Curso para Desenvolvimento JAVA pra Internet?

5 respostas
F

Ola Pessoal.

Atualmente sou programador PHP+Oracle, e tenho desenvolvido um sistema de Automação Comercial em PHP. Devido algumas exigencias de algumas empresas com relação a segurança do sistema estou resolvendo migrar o Sistema para Java, mais a duvida e a seguinte:

Tenho que fazer alguns cursos de java e a duvida esta em quais fazer, pois minha area de atuação e desenvolvimento de aplicações pra internet, e devido java ter muito a oferecer, alguem poderia me dar alguma dica de qual caminho tomar, e tambem penso em utilizar o Hibernate como camada de persistencia, e se tambem e viável a sua utilização pra um sistema comercial. Gostaria que se possivel abordarem bem com relação as melhorias e mais ultilizadas tecnologias do mercado.

Me mostrem o caminho, estou meio perdido em qual curso fazer, lembrando que estou iniciando no java agora, e que não tenho muita noção do que esse linguagem pode me oferecer.

Desde ja agradesço

Alex Fortuna

5 Respostas

D

Bom, cara assim como você sou iniciante em Java fiz cursos na Sun de programação Java e eles são muito bons…mostram todos os conceitos necessários, mas o pessoal tbm cita bastante a Caelum e a GlobaCode…, acho que ambas são muito boas, ai é só você escolher!!!

Quanto as ferramentas que você pode utilizar!, aqui trabalhamos com o J2EE que é a plataforma para desenvolvimento Web e estamos analisando o Hibernate para o proximo projeto lembrando que o Hibernate serve tanto para aplicações J2EE como J2SE que é para aplicações Desktop.

Além dessa , também estamos analisando o Struts que trabalha com a arquitetura MVC(Model - View - Controller). E Estamos estudando o Velocity, CSS.

Existem muitos frameworks que podem ser utilizados no desenvolvimento Web.
tenho certeza que muitos ai vão responder dando respostas melhores que as minhas…!!

blz?.., mas espero que tenha ajudado um pouco…
Falou!

F

Tenho disponivel o curso abaixo pra fazer, sera que ele e interessante ao meu desenvolvimento WEB?

Java Total

Objetivo

* Capacitar o aluno a compreender os conceitos de orientação a objetos, a sintaxe básica da linguagem, os componentes básicos de interface gráfica e implementar Applets e programas simples na linguagem Java.

Após este curso, o aluno será capaz de

* Compilar e executar programas java
* Criar e utilizar Applets para Internet
* Criar programas simples com Interface Gráfica
* Compreender a orientação a objeto e saber criar e utilizar objetos.

Pré-requisitos

* Conceitos básicos de lógica de programação

O curso inclui

* Apostila impressa
* Coffee break
* Suporte de 60 dias via Intranet sobre o conteúdo do curso.

Carga horária

* 40 horas

Ementa

* Noções de Java (2h): Características da Linguagem; Java e Internet; Ambientes de Programação, o compilador javac e o interpretador de Java; Programas autônomos (stand-alone programs) e Applets.
* Estruturas fundamentais de Programação em Java (4h): Comentários; Tipos de dados e variáveis; Declaração e inicialização; Operadores; Estruturas de controle de desvio e repetição; Strings e Arrays.
* Objetos e Classes (12h): Conceitos de Orientação à Objetos; Classes e Objetos; Construtores; Sobrecarga de Métodos e variáveis; Herança; Subclasses; Polimorfismo e classes finais; Casting; Modificadores de Visibilidade; Classes abstratas e interfaces; Pacotes.
* Tratamento de Eventos e AWT (4h): Apresentação básica de componentes gráficos awt: Frame, Painéis, button, label, etc.; Conceitos de tratamento de eventos; A hierarquia de eventos AWT; Eventos de foco, teclado, mouse, janela, etc.; Gerenciadores de Layout: BorderLayout, GridLayout, CardLayout, GridBagLayout; Container sem Gerenciamento de Layout.
* Interface Gráfica de Usuário c/ Swing (10h): Conceitos de Interface Gráfica; O padrão Modelo-Visão-Controlador; Diferenças entre AWT e Swing; Entrada de texto: campos de texto, validação de entrada, campos de senha, áreas de texto; Componentes de escolha: Checkboxes, Botões de Rádio, ComboBoxes; Menus; Caixas de diálogo.
* Tratamento de Erros (2h): A necessidade de tratamento de exceções; O comando try..catch; Capturando exceções; Lançando Exceções; Técnicas de debug de programas.
* Applets (6h): Applets Java e arquivos htm; Visualizando um applet: Navegadores e appletviewer; O tag APPLET; Ciclo de vida de um applet; Interação com o navegador; Convertendo aplicações stand-alone em applets; Passando parâmetros; Lançando janelas em applets; Disponibilizando applets na Internet; Arquivos JAR.
D

Não li o artigo inteiro cara, mas pelo que eu li parece que ele não se foca no desenvolvimento e web e sim desktop, com o desenvolvimento de interfaces gráficas, applets.

