode levar a outros problemas.
A questão é: Até que ponto você está pronto para trabalhar nesse projeto? Quanto quer gastar de seu tempo? E quando resolver cobrar, como mudar uma comunidade que já está acostumada a não te pagar?
Curso de Java gratuito tem um monte surgindo por aí. Eu mesmo estava querendo montar um. Mas na hora em que surgem as boas propostas, você se pergunta se quer trabalhar de graça ou pagar seu pão. Eu preferi pagar meu pão.
Fala sério. Vou pegar um cara, dar a ele a chance de trabalhar, ganhar muito dinheiro e não vou receber nada em troca além de críticas?
Posso até ensinar Java de graça, mas para quem não tem chance e quer algo. Pra quem tem garra! Por isso que faço parte de um projeto aqui na Bahia que ajuda a formar programadores. De graça. Mas só pra jovens carentes! E para avançar no curso, o cara tem que demonstrar que quer alguma coisa!
Sobre meus alunos, só digo que valem cada gota de meu suor! Esses sim, merecem que eu me esforce o quanto puder, pois demonstram uma garra, uma vontade de aprender, de estudar que me inspira a crescer cada vez mais. Cada vez que olho pra um jovem que não tem PC em casa, que vem pro curso de bicicleta por que não tem dinheiro pra ônibus, que não sabe inglês e mesmo assim está crescendo, fico orgulhoso por estar fazendo minha parte. E eles mostraram que merecem!
Mas pro filhinho de papai ou pro graduando, que tem acesso a internet, tem grana, tem trabalho ou papai pra manter, sinto muito. Quer estudar de graça, rala no Google que nem todo mundo. Vai ler! Aprende inglês e se acaba no Java Tutorial. Baixa os livros e tutoriais grátis que tem na Internet. Pergunta em fórum até não aguentarem mais olhar pra tua cara. Se esforça, caramba!
Quando você dá tudo de graça, a comunidade fica mimada (e a comunidade Java já é!). Não querem investir nada mais em sua formação a não ser tempo. Ótimo! Se quer investir só seu tempo, invista só o seu. O meu é pra pagar as despesas da minha família! Se quer o meu tempo, pague por ele!
Desculpem o desabafo, gente. Sei que sua iniciativa é muito nobre, kirkgo. E fico feliz quando vejo pessoas como você! Gente assim é que muda as coisas! Só pense bem no que vai fazer. Seja justo. Dê chance pra quem não tem. Ajude quem precisa. E pra quem tem chance e quer docinho na boquinha, dê uma bela banana!
Existe esse projeto que é bem legal e está sendo bastante comentado:
Galera, gostaria de esclarecer umas coisas, pois agora, relendo o meu post anterior, vejo que posso ser mal interpretado em algumas questões.
Não sou contra software livre, muito pelo contrário. Tb não sou contra software proprietário. São dois modelos de negócio que podem conviver tranquilamente. E render bastante, tanto para usuários quanto para fornecedores.
Não sou contra cooperação nem formação de uma comunidade forte. Só questiono o fato de algumas pessoas aqui no Brasil só ser ajudadas, mas ajudar que é bom nada.
Como foi citado no post anterior, existem diversas iniciativas. Porque não participar de uma delas ao invés de começar uma nova?
Trabalho em uma empresa que tem treinamentos e deixamos bastante material disponivel gratuitamente:
Apostila de Java e OO
http://www.caelum.com.br/caelum/apostila/caelum-java-objetos-fj11.pdf
Apostila de Java e Web
http://www.caelum.com.br/caelum/apostila/caelum-java-web-fj21.pdf
Olá
Acho boa idéia. Mas para seu curso atrair algum interesse não se esqueça de escrever no site sobre sua vivência com Java e principalmente sua experiência didática.
[]s
Luca
Pessoal,Seguinte, estou pensando em montar um curso de Java, gratuito, mas bem completo para iniciantes. Pretendo disponibilizar isso através de um site que vou montar, próprio para isso. O que acham da idéia?
IMHO: acho que você vai prejudicar todas as empresas que vendem este tipo de serviço no brasil.
