Curso java web

Pessoal, tenho uma duvida, nao manjo nada de Java para web e eu estou pensando em começar a fazer um curso de introdução a web, tenho conhecimento em web design, php, css essas coisas…
Porém, eu ja peguei a apostila, baixei e vi o indice mas nao entendi muito bem qual a finalidade do curso, que rumo ele vai tomar no meio do caminho.
Tenho duas apostilas : FJ21 caelum - Desenvolvimento Web com JSF2 e JPA2 (k19).
E o livro use a cabeça jsp & servlets.
Primeiro eu gostaria de saber para que caminho o curso da caelum e o da k19 vai levar.
Segundo eu quero saber oque eu posso estudar primeiro, pois mesmo fazendo um curso eu gosto de saber pelo menos alguma coisa para aproveitar melhor o curso.

Bom desde já agradeço. VLW

Eu recomendo começar pelo Use a Cabeça JSP & Servlets.

Salvo engano, minhas experiências com java pra web mostraram que jsp & servlets são a tecnologia mais ágil para web. JSF é uma das mais pesadas, eu mesmo não me sinto muito a vontade para utilizá-la.

Eu te recomendo começar pelo Use a Cabeça mesmo, desenvolver alguns projetos, e quando se sentir bem a vontade procurar algum framework, assim vc terá uma base da linguagem muito boa. Outra coisa legal pra aprender, é procurar projetos open source e contribuir pra eles.

[quote=Mitidiero]Eu recomendo começar pelo Use a Cabeça JSP & Servlets.

Salvo engano, minhas experiências com java pra web mostraram que jsp & servlets são a tecnologia mais ágil para web. JSF é uma das mais pesadas, eu mesmo não me sinto muito a vontade para utilizá-la.

Eu te recomendo começar pelo Use a Cabeça mesmo, desenvolver alguns projetos, e quando se sentir bem a vontade procurar algum framework, assim vc terá uma base da linguagem muito boa. Outra coisa legal pra aprender, é procurar projetos open source e contribuir pra eles.[/quote]

Programe em JSP e Servlets na mão, puro, e você verá o quanto é “ágil”. E não concordo que JSF seja “pesado”. Apenas é uma abordagem diferente do action-based, a qual não vejo nem como melhor nem como pior. Mas claro que é a minha opinião :wink:

Mas para o colega do tópico, recomendo o estudo de JSP e Servlets pois eles são a base para tudo o mais que existe no desenvolvimento web com Java. Vai te dar uma base muito boa pra aprender frameworks, sejam action-based ou a especificação JSF.

http://www.softblue.com.br/public/coursesfiles/theoric/4/index.htm

ok… posso comparar o JSP com o PHP? uma linguagem da web para deixar minhas paginas dinamicas? me deem um exemplo de website em JSP. Oque da pra fazer com JSP. Só uma base do tipo… da pra fazer conexao com banco de dados dai da pra voce fazer isso isso e isso… um dia fiz um projeto assim assim e assado… quais sao os limites da linguagem sabe?

[quote=alias][quote=Mitidiero]Eu recomendo começar pelo Use a Cabeça JSP & Servlets.

Eu te recomendo começar pelo Use a Cabeça mesmo, desenvolver alguns projetos, e quando se sentir bem a vontade procurar algum framework, assim vc terá uma base da linguagem muito boa. Outra coisa legal pra aprender, é procurar projetos open source e contribuir pra eles.[/quote]

Programe em JSP e Servlets na mão, puro, e você verá o quanto é “ágil”. E não concordo que JSF seja “pesado”. Apenas é uma abordagem diferente do action-based, a qual não vejo nem como melhor nem como pior. Mas claro que é a minha opinião :wink:

Mas para o colega do tópico, recomendo o estudo de JSP e Servlets pois eles são a base para tudo o mais que existe no desenvolvimento web com Java. Vai te dar uma base muito boa pra aprender frameworks, sejam action-based ou a especificação JSF.[/quote]

Creio que agilidade varia muito em relação a sua experiência. Eu percebi que pra mim JSF não rendia, e sou muito mais ágil usando JSP hoje. É realmente questão de gosto, e também tudo depende da razão da aplicação, usar JSF num e-commerce por exemplo seria suícidio.

