Curso superior, vale a pena?

83 respostas
S

Olá,

Bom pessoal, é o seguinte, tenho 18 anos, e estou no primeiro semestre do curso ciência da computação, o problema é que não estou aprendendo nada de bom e o pior estou pagando por isso e muito caro, 800,00, estamos aprendendo linguagem C e depois iremos aprender java, mas em C, estou fazendo alguns códigos que nem o professor sabe o que estou escrevendo, ou seja, os professores são um lixo. Estou pensando seriamente em mudar de curso, para matemática, que é 280,00, mas estou com medo de depois me arrepender, queria saber o seguinte:

As empresas sérias hoje, estão pedindo, curso superior de ciência da computação ou o que vale é a experiência?

Samuel Cunha

83 Respostas

C

Samuel,

Cursar uma boa faculdade é fundamental. A experiência, com certeza, conta muito, mas sem uma boa faculdade é fica mais difícil.
Acho que o seu problema talvez não seja o curso, e sim a instituição. Procure uma BOA faculdade!

Boa sorte!

J

Oi

Samuel, concorod plenamente com a Monica… Uma faculdade é fundamental… O mercado de trabalho Java hoje, exige muita experiencia sim, mas tu só conseguira ir alem se tiver uma faculdade…

Quando eu comecei a fazer Ciencia da Computacao, em uma particular, tinha passado pra Matematica na Federal do Espirito Santo, hehehe… Mas preferi Ciencia da Computacao… Na época, essa foi minha visão… Mas hoje, eu vi que poderia ter optado por matemática sim e depois fazer alguma especializacao na área de Computação, quase todos os meus professores fizeram isso…

T+

S

Olá,

Obrigado Monica e obrigado jeveaux :slight_smile:

Então jeveaux, muito obrigado pela atenção, deixa eu te falar, não que eu manje muito, mas EU ACHO que consigo aprender tudo sozinho, aprendi Delphi e fiz uns 15 sistemas comerciais acesando banco de dados mysql, aprendi PHP e fiz uns 7 sites com compras on-line, aprendi C/C++ e fiz um monte de programas para me exercitar, como um VNC, um OCR bem simples, um programa de transferência de arquivos em computadores usando socket, aprendi java, não muito, pois comecei a estudar faz pouco tempo, mas já fiz um programinha que transfere arquivos, com um servidor escrito em C++ e um cliente escrito em Java, usando socket. Repito, não que eu seja bom, mas só quero te mostrar que EU ACHO que consigo aprender tudo sozinho com livros…Não sei a tua opinião sobre isso…

Mas tipo, estou mais para mudar para matemática, como você disse, tem muitas pessoas fazendo isso, como seus professores, e depois fazer algumas certificações Java e .Net.

Só quero mais uma dica sua, fiz três meses de ciência da computação, para eu poder trancar matricula teria de pagar mais 2.300,00 para fechar um semestre, senão os três meses não vão me valer de nada, você acha que vou usar pra alguma coisa um semestre de ciência da computação ou se vou mudar para tudo mesmo?

Samuel Cunha

W

Cara, vejo da seguinte forma.

Independente da tecnologia que vc possa utilizar no futuro, é fundamental vc possuir certos tipos de “conhecimentos” que o curso de Ciência da Computação te dará. Esses “conhecimentos” é que te dão alicerce para que vc seja um bom profissional no futuro. O curso de c.c. não visa te ensinar tecnologias, linguagens, etc, mas entender fundamentos da computação. É essencial para um programador conhecer fundamentos de Estruturas de Dados, Algoritmos, Técnicas de Programação, etc.
Creio que o problema não é o curso, mas sim a instituição. Procure uma boa instituição e mude. Não sei como tá o mercado para pessoas formadas em matemática, mas o para o pessoal formado em cc tá muito bom.

R

SamuelCunha,

Acho q o curso de matemática pode valer a pena para vc. Após o término deste curso vc pode fazer uma pós específica no que vc realmente deseja.

Putz, professor ruim tem em todos os lugares, tem professor que dá aula na USP e acha que sabe tudo, e na verdade tb é uma porcaria. O que não podemos deixar é que estes profissionais continuem dando aula. Quanto aprender C, é fundamental!

Até,

Ricardo Serra
www.portaljava.com
www.open.org.br

S

Wanderson,
Eu trabalho com informática, quero fazer matemática, pois a maioria das matérias de cc eu tenho em matemática, sendo que o resto sobre computação eu aprendo sozinho…

ricjava,
Concordo com você, matemática é a base de tudo na computação, para eleminar matérias na computação é a materia perfeita!

Samuel Cunha

W

Saudações!

Olha, curso superior vale a pena sim, na minha opinião. Estou terminando Ciência da Computação e aprendi que apesar dos professores, da instituição, o aprendizado só depende da vontade do aluno. E mais, com o diploma de graduação, você pode fazer concursos específicos. Você também tocou em algo que também pensei: cursar Matemática. Não se esqueça que no curso de Ciência da Computação, você terá todo o alicerce pra desenvolver novas tecnologias, seja no projeto de compiladores, circuitos, eng.software e banco de dados, inteligência artificial, redes e sistemas distribuídos, etc.
Portanto, pense bem a respeito.

[color=“green”]//Wellington Candeia[/color]
[color=“darkblue”]this[/color].wCandeia();

H

“wcandeia”:
Saudações!

Olha, curso superior vale a pena sim, na minha opinião. Estou terminando Ciência da Computação e aprendi que apesar dos professores, da instituição, o aprendizado só depende da vontade do aluno. E mais, com o diploma de graduação, você pode fazer concursos específicos. Você também tocou em algo que também pensei: cursar Matemática. Não se esqueça que no curso de Ciência da Computação, você terá todo o alicerce pra desenvolver novas tecnologias, seja no projeto de compiladores, circuitos, eng.software e banco de dados, inteligência artificial, redes e sistemas distribuídos, etc.

Sinceridade uqe concurso exige formação em Ciencia da Computação? Os concursos exigem sim do candidato a vaga de Informatica tenha curso superior,o que acontece é que muitos que tentam a vaga vão ser na verdade Engenheiros…

Acho que é de mais valia uma certificação do que um diploma,dependendo da instituição.Na que eu estudo,há aulas manhã ,tarde e noite…assim não dá pra ter hpra vaga pra estagio e assim pouco vou ter experiencia na àrea.Quando entrei nessa roubada,achava que iam dar mais valor a uma universidade publica,mas que nada! O mercado exige sim que vc tenha curso superior,mas não se interessa pela qualidade da instituição não,mas sim da qualidade dos seus conhecimentos,assim quem faz faculdade particular tem muito mais tempo pra estagiar do que3 alguem de uma publica…

E a droga do diploma não vale nada,nem profissão temos mesmo! Ate contador tem o direito de exercer sua profissão,já nós,tems que disputar vaga com qualquer ze-mané que compra livros “Aprenda em 24 hpras”

E´o fim curso de Ciencia da Computação aqui no Brasil,lá fora a profissão e o diplomna é muito mais reconhecido!!!

