Curso Superior, é preciso?

66 respostas
Puck

Boas Amigos!

[b]Após [/b]algumas pesquisas no GUJ vi que os topicos que tratam deste assunto polemico são antigos. Como será que anda este detalhe no mercado de trabalho atualmente? Ainda é tão fundamental assim? 

[b]Particularmente [/b]acho importante um curso superior (nunca se sabe quando vc pode ser preso ), mas não acho preciso. Creio que o sistema frances de trablaho tenha mais logica,  vc passa por um teste pratico e dpois analisam seu curriculum com o dos outros aprovados.

66 Respostas

Puck

“Fanfarrão” é otema! Creio que uma duvida de quem vai começar a trabalhar com o JAVA é: “Um programador sem curso superior atinge a sustentabilidade somente com o curso ou certificação?”.

grunfeldt

Puck:
Boas Amigos!
Creio que o sistema frances de trablaho tenha mais logica, lá vc passa por um teste pratico e dpois analisam seu curriculum com o dos outros aprovados.

Sistema francês?? :wink:

Ao meu ver, que estou fazendo faculdade, se aprende muita coisa na faculdade, não só a programar mas diversos conceitos sobre
computação e tudo que está relacionado ao mercado de trabalho também.
Eu tenho amigos que estão no ultimo ano da facul, e TODOS estão muito bem de trampo e salario,
sem contar o networking que vc faz… :slight_smile:

Puck

Grunfeldt, muito bem colocado!

LPJava

bom cara depende tudo aonde vc vai trabalhar… se vc pretende trabalhar na sua cidade… mesmo no seu trabalho normalmente sem querer viver uma vida corrida mesmo… referente ao trabalho… entao pode ser que o superior nao seja necessario para vc… mais se vc pretende um dia ter um boa carreira… e trabalhar em uma multinacional, ou até grandes empresas nacionais… isso vai fazer a diferença, imagine uma grande empresa sem um corpo no minimo superior é muito complicado… e ver o nivel superior apenas como questao de emprego nao é bem assim… la vc amadurece, aprende o que vc nao encontra em livros so vivendo que vc vai entender…
observe que até alguns concurso publico o nivel superior o salario é melhor e a concorrencia tb menor… em varias areas apesar de hoje o mercado ter varios pedagogos, administradores etc… poucos estao preparados até para uma prova de um concurso… isso devido a facul? pode ser… ou nao… depende mais do aluno que da facul… conheço pessoas que faz faculdade… bem conceituadas mesmo… onde lá sairam muito cara bom, mais eu sei que os bons q saiu de la dependeu mais do cara q da facul, ela ti oferece bons professores, uma estrutura… mais se vc nao souber utilizada nao adianta… é o mesmo que eu pegar equipamentos modermos para montar um guarda-roupa e vc nao saber usar… o que adianta?
flw!!

celsofurtado

E aí!!

A Faculdade te dá o caminho. Vc decide se o segue ou não. Depende de vc!!!

E sem falar que o cliente sente-se mais tranquilo sabendo que o seu projeto está sendo executado por uma empresa onde a maioria dos seus colaboradores tem nível superior, é um diferencial para a empresa. Na empresa que eu trabalho isto conta muito, e não somente na área de informática, mas em todas…

Té mais…

celso.martins

grunfeldt:
Puck:
Boas Amigos!
Creio que o sistema frances de trablaho tenha mais logica, lá vc passa por um teste pratico e dpois analisam seu curriculum com o dos outros aprovados.

Sistema francês?? :wink:

Ao meu ver, que estou fazendo faculdade, se aprende muita coisa na faculdade, não só a programar mas diversos conceitos sobre
computação e tudo que está relacionado ao mercado de trabalho também.
Eu tenho amigos que estão no ultimo ano da facul, e TODOS estão muito bem de trampo e salario,
sem contar o networking que vc faz… :)

Em poucas palavras você citou tudo que acho importante em um curso superior. A questão de aprender outras coisas e não ficar “bitolado” na linguagem é muito importante.

Mas creio que o ponto crucial seja o networking.

Abraços

Omeganosferatu

É sem dúvida cursar de fato um curso superior abre as portas e te da o fio da meada… Mas não basta “ter”, assim como conheço caras que nunca pisaram numa faculdade e conhecem mais de informática do que muita gente que “frequentou” os 4 anos de uma graduação.
Mas muitas empresas não contratam se o cara não tiver cursando ou concluído um curso superior.

Abs

Veronicaaa

Ter curso superior está se tornando um requisito básico hoje em dia, assim como um dia quem tinha ensino médio completo bastava e muito antes disso se você sabia ler e escrever era o cara, você dizer que tem superior completo já não impressiona mais como há anos atrás. Tem que estar ao menos estudando!
Quem não é formado ou nem ao menos está estudando é rotulado, muitas vezes injustamente, como acomodado.

Puck

Eu juro, sem melação, o GUJ foi o melhor forum de JAVA q eu encontrei… O pessoal participa pra caramba!

Pessoal, valeu pelas opniões, obrigado msm! Eu estou terminando o curso de Java Programmer em FEV/2008 e dpois vou para o J2EE - Java Server Pages + Servlets e agora estou pensando com mais zelo sobre um curso superior. Quais são os mais indicados ?

L

mesmo se escolherem por não fazer curso superior, acho que seria bom as pessoas aprenderem a escrever um pouquinho. Eu mesmo não sou um belo exemplo de escrever tudo certo, mas ultimamente aqui no forum tah dificil, uns erros que me fazem pensar que existem pessoas de 8 anos aqui no forum.

Alguns exemplos:

-verções

• almentar memória
T

Todos os programadores, gerentes, diretores etc. que conheço têm curso superior (alguns não conseguiram completar, mas estavam em universidades públicas e simplesmente abandonaram o curso) ou o estão concluindo. (Muitos nem eram da área de exatas, mas isso não importa se você gosta da área).

Mesmo ter um curso superior de letras ou música é melhor que não ter absolutamente nada, como alguns aqui estão sugerindo fazer.

Não pulem essa etapa de sua formação.

grunfeldt

Puck:

Quais são os mais indicados ?[/b]

Acho que o curso de Ciências da Computação é a melhor opção,(é oq estou cursando no caso…)
Existem outros, porem com algumas matérias mais específicas como o curso
Sistema de Informação que tende um pouco mais de adm…
entre outros…Ex.: Ti…
Acho que vai de gosto…

grunfeldt

thingol:
Todos os programadores, gerentes, diretores etc. que conheço têm curso superior (alguns não conseguiram completar, mas estavam em universidades públicas e simplesmente abandonaram o curso) ou o estão concluindo. (Muitos nem eram da área de exatas, mas isso não importa se você gosta da área).