:shock::shock::shock:
Que isso, censura? :roll:
putz…ótima idéia…total apoio
muito boa essa sua idéia, bom eu sou da seguinte opinião
conhecimento é pra ser disciminado
boa kirkgo
ah é…a idéia do fsquadro de postar ae no GUJ artigos e tutorias pra galera tambem é muito boa…muitas pessoas procuram por materias e otras coisas…bom seria umas teleconferências e tals…eu até pegaria umas aulas…

isso seria de grande ajuda pra muita pessoas
Bem galera,
Depois de ouvir um pouco a opinião do povo [a voz do povo NÃO é a voz de Deus], estou disposto sim a ministrar o treinamento. Mas isso, só vai acontecer depois de setembro. Apesar de já utilizar Java em alguns projetos, ainda não tenho a certificação. Em setembro vou fazer o exame e só pretendo ministrar o curso depois de ser aprovado [para dar mais credibilidade ao curso].
kirkgo,
se vc realmente disponibilizar o curso, eu me interesso!
[ ]
Não sei se o kirkgo não disponibilizou o curso, mas eu iniciei um projeto de um Curso Web em Java .
Está na 4ª aula e tem 160 alunos cadastrados. Se alguém tiver interesse, as inscrições ainda estão abertas.
Engraçado esse fórum.
Alguns usuários daqui que se prezam em reclamar da atitude nobre de um de nossos colegas, ganham dinheiro com cursos e são contra a democracia de cursos.
Mandei a quase um mês mensagem para ambos a respeito de aulas de Java, ambos não se pronunciaram, simplesmente ignoraram a msg, não sei quais motivos levaram a essa atitude, mesmo eu pensando quais sejam os prováveis motivos, pelo menos há ainda alguns users e moderadores que se salvam por aqui.
Rodrigo Urubatan
O Bill Gates do Java… rs
Eu não queria dizer nada a respeito, mas já que tocaram no assunto de sobre “ignorar a mensagem de divulgação do curso”, queria dizer que mensagens como esta não costumam ser ignoradas. Postei no fórum de notícias que estava lançando este curso, acreditando ser uma notícia relevante para a comunidade e a mensagem não foi ignorada: foi simplesmente apagada sumariamente, e sem nenhuma mensagem para mim indicando qual parte das normas de uso do fórum eu inflingi. Já reli as normas do fórum e estou tentando entender o que aconteceu.
Mas não tem problema não. O site Br-linux acolheu a notícia com mais respeito e permitiu que muitos interessados tivessem acesso ao curso.
Trabalho em uma empresa que tem treinamentos e deixamos bastante material disponivel gratuitamente:Apostila de Java e OO
http://www.caelum.com.br/caelum/apostila/caelum-java-objetos-fj11.pdfApostila de Java e Web
http://www.caelum.com.br/caelum/apostila/caelum-java-web-fj21.pdf
Fala Paulo, até a uns meses atrás nem todos os matérias estavam disponíveis, atualmente ja estam?
E esta iniciativa?
Um curso de Java gratuito e aberto à comunidade é uma boa idéia, porém requer um bom planejamento. Acredito que se estruturar o curso em módulos (conforme oferecido por várias instituições) será mais fácil de administrar o conteúdo.
Pense em tópicos que sejam relevantes e agregue diferencial para quem o fizer. Se possível, disponibilise arquivos em pdf para o aluno acompanhar com clareza e objetividade.
Um abraço.
Poderia ajudar no JEDI http://dfjug.org 
Ai pessoal,
Recebi muitas mensagens sobre o curso ao longo destes meses, mas devido a problemas de tempo e por estar bastante envolvido com alguns projetos em Ruby on Rails eu não pude montar o curso.
É o capitalismo selvagem… ahuahuahaua
Quebrar empresas que dão curso, eu não me importo com isto. vc se importa???
Para uma empresa quebrar pq uma pessoa fisica esta dando curso de graça é pq a empresa é bem vagabunda.
Não entendi quando o amigo acima disse que patrocinio está caro. Patrocinio não é para obter $$$$ e não para pagar???
Fica ai a pergunta de um leigo.
Abraços
Wanderson
Cuidado com isso, de acordo com o UrubatanAs consultarias vão ganhar. Se é fácil de aprender, muitas pessoas qualificadas e com o tempo isso vai ser superior ao numero de vagas.
Vc que se dedicou em tempo ou $$$ vai perder pois essa tendência é diminuir o valor da hs profissional.
30 pessoas para uma ganha? Quem entra por menos?
- Nem sempre é o pior que entra, as vz uma pessoa qualificada precisa da verba e aceita
Mas hj programador Java é igual a 10 anos na época de VB. Chuta a árvore cai um punhado. Dúvida?