Não tem limites… Tudo que dá pra fazer com PHP da pra fazer com Java, e mais um pouco ainda.

[quote=Mitidiero][quote=alias][quote=Mitidiero]Eu recomendo começar pelo Use a Cabeça JSP & Servlets.

Mas para o colega do tópico, recomendo o estudo de JSP e Servlets pois eles são a base para tudo o mais que existe no desenvolvimento web com Java. Vai te dar uma base muito boa pra aprender frameworks, sejam action-based ou a especificação JSF.[/quote]

Creio que agilidade varia muito em relação a sua experiência. Eu percebi que pra mim JSF não rendia, e sou muito mais ágil usando JSP hoje.

É realmente questão de gosto, e também tudo depende da razão da aplicação, [/quote]

Concordo em absoluto, meu velho.

Mas aqui eu discordo, respeitosamente. :wink:

mas nao entendo a ligação que Java tem com JSP… vamos fazer assim entao, vou ler um pouco o livro JSP e Servlets e DEEEEPOIIISS venho aqui trocar algumas informações rs pois pelo visto é muito diferente de uma linguagem simples como PHP e ASP, certo?

qual a diferença de JSP e JSF?

JSP = Java server pages. Foi a primeira iniciativa da extinta Sun para permitir desenvolvimento java para a web.
Suporta, a exemplo do PHP, sintaxe java dentro do HTML. Porém, diferente do PHP, é possível isolar por completo o código java do html.
Basicamente, uma JSP é uma servlet que permite que seja feita codificação com html, ao ser chamada, o container/application server irá invocar a JVM e o documento com extensão jsp será convertido em uma classe java, que extende HttpServlet.

JSF: java server faces. Um conjunto de regras que engloba, entre outros, as regras de servlets (e jsp). Permite a construção de páginas utilizando os recursos fornecidos pelos frameworks que implementam tal especificação. Entre outros, usa como base para a construção de páginas, arquivos jsp ou xhtml. Atualmente é o padrão para desenvolvimento web utilizando java com aval da Oracle (que comprou a Sun).

[quote=denisspitfire]Pessoal, tenho uma duvida, nao manjo nada de Java para web e eu estou pensando em começar a fazer um curso de introdução a web, tenho conhecimento em web design, php, css essas coisas…
Porém, eu ja peguei a apostila, baixei e vi o indice mas nao entendi muito bem qual a finalidade do curso, que rumo ele vai tomar no meio do caminho.

Tenho duas apostilas : FJ21 caelum - Desenvolvimento Web com JSF2 e JPA2 (k19).
E o livro use a cabeça jsp & servlets.
Primeiro eu gostaria de saber para que caminho o curso da caelum e o da k19 vai levar.
Segundo eu quero saber oque eu posso estudar primeiro, pois mesmo fazendo um curso eu gosto de saber pelo menos alguma coisa para aproveitar melhor o curso.

Bom desde já agradeço. VLW[/quote]

Quase 500 msgs fala que não sabe nada de Java ? Lê o indice e não entende o titulo da apostila ? Mas vamos lá:

• A finalidade do curso FJ21 é aprender como usar o java na web !!!

• Leia a apostila FJ11 pra vc aprender o java básico;

• Depois leia a FJ21 pra vc saber a usar JSP&Servlet e tbm a usar de forma mais inteligente e organizado pra vc não ficar usando JSP como se fosse PHP pois se vc quer ficar fazendo como PHP continue no PHP;

• Na FJ21 vc tbm vai ter contato eu acho com os frameworks Struts e hibernate e vai tirar os medos que tantos tem de usar frameworks;

• Não pule nada da apostila achando que ja viu isso em outras linguagens;

• Só não aprende java com esse material da Caelum quem não sabe ler !!!

• A turma do java desde o inicio tratou de colocar em pratica as teorias da computação no que se diz respeito ao desenvolvimento de programas e nessas apostilas alem do java tem isso tbm, pois aprender linguagem qualquer um aprende a questão é como usar;

• E por ultimo vc pode ler a apostila de JSF da K19 caso vc queirar aprender esse outro framework.

dos de ver os conceitos pegue video-aulas

[quote=alias][quote=Mitidiero][quote=alias][quote=Mitidiero]Eu recomendo começar pelo Use a Cabeça JSP & Servlets.