Mesmo ter um curso superior de letras ou música é melhor que não ter absolutamente nada, como alguns aqui estão sugerindo fazer.

Sem dúvida é algo que não pode ser taxado como um cursinho…

A vida acadêmica é uma fase muito loka, não por zuera mas de aprendizagem mesmo…

Não deixem de fazer!!! :smiley:

celso.martins

Sem contar que para o programador a vida acadêmica não acaba nunca.

Hoje em dia, o curso superior não é mais fator diferencial. Imagina se não tiver o diploma? Acredito estarmos numa fase onde a pós seja um fator diferencial. Talvez daqui a 10 anos seja o mestrado, depois o doutorado.

Entrei na faculdade agora, aos 30, depois de 14 anos de experiência no mercado. Creio que a união desses fatores possam fazer alguma diferença, quando eu me formar. Me formei no segundo grau em 1994, e só voltei a estudar em 2000, quando fiz o MCSE. Desde então não parei mais. Só dei um tempo no ano que meu filho nasceu. =)

Pretendo não parar mais de estudar. Planejo uma pós e um MBA até os 40 anos. Penso em seguir em Arquitetura de Sistemas e não passar para a área de gerência de projetos, que, na minha visão, é um serviço mais burocrático.

Meu tesão é pegar um problema e virar noites procurando a solução. Gosto muito de programar e pretendo seguir nessa linha.

Talvez a leitura de alguns livros de Gerência de Projetos seja o suficiente para me dar a noção necessária sobre o assunto.

Abraços!

Puck

Quais seriam as principais diferenças entre o curso de Sistema de Informações e TI?

celso.martins

Isso é uma pergunta que não quer calar. Faço TI e tenho as mesmas cadeiras que cabras que estão fazendo SI. Isto é, Banco de Dados, OO, Java, Engenharia de Requisitos, etc.

Não sei se existe uma diferença.

Abraços!

Puck

HUHAUHAUHAUHUA … vixe… Aqui em sampa, qual é instituição mais fmz pra se fazer um Sup?

T

fmz = famosa?
Ora, famosa por famosa existe a USP (até a Maria Fernanda Cândido, em uma propaganda na televisão, declarou que estudou nela :stuck_out_tongue: ), mas se você está perguntando se é preciso fazer um curso superior, é porque não deve sentir confiança suficiente para entrar nela. Senão não estaria nem perguntando :stuck_out_tongue:

Puck

opa…“FMZ” em SP é lido como “firmeza” ou se preferir uma instituição que seja boa… famosa ou não…

grunfeldt

Melhor procurar no forum
Já fizeram essa pergunta antes… 8)
Ex.: http://www.guj.com.br/posts/list/73223.java#384951

LPJava

sou estudante de SI e nao sei qual q diferença com TI, mais o de SI prepara vc para area bem gerencia na area de TI, agora CC é completamente diferente de SI.

flw!

esb

Você só fica em cela especial até o julgamento. Se condenado, vai para um presídio comum, sem cela especial e sem regalia nenhuma.

passos

Assim que acabei o segundo grau, ja trabalhava com informatica, na epoca não queria que meu pai pagasse minha faculdade e ao longo do tempo ela foi ficando em segundo plano.

Sempre fui uma pessoa muito estudiosa e aos poucos fui complementando meus estudos voltados a coisas especificas com algumas mais abrangentes que e o que eu achava que fazia falta em não ter cursado uma faculdade.

Atualmente trabalho em uma multinacional numa posição previlegiada.

Não ter nunca entrado em uma faculdade ja me fechou uma porta… mas isso aconteceu apenas uma vez.

Sinceramente eu nao sei se hoje teria paciencia para cursar uma faculdade ( dentro da area de informatica ), mas digo com toda certeza que hoje ela nao me faz nenhuma falta.

pcalcado

Não, mas não ter um torna o percurso mais difícil para alguns. Depende do perfil da pessoa.

rodrigoallemand

É um contra-senso, num pais com um indice cada vez mais alto de pessoas ingressando em faculdades, tópicos e opiniões desse tipo.
Cara, não sei em outros lugares, mas aqui no Rio tem uma Estácio de Sá em cada padaria, até analfabeto entra! Não custa nada tentar um vestibular, se matricular e ir seguir sua carreira. Acho que esse é um dos grandes erros do PJ… se o cara fala que sabe, beleza, ele tá dentro; e se ele for ruim, trocamos.

Acho que as pessoas, CONSIDERADAS NOVAS PARA O MERCADO DE TRABALHO, ou seja entre 20 e 35 anos, que não apoiam aos mais novos a cursar uma faculdade, não pretendem chegar muito longe na estrada profissional, ou terá muita sorte de montar uma coisa própria que lhe sustente.
Não adiantaria, se fosse o caso, meu pai com 50 correr atras de faculdade agora… e mesmo assim o “velho” tá no 2º doutorado.

Pois bem. Faculdade é importantissimo… vc não é nada mais do que o seu curriculo para o mercado.

P.S.: Bill Gates não tem graduação completa, mas ele é dono da M$!

pcalcado

Se até analfabeto entra o ensino não pdoe ser bom, certo? Se o ensino for ruim por que eu faria? O que ia trazer? Um documento formal dizendo que eu sei o que de fato não sei (ou se o sei não foi lá que aprendi)?

Eu estudei lá e por duas vezes tranquei. É uma perda de tempo, os professores sabem menos que um aluno padrão. Ter um diploma numa universidade desta é colaborar para a burrocracia (e seus exploradores, donos de faculdades McDonald’s).

Existem mais de uma dezena de pessoas neste fórum que são uma prova de que você está errado.

rodrigoallemand:

E…? Ele herdou a empresa por acaso? Ou largou a faculdade para montá-la?

Faculdade é um caminho, geralmente o mais comum, mais aceito e por isso o mais fácil. Existem muitos outros.

celso.martins

pcalcado:
rodrigoallemand:

Cara, não sei em outros lugares, mas aqui no Rio tem uma Estácio de Sá em cada padaria, até analfabeto entra! Não custa nada tentar um vestibular, se matricular e ir seguir sua carreira. Acho que esse é um dos grandes erros do PJ… se o cara fala que sabe, beleza, ele tá dentro; e se ele for ruim, trocamos.