S

wcandeia,

Sinceramente véio, hoje, se eu quiser fazer um compilador, não será uma coisa trivial de fazer, mas com certeza, eu faria, banco de dados, sem problemas também, redes, nem se fala, não que eu seja tão bom assim…Mas se eu quiser fazer, eu faço, não importa o tempo que irá demorar, mas faço. Quero dizer que pro cara trabalhar com informática, tem que ser auto-didata, não que eu seja, mas deveria ser, logo, não precisamos de cursos onde professores não ensinam nada e cobram por isso um abissurdo, não que eu seja mão-de-vaca :), mas meu tem que mudar… EU ACHO, que na hora de procurar um trabalho, vai eu e outro procurar, eu cursei matemática, e sei Delphi, Banco de Dados, PHP, C, C++, Java, .Net, certicicação java e certificação .Net, enquanto o cara que irá desputar comigo tem, um curso de ciência da compustação!

Quem será que vai levar a melhor, na minha inesperiente opinião, seria eu, não sei na opinião de vocês…pois sinceramente o que adianta o cara saber a lógica que é o que o cc ensina se não tem experiência com nada…

Samuel Cunha

R

Sim, vale a pena, pois sou estudante de Ciências da Computaçao no Segundo ano da UNICSUL. No primeiro ano aprendi c/c++, neste ano estou aprendendo JAVA por causa da matéria Técnicas de Programação e por causa da Iniciação Científica, que aumenta as chances de fazer um Mestrado na USP ou de trabalhar numa boa empresa, também vou aprender LINUX no curso no qual empresas estão precisando no mercado, logo se você se esforçar, será bem útil este curso.

S

Sim filho, mas o que quero dizer, é que não precisa de faculdade para isso, enquanto você está pagando por isso, eu já aprendi c/c++, já apredi java, e já entendi algumas coisas no linux, por exemplo, já instalei o mysql, php, apache e até consegui fazer o samba funcionar…e meus sites estão hospedados nele…e até já fiz uns programinhas em C no linux…

Não que eu seja muito bom, mas eu nunca fiz um curso…
Por isso estava pensando em fazer matemática no lugar de ciência da computação…
sendo que cc é 800,00 e matemática é 300,00 e com o dinheiro que irei economizar faço de certificações Java e .Net… Eu penso que será melhor pra mim, não sei se você pensa assim, mas é minha opinião!

Falow!
Samuel Cunha

F

Olha sou suspeito em falar de cc, pq na vedade faço Sistemas de Informação.

Eu axo que falaram tudo, quem faz o curso é o aluno, vc mal entrou na facul e ja ta axando ruim, no começo é assim mesmo, as matérias não agradam, só tem matéria saco, tanto que vi varios colegas de sala desistirem, mas posteriormente o curso fica bem legal.

Na realidade vc deve estar querendo parar com o curso de cc e ta arrumando essas desculpas.

Agora na boa véio, vc com um diploma de matemática e sabendo o q vc sabe, sem nivel superior vai ser dificil bater alguém que tem nivel superior, pois as empresas exigem o nivel superior.

Acesse www.ceviu.com.br e de uma olhadinha la, o site é bem legal, são só vagas relacionadas a area de informatica!

F

“SamuelCunha”:
wcandeia,

Sinceramente véio, hoje, se eu quiser fazer um compilador, não será uma coisa trivial de fazer, mas com certeza, eu faria, banco de dados, sem problemas também, redes, nem se fala, não que eu seja tão bom assim…Mas se eu quiser fazer, eu faço, não importa o tempo que irá demorar, mas faço. Quero dizer que pro cara trabalhar com informática, tem que ser auto-didata, não que eu seja, mas deveria ser, logo, não precisamos de cursos onde professores não ensinam nada e cobram por isso um abissurdo, não que eu seja mão-de-vaca :), mas meu tem que mudar… EU ACHO, que na hora de procurar um trabalho, vai eu e outro procurar, eu cursei matemática, e sei Delphi, Banco de Dados, PHP, C, C++, Java, .Net, certicicação java e certificação .Net, enquanto o cara que irá desputar comigo tem, um curso de ciência da compustação!

Quem será que vai levar a melhor, na minha inesperiente opinião, seria eu, não sei na opinião de vocês…pois sinceramente o que adianta o cara saber a lógica que é o que o cc ensina se não tem experiência com nada…

Samuel Cunha

Cara pode ter certeza que um curso superiror pesa muito , muito mesmo!!! Infelizmente é assim!!!, Alem do mais seu salario iria ser bem, mais baixo de quem é formado!! Experiência própria!!Te quen ter um curso superior

R

Desculpa pelo fato de nós sermos tão ignorantes e você saber tudo.

R

Creio que o que realmente você precisa é de humildade.

eltonk

“HumbertoJr”:
“wcandeia”:
Saudações!

Sinceridade uqe concurso exige formação em Ciencia da Computação? Os concursos exigem sim do candidato a vaga de Informatica tenha curso superior,o que acontece é que muitos que tentam a vaga vão ser na verdade Engenheiros…

Acho que é de mais valia uma certificação do que um diploma,dependendo da instituição.Na que eu estudo,há aulas manhã ,tarde e noite…assim não dá pra ter hpra vaga pra estagio e assim pouco vou ter experiencia na àrea.Quando entrei nessa roubada,achava que iam dar mais valor a uma universidade publica,mas que nada! O mercado exige sim que vc tenha curso superior,mas não se interessa pela qualidade da instituição não,mas sim da qualidade dos seus conhecimentos,assim quem faz faculdade particular tem muito mais tempo pra estagiar do que3 alguem de uma publica…

E a droga do diploma não vale nada,nem profissão temos mesmo! Ate contador tem o direito de exercer sua profissão,já nós,tems que disputar vaga com qualquer ze-mané que compra livros “Aprenda em 24 hpras”

E´o fim curso de Ciencia da Computação aqui no Brasil,lá fora a profissão e o diplomna é muito mais reconhecido!!!

Para ti que o diploma não vale nada :martelada:
Sem diploma em computação você consegue empregos na área com toda certeza… se vc for bom, não passará fome… Mas lembre-se… a maioria dos caras que não tem faculdade e trabalham com computação são o que?
Administram uma rede aqui… outra menor ali… Trabalham como programadores em empresas de fundo de quintal que não exigem o mínimo de qualidade em um software (Funcionando tah bom de mais :palhaco: )
Não digo que isso é uma regra, mas vejamos, toda regra tem suas exeções :stuck_out_tongue:
Entre pessoal com um canudo na mão em computação e outros com matemática, com os mesmos cursos/certificações/blah/blah, quem vc acha q a empresa vai preferir?
Cursar computação não é acabar a universidade e não estudar mais! muito pelo contrário…
Computação não te ensina mesmo a ser o melhor programador, o melhor DBA, o melhor gerente de redes, mas te dá todas as bases para isto… o resto é com vc…
Se hoje vc trabalha com programação e amanhã o mercado estiver um lixo, um formado em cc tranquilamente poderá trocar de área, indo para banco, redes, etc pq tem base para isso… agora aquele que soh sabe fazer isso?
Fico meio revoltado com esse modo de pensar… CC é um curso sim e que talvez ñ receba os créditos merecidos no mercado. Pelo menos no mercado sujo, por que grandes empresas não admitem terem um arquiteto trabalhando como Analista de Sistemas de sua coorporação só pq o kra aprendeu delphi aos 15 anos de idade!