Creio que agilidade varia muito em relação a sua experiência. Eu percebi que pra mim JSF não rendia, e sou muito mais ágil usando JSP hoje.

É realmente questão de gosto, e também tudo depende da razão da aplicação, [/quote]

Mas aqui eu discordo, respeitosamente. :wink: [/quote]

Por qual motivo? É que eu realmente vivo num meio que considera o JSF lento, aliás, sempre tive experiências ruins com o JSF, talvez esteja perdendo uma boa ferramenta. Já viu algum meio de utilizar o JSF e ser ágil tanto quanto o JSP nativo por exemplo?

[quote=Mitidiero][quote=alias][quote=Mitidiero][quote=alias][quote=Mitidiero]Eu recomendo começar pelo Use a Cabeça JSP & Servlets.

Mas aqui eu discordo, respeitosamente. :wink: [/quote]

Por qual motivo? É que eu realmente vivo num meio que considera o JSF lento, aliás, sempre tive experiências ruins com o JSF, talvez esteja perdendo uma boa ferramenta. Já viu algum meio de utilizar o JSF e ser ágil tanto quanto o JSP nativo por exemplo?[/quote]

Na verdade, eu penso que o JSF é muito bom sim, mas sobre você estar “perdendo uma boa ferramenta” penso que o mais interessante seria eventualmente você se aprofundar mais no JSF para que, na pior das hipóteses, você tenha conhecimento sobre a ferramenta para dizer “não vou usar JSF, essa porcaria é uma merda, por causa disso, disso e disso, e eu sei o que eu estou falando”. :wink: O JSF tem uma proposta, frameworks action-based tem outra, o mais importante é conhecer ambas as abordagens para saber o que se encaixa melhor no cenário que você precisar trabalhar.

Acho que o que voce se refere, do JSF ser “lento”, é pelo fato do JSF ser statefull, o que realmente foge do comportamento padrão do HTTP. Isso pode ser trabalhado/aperfeiçoado/melhorado no lado do servidor, mas é uma dorzinha de cabeça que de fato você nao precisaria se preocupar com outros frameworks. Eu particularmente acho a abordagem component-based interessante por considerá-la bastante intuitiva e mais simples para desenvolver interfaces complexas (que é onde eu penso que o JSF se encaixa melhor). Isto posto, não vejo impedimentos em desenvolver um e-commerce ou qualquer outra coisa com JSF, basta saber usar. Pra cada cenário existe uma solução, e as vezes o JSF pode ser bom, e as vezes, não. É isso.

JSF é uma tecnologia com uma utilidade bem restrita. Em um sistema web onde performance, escalabilidade, muitos acessos simultâneos e o uso correto do protocolo HTTP (REST) não é uma preocupação então pode ser uma boa. Para quem realmente conhece a web isso só pode ser bom em sistemas tipo papelaria da esquina, etc. rsrs.

Pra mim o JSF é uma merda por alguns motivos:

• Framework Statefull em um ambiente onde tudo é Stateless. Pra que preciso de algo que guarda o estado das coisas na web? Se assim fosse EJB statefull seria um grande sucesso.
  • Os componentes reutilizáveis do JSF, no fundo, encapsulam em grande parte JQuery, ou seja, basta ter algum conhecimento de HTML, CSS e Jquery para termos páginas ricas e totalmente customizáveis e muito mais leves e otimizadas. Agora tente customizar um componente que não tem algo que você busca ou que seu cliente quer.
  • Se você quiser trabalhar com Rest esqueça
  • Aumento da complexidade da camada web (Todo o ciclo de vida do JSF). Em um framework action based tudo resume-se em 2 palavras: request / response. Isso é a web.
  • MVC no mínimo estranho. Vc tem em um bean, que pode ser considerado um model, métodos do tipo limparForm(). A tela fala direto com um bean sem passar pelo controller. Isso é bizarro.
  • Código renderizado na tela uma verdadeira merda. Vc não tem controle sobre o que é renderizado.
  • Em um action based cada tela tem 1 request = 1 response. No JSF cada componente que aponta para um bean na tela faz um request, por baixo dos panos. Isso significa que o meu server perde escalabilidade em comparação ao action based.

O que acho legal no JSF são os facelets que permite fazer master page. No action based tem-se tiles que acho que não é tão bom. Enfim é isso.