Eu estudei lá e por duas vezes tranquei. É uma perda de tempo, os professores sabem menos que um aluno padrão. Ter um diploma numa universidade desta é colaborar para a burrocracia.

Existem mais de uma dezena de pessoas neste fórum que são uma prova de que você está errado.

rodrigoallemand:

E…? Ele herdou a empresa por acaso? Ou largou a faculdade para montá-la?

Faculdade é um caminho, geralmente o mais comum, mais aceito e por isso o mais fácil. Existem muitos outros.

Acho que a dificuldade aparece nos sites de emprego e nos fóruns de mesmo assunto que participo. TODOS, para empregos de desenvolvedor para cima, pedem nível superior. Veja bem, não fala desejável e sim INDISPENSÁVEL.

Talvez a sua teoria sirva bem para quem tem QI… Quem Indica… pq se for entrar pela porta natural, isto é, mandar curriculo, ser entrevistado e testado, se você não estiver graduado, ou cursando uma graduação, seu curriculo será sumariamente descartado. Me parece que isso é mais uma regra do que uma excessão.

Abraços.

P.S. Bill Gates foi um inovador e um excelente copiador. Ele é ótimo para vislumbrar as oportunidades e não deixa-las escapar. Eu pergunto: Quantas pessoas no mundo tem esse perfil? E se tem, quantas delas conseguirão ter uma idéia inovadora e dominar o mercado como ele? É por isso que só existe 1 Bill Gates e pessoas, na minha opinião, muito mais competentes que ele não são os mais ricos do mundo.

Proteu_Alcebidiano

rodrigoallemand:
É um contra-senso, num pais com um indice cada vez mais alto de pessoas ingressando em faculdades, tópicos e opiniões desse tipo.

Se alguém tem a idéia de fazer faculdade pra se sentir seguro no futuro, isso não adianta por muito tempo. Fazendo faculdade ou não, o importante é não se acomodar só porque concluiu um curso superior.

As pessoas crescem por atitudes, oportunidade e talento profissional, a faculdade é um item que está alheio a isso. Autodidatas estão por aí para confirmar isso.

Meus parabéns para o seu pai, conheço alguns DSc. que também se acomodaram depois que obtiveram esse título. O recado é: um status acadêmico ou profissional do momento não vão manter ninguém pro resto da vida.

P.S: Vivo dentro de faculdade e também vejo uma quantidade considerável de gente despreparada . Faculdade não te faz um cara automaticamente capacitado, você é que tem que correr atrás disso, dentro ou fora de uma faculdade.

T+

elomarns

Há dois fatores a serem considerarados antes afirmar se cursar uma faculdade é necessário ou não: conhecimentos adquiridos e empregabilidade.

Em relação aos conhecimentos adquiridos durante a faculdade, isso obviamente varia muito de instituição para instituição. Algumas agregam bastante conteúdo aos alunos, e outras fingem que ensinam alguma coisa. De qualquer forma, em ambos os casos, o aluno pode adquirir todo este conteúdo por conta própria, mas obviamente depende do perfil da pessoa. Alguns tem capacidade de estudarem através de livros, por exemplo, e aprender todo o conteúdo visto na faculdade, ou até mais. Mas há também aqueles que precisam ter aulas para aprender, o que justifica cursar uma faculdade. De qualquer forma, nenhum dos dois é melhor que o outro, são apenas perfis de pessoas diferentes.

Já em relação ao mercado, atualmente é difícil conseguir um emprego sem curso superior, mas não é impossível. Eu mesmo conheço pelo menos uma pessoa que conseguiu um bom emprego em TI sem ter concluído um curso superior. Na verdade, esta pessoa começou a cursar a faculdade assim que conseguiu o emprego, por exigência da empresa. Sendo assim, a faculdade costuma facilitar as coisas no mercado, mas não ter cursado ou completado uma não impossibilita ninguém de ter uma carreira em TI, apenas dificulta um pouco.

Sendo assim, a resposta para essa pergunta depende do perfil da pessoa, cabendo a cada um identificar o que é melhor para si.

rodrigoallemand

Concordo com vc que o ensino da Estácio é bem precário. Mas e ai? Vc trancou e vai manter trancado pelo resto da vida?!? Não pretende nunca fazer uma pós, um mestrado, um doutorado, um pós-doutorado?!? Só existe faculdade ruim?!?

Existem… claro! Uma dezena em quantos usuários no total?!? Nem todos são gênios, vc sabe disso!
Vc, por exemplo, acha que é inutil. Ok. E para pessoas que já são formadas e pretendem ter mais titulos academicos? Pergunte ao Guerra, por exemplo, o que ele acha de conslusão academica?!? Acho que não terá a mesma opinião… Pelo que eu sei do CV dele, ele deve achar necessário.

Quantos Bill Gates vc conhece no mundo?!?
Quantos Peles vc conhece no mundo?!?
Quantos Michel Jordan vc conhece no mundo?!?
Quantos Eric’s, James’s, Scott’s e Martin’s da vida vc conhece no mundo?!?

pcalcado

Eu estou no mercado há uns bons 10 anos e atualmente (pelo menos até dia 15) atuo como coordenador de desenvolvimento numa grande empresa. Estou saindo dela e a pessoa que vai me substituir também não tem faculdade mas é extremamente competente.

O que você disse não procede, como falei com faculdade geralmente algumas coisas ficam mais fáceis mas é apenas um dos diversos meios.

Não é teoria, é prática. Esta é a diferença.

celso.martins:

P.S. Bill Gates foi um inovador e um excelente copiador. Ele é ótimo para vislumbrar as oportunidades e não deixa-las escapar. Eu pergunto: Quantas pessoas no mundo tem esse perfil? E se tem, quantas delas conseguirão ter uma idéia inovadora e dominar o mercado como ele? É por isso que só existe 1 Bill Gates e pessoas, na minha opinião, muito mais competentes que ele não são os mais ricos do mundo.

Gates, Jobs… fora os que não fizeram ciência da computação. Quem já trabalhou para multinacionais já viu muita gente com diploma em letras, história e afins em cargos técnicos.

Não é rpeciso ser o ex-mais rico do mundo para ser bem sucedido.

passos

Pergunte pra alguem de RH se ela receber uma curriculo de uma pessoa altamente capacitada e que não tem faculdade se ela não vai ao menos ligar para o mesmo.

pcalcado

A faculdade de ensinou a botar palavras na minha boca?

Acaso eu disse isso?

Acaso eu disse isso?