Por onde passei ta mais ou menos assim Um sr, um ou dois plenos o resto tudo programador jr (alguns que nunca programaram).
É a vida… e tb é foda trampar assim… mas fazer o q?
Tecnologia virou Commodity, tanto que primeiro mundo passam estes servicos para India , China e Brasil…
Infelizmente é a nossa realidade…
Conhecimento Técnico é essencial. Mas pode adquirir outros skills porque a cada ano q passa sai uma leva pesada de escolas e universidades de alunos que topam ganhar 1/4 do q vc ganha. E estes outros skill pode ser seu diferencial.
Abraços
Wanderson
Interessante o que voce falou, mas sera que mesmo voce tendo essas skills o mercado paga o que voce vale?
Interessante o que voce falou, mas sera que mesmo voce tendo essas skills o mercado paga o que voce vale?
Respondendo uma pergunta com outra (sei q só imbecis fazem isto)… kkkk
Será que o presidente do banco tem cartão de crédito ilimitado para gastar profissionalmente e pessoalmente e é pago pelo banco?
Quando trampava em um, tudo indicava que sim (não sei se bancava tudo, mas quase tudo), bem só ouvi falar…
Mas só vou saber concretamente se chegar lá…
Posso te dizer que adquiri alguns skills (ñ técnicos) que não tinha quando comecei na área e colhi alguns beneficios, um pouco em $$$$ outros em mordomia … mas vai saber… Tem q ver por si próprio.
Resumindo, só saberá quando tiver, senão não terá nem o prazer de saber… 
Abraços
Wanderson
Olá, pessoal!
No endereço http://www.antoniopassos.net/ead/, venho oferecendo cursos online e gratuitos de Java.
Atualmente está em andamento o recebimento de inscrições para a 5ª turma do curso Desenvolvimento de Aplicativos Desktop em Java Utilizando Padrões - DADP. O DADP é um curso livre e de qualificação, online e gratuito, voltado para estudantes e profissionais de TI. Entre seus objetivos está a capacitação dos participantes para:
Confiram!
Olá, pessoal!No endereço http://www.antoniopassos.net/ead/, venho oferecendo cursos online e gratuitos de Java.
Atualmente está em andamento o recebimento de inscrições para a 5ª turma do curso Desenvolvimento de Aplicativos Desktop em Java Utilizando Padrões - DADP. O DADP é um curso livre e de qualificação, online e gratuito, voltado para estudantes e profissionais de TI. Entre seus objetivos está a capacitação dos participantes para:
- Projetar aplicativos desktop estruturados em camadas;
- Aplicar padrões de projeto no desenho de aplicativos desktop;
- Construir aplicativos desktop usando a linguagem Java, a IDE NetBeans e bancos de dados relacionais.
Confiram!
Não tem como se cadastrar?
Interessante o que voce falou, mas sera que mesmo voce tendo essas skills o mercado paga o que voce vale?Respondendo uma pergunta com outra (sei q só imbecis fazem isto)… kkkk
Será que o presidente do banco tem cartão de crédito ilimitado para gastar profissionalmente e pessoalmente e é pago pelo banco?
Quando trampava em um, tudo indicava que sim (não sei se bancava tudo, mas quase tudo), bem só ouvi falar…Mas só vou saber concretamente se chegar lá…
Posso te dizer que adquiri alguns skills (ñ técnicos) que não tinha quando comecei na área e colhi alguns beneficios, um pouco em $$$$ outros em mordomia … mas vai saber… Tem q ver por si próprio.
Resumindo, só saberá quando tiver, senão não terá nem o prazer de saber…
Abraços
Wanderson
Cara,
Eu acredito que quanto mais você investe na sua carreira, ou seja adquirir novos skill’s, mas você tem a possibilidade de crescer, agilizar sua vida, pois querendo ou não todos nós temos vicios na hora de programar, e as vezes fazendo alguns cursos, começamos a rever diversos conceitos e a maioria das vezes ou seja o dinheiro investido não foi para o ralo.
Investindo numa faculdade qualquer uma que seja é válido.
Investindo num curso especifico qualquer uma que seja é válido.
Investindo num curso de linguas qualquer uma que seja é válido.
Investindo numa certificação qualquer uma seja é válido.
Tudo isto vem para somar, não vai te atrapalhar o fato de tu queria se especializar em qualquer area que seja.
Eu por exemplo, sou estudante de Engenharia de Produção e estou fazendo cursos na Caelum de Java e já mexo com PHP há alguns anos.