Se você está querendo desenvolver aplicações web aconselho que você dê uma estudada em cursos sobre Java, para que você possa pegar a sintaxe da linguagem, orientação a objeto, e também JSP (Java Server Pages) e Servlet para começar, ai com o passar do tempo acredito que você já consiga se virar!..

blz?!..
Abraço!

F

JAVA SERVER FACE

Área: Informática
Carga horária: 40 horas

Público-alvo:

Esse curso é dirigido a programadores Java que desejam atuar como desenvolvedores para a web. É necessário que o aluno saiba linguagem Java. Para melhor aproveitamento do curso é desejável que o aluno tenha conhecimento em HTML, JavaScript e XML.

Objetivo:

Java Server Faces é a padronização do desenvolvimento de sistemas para Web utilizando Java. Possui funções já existentes em frameworks como Struts, WebWork, Tapestry e Spring. É especificada e padronizada pela Sun e o JCP (comunidade de grandes empresas que dita o futuro da tecnologia Java). É definitivamente o que o mercado está adotando e adotará para o desenvolvimento Web com Java.

Conteúdo programático:

• Apresentação do ambiente de desenvolvimento com Eclipse e Tomcat
  • Java Server Pages, JSTL e Java Beans
  • Introdução a Java Server Faces
  • Objetos de processamento de requisição e interface com o usuário
  • Componentes Java Server Faces
  • Manipulação de eventos
  • Navegação de páginas
  • Validadores, conversores e internacionalização
  • Renderizadores
  • Projeto utilizando os recursos JSF

STRUTS

Público-alvo:

Esse curso é dirigido a desenvolvedores WEB, programadores Java, estudantes interessados que atendam os pré-requisitos. É necessário que o aluno saiba linguagem Java. Para melhor aproveitamento do curso, é desejável que o aluno tenha conhecimento em HTML, JavaScript e XML.

Objetivos:

Struts é a tecnologia para desenvolvimento de aplicações Web com Java mais utilizada no mercado. Possui ampla documentação exemplos e comunidades espalhadas pelo mundo todo. Ajuda muito no desenvolvimento rápido e com qualidade através da implementação de padrões de projeto consagrados pela arquitetura de software orientado a objetos. É definitivamente o framework Java para Web mais popular e maduro do mercado.

Conteúdo programático:

• Apresentação do ambiente de desenvolvimento com Eclipse e Tomcat
  • Java Server Pages, JSTL e Java Beans
  • Introdução a Struts
  • Padrões de projeto
  • Explorando a arquitetura Struts
  • Construindo uma simples aplicação
  • Introdução a XDoclet para Struts
  • Configurando componentes Struts
  • Action Objects, Action Forms, Action Forwards e Action Mappings
  • Mostrando conteúdo dinâmico
  • Desenvolvendo com Tiles
  • Validação e localização
  • Projeto utilizando os recursos Struts

HIBERNATE

Público-alvo:

Administradores de dados, administradores de banco de dados, administradores de sistemas operacionais e redes, analistas de sistemas, arquitetos de sistemas e projetistas, desenvolvedores de aplicações, diretores de Informática, gerentes de Informática, gerentes de suporte, programadores, profissionais de suporte técnico, web designers, web developers, web managers. É necessário que o aluno saiba linguagem Java. Para melhor aproveitamento do curso é desejável que o aluno tenha conhecimento em XML e SQL.

Objetivo:

Hibernate é a mais popular tecnologia de persistência de objetos do mercado. Com ela é possível mapear um sistema orientado a objetos para um banco de dados relacional de forma fácil, rápida e com ótimo desempenho. Possui diversas ferramentas, documentações e é extremamente utilizada em todo mundo. Com ela o desenvolvimento da camada de persistência tende a ficar no mínimo duas vezes mais rápido e muito mais flexível. É uma tecnologia indispensável para sistemas que precisam responder rápido a mudanças.

Conteúdo programático:

• Apresentação do ambiente de desenvolvimento com Eclipse
  • Arquitetura
  • Configuração
  • Classes persistentes
  • Mapeamento objeto/relacional básico
  • Mapeamento de coleções
  • Mapeamento de herança
  • Manipulando dados persistentes
  • Transações e concorrência
  • HQL: Hibernate Query Language
  • Projeto utilizando os recursos do Hibernate

Com base nestes cursos qual compensa fazer?

D

Agora sim! :grin:
eu acho que seria legal você fazer todos esses, e ainda incluiria um de Java Puro pra você poder aprender a sintaxe da linguagem!

blz?!..
qualquer coisa posta ai!

Falou!

Criado 1 de julho de 2005
Ultima resposta 1 de jul. de 2005
Respostas 5
Participantes 2