Desculpem o tom…
Abraços,

eltonk

“SamuelCunha”:
wcandeia,

Samuel Cunha

Se vc acha que cc só ensina lógica, você está bem por fora…
:newbie:

M

boa elton, agora… uma duvida minha, existe a ciencia da computação, e o sistemas de informação, certo? dois cursos distintos… alguem sabe me dizer as diferenças? tipo… em CC, imagino q caia mais hardware do q SC, …e algo q nao curto muito é ficar mexendo em hardware… microeletronica… essas coisas… gosto da camada mais acima, soft. :roll: , ai as vezes fico imaginando se não seria uma boa eu mudar pra sistemas de inf… apesar de nao ter aqui na cidade onde moro atualmente, mas logo logo pretendo sumir daqui. hehehea :lol:

eltonk

Cara…
A diferença básica é que ciência da computação é mais pesada que Sistemas…
Computação vai mais a fundo nas disciplinas enquanto Sistemas tem o intuido de mostrar para o aluno que isso existe e se faz assim… Computacao mostra que existe, que faz assim e por que é assim…
Sistemas tem mais disciplinas em administracao…
Sistemas tem o objetivo de formar o profissional para atuar no mercado local, administrar, gerenciar… Digamos uma espécie de analista =P
Computacão tem o objetivo de formar o profissional para fazer as coisas, um analista mais avançado. O próprio mec define que os acadêmicos em computação são cientístas e por isso não existe esse curso a noite (segundo o mec, cientístas devem ter tempo integral para estudos :stuck_out_tongue_winking_eye: )
Lembrando que computacao é em média 2 semestres a mais que sistemas…

Se alguém quiser defender outro lado da história estou a ouvidos =P

M

legal elton, exclareceu… então sistemas de inf parece ter algum parentesco com licenciatura da compt… ou sei lá tb, … final da historia, vou continuar na ciencia. :smiley:

R

Mateus, continue com o seu curso de Ciência da Computação, pois eu tb faço e estou no 2ºano e gosto muito, sei que não dá para se aperfeiçoar em um semestre ou dois, mas dependendo do tempo que você tiver, poderá aprender sozinho e é isto o que importa.O problema é que tem muitos que tem um simples diploma acha que sabe mais que todos, mas não é assim, isso varia de pessoa a pessoa, certo?

J

Vou defender sistemas de informação, o qual eu estou no 3 ano.
de acordo com o MEC existem 4 cursos de informatica:
-Informatica Licenciatura
-Engenharia da Computação
-Ciencias da Computacao
-Sistemas de informacao.
IL o primeiro eh para ser professor não sei se ainda existe qdo eu fiz meu vestibular existia tem que verificar,
EC o segundo eh extremamente voltado a hardware robotica mecatronica
CC o terceiro mais voltado a hardware compiladores e sistemas operacionais maquinas virtuais
SI o quarto eh voltado a engenharia de software e banco de dados, o que ele tem que os outros nao tem (algumas cadeiras de administracao) para se ter um conhecimento mais amplo das regras de negocios como funcionam as coisas em uma empresa onde e quando aplicar uma solucao e como implementar um software de qualidade para isso pensado tb CMM. por exemplo em sistemas de informacao temos 4 cadeiras de engenharia de software ou seja uml na veia. 3 cadeiras de programacao, 3 cadeiras de algoritimos, 2 cadeiras de logica, 2 cadeiras Banco de e 2 cadeiras de administracao, o curso tem 8 semestres

quanto a analista de sistema, foi criado um curso em administracao chamado Administracao com enfase em analise de sistemas.

F

Eu acho que esse cara que se acha tão bom não deveria nem estar perdendo tempo postar msg num fórum.
Eu concordo com o eltonk, vc tem que ter + humildade, pois se achando do jeito que vc se acha vc terá muitas dificuldades para trabalhar, pq as empresas hj trabalham em EQUIPE, e vc não tem nenhum perfil minimo de que consiga trabalhar em EQUIPE.

Ea respeito de Sistemas de Informação, é um curso no qual o profissional formado nele tem que ter uma visão + administrativa do negócio, enxergar o mundo externo e não só hardware e programação`.
É muito voltado a engenharia de software e gerencia de projeto, é a cabeça pensante no sentido de decisão, saber quanto vai custar, como será realizado, quanto tempo e quem irá estar no projeto.
É ele que tb vai se relacionar com o cliente, levantar requisitos para definir um escopo.

Um profissional formado em cc ou ec não tera a preparação para isso, mas em compensação ira ser capacitado para inumeras outras coisa que um analista não é.

R

Eu apoio você, Felippe,e ciência da computação é mais voltado para a pater de programação e cálculo

L

Eh isso ai samuel. tambem to nesse esquema.

Nao vou cursar faculdade merd nenhuma. Fiz em duas semanas um sistema de ecommerce J2EE integrado com struts, velocity, e jaas. Aposto que menos de 1% de qualquer mane que faz ciencias sabe faze isso. Aprende C infelizmente eh ridiculo, isso nao vale nada, qualquer otario pega um tutorial e aprende numa tarde de folga, e NAO durante seis meses pagando seiscentos reais.
Faculdade eh pra quem quer receber tudo de mao beijada com o sr manuel explicando, eu quero ver integrar jboss com jaas e postgres SOZINHO sem um CENTAVO no bolso pra comprar manual do jboss(eles sao meio mercenarios), ai sim agente ta falando em aprender a pensar.
Colocar o Lucene pra montar index do postgres te leva umas boas horas e NAO quatro anos, e eh uma ferramenta que vai ajudar tanto que chegar quase ser ridiculo.
Eh isso ai mesmo, minha idea eh arrumar as certificacoes da SUN e mostrar que tem experiencia, nem que seje aplicacao propria, nao mostrar um diploma(90% comprado) e torcer para intimidar o entrevistador .

balanco(desculpe a arrogancia)
duas semanas para usar lucene,jboss,postgres,velocity,ant,. metodo:google . valor gasto: 50 reais, nao tenho certeza acho que o terra andou aumentando.

D

não é bem assim nao (mas respeito sua opinião)…
eu faço CC, e tive C, mto C!
depois, Java, mto Java! mto Java mesmo…
agora to tendo banco de dados, Postgre
Contiuo tendo Java, interligando com o Postgre, com recursos Sockets, Swing… varias coisas

E ter um curso superior, conta mto, mto mesmo!

Abraços!

J

Primeiramente desculpa estar entrando assim no final da discussão, porém gostaria de dar minha opinião.

Bom, sinceramente eu acho que quem fala que um Diploma de Graduação não vale nada, é pq não conseguiu entrar numa federal ou numa faculdade boa que realmente ensine. Segundo, nao é só a faculdade que faz o aluno, se vc não aprender nada do que ensinam, parabéns perdeu 4 ou 5 anos de sua vida, e ralamente nao vai valer de nada o diploma. Terceiro, de que adianta a profissao ser regulamentada?! só para cobrarem de nos todo ano para sermos filiados a uma entidade que na verdade faz nada?! Se alguem que nao tem diploma toma seu lugar, de parabéns a ele pq foi melhor qeu vc que conseguiu aprender tudo sozinho, ou revise seus conceitos sobre o que vc realemente quer de sua vida =).

