Curso JSF - AJUDA

Caros companheiros, fui convidado a dar aula de Java para internet com JSF. Já desenvolvo a algum tempo, conheço a linguagem porém nunca dei aula disso. Bom já montei a grade curricular com o número de horas de cada disciplina, porém não sei se é suficiente os horários de cada disciplina, ou até mesmo se esta faltando algo. Será que alguém com experiência poderia dar uma idéia?

MÓDULO
DISCIPLINAS
CONTEÚDO DAS DISCIPLINAS
DURAÇÃO APROXIMADA EM HORAS ? Total de 120 Hs

1 - INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO JAVA

1.1 - HISTÓRIA DO JAVA
Criação, evolução e casos de sucesso. (2 hs)

1.2 - EMPREGO
Aplicação da linguagem (2 hs)

1.3 - PREPARAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO AMBIENTE
Principais IDEs, configuração, instalação e integração da IDE com a máquina virtual java. (4 hs)

1.4 - ESTRUTURA DE UMA APLIVAÇÃO JAVA
Pacotes, Tipos de arquivo de uma aplicação java e Importações (2 hs)

1.5 - TIPOS DE DADOS
Apresentação dos principais tipos de dados java: String, Integer - int, Boolean - boolean, Date ? DateTime ? Calendar ? GregorianCalendar, Long, Decimal, Double e Object. (4 hs)

1.6 ? PROGRAMAÇÃO JAVA
Operadores e a sintaxe java (6 hs)

2 ? PROGRAMAÇÃO ORIENTADA À OBJETOS COM JAVA

2.1 ? INTRODUÇÃO À LINGUGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA À OBJETO
História, Definição, motivação, aplicabilidade. (2 hs)

2.2 - MÉTODOS
Métodos abstratos, static, final e variáveis (2 hs)

2.3 ? CLASSES E HERANÇA
Definição de classe, classe abstrata, classe interna e herança simples, múltipla, polimórfica e interface (4 hs)

2.4 ? ENCAPSULAMENTO E POLIMORFISMO
Definição de Encapsulamento, motivação e benefícios, casos de uso, métodos public, private e protected (4 hs)

2.5 ? SOBRECARGA DE MÉTODOS
Overlod e overhead (1 hs)

3 - TÓPICOS DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COM JAVA

3.1 - INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Português estruturado e algorítimo (4 hs)

3.2 - ESTRUTURAS DE CONTROLE E CONDIÇÃO
If-then-else, for, while, case (4 hs)

4 - TÓPICOS AVANÇADOS EM JAVA

4.1 - EXCEÇÕES
Definição de exceptions e ultilização do bloco try-catch-finally (4 hs)

4.2 - ESTRUTURA DE DADOS - COLEÇÕES
Definição e utilização de List, Map, Array, Enumeration e Set (4 hs)

5 ? BANCO DE DADOS

5.1 - INTRODUÇÃO AO MYSQL
Definição de Banco de Dados e seus elementos, instalação e configuração do MySql, motivação e caracteristicas, tipo de dados mysql, noções de integridade referencial e noções de Diagrama de Classe. (4 hs)

5.2 - MYSQL WORKBENCH
Conhecimento das principais funções da IDE e noções de DER. (4 hs)

5.3 - COMANDOS SQL
Operações básicas de consulta, inclusão, exclusão e alteração. (4 hs)

5.4 - JAVA E MYSQL
Integração entre o MySql e o Java através do pacote java.sql.* e a interface JDBC, implementação do design pattner DAO (4 hs)

6 - JAVA SERVER FACES

6.1 - PREPARAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO AMBIENTE
Configuração do Netbeans 7.X com os requisitos exigidos para executar uma aplicação JSF 2.X, instalando o Tomcat 7.X (2 hs)

6.3 - INTRODUÇÃO AO HTML, XHTML E CSS
Funcionamento das páginas html e xhtml, folha de estilos, entender o css e introdução ao modelo cascata (4 hs)

6.4 - O CICLO DE VIDA JSF
Entender o ciclo de vida do Java Server Faces e o modelo mvc. (4 hs)

6.5 ? COMPONENTES VISUAIS
Emprego dos componentes visuais nativos do JSF (6 hs)

6.6 - MANAGED BEANS
Integrar o cliente com o servidor (4 hs)

6.7 - FACELETS
Entender o facelets, o funcionamento do template e do cliente facelets assim como compreender as principais tags facelets. (4 hs)

6.8 - PRIMEFACES
Entender o Primefaces e os principais componentes ui do framework (4 hs)

6.9 - ACTIONS E LISTENERS
Entender as ações e ouvintes jsf (4 hs)