Não. Não me faz falta neste momento, eu não preciso estar afiliado á academia para fazer pesquisa.

Não entendi o que você quis dizer com isso, se é que disse algo. Pode elaborar? Mas sem emoção, por favor, vamos nos concentrar em fatos.

rodrigoallemand:

E? Como falei na resposta acima eu conheço muita gente muito bem-sucedida sem faculdade. Se você acha que facudlade é o caminho eu aceito sem problemas, muita gente pensa assim. Só que eu não penso e já tive provas para subsidiar este pensamento.

pcalcado

Perfeito.

rodrigoallemand

E olha quem vem falar de emoção…

pcalcado:
A faculdade de ensinou a botar palavras na minha boca?

Não, não ensinou não… até porque eu não sou formado… tranquei a faculdade a 3 anos por causa de trabalho no exterior e pretendo voltar, porque minha meta é mestrado e ministrar em faculdades. Mais a longo prazo, pretendo um doutorado e trabalhar como pesquisador…
Vc disse que a experiencia que vc teve de faculdade (Estacio) fez vc repensar se vale a pena ou não. Eu apenas perguntei se só existem faculdades ruins… Pq vc não tentou UFRJ, UERJ, PUC?!? Existem outras faculdades…
E se vc “responde não” a um tópico “Curso Superior, é preciso?” vc quiz dizer q não é preciso… tudo bem a colocação de inutil é meio forte… mas no fim, qual a sua colocação sobre a graduação? Util ou unutil? Preciso ou não preciso?

Essa eu juro que eu tentei entender… não estava falando de Doutor para Pesquisador… estava falando de previsão de carreira…

Típico!!! Bem típico!!!
Vou desenhar…
Vc, que não é formado, tem uma opinião formada sobre a necessidade de graduação, negativa.
Eu, que tb não sou formado, tenho outra.
Citei o exemplo do Guerra por ele ser conhecido no GUJ, conhecer parte do curriculo dele e o achar um cara focado no mundo academico, muito estudioso, formado, mestrado, etc. em uma instituição muuuito conceituada. De repente, a opinião dele é outra completamente diferente da nossa.
Resumindo: cada um tem uma opinião e um jeito de pensar. Eu e vc estamos na mesmissima situação e pensamos completamente diferente…

pcalcado:

rodrigoallemand:

E? Como falei na resposta acima eu conheço muita gente muito bem-sucedida sem faculdade. Se você acha que facudlade é o caminho eu aceito sem problemas, muita gente pensa assim. Só que eu não penso e já tive provas para subsidiar este pensamento.

Eu tambem conheço pessoas bem sucedidas… como eu e vc… E? E? E?

P.S.: Sem showzinho de colocar curriculo ou valores aqui como vc já cansou de fazer, hein, por favor!

pcalcado

rodrigoallemand:
E olha quem vem falar de emoção…

Rodrigo, acorda. Desde a minha primeira participação enste tópico eu estou falando que depende de cada um, você vem discordar de mim e isso só pode significar uma coisa.

Está ficando repetitivo isso, vamos lá: alguns gostam/precisam/preferem faculdade, outros trilham caminhos diferentes. Se você não aceita isso é problema seu. Eu já trabalhei em empresas onde exceto dois frequentadores deste fórum todos eram mestres e doutores, por UFRJ e MIT. O nível técnico era igual.

Eu já respondi isso desde o primeiro post aqui.

Quer que eu desenhe?

Se você acha que ter um doutorado tem a ver com ter uma carreira melhor ou pior você não conhece o mesmo mercado que eu.

Você “sitou” (sic) o exemplo do cara para provar que cada um tem um jeito de pensar. Aham. E o que eu escrevi no meu primeiro post?

Quer que eu desenhe?

rodrigoallemand:

Eu tambem conheço pessoas bem sucedidas… como eu e vc… E? E? E?

P.S.: Sem showzinho de colocar curriculo ou valores aqui como vc já cansou de fazer, hein, por favor!

Se você me considera bem sucedido sem curriculum não há o que provar, você concorda comigo então. Ponto final.

Puck

Gente … eu montei esse topico pq queria saber como anda a opnião atual da galera sobre ter ou não C. Sup., tipo, eu vou fazer… mas pelos meus motivos… Não precisamos nos exaltar e tal…

Lembrando que ponto de vista e time de futebol cada um tem o seu…

Agradeço pra caramba a ajuda de todos vc, cada um a seu modo…

rodrigoallemand

Auhauhauhauhauhauh
Vou começar a marcar as suas falhas de digitação…

Por essas e outras que eu adoro o GUJ! Diversão garantida!

Puck

Auhauhauhauhauhauh
Vou começar a marcar as suas falhas de digitação…

ah Rodrigão… para né…rs… vamo fica calmo ae…huahuahuha
Vcs tão parecem minhas irmãs!

ddduran

Faculdade é meio como certificação é uma coisa muito mais para VOCÊ (seu ego) do que para os outros na nossa area, porém quando você está começando e não tem um bom network é quase impossivel entrar nessa area (só um lance de sorte).

Eu gostaria muito que nossa area fosse regulamentada assim como engenharia civil e direito (no caso de advogados),
mas como faze-lo se hoje já não existe profissionais na nossa area.

alem disso uma faculdade (qualquer q seja) é uma experiencia unica e muito interessante para qualquer um

D

No meu caso só consegui um emprego aqui depois que eu entrei na faculdade. Ter um curso superior hj em dia
é quase que essencial, devido a grande concorrência no mercado, apesar de nossa área ter espaço de sobra. Mas concerteza um profissonal graduado é um diferencial na busca do emprego.

Flow!

louds

Puck:
Gente … eu montei esse topico pq queria saber como anda a opnião atual da galera sobre ter ou não C. Sup., tipo, eu vou fazer… mas pelos meus motivos… Não precisamos nos exaltar e tal…

Lembrando que ponto de vista e time de futebol cada um tem o seu…

Agradeço pra caramba a ajuda de todos vc, cada um a seu modo…

Curso Superior, por sí só, não tem a menor utilidade. Não prova absolutamente nada. Porém se o aluno quiser aprender e vai conseguir caso se matricule num curso razoável - curso bom no Brasil eu ainda estou para conhecer.

Eu tenho superior e pretendo fazer mestrado, mas não vejo nenhuma conexão disso com minha carreira, uma vez que os melhores empregos dependem de tudo menos titulação. Toda empresa diz que superior é exigência, mas nenhuma vai recusar um excelente profissional por conta disso.

Eu entendo a posição do Phillip, pois conheço mais picaretas que são mestres ou doutores por universidades de renome que conheço profissionais capacitados - com ou sem diploma.

Em média um diploma ajuda a arrumar um emprego médio.

F

pcalcado:
elomarns:

Em relação aos conhecimentos adquiridos durante a faculdade, isso obviamente varia muito de instituição para instituição. Algumas agregam bastante conteúdo aos alunos, e outras fingem que ensinam alguma coisa. De qualquer forma, em ambos os casos, o aluno pode adquirir todo este conteúdo por conta própria, mas obviamente depende do perfil da pessoa. Alguns tem capacidade de estudarem através de livros, por exemplo, e aprender todo o conteúdo visto na faculdade, ou até mais. Mas há também aqueles que precisam ter aulas para aprender, o que justifica cursar uma faculdade. De qualquer forma, nenhum dos dois é melhor que o outro, são apenas perfis de pessoas diferentes.

Perfeito.

Perfeito, com uma ressalva. Com um professor ou tutor (na universidade ou fora) vc PODE catalisar seu aprendizado e por conta própria você PODE demorar mais tempo, é claro que isso depende do professor, do aluno e do relacionamento entre eles.

F

Diploma universitário é tão importante que eu não fui buscar o meu até hj… :lol: :lol: :lol: :lol:

Realmente foi falta de tempo, pois ele está lá na UFSCar faz 7 anos me esperando…

ViniGodoy

Aquele negócio. Você vai escapar da faculdade se:

1. Fizer algo que emérito, que te torne famoso na área;
  2. For trabalhar em algum cargo operacional que exige segundo grau;
  3. Você tiver trabalhado e for recomendado por uma empresa reconhecida, que comprove sua experiência.

Fora isso, quando um contratador está lendo o seu currículo, ele prefere (com razão) acreditar no diploma de uma faculdade do que na sua palavra pura e simplesmente.

E quanto melhor a faculdade que você cursou, melhor para você.

PS: Algumas empresas grandes exigem diploma universitário para ocupar certos cargos. Se você for contratado sem, ocupará um cargo inferior até que o providencie, tenha você o reconhecimento necessário ou não.

Mas… se vc já manja, fazer uma faculdade não será problema, certo? Basta assistir aula e tirar 10 nos trabalhos e provas.

pcalcado

Não precisa ser famoso, basta ser comprovável.

ViniGodoy:

Mas… se vc já manja, fazer uma faculdade não será problema, certo? Basta assistir aula e tirar 10 nos trabalhos e provas.

Sim, é. É porque exige dedicação de umas quatro horas por dia tendo que frequentar um lugar que neste caso não está agregando informação, apenas tomando tempo. Nos meus últimos semestres eu levava livros e os lia durante as aulas porque delas não se tirava nada. Perdi todas as provas finais do semestre viajando a trabalho.

Cheguei a pensar em fazer vestibular novamente e alguns amigos meus fizeram e ingressaram ou voltaram para suas PUC, USP e UFRJ. De todos apenas um concluiu, o resto saiu de novo.

celso.martins

Não acho que a faculdade seja ou deixe de ser importante. Acho que como o amigo bem disse, depende da pessoa. Eu já programo há algum tempo e só consegui trabalhar efetivamente na área, isto é, atuar principalmente como desenvolvedor, há 3,5 anos. Só conseguia emprego de técnico. Consegui “chegar” na área através de uma promoção no meu emprego anterior. Trabalhava na EBID da São José e resolvi desenvolver um software em Delphi que me ajudasse nas Ordens de Serviço. Então, nos tempos livre, eu desenvolvia. O dono da empresa ficou sabendo e me chamou para conversar.

Meu único “diploma” de programação até essa data, foi um curso de Delphi 4 com Oracle em 1999.

Eu vivo falando isso durante as aulas. Não adianta o cabra sair da graduação, extremamente cru, sem experiência, e achar que já vai ganhar R$6000,00/mês. Não é assim. Programador tem que ser resolvedor de problemas, e no mundo de hoje, resolver da melhor forma possível é obrigação, para agilizar a manutenção, pois as pressões externas assim exigem. Isso eu acho difícil de ensinar. As boas práticas dá para ensinar, o raciocínio lógico não. Acho que é nesse ponto que a maioria dos “nerds” acadêmicos esbarram. Não sabe se portar diante de uma situação que ainda não tenha visto. Buscar a solução de qualquer fonte disponível. Missão dada é missão cumprida.
[/quote]

Também conheço Engenheiros que não passam de vendedores. Da própria área? Sabe nada.

pcalcado:

Não é preciso ser o ex-mais rico do mundo para ser bem sucedido.

Eu sei disso, eu também não quero ser o mais rico do mundo. Preciso de dinheiro, mas não precisa ser tanto. =)

Vai ver a graduação do Carlos Slim. Eu tenho a época que conta a trajetória dele.

E no mais, eu falei do jacu do Bill porque o amigo citou na mensagem.

Eu sou fã inveterado dos auto-didatas. Os cabras que conseguem aprender sozinho, e fazer bem feito o que aprendeu, para mim é gênio. Eu não sou desse tipo. Normalmente existe uma forma melhor do que a que eu adoto.

Tenho contato com a programação desde 1985, quando meu pai me presenteou com um TK2000 II Color.

Foi no meu aniversário de 8 anos.

Programava, err, humm, printava, em Basic, o meu nome na tela e ficava todo bobo. No início da década de 90, percebi que podia salvar algumas coisas que estava fazendo, numa base de dados, e assim conheci o DBase III plus e o famoso mod com (acho que era isso). Logo em seguida, meu pai me apresentou o Clipper. Fiquei doido. Podia criar .exe e executar meu programa. Em 1999 conheci o Delphi e em 2004 fui apresentado ao Java.

Acredito que possa ter sido uma trajetória muito parecida com alguns programadores, principalmente da minha faixa etária.

Entretanto, eu só arrumava emprego de técnico (na verdade, sempre começava como auxiliar), ganhando 350,00/mês.

Eu não tinha experiência (como?) e nem vida acadêmica. As coisas foram bem difíceis. Serei eternamente grato a essa empresa que me promoveu, pois me deu essa oportunidade e abriu essas portas.

Abraços!

celso.martins

ddduran:
Faculdade é meio como certificação é uma coisa muito mais para VOCÊ (seu ego) do que para os outros na nossa area, porém quando você está começando e não tem um bom network é quase impossivel entrar nessa area (só um lance de sorte).

Eu gostaria muito que nossa area fosse regulamentada assim como engenharia civil e direito (no caso de advogados),
mas como faze-lo se hoje já não existe profissionais na nossa area.

alem disso uma faculdade (qualquer q seja) é uma experiencia unica e muito interessante para qualquer um

Perfeito, muito bem dito. Compartilho da sua opinião.

pcalcado

Eu falei que era pratica e nao teoria porque do modo como falou antes deu a entender que eue stava teorizando sobre o mercado quando, na verdade, estou falando de minha experiencia pratica.

Sobre nerds de academia e seus assuntos, este é um dos motivos pelo qual eu acredito que faculdade é geralmente um caminho mais fácil para qualificação profissional: quandos e opta por não fazer uma faculdade você tem que aprender sozinho (inclusive saber o que você tem que aprender porque no início não se faz idéia).

Uma das coisas que me ajudou muito no início foi ler a bibliografia dos cursos em boas faculdades como UFRJ. Meus Tanenbaums estão aqui na caixinha que vou levar para a mudança, todos devidamente lidos e ocasionalmente utilizados para consulta.

Eu tenho um desses embaixo da minha cama :slight_smile: Sou bem mais novo, ganhei o TK de uma amiga da minha mmãe em 1994, mas foi lá que aprendi o básico (e não ter uma interface amigável ajudou).

celso.martins

Minha dúvida é: Como a empresa vai saber que o cabra é um excelente profissional se o mesmo não tem experiência e nem títulos? Penso que só por indicação.

Exatamente. Mas o início é, geralmente, numa empresa pequena/média. Quando você já é pleno/senior, creio que a sua capacidade e as conquistas realizadas contam mais que qualquer outra coisa. Sendo eficiente e competitivo nos seus códigos, creio ser mais fácil de conseguir o networking. Não porque alguém vai ve-lo, mas porque a sua forma de falar sobre ele muda. Fale sobre Singleton, Facade, XP (obviamente sabendo o que está dizendo) e veja os resultados. Até onde eu sei, isso não se aprende num curso de graduação comum. Pelo que já conversei com os professores, boas práticas sim, mas abordar padrões e metodologias, de forma profunda, creio que não.

Estou falando genericamente. De forma alguma estou dizendo que você não siga padrões ou metodologias. Acho que o tópico já teve stress demais para eu gerar mais um, por mal entendido.

Nas áreas ligadas ao desenvolvimento de software, o estudo deve ser constante. Por vontade do programador em melhorar e devido às pressões externas.

celso.martins

Eu realmente entendi que a teoria era sobre o mercado, não sobre sua experiência profissional.
Eu também entrei no mercado sem ter ainda a graduação. Mas quantos poderão ter a mesma sorte? Eu no caso, esperei 10 anos, pois queria estar atuando no desenvolvimento desde 1994 (pretensioso, não?), mas a oportunidade veio e perdi até a namorada, porque virei psicopata. Hoje tenho uma mulher bem melhor e um filho, mas continuo psicopata. A mulher que é outra. =)

Eu lia as cadeiras e procurava na internet sobre os assuntos. Nunc consegui bibliografia.

Acho isso muito importante também. Foi uma das coisas que mais me atrairam no java. Quando comecei, fazia Swing no braço, no Eclipse. Me lembrou a velha forma do Clipper de construir telas com (ALT+alguma coisa). =)

Marcio_Nogueira

Oi Puck, acho importante pensar em um curso superior a curto prazo. O curso que você está fazendo, servirá como uma boa base de conhecimento. Desejo muito sucesso.
Um abraço.

B

thingol:

concordo!!!

Você tem que procurar coisas que te ajudem, não que te atrapalhem.
Como programador, até hoje só trabalhei com uma pessoa sem diploma universitário e, apesar dessa pessoa manjar muito, mesmo assim ela dizia que as coisas teriam sido bem mais fáceis se ela tivesse um diploma.

ViniGodoy

Essa era a idéia do item 3. :wink:

O fato é que, sem a faculdade vai ser muito mais difícil. Não impossível, mas mais difícil. Eu também concordo que é bom ter uma abordagem prática, mas sou contra extremos. Nem é bom ter uma abordagem puramente teórica, como também não é bom ser 100% prático.

É óbvio. Não adianta fazer a faculdade e não aproveita-la. Gente preguiçosa vai sair sem saber nada, e vai continuar sem saber nada. Porque gente preguiçosa também não é auto-didata. Gente com potencial vai aproveitar a faculdade, fazer dela uma oportunidade para aperfeiçoar a técnica, para aprender rápido o que levaria mais tempo sem a graduação. E, depois da faculdade, vai ter uma base grande e sólida, para ser um auto-didata ainda mais eficiente do que era quando entrou. Aliás, auto-didatismo é um requisito básico de um profissional da nossa área hoje em dia.

O fato é que hoje temos um mercado de trabalho com vários profissionais. E o que diferencia para um contratador - que não conhece quem está contratando e, infelizmente, só está olhando um papel chamado currículo - é o nome de instituições reconhecidas. Sejam elas faculdades (o caminho normal), outras empresas ou, alguma publicação de algo que realmente chame a atenção. É uma questão simples. Imagine-se numa mesa, com o currículo de 30 pessoas, 5 das quais você selecionará para uma entrevista (afinal, seu tempo também é bastante precioso para entrevistar as trinta) e onde somente uma ou duas serão contratadas. Como você separaria essas 5? Não te daria mais segurança saber que alguém cursou uma faculdade, especialização ou mesmo um mestrado?

O fato é que o mercado é concorrido. E gente boa auto-didata existe, mas gente boa numa faculdade também. Então, daquelas cinco, certamente uma sairá contratada, e dificilmente será o auto-didata, pois ele já nem passou na primeira triagem, a do currículo. O caminho do auto-didata será conseguir um emprego técnico, fazer muito bem seu trabalho, torcer para ser reconhecido e, se a sorte e a política da empresa permitirem, subir de cargo.

Quanto a fazer faculdade e “saber tudo”. Eu discordo radicalmente de que isso seja sequer possível. Eu já era técnico e tinha um bom conhecimento (superior ao da maior parte dos técnicos) quando cursei a faculdade. Sabia boa parte das matérias, mas mesmo assim aprendi muito. Se você realmente quiser, pode se aprofundar em algum tema ou mesmo procurar um curso que te complete. Por exemplo, se você já é muito bom com software, por que não pegar um curso que envolva também hardware, redes ou algum outro conhecimento que você não tenha? Há sempre também a possibilidade de se juntar de cara com aquele professor CDF e já engatar logo nos primeiros anos num trabalho de graduação que valha a pena.

Além disso, há sempre a troca de contatos com pessoas novas, que trazem novas idéias, tecnologias e oportunidades. Para quem manda bem, mas está fora do mercado, a faculdade tem um importante papel no networking. Vários colegas da minha sala (inclusive eu) conseguiram o primeiro emprego através da indicação de outros colegas ou professores. O mesmo acontece agora, na minha pós. Se você for um cara bom, dedicado, inteligente, dificilmente vai passar sem ser notado, indicado e contratado.

Toma tempo? Claro que toma tempo. É difícil? Complicado? Dependendo, pode até ser. E uma boa faculdade certamente será. Mas é por isso que a faculdade é boa, não é? Porque exigirá de você tempo e trabalho, te dando em troca conhecimento e uma boa rede de contatos. Aliás, conhecimento é uma das poucas coisas que ninguém pode tirar de você. E é por isso que vale a pena.

pcalcado

Sumarizando os pontos que falie e/ou concordo nos posts de cada um:

1. Fazer faculdade te ajuda a conseguir um emprego numa empresa “normal” mas não significa tanto quanto se procura um emprego diferente

Eu já trabalhei em empresa de três letrinhas, empresa legal, empresa alternativa… se que entrar nas empresas normais é muito mais fácil com um diploma mas sei também que estes lugares só são interessantes par se trabalhar se você não quer ser técnico (e ser gerente/executivo não é a evolução do técnico).

1. Lugares que realmente se preocupam com a aptidão do funcionário geralmente não ligam para diplomas

Nestes lugares conta o que você é não onde adquiriu informação. Este é o exemplo que citei da empresa com apenas doutores e mestres exceto pois dois que nem graduação tinham.

1. Obter conhecimento através de uma faculdade é mais fácil

Numa faculdade você pode acessar uma grande quantidade de pessoas que podem te ajudar e ainda conta com um programa definido por especialistas de ensino que, teoricamente, cobre os campos importantes.

1. Mas não é essencial

Se você decidir por não fazer faculdade pode ter uma carreira brilhante, trabalhar em lugares excelentes em cargos de chefia. Só que você vai penar bem mais para adquiri conhecimento, precisa ser auto-didata.

1. Ter faculdade ou não não quer dizer anda sobre as capacidades de uma pessoa

Isso só consegue ser verificado caso a caso.

abstract

Bom, como já dito, ter um curso superior é bom para empregos normais, para que te dêem direito de fazer uma entrevista em alguns lugares.

Mas em empresas realmente sérias, não vai ser o diploma que será seu passaporte pro emprego, na minha modesta opinião existem graduados medianos, não graduados medianos, depende de cada um correr atrás, ter um diploma dizendo que você é um analista de sistemas não te faz melhor que ningúem, fatores que vão desde qualidades técnicas até a capacidade de trabalhar em grupo, em equipe, são muito mais relevantes.

Existem graduados que ainda acreditam que testes é perda de tempo, como vimos em posts recentes aqui, oooops falei. Enfim, o mercado de trabalho convencional, impõe barreiras para quem não tem um curso superior, o que de fato é uma lástima, pois perde-se e deixa de dar oportunidade a pessoas competentes, enquanto isso, outros graduados, cometem verdadeiras barbáries por aí.

Não estou defendendo a não graduação, só que no meu restrito universo, topo com pessoas muito competentes e não graduadas, enfim, como já mencionado aqui, a qualidade de ensino tem sido ridicula em alguns lugares, mas em empresas convencionais, o papel é exigido.

Por isso aprecio empresas que te avaliam pelo teu perfil, não pela quantidade de quadros pregados na parede.

ps: Em homenagem a comentários exdrúxulos que tem surgido em posts e discussões sobre os mais variados temas, o bozo residirá neste post.

Leozin

Olha sinceramente, não lí o tópico todo mas eu concordei com muita coisa que o P. Calcado falou

Vou dizer a MINHA experiência

Como muitos sabem eu nem sou de SP, sou de SC e acabei vindo trabalhar com Java em SP. Tenho 22 anos, desisti da minha faculdade quando estava concluindo o meu terceiro ano. Mas desde quando eu estava no segundo ano eu já tinha percebido que o mercado tá nem ae pra curso superior. Quem sabe essas empresas de 3 e 4 letrinhas realmente querem gente com curso superior, mas até hoje, poxa vida, nunca ví nenhuma empresa pedir curso superior ou apontar isso no currículo quando eu peço um valor hora bem alto, ninguém nunca disse “poxa mas com esse teu valor hora e você nem faculdade tem”.

E conheço muita gente BOA MESMO, olha, os caras que mais manjam são os caras que nem faculdade fizeram. Detalhe: Estou dizendo isso em cima de experiências, de pessoas que já conheci em SP, pode ser que ondem vocês vivam não seja assim, então por favor não tomem a minha opinião como algo verdadeiro e absoluto, pode ser que eu esteja enganado e a minha visão inocente das coisas não estejam de acordo com a realidade aqui discutida.

Não acho curso superior como algo que “precisa”, mas também posso estar falando nada com nada, poderiam por favor ser mais específicos? Curso superior é preciso para que?

Se for pra “trabalhar com Java” não é necessário. Hoje em dia eu vejo muito mais a empresa estar interessada num cara que SABE e não é formado do que alguém formado que nunca trabalhou com Java ou tem um conhecimento mínimo. Se vocês fossem donos de uma consultoria ae e gostaria de alocar um profissional num cliente, vocês pegariam um não-formado que manja das coisas ou um cara que é formado no ITA/USP/Unicamp mas nunca trabalhou com Java?

Se for por “comprovar conhecimento” acredito que uma certificação comprova mais do que um curso superior. Tá eu sei que nenhum dos dois comprova NADA, mas entre um e outro, o que te bota mais confiança? Uma instituição de ensino ou uma grande empresa como Sun/Oracle/BEA etc?

Agora se tu quer seguir carreira acadêmica, ser professor ou trabalhar pro governo, daí eu acho válido. Mas só pra isso mesmo, porque essas coisas são altamente burocráticas. Eu acho até meio chato nas faculdades, tem muitos professores que nunca aplicaram o que ensinam na vida, por exemplo, como que um professor que falar de Data Wharehouse se nunca teve experiência com isso?

Ser auto-didata, ser dedicado, ficar mais experiente, ter uma postura séria, ter um bom network e ficar atualizado vale muito mais (em qualquer sentido, tanto pessoal, como profissional e financeiro) do que qualquer faculdade/pós/mestrado/mba da vida.

Eu sinceramente pretendo concluir a minha faculdade (já que comecei), mas só em 2009 eu acho, pretendo fazer Mackenzie hehe Por ser meio pertinho de casa e a galera ter falado que lá é bom. Antes de fazer faculdade ainda quero pegar uma experiência fora do país (agora em 2008) e depois disso pensar em faculdade. Acho que tem coisas muito mais importantes, que me estabilizam no mercado do que faculdade, que nem inglês e experiências :slight_smile:

Não vou falar mal da faculdade, porque eu aprendi a programar lá. Mas não foram com os professores. Quando eu comecei eu fiquei super feliz quando cheguei na biblioteca da faculdade e ví aquela porrada de livros de informática. Realmente era o que eu queria, o que eu gostava, aprendi Java e .NET sozinho e foram pequenos passos que são responsáveis por um destino que pra mim, a cada dia que passa se torna mais promissor :slight_smile:

Bom, essa é a minha visão :smiley:

peczenyj

Eu trabalho com um Engenheiro Agrônomo que é o melhor programador C que eu já vi.

Ele fica lá, programando em 4 tabs do Vim, debuga com o gdb quando é preciso, é super humilde e as vezes explica alguma coisa sobre lavoura de soja ou milho quando surge a oportunidade.

Outros 4 conhecidos não tem faculdade e são referências internas em alguns projetos (seja em C++, java, .Net ou Oracle). Desses, dois cursavam Biologia e outro abandonou o curso de Letras.

São pessoas que tem o chamado notório saber.

Henrik

Quando voce estuda numa faculdade legal (geralmente as federais), acaba convivendo com pessoas que pensam como voce, gosta dos mesmos assuntos.

Se o cara ja esta no mercado, pode dizer que no ambiente de trabalho tambem acontece isso. É verdade. So que é diferente, numa faculdade a maioria ainda é adolescente, não ta no mercado e tem muita vontade aprender… no fim um aluno acaba puxando o outro pra um nivel mais alto de conhecimento.

Alguem poderia perguntar

Eu diria

Henrique:
“Boa pergunta! Não sei.”
Se voce acha que fazendo computação nao vai te somar nada, faz em administração, economia, contabilidade, direito."

:roll:

Eduardo_Bregaida

Hj em dia faculdade é igual segundo grau, vc tem q ter :smiley:
Nem todos q tem se dao bem, assim como nem todos q nao tem se dao mal, mas o mercado pede :smiley:

Marcio_Nogueira

Após a conclusão da graduação, acho muito importante emendar com uma Pós-Graduação como complemento ao que foi aprendido durante a graduação. Durante o período de duração da Pós-Graduação, avalie a possibilidate de obter certificações, desta forma, você se tornará um profissional mais qualificado e com um conhecimento tremendamente ampliado em função de sua dedicação e preparaão para lhe dar com situações adversas.

dreamspeaker

A Graduação, pra maioria das pessoas é preciso. E emendar pós+certificações depois da graduação é um bom marketing!

O pessoal de RH por aí adora!

Luca

Olá

Sem querer puxar a brasa para a minha sardinha, vou repetir aqui um antigo conselho de um ex presidente da Shell: se não sabe qual faculdade cursar, faça engenharia e depois assuma qualquer outra profissão.

Para mim o ideal para ter mais chances de subir na vida, seria cursar alguma faculdade ligada à informática como segunda opção. Por exemplo: jornalismo e informática, adm de empresas e informática, marketing e informática, etc.

Como os cursos ligados à informática são geralmente fáceis de cursar porque a maioria cursa trabalhando 6 a 8 horas por dia, este horário de trabalho poderia ser substituído por uma outra faculdade.

Entendam que estou falando do ideal e nem todos tem estomago para isto. No meu tempo era praticamente impossível assumir algum estágio de mais de 4 horas por dia junto com o curso de engenharia e nem por isto pobres deixavam de cursar engenharia. Tive colegas na UFRJ que não tinham dinheiro para comprar nenhum livro, comeram 5 anos no bandejão e depois de formados se transformaram em ótimos engenheiros.

Mas se o cara despreza o que ensinam na faculdade e prefere ganhar um dinheirinho fácil durante os anos em que deveria estar estudando, pode ser que esteja se condenando a ser programador para o resto da vida.

[]s
Luca

Luca

Olá

Bem, depois de postar, li o resto do tópico e concordo com o que o Phllip disse em http://www.guj.com.br/posts/list/45/73250.java#385878

Phillip:
3) Obter conhecimento através de uma faculdade é mais fácil

Numa faculdade você pode acessar uma grande quantidade de pessoas que podem te ajudar e ainda conta com um programa definido por especialistas de ensino que, teoricamente, cobre os campos importante

A faculdade pode ajudar quando tem recursos para isto do tipo um boa biblioteca, bons professores disponíveis para tirar dúvidas e colegas interessados em aprender. Porém se o cara só vai lá raramente e fica o mínimo de tempo possível porque tem um empreguinho aparentemente melhor, então ele não aproveita nada da infra estutura da faculdade. Neste caso seria melhor que ele não perdesse tempo cursando nada porque ele sabe que seu diploma é meio mentiroso.

Meu conselho final: entrem para uma faculdade pública e estudem o máximo que puderem. Para fazer curso passatempo do tipo McDonalds escolham alguma coisa ligada ao esporte como escolhinha de tênis, golfe, asa delta ou vela que serão muito mais úteis na vida.

[]s
Luca

everson_z

Faculdade é pré-requisito para muitas empresas.
A minha opinião é igual a do c. Nascimento, quem não faz faculdade é um fanfarrão.

• Hj existe faculdade por R$ 250,00
everson_z

Conheço um arquiteto que num tem facul
Para o conhecimento, para o conhecimento, conhecimento… vc pode buscar formas alternativas.
Para ser avaliado, nunca muda (facul, pos, certificados) e sempre querem mais. Não acho correto falar que um substitui o outro, devemos sempre buscar mais.

Diploma superior não fico por baixo, é para vida toda.
Certificados de tecnologia esta preso a tecnologia e um dia fica por baixo.

Criado 1 de novembro de 2007
Ultima resposta 1 de nov. de 2007
Respostas 66
Participantes 30