Na hora que a engenharia não tiver mais campo para min, concerteza a area de desenvolvimento terá algo para min, ou vice versa.
Ainda não participei de nenhuma palestra da area, e nenhum mini curso, ou qualquer coisa para acrescentar meu conhecimento, mas assim que tiver uma opoturnidade irei.
@OnTopic
Cara planeja bem o seu treinamento free, pois a maioria da galera que pega de graça, ao invés de agradecer, mandam pedradas, só criticas, por isto ás vezes é melhor cobrar. Recebe as pedradas, mas está recebendo para isto.
Olá, pessoal!No endereço http://www.antoniopassos.net/ead/, venho oferecendo cursos online e gratuitos de Java.
- Construir aplicativos desktop usando a linguagem Java, a IDE NetBeans e bancos de dados relacionais.
Confiram!
Lucas,
O link para as inscrições está no quadro Novidades.
Caramba não conhecia essa iniciativa Jedi, muito legal mesmo.
Obrigado pela dica.
Ops, Daniel!
Os cursos que ministro não têm nenhuma relação com aqueles do JEDI (Java Education and Development Initiative).
Abração,
Antonio Passos
antoniopassos
eu tenho conhecimentos basicos em java pois comecei este ano
vc acha que da pra mim estudar nesse curso ead que vc ministra ou preciso aprender mais antes?
Confiram!
Lucas,
O link para as inscrições está no quadro Novidades.
Pena que não tem um curso de java básico =/
antoniopassoseu tenho conhecimentos basicos em java pois comecei este ano
vc acha que da pra mim estudar nesse curso ead que vc ministra ou preciso aprender mais antes?
Então, Alisson.
Quando relaciono entre os requisitos conhecimento intermediário em Java, tenho em mente a necessidade de se criar muitos pacotes, implementar muitas classes, interfaces e enums e de se usar a API JDBC e comandos básicos da SQL ao longo da construção do aplicativo-exemplo. Se esses termos são não de todos desconhecidos para você, não terá dificuldades em acompanhar o curso.
De resto, creio que todos, com dedicação e esforço compatíveis com o aprendizado de desenvolvimento profissional de softwares, conseguem superar desafios e aprender! Adianto que os tutoriais do curso são bem detalhados e trazem todos os passos para desenvolver um aplicativo CRUD usando patterns corporativos.
Abraços,
Antonio Passos
Josenaldo, boa tarde!
Amigo sobre o curso java gratuito fiquei muito interessado, quero muito aprender java estou até disposto a pagar desde que não seje caro, incluisive posso até arrumar mais alguns alunos, o que acha disso? Esta dispostar a dar esse curso para nós? entre em contato: [email removido], estou aguardando sua resposta, se quiser podemos falar pessoalmente ou pelo msn (o mesmo email), moro aqui em Uberlândia.
Ao criador do tópico:
Eu já pensei em fazer a mesma coisa. Na época anunciei no Orkut, recebí uma cassetada de gente querendo aprender e somente 1 querendo ser professor… Pra fazer o que eu queria, ia precisar de pelo menos 1 pessoa por diz tomando conta do fórum e das dúvidas… Realmente não deu, não ia meter a cara nisso sozinho e depois me queimar… Pensa bem…
Abs []
Não sei se perceberam,mas esse tópico foi criado em 2007… :roll:
Cara a idéia é bacana sim apesar do que muitas pessoas dizem que vai prejudicar empresas, bom isso vai de cada um…
não acho que um curso para iniciante venha a impedir um iniciante a fazer um curso em uma empresa até mesmo por reconhecimento
abrass

Eu vi sim, foi criado em 2007, e daí, será que o josenaldo esqueceu Java? Ou mudou de opinião?
Eu só quero saber se ele quer dar um curso para min, incluise não quero pela internet, prefiro pessoalmente.
Um abraço!
Cuidado com isso, de acordo com o Urubatan
Alguém conhece a lei da [color=red]Oferta e Procura[/color]?
Se você não ganha alguém vai ganhar!
Os que não saber, esses que vc quer ajudar vai ganhar 
As consultarias vão ganhar. Se é fácil de aprender, muitas pessoas qualificadas e com o tempo isso vai ser superior ao numero de vagas.
Vc que se dedicou em tempo ou $$$ vai perder pois essa tendência é diminuir o valor da hs profissional.
30 pessoas para uma ganha? Quem entra por menos?