6.10 - CONVERSÃO E VALIDAÇÃO
Entender os validators, validação no lado do clientes e no lado do servidor, entendendo os converters, converters , conversão implícita, conversão implícita e explícita, mensagens de erro. (4 hs)

6.11 - INTRODUÇÃO AO AJAX
Entender as requisições Ajax, componentes ajax nativos e do Primefaces, renderizaro partes da tela (2 hs)

6.12 - JSTL
Apresentação das principais tags JSTL (2 hs)

7 - PROJETO WEB

7.1 ? PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Construção de uma aplicação básica, utilizando os conhecimentos adquiridos, sendo cada módulo da aplicação construído por um grupo de alunos. (10 hs)
-AlmoxWEB
-Agenda WEB

7.2 - DISTRIBUIÇÃO DA APLICAÇÃO
Entender e gerar o arquivo WAR e hospedar o site. (2 hs)

8 - FRAMEWORKS JSF

8.1 - FRAMEWORKS UI
Uma síntese sobre os pricipais frameworks ui do mercado (Icefaces e RichiFaces) (1 hs)

8.2 - FRAMEWORKS PARA CONVERSÃO E VALIDAÇÃO
Uma síntese sobre os pricipais frameworks de validação e conversão do mercado (Validation Bean, Stella) (1 hs)

8.3 - FRAMEWORKS DE PERSISTÊNCIA
Uma síntese sobre os pricipais frameworks de persistência do mercado (JPA) (1 hs)

8.4 - FRAMEWORKS PARA GERAÇÃO DE BOLETOS BANCÁRIOS
Uma síntese sobre os pricipais frameworks para geração de boletos bancários do mercado (Stella Boleto) (1 hs)

8.5 - FRAMEWORKS DE AUTENTICAÇÃO E SEGURANÇA
Uma síntese sobre os pricipais frameworks de autenticação e segurança do mercado (Spring Security) (1 hs)

Gostei da grade, ta de parabens, só no inicio acho que tem muitas horas pra coisa pequena.
“varia da pessoa tambem”… enfim, gostei…

Abaixo fiz um lista simples do que um iniciante em java deve aprender,
isso ta no meu blog, da pra vc tirar algumas ideias tbm…

1. Um pouco sobre o Java
  2. Conceitos de Orientação à Objetos
  3. Classes, Atributos e Métodos
  4. Tipos primitivos e Variaveis
  5. Instanciação de Objetos
  6. Encapsulamento
  7. Atributos e Métodos estáticos
  8. Construtores
  9. Sobrecarga de métodos
  10. Herança
  11. Conversão de tipos de objetos
  12. Sobrescita de métodos
  13. Parametros
  14. Parametros com retorno

;]

Posso dar só uma sugestão ?

Para mim não tem nada mais tedioso em cursos do que tópicos iniciais como “história do Java”, “aplicabilidade da linguagem”, e “blablalblba”. Fica muito mais interessante pula para a parte prática logo de uma vez. Acho que esse tipo de tópico pode ser incluído como apêndice no material, ou ser apresentado aos poucos.

Concordo em certa parte sobre a historia do java, não necessariamente deveria ter uma aula disso, mas uma abordagem introdutoria, da pra resumir bem…
Acredito que se vc nao sabe a historia ou a teoria de alguma coisa, vc nao sabe nada da linguagem… só é copista…

Olha, não sei quanto a vocês, porém tive aulas de introdução ao Java que foram simplesmente sensacional. Existem muitas histórias sobre o Java. Na faculdade aprendi uma história, no trabalho ouvi falar de outra, porém, conheci a verdadeira história do Java em um curso preparatório para Certificação que estou fazendo.

Como nosso amigo falou, conhecer a história é importante! Ela nos diz de onde viemos e para onde vamos. Quem conheceu a história sobre o início do Java, pensava que ele iria morrer no Applet (quando falamos de web), mas foi justamente o Applet quem introduziu o conceito de sistemas na web.

Assim, é só minha opinião. Gosto de conhecer detalhes da tecnologia e a história dela.

[quote=rmendes08]Posso dar só uma sugestão ?

Para mim não tem nada mais tedioso em cursos do que tópicos iniciais como “história do Java”, “aplicabilidade da linguagem”, e “blablalblba”. Fica muito mais interessante pula para a parte prática logo de uma vez. Acho que esse tipo de tópico pode ser incluído como apêndice no material, ou ser apresentado aos poucos.[/quote]

Concordo com o rmendes08

Faço das minhas palavras as mesmas que a dele!!

Boa sorte !!

Abs.

Eu acho que antes de entrar no JSF em si seria interessante ver JSP/Servlets,é importante entender como funciona uma aplicação Web
‘crua’ pra depois evoluir pra component-based.