Certificações, nossa valem muito no ramo para o qual vc está, mas alguem sem uma faculdade conseguiria um cargo de gerencia?! no way, seria uma mao de obra especializada e muitas vezes somente focada para aquilo para o qual foi “concebido” e nada mais, uma faculdade te da uma visao um pouco mais geral do que uma certificaçao!

uma pergunta, se vc fosse dono de uma empresa e precisasse desenvolver um software que fosse fazer todo o controle dela, quem vc contrataria?!?! ou se precisasse de alguem para gerenciar uma equipe de desenvolvedores quem vc contrataria?!?!

sem mais!

L

Alguem com EXPERIENCIA, isso value muito mais. Alguem que COMPROVE que BOTA a coisa pra FUNCIONA. Alguem que nao sabe oque eh rmi mais que depois de uma googlada ja ta entendendo, nao alguem que demorou quatro anos para fazer programas pateticos em C

D

Kra tu tah enganado…
Esse negocio de EXPERIENCIA soh nao adianta…
Jah peguei cada merda de analista senior, que eu como estagiario tive q consertar, pq eu aprendi no (de acordo com vc, inutil) curso de graduacao como a coisa funciona por baixo dos panos, nao aprendi em nenhum tutoriallzinho de tira_bd modifica e coloca_bd…
E olha eu to dos dois lados da moeda, tenho várias certificações, mas acredito mesmo que o diferencial do meu curriculo está na parte formação: bacharel em ciência da computação (no fim deste ano!!! :-))
Tutorial vc aprende a utilizar a tecnologia (jah pronta, mastigada , etc) dos outros… E quando vc pega um problema q nao existe tecnologia ou esta nao esta disponivel pra vc e vc tem q CRIAR a tecnologia…
Como meu professor de DS4 ensina, quem tem diploma de CC tem q pensar grande e não como freelancer de jornal…
Essa foi minha humilde opiniao…

Abraços

J

Grande duardor,

não preciso dizer mais nada!

como eh o caso de nosso amigo, me desculpe mas de uma pesquisada em empresas de um porte descente que vc vai ver a realidade!

cya!

J

Oi

Jujo tom contigo e nao abro cara, o duardor falou tudo.

Seguinte Samuel, respeitamos muito a tua opinião, a tópico proposto por ti apenas mostrou que as opiniões divergem sempre, mas em todo caso, eu aconselho que tu reveja os teus conceitos, o mercado de trabalho está muito competitivo. 8O

T+

R

Acontece, lang_alpha, seu desinformado, que no curso de Ciência da Computação, vc aprende JAVA e não C .

K

bem, na verdade se vc fizer matematiuca e umonte de cursos de computação, vc levaria a melhor em cima de alguem q soh fez cisncias da computação, mas se o mesmo fez os mesmos cursos que vc, É LÓGICO QUE VC LEVARIA UM CHUTE NA BUNDA E SERIA TROCADO PELO CARA QUE FEZ CIENCIAS DA COMPUTAÇÃO.

obrigado…

T

Olha, pessoal… discussão braba esta hein?
É o seguinte, estou no 5º semestre de Ciência da Computação e como todo mundo que faz este curso, também achei ridículo nos primeiros semestres (não via nem a cara de um computador), era cálculo isso, cálculo aquilo, matérias bem conceituais. Mas depois da tempestade vem a calmaria… Laboratório disso e daquilo…
Sinceramente, me senti ofendida com essa imagem que tentaram passar (os q são contra fazer o curso) de que quem faz CC, só faz isso e não procura se especializar e aprofundar seus conhecimentos. Me senti ofendida por estudar pra caramba, dentro e fora da faculdade , e aí vem uma criatura que se acha a bala que matou John Kennedy e que diz que sabe tudo, criticar uma escolha que nós fizemos.

Na verdade, Samuel, se vc não quer continuar com seu curso de CC, boa sorte na Matemática. Se era aprovação que vc queria aí está.

R

Concordo com vocês dois, thai e keijao , logo, também sou um estudante de Ciências da Computação é claro que não iria contra os dois…
Apena acho que o esforco é de cada um e nós não devemos criticar a escolha do outro,certo, Samuel, se você sabe mais , problema é seu.
Valeu.

R

Foi mal, keijaum , pensei uma coisa e escrevi outra… :oops:

M

EU ACHO, que na hora de procurar um trabalho, vai eu e outro procurar, eu cursei matemática, e sei Delphi, Banco de Dados, PHP, C, C++, Java, .Net, certicicação java e certificação .Net, enquanto o cara que irá desputar comigo tem, um curso de ciência da compustação!

Pode até ser vc samuel! mais quem vai mandar vc fazer tal programa ou deixar de fazer vai ser o seu Gerente de Projeto que é um Cientista da Computação.

Afinal suas certificaçoes provam que vc sabe todos os comando de JAva e .Net mas não significam vc seja capaz de gerenciar uma equipe, alocar recurso elaborar um processo de desenvolvimento de software OO e o pricipal PENSAR na solucao do problema!

Afinal quem ganha mais Bill Gate ou seus programadores???

J

Ok, ok, pessoal
sem rescentimento ai, acho que ja deu pra entender tudo isso ai… e creio qeu nosso amigo nem esteja lendo ainda essa discussão!

bom, mas uma frase que resume isso tudo que botei fé, é isso aqui oh:

Afinal quem ganha mais Bill Gate ou seus programadores???

apavoroooooo!!!

cya! :joia: :joia: :joia: :joia:

M

segue o comentário do tiu bill:

R

O que está escrito na imagem?
Despulpe por não saber ingles…

D

O problema de algumas pessaos é que só pensam em fazer um curso superior para poder ter um emprego, são pessoas pragmáticas e cartesianas que não pensam em sí no aprendizado para a forma pessoal humana, com a obtenção de conhencimento, fazendo cultura. Um curso superior é importante para qualquer um, eu penso assim, não estou dizendo aqui quem vai saber mais ou menos do que um que fez ou não um curso superior.

Por que toda a forma de conhencimento é válida, e um curso superior irá trazer conhencimentos que dificilmente uma pessoa irá aprender, se não e somente se em uma instuição. Como também o contrário é válido.

Grinvon estas ETERNO!

J

Olha o Grinvon ai!! hhahaha

bom o que está escrito na imagem eh

Eu me importo. Eu realmente me importo.

É sério. Eu realmente me importo.

Olhe pra mim, olhe o jeito que eu me importo!

Viu? É assim que eu me importo!

bom essa imagem veio de uma entrevista quando Bill foi criticado por não lembro quem e vc questionado sobre nao lembro o que, que estava em polemica na vez… eu assisti esse video muito engraçado!

hahahaha

cya!

A

Cara, você tem que pensar no futuro. Sabe porque nao se precisa ter uma formação pra trabalhar com desenvolvimento? Porque não existe essa categoria como Engenheiros e Arquitetos, Médicos etc… pensa no futuro, se algum dia acontecer de regulamentarem a profissao, voce irá se ferrar, pois com 40 anos precisará estar na faculdade pra poder trabalhar. Entrei na faculade em 97, lutei 6 longos anos em um curso de engenheria elétrica. E trabalho com informática. E te digo, uma ótima escolha. Abriu meu leque. Se eu quiser prestar um concurso pra 3º grau, eu posso. Tb tudo que aprendi na area de desenvolvimento foi por minha conta. A faculdade não tem que te ensinar a programar em Java, tem que te ensinar como funciona a plataforma. A faculdade não tem que te ensinar a usar o SQL Server, mas como funcionam os Bancos de Dados. Se aperfeiçoar em uma linguagem ou ferramenta tem que ficar por tua conta. Se pensar assim, pára de estudar que é melhor. Assim será aquele desenvolvedor que não tem base nenhuma, sabe programar e só. Programar qualquer curioso de 13-14 anos da conta. Agora, da forma que vc fala, vc não tem dúvida nenhuma… faça qualquer faculade, de preferencia aquela que vc paga a mensalidade baratinha e nao precisa ir nas aulas. Assim noa perde seu tempo e no final de 4-5 anos pega seu diploma.

R

Caindo de para-quedas na discussão de vcs :slight_smile:

Não li todos os post mas lá vou eu encher o saco um pouquinho.

Trabalho há dez anos com informática. Já programei num monte de linguagem, desde o véio dBase III, passando pelo resto da fauna. Agora to mexendo com Java, mas sem me especializar muito, pois não preciso, ainda, usar essas coisas estranhas que vcs dizem aí (JBoss, Swing, e sei lá mais o que). Meu negócio ainda tá no JSP, servlets, coisa de aprendiz que ainda não saiu das fraldas :slight_smile:

Mas não sei só programar não, faço outras coisas (inclusive usar 3D Max pra uma arte desconhecida no Brasil, o Paper Modeling). Como aprendi? A lógica aprendi no antigo segundo grau. Precisava fazer curso médio neh, como todo mundo, e como meu colégio tinha curso de Técnico em Processamento de Dados, lá fui eu. Aprendi QBasic, Pascal, dBase, Clipper e Cobol. Pois é, concluí o curso há 12 anos atrás. Faiz tempo :slight_smile:

Depois fiquei ralando nos empregos por aí, em empresas de pequeno porte. Caí numa de médio pra descobrir que queriam alguém que sabia ralar no .NET, mas cuja falta de diploma impedia de reclamar contra a falta de profissionalismo dos colegas. Resultado: fiz o que os caras queriam e fui demitida por “falta de competência.”

Daí, neh, fiz vestiba. Passei num cursinho reba, de Tecnologia em Informática. O bicho ainda nem foi reconhecido pelo MEC, mas é de uma faculdade federal respeitada. Não fiz de Ciência da Computação pois, além de ser puxado pra mim, aula de tarde e de noite nem a pau.

Mas o simples fato de constar no meu currículo o texto:
Escolaridade:
3º incompleto
cursando 1º período
Universidade Federal do Paraná

já mudou muito como as empresas passaram a encarar meu currículo.
Hoje estou trabalhando em uma boa empresa, fazendo um putz site em Java.

To vendo que a faculdade vai me ensinar um pouco a mais do que eu sei. E desde o segundo grau os professores diziam que na área de informática alguém pode ter ajudar com os primeiros passos (lógica de programação básica, principalmente). O resto é com você.

Como diria meu chefe: “Nesta empresa só tem especialistas. Especialistas em aprender.”
O povo aqui aprende todo dia, e a competência dos caras é braba.

Tudo louco, mas tudo competente, com seus canudos na mão. Com excessão da minina aqui, que ainda tá longe de por as mãos no dela :slight_smile:

C

Olá, Samuel!
Bom… na verdade só você pode decidir sobre sua vida. Mas euvou dar o meu testemhnho também.
Não sou formada em cc, mas trabalho com informática desde 1991, com desenvolvimento. Toda a equipe veterana de nossa empresa não possui cc, até porquê nem havia isso na faculdade daquie do Piauí.
Tivemos cursos diversos, inclusive básicos como algorítimos, fluxograma, programação. Estudamos tudo com empresas certificadas no mercado e todos somos competentes porque temos experiência aliada a estudos ( mesmo não sendo em um faculdade ).
Começamos em MaimFrame da IBM, utilizando EasyTrieve Plus e GenerAll, que utilzava arquivos SAM e VSAM e usava CICS. Coisas do arco da velha.
Migramos para ZIM rodando em SCO-UNIX em 93. Saimos de linguagem procedural para relacional, de mainframe para UNIX, dee arquivos indexados para banco de dados relacional.
Atualmente estamos migrando para JAVA, rodando em LINUX (temos quase todas Kalango, Fedora, Debian, Kurumim, etc.), banco de dodas Oracle, PostgresSql. Trabalhamos com páginas na Web, desenvidas em JAVA, usando TomCat.
Enfim… Hoje nossa equipe está mesclada. Temos muitos “novatos” formados e “veteranos” iniciando o formação acadêmica. Hoje nós percebemos que temos que ter. Mas até outro dia, nossa experiência nos bastava. Não que a colocaremos de lado. Nunca. Mas nos formarmos hoje assomará infinitamente nosso saber.
Beijinhos!

Temos uma grande

C

Ah, esqueci de falar que eu passei em outras empresas e trabalhei com linguagens COBOL, Delphi, Visual Basic, Natural, com Banco de Dados Oracle, ADABAS, com OS ABCBull, AIX, XENIX,HP-UX e WINDOWS.
Em todos os lugares aprendi coisas novas.
Tenho certeza que na faculdade aprenderei muito mais.
Às vezes, é como se eu soubesse fazer o bolo, mas um dos ingredientes eu desconheço. Nesse caso, eu particulamente, estudo sobre o novo até saber tudo sobre ele.
Eu quero aprender… mesmo que não seja preciso saber para fazer o bolo, mesmo que eu só precise saber onde pegar e quanto e como usar.
Pense nisso.
Beijinhos

S

Olá Pessoal…
Desculpa por não responder antes é que tinha setado uma opção de
me avisar quando a mensagem for respondida, mas não chegava nada no
meu e-mail, e estava sem tempo, para visitar o PortalJava.
Queria agraceder a todos, pelas opiniões, apesar de alguns me julgar de uma forma injusta, pois não me conhece.
Mas tudo bem, foi ótimo saber as opiniões de você, mas já tranquei minha matricula de CC e vou iniciar a matemática, tomara que não esteja fazendo besteira, mas vou terminar matemática em 3 anos e fazer um pos-graduação em CC, acho que dai fica bom.
E se não ficar bom assim, fazer o que né, a vida é assim, e vocês me avisaram :slight_smile:

Muito Obrigado a todos! :slight_smile:
Samuel Cunha

L

Só pra constar. Bill Gates não terminou a faculdade.

Uma empresa séria faz provas rigorosas para avaliar os profissionais. E tu só vai te dar bem nestas provas se realmente tiver o conhecimento necessário.
Esse conhecimento tu pode adquirir numa faculdade, num curso, em casa estudando com livros, trabalhando e ganhando experiência. O diferencial mesmo vai depender de cada um.

Este semestre estou trancar CC pois me dei conta que estou pagando muito caro para o nível de ensino que estou recebendo. E também porque está me consumindo muito tempo, impossibilitando que eu estude outras coisas que realmente podem fazer diferença na minha profissão.
Claro que cada um tem um projeto para a vida profissional.

Mas lembrem-se: Bill Gates não terminou a faculdade.

M

Funjindo um pouco do assunto !

Detalhe meu caro LeandroMC,

Bill Gates até soube implementar algumas coisas no início da explêndida carreira dele, mas o que fez ele ser assim tão bem sucedido foi as jogadas de marketing e até mesmo sorte quanto a briga de sistema de 8 vs 16 bits (por motivo dos processadores da época).

O caso dele foi ter comprado o sistema inicial que originou o MSDos (que no momento não me lembro o nome nem do sistema nem da empresa que vendeu o sistema pra ele) por um valor ridículo e ter transformado ele de 8 bits para 16 bits…

Depois disso, que foi quanto ele começou a ganhar grana, ele começou admitindo experts em sistemas que então sim implementaram o ruindows…

Resumindo tudo: Não sei que faculdade o Bill começou a fazer, creio que em computação, mas se não fosse a estratégia dele além da sua imença sorte quanto a briga de fabricantes de processadores (entre elas a IBM) ele não estaria tão bem financeiramente…

Abraço,
Maicon

M

Bem, faculdade hoje em dia não é mais garantia de emprego nenhum…

Mas sim o que vale é a experiência, mas o diploma ajuda e muito…
Caso: Sem diploma é difícil vc entrar numa empresa, mas sem experiência é difícil vc manter o emprego que vc conseguiu…

Acredito que seria perda de tempo e dinheiro se vc fizesse um curso superior por fazer… Vc tem que estar realmente decidido em que vc vai querer trabalhar pelo “resto” de sua vida…

Curso superior tb não é nenhuma expecialização… é somente uma explicação do funcionamente das “coisas” na área que vc escolheu… se quiser se empecializar em algo depois, é necessário um mestrado e quem sabe um doutorado para aí então vc poder dizer que vc CONHECE alguma coisa.

Se curso superior fale a pena ou não ? Tudo depende de vc !
se vc conseguir ficar cerca de 4 hrs por 20 dias todo mês pesquisando algo sem precisar de alguém que “conhece” um pouco da coisa, parabéns… vc é autodidata e pode ser que vc ganhe mais conhecimento do que se estivesse numa facul…

Valeu… ?
Abraço, e escolha bem o curso caso vc estiver disposto a gastar o seu tempo e dinheiro…

Maicon

E

:cool:
Cara o curso de cc é muito bom
mas se depender esperar
que os professores te explique tudo
eu jah desiste dessa ideia
é coisa soh de sonho

tu tem que ver os professores do seu curso
apenas como orientadores dos tópidos das matérias
que eles “estão ministrando”

o jeito é a matéria é tal e correr atras…

quanto ao curso de cc na hora de uma vaga profissional
numa empresa de grande porte
isso pesa q tu naum tem nem noção

cara pra mim conseguir um estagio vc naum sabe como isso me
ajudou, pois o curriculo em tese é mais completo q outros
cursos da area de informatica voltada a programação

isso em termos de canudo…

é logico que o conhecimento conta muito
mas isso soh depois de vc ter uma oportunidade de mostra-lo
e para isso vc precisa de um meio, q no caso uma formação
superior te fornece ainda mais tendo no seu curriculo
bacharel em Ciencia da Computação

agora uma dica, q eu tb to correndo atras
certificações…

isso é outra coisa q ajuda muito no meio profissional
sempre q tu tiver oportunidade, faça :grin:

[]'s
Erko Bridee

D

Ae galera, blza!?! To chegando tarde na discussao, mas tbm gostaria de deixar minha opniao.

To no ultimo ano de CC na USP-SAO Carlos (na verdadade eh penultimo, soh q o proximo ano eh soh pra estagio…) e estou indo atras de estagios.
Bom, estou enviando curriculo e me cadastrando em programas de estagio (como o da IBM, NOkia, Trevisa, Deloitte, e por ai vai) e pelo q deu pra perceber, se vc naum tiver curso superior, ja era, eles nem olham o seu curriculo…

tbm me cadastrei no javaempregos e todos os anuncios de empregos exigem curso superior…

bom, mas ai a escolha eh vc quem faz Samuel, sei q vc deve ter aprendido muito sozinho, e esse eh realmente o caminho, mas numa empresa, o aprendizado em grupo e a comunicaocao (relacionamento) sao fundamentais.

Espero no fim do ano botar aki nesse topico (aoooooooooooo…) a minha opniao jah empregado hauhauahau

flws

E

bom cheguei benm atrasado nesta discusao mais queria dar minha opiniao acho bem interessante esse assunto. pode deixar q vou ser bem breve!! pois talvez niguem vai ler mesmo!! mais td bem!
bom a facul todo mundo sabe q fundam, mas samuel se vc aprendi tudo sozinho 100% pq na facul eles nao te ensinam nada, na verdade eles te dao as ferramentas dai vc se vira, desse jeito mesmo!! vc é q vai dezimbola!! valeu galera T+ :lol: :lol: :lol:

C

Bom minha opnião sincera e de quem não possui curso superior é a seguinte:
Se você é alto didata e consegue aprender coisas dificils que a marioria precisa de empurrão para aprender não faça ciência da computação nem curso nenhum do tipo que você possa aprender sozinho. Se você pode pagar para aprender uma coisa que não consegue aprender sozinho porque vai pagar para não aprender nada? Eu não tenho superior e nunca me fez falta na área de informatica. Agora ter superior é muito importante sim. Para a carreira e formação como cidadão. As empresas são preconceituosas e isso não tem descupa. Sem superior dificilmente vai assumir cargos de alto escalão e trabalhar em empresas grandes formadas com as escolhas do RH. Portanto faculdade é importante mas não a de informatica, para isso os certificados existem e tem até mais peso. Realmente a tecnologia anda tão rapido que fica dificil acompanhar. Poucas faculdades hoje em dia deixa um profissional qualificado para o mercado. Nem as de Advocacia dão conta imagina as de informática. Agora uma coisa não pode ser esquecida. Você tem essa opnião com olhos de um desenvolvedor de software. Tem gente la que nem imagina o que é isso, e portanto o que é ensinado no curso é destinado a essas pessoas. Agora a grande pergunta… como eu sei dessas coisas se não fiz faculdade? Meu irmão fez 4 anos de ciência da computação e não aprendeu nada a mais do que eu sei. Mas ele é baixarel e eu não :sentido:, mas ganho 6 vezes mais que ele porque sou desenvolvedor java e ele não.

J

concordo com o cara la de cima,
tem que ter culhao mesmo, a faculdade eh um porre ainda mais pra quem trabalha 9, 10 horas todos dias e ainda tem a maldita aula a noite e todos aqueles trabalhos motherfuckers eu fico puto, os caras(professores) se puxam muito construir, ftp, sniffer, sgbd, maquina virtual, modelar um mega ultra fucker sistema em uml (usando todos os diagramas do rational) tudo de graca ou melhor pago caro por isso vsf, estou louco para trancar um semestre tb, o foda eh que isso seria “empurrar com a barriga” uma hora ou outra eu teria que acabar entao que seja jah… dai vou poder afirmar ao certo se vale a pena ou nao… por enquanto mesmo quase louco penso que sim vale. 8O

M

hahaha, credo, o javaquest só falta entrar na aula armado cheio de bomba amarrada no corpo de tão indignado, haehaeha, mas não deixa de ter alguma razão :lol:

R

olha, eu peguei o bonde andando mas vou dar minha opinião…

seguinte:

se vc pode fazer um curso superior, faça, não pense duas vezes, mas o faça em um curso de qualidade

porem, existe muitos formados desempregados pq tão sem experiencia

oq me aconselharam e terminar meu curso técnico, trabalhar 1 ano e começar uma facul…

sem experiencia, formados em universidade tem sérias dificuldades em arranjar um emprego

ja pessoas que tem só colegio técnico é mais facil, pois as pessoas que querem um profissional com um conhecimento especifico chamam, mesmo sem experiencia.

mas o que conta mesmo é a pessoa. quem vai atraz, aprende coisas extra-aula, e faz um bom curriculo, se da bem

por exemplo, no meu curso eles não ensinam nada de html, mas eu posso por no meu curriculo que eu sei html, vbscript, javascript e flash para internet pq eu estudei por conta

qnto mais coisas vc tiver no seu curriculo melhor…

UML, XML, SQL são coisas que realmente pesam na hora de escolher um profissional

pensem com os olhos do cara que vai te contratar:

vc preferiria um cara que fez facul e sabe bem C, C++ e Java ou um cara que não fez facul, mas sabe, C, C++, C#, Java, html, sql, uml, xml, etc…?

o negócio é vc ter vontade, não ter preguiça e estudar pacas

vão te chamar de nerd? vão…

mas DANE-SE

quem tem mais chances de ter um bom emprego são os nerds e não os vagabundos

tem uns nego na minha sala naum quer saber de nada, não estuda nem a matéria que o professor dá e meio que zoa quem estuda coisas a mais em casa… estes tipinhos dificilmente pegaram bons empregos…

S

Carinhas,

Eu penso que ter uma faculdade é essencial. Mas a minha idéia de faculdade é BASE CONCEITUAL, não formação de profissional. Formação profissional fica por sua conta e por conta das empresas. Não são as instituições de ensino que deveriam ser responsáveis por isso.

A responsabilidade do professor e aguçar a curiosidade do aluno e fornecer uma base de conhecimento da qual ele vai sair e correr atrás de coisas diferentes e mais específicas. É assim no mundo todo, é assim no mundo acadêmico mesmo também, onde a graduação apresenta uma base e depois vc começa a se especializar com pós, mestrados e doutorados, em uma área específica, mas num assunto específico também.

Como uma analogia, eu acho que, por exemplo, a faculdade te ensina Linguagens de Programação e Orientação a Objetos, e vc corre atrás de aprender Java. A faculdade te ensina Banco de Dados, e vc corre atrás de aprender Oracle.

Base conceitual é chato pra caralho?? É, mas é essencial, pois é dela que sai tudo. Meu cargo no trabalho não é como “cientista da computação”. No entanto, em tudo que eu faço, tudo que eu aprendo ou conheço, eu posso fazer um “drill-down” para a teoria.

Os erros mais ridículos são feitos por aqueles que não tiveram a base conceitual adequada para executar uma determinada operação.

Eu acho que uma pessoa nunca pode chegar a ser um Gerente de Projeto sem ter se fodido uma vez sequer em uma aula de “Métodos Formais”. Ou que alguém utilize uma Collection sem uma aula de “Estrutura de Dados”, e ter implementado pelo ao menos uma vez uma “Lista dupplamente ligada” ou um “Grafo”.

Cara, tudo fica mais fácil à partir do ponto em que vc sabe o conceito.

O resto é ferramenta, é implementação, é concretização.

Estou no último ano de Ciência da Computação, mal posso esperar pra me formar! É um pé no saco, mas faz a diferença. E já estou pensando em quando terminar o facu, já começar a pós no SENAC em “Tecnologia de Objetos”, não só pelo conteúdo, mas também por ter dois professores que eu muito admiro.

Valeu galera. Espero não ter ofendido ninguém.

C

Mas a faculdade de outras profissões te ensinam tudo que você precisa saber para sair de la um profissional. E algumas são mais baratas que a de CC. Acho que Administração com enfase em analise tambem é uma boa alternativa. Visto que administração serve para qualquer coisa, ao termino do curso você pode ser um coordenador de projetos ou gerente de sistemas sem o menor problema. E sem programar tambem, ja que você “coordena”(manda).
Apesar de reconhecer a dificudade de se ensinar o necessário em informatica apenas em 4 anos. Acho uma sacanagem cobrarem tanto para não te tornar um profissional completamente habilitado para o trabalho. Um vetenerinário sai da facul pronto para abrir um consultorio. Nós temos que ter isso e muito mais.

E

Bom pessoal. Minha humilde opinião:

Antes de mais nada queria destacar alguns pontos:

1- Faculdade é importante ? Sim. Isso nem da para discutir.
2 - Sem faculdade vc pode ser um ótimo profissional ? Sim. Depende de você pois da mesma forma que você pode aprender java por conta própria você pode aprender Estrutura de Dados, Modelagem de Dados etc etc. Conceito Tb se aprende com livros. …
3 - Existe preconceito para com profissionais sem faculdade ? Sim. Existem profissionais exelentes com os conceitos fundamentais, mta experiência e que não alcançam o cargo de Gerência por causa de um simples diploma. Por outro lado existem os que se acham bons mesmo sem faculdade e não chegam a gerência pois realmente não estão preparados.
4 - Existem muitos “Merdões” formados que são fracos demais ? Sim tb.
5 - Mesmo que você ja seja bom e tenha os conceitos e tudo que vc julgue que uma faculdade ensina e vc ja sabe, mesmo assim vc deve se formar na faculdade ? Sim, pois as empresas olham isso. Mesmo que vc não aprenda quase nada.
6 - O que é melhor, faculdade ou experiência ? Os dois são importante então busque ambos.

Pra finalizar:

Eu ainda não sou formado tenho 5 anos de experiência porém estou buscando minha formação pois sei que o mercado pede.

Sinceramente:

Se o mercado não ligasse para isso eu dedicaria meu tempo a conhecimentos de conceitos novos e novas metodologias de desenvolvimento,especificação,documentação, processos etc etc etc. Porém optei por investir meu tempo na formação pois com um simples diploma vc já aumenta seu salário de uma forma considerável.

Essa minha opinião não é contra a faculdade nem apoiando ou criticando ninguém. É apenas o relato do que é trabalhar nessa área.

Um abraço a todos e que todos possam fazer a melhor escolha.

Emerson Macedo

D

“caitiff-jVampire”:
E sem programar tambem, ja que você “coordena”(manda).

:roll: :roll: acho q nenhum coordenador de projetos chega direto na coordenação… com certeza ele ja foi um programador antes…

C

“DanielBadawi”:
“caitiff-jVampire”:
E sem programar tambem, ja que você “coordena”(manda).

:roll: :roll: acho q nenhum coordenador de projetos chega direto na coordenação… com certeza ele ja foi um programador antes…

Com certeza Daniel, mas não foi isso que eu quis dizer :???: . Quis dizer que um cordenador não programa, ele coordena. As vezes é mais facil que programar e as vezes é bem mais dificil. Mas as vantagens e regalias são maiores com certeza e o reconhecimento fica bem acima de um simples programador. :cry:

D

com certeza cara!

mas acho q um coordenador tb programa… ehheh… pq na minha opinião ele deve saber MAIS q um simples programador… aí se caso alguem tiver alguma duvida… la vai o coordenador programar… debugar… fazer o q for pra birosca funfar! :grin:

sobre as regalias e o reconhecimento… ah se eu fosse um coordenador… ehhehe :lambe: … um dia eu chego la!

flw!!
Abraços!

F

gostei do seguinte texto:

[i]E a droga do diploma não vale nada,nem profissão temos mesmo! Ate contador tem o direito de exercer sua profissão,já nós,tems que disputar vaga com qualquer ze-mané que compra livros “Aprenda em 24 hpras”

E´o fim curso de Ciencia da Computação aqui no Brasil,lá fora a profissão e o diplomna é muito mais reconhecido!!![/i]

Eu tenho 24 anos e faço informática na unifor (particular) 6/8 semestre

faculdade é uma *****, eu naum aprendi nada em faculdade q naum tenha aprendido bem antes no trabalho, mas a porcaria do diploma é util para que vc se torne um profissional mais caro, num tem jeito!!! o melhor é vc ser certificado, formado e ter experiencia. já tenho o certificado e a experiencia, falta so um ano pra se formar

F

gostei do seguinte texto:

[i]E a droga do diploma não vale nada,nem profissão temos mesmo! Ate contador tem o direito de exercer sua profissão,já nós,tems que disputar vaga com qualquer ze-mané que compra livros “Aprenda em 24 hpras”

E´o fim curso de Ciencia da Computação aqui no Brasil,lá fora a profissão e o diplomna é muito mais reconhecido!!![/i]

Eu tenho 24 anos e faço informática na unifor (particular) 6/8 semestre

faculdade é uma *****, eu naum aprendi nada em faculdade q naum tenha aprendido bem antes no trabalho, mas a porcaria do diploma é util para que vc se torne um profissional mais caro, num tem jeito!!! o melhor é vc ser certificado, formado e ter experiencia. já tenho o certificado e a experiencia, falta so um ano pra se formar

C

Pois é mas isso deveria mudar. Eu acho que a facudade leva nosso dinheiro muito facil. Poxa éra mais facil eu paga logo 48 X de 600 e receber o diploma logo de uma vez que ficar perdendo tempo indo la para não aprender nada. O que está banalizado não é nossa profissão mas sim os cursos de informatica ensinados. Deveriamos aprender coisas que não da para aprender sozinho ou trabalhando. E na minha opniao o curso de CC ajuda muito isso porque nao existe ciêntista de computador. Isso é conversa. Deveria existir cursos bem especificos. Gerencia de projeto (com projetos do tipo daqueles da nasa manja?), Programação (cada ano uma linguagem e o primeiro deveria ensinar tudo de lógica de programação tudo mesmo, detalhe por detalhe.), Banco de dados (todos os tipos e os que ainda estao para vir) E assim por diante. Aí sim você saia de la um profissional completamente formado e imbativel na sua área. E não se tornar um estagiário genérico, multitarefa que no fim das contas num sabe fazer quase nada direito. Por isso as certificações e cursos ainda estão deixando um profissional sem faculdade no mesmo nivel de um formado. Hoje a faculdade é importante apenas para garantir um cargo de gerencia, mais nada alem disso. E uma de administração de empresa (genérica) garante isso com tranquilidade. Só respeito algumas pós graduações porque são focadas em um unico tema. Como OO por exemplo.

J

Acho que o negócio é bom simple. Pessoas que sse julgam os bons em algo e que não precisam de uma formação superior são pessoas que não possuem a capacidade de entrar em uma boa faculdade ou de bancar uma…
Formação superior ja não é nem mais um complemento para um curriculo, mas sim necesidade básica. E isso agora…
Acerca da discução sobre qual formação é melhor, a idéia é bem simples:
Se quiser passar o resto da sua vida em uma salinha, talvez a dividindo com mais meia duzia de “programadores”, “analistas” e TÉCNICOS, ganhando o que? Uns R$1000,00, R$1500,00 , senão menos, NÃO GASTE SEU DINHEIRO (e provavelmente pouco) COM UMA FACULDADE.
Se quiser ser entitulado Cientista, trabalhar em empresas sérias, de renome, quebrar a cabeça programando, hehhee, mas tendo prazer com isso, ganhando em média R$4000,00, Faça Ciencias da Computção.
Mas se for mais ambicioso, desejar cargos de mais responsabilidade, talvez ser um CIO de uma empresa de grande porte, ganhar seus R$6000,00 talvez R$8000,00, ser um Gerente de Informática, Gerente de Desenvolvimento, Gerente de … (não caberiam aqui).
Aff… sei lá. Cada macaco no seu galho, não é?
O El dorado é logo alí. Basta escolher o caminho certo!

J.C.Duarte
Graduando em Sistemas de Informação

R

já existe algumas coisas assim, tipo, cursos de BD, cursos de Sistemas de Informação, Sistema de Suporte, licenciatura da informatica…

só que não é em todo lugar, só em faculdade particular… $$$

haja grana!

C

Nem vale a pena discutir… :quieto:

Reveja seus conceitos. Pois você está enganadissimo. Ja ganhei quase o que você citou para o CIO, e não tenho faculdade. Só tenho 4 anos de experiêcia com java e programação.

A um tempo atraz vi uma reportagem nos E.U.A falando dos alunos que desistem do superior no meio do curso, devido as muitas propostas de trabalho. A maioria alegava que valia a pena deixar o curso para mais tarde e ganhar o dinheiro agora ja que o curso não estava fazendo tanta diferença (eu sou obrigado a concordar). Isso é muito relativo. Até la fora esta questão é um tanto quanto delicada.

já existe algumas coisas assim, tipo, cursos de BD, cursos de Sistemas de Informação, Sistema de Suporte, licenciatura da informatica…

só que não é em todo lugar, só em faculdade particular… $$$

haja grana!

É verdade microfilo. Ainda não é o ideal, mas ja é um começo. E realmente cobram caro por saber que tem mais peso hoje em dia.

R

ja as universidades publicas não tem estes tipos de cursos
bem que em vez de fazer um curso de CC eles poderiam fazer vários de especialização…
ou então nos ultimos anos o aluno escolhe sua especialização

pena que há mais gastos para isso

C

“microfilo”:

ja as universidades publicas não tem estes tipos de cursos
bem que em vez de fazer um curso de CC eles poderiam fazer vários de especialização…
ou então nos ultimos anos o aluno escolhe sua especialização

pena que há mais gastos para isso

Mas isso é visto como pós graduação pelos olhos do governo. Na teoria você depois de formado, ja tem condições de estar trabalhando e portanto pagando uma Pós graduação para se especializar. É ridiculo pois está longe da realidade. Mas é esta a visão deles.

O

Olha eu fiz uma UNIVERSIDADE, não é uma faculdadezinha não, e digo: Diploma? Ser Técnologo formado? O mercado tá cagando e andando pra isso.

Qualquer certificadozinho mequetrefe vale mais que um diploma de curso superior. É triste.

C

onolox:
Olha eu fiz uma UNIVERSIDADE, não é uma faculdadezinha não, e digo: Diploma? Ser Técnologo formado? O mercado tá cagando e andando pra isso.

Qualquer certificadozinho mequetrefe vale mais que um diploma de curso superior. É triste.

Você vai usar seu diploma quando quiser ser coordenador ou gerente. Pra ser pião não precisa mesmo.

O

caitiff-jVampire:
onolox:

Você vai usar seu diploma quando quiser ser coordenador ou gerente. Pra ser pião não precisa mesmo.

Por isso sou totalmente à favor de q somente pessoas formadas possam trabalhar, se o mercado não da valor para um diploma de CURSO SUPERIOR temos q forçá-los a dar.

Por que alguém q tem um certificadozinho qualquer recebe mais q alguém q não tem? “Ha pq ele tem o certificