Olha sinceramente, não lí o tópico todo mas eu concordei com muita coisa que o P. Calcado falou
Vou dizer a MINHA experiência
Como muitos sabem eu nem sou de SP, sou de SC e acabei vindo trabalhar com Java em SP. Tenho 22 anos, desisti da minha faculdade quando estava concluindo o meu terceiro ano. Mas desde quando eu estava no segundo ano eu já tinha percebido que o mercado tá nem ae pra curso superior. Quem sabe essas empresas de 3 e 4 letrinhas realmente querem gente com curso superior, mas até hoje, poxa vida, nunca ví nenhuma empresa pedir curso superior ou apontar isso no currículo quando eu peço um valor hora bem alto, ninguém nunca disse “poxa mas com esse teu valor hora e você nem faculdade tem”.
E conheço muita gente BOA MESMO, olha, os caras que mais manjam são os caras que nem faculdade fizeram. Detalhe: Estou dizendo isso em cima de experiências, de pessoas que já conheci em SP, pode ser que ondem vocês vivam não seja assim, então por favor não tomem a minha opinião como algo verdadeiro e absoluto, pode ser que eu esteja enganado e a minha visão inocente das coisas não estejam de acordo com a realidade aqui discutida.
Não acho curso superior como algo que “precisa”, mas também posso estar falando nada com nada, poderiam por favor ser mais específicos? Curso superior é preciso para que?
Se for pra “trabalhar com Java” não é necessário. Hoje em dia eu vejo muito mais a empresa estar interessada num cara que SABE e não é formado do que alguém formado que nunca trabalhou com Java ou tem um conhecimento mínimo. Se vocês fossem donos de uma consultoria ae e gostaria de alocar um profissional num cliente, vocês pegariam um não-formado que manja das coisas ou um cara que é formado no ITA/USP/Unicamp mas nunca trabalhou com Java?
Se for por “comprovar conhecimento” acredito que uma certificação comprova mais do que um curso superior. Tá eu sei que nenhum dos dois comprova NADA, mas entre um e outro, o que te bota mais confiança? Uma instituição de ensino ou uma grande empresa como Sun/Oracle/BEA etc?
Agora se tu quer seguir carreira acadêmica, ser professor ou trabalhar pro governo, daí eu acho válido. Mas só pra isso mesmo, porque essas coisas são altamente burocráticas. Eu acho até meio chato nas faculdades, tem muitos professores que nunca aplicaram o que ensinam na vida, por exemplo, como que um professor que falar de Data Wharehouse se nunca teve experiência com isso?
Ser auto-didata, ser dedicado, ficar mais experiente, ter uma postura séria, ter um bom network e ficar atualizado vale muito mais (em qualquer sentido, tanto pessoal, como profissional e financeiro) do que qualquer faculdade/pós/mestrado/mba da vida.
Eu sinceramente pretendo concluir a minha faculdade (já que comecei), mas só em 2009 eu acho, pretendo fazer Mackenzie hehe Por ser meio pertinho de casa e a galera ter falado que lá é bom. Antes de fazer faculdade ainda quero pegar uma experiência fora do país (agora em 2008) e depois disso pensar em faculdade. Acho que tem coisas muito mais importantes, que me estabilizam no mercado do que faculdade, que nem inglês e experiências 
Não vou falar mal da faculdade, porque eu aprendi a programar lá. Mas não foram com os professores. Quando eu comecei eu fiquei super feliz quando cheguei na biblioteca da faculdade e ví aquela porrada de livros de informática. Realmente era o que eu queria, o que eu gostava, aprendi Java e .NET sozinho e foram pequenos passos que são responsáveis por um destino que pra mim, a cada dia que passa se torna mais promissor 
Bom, essa é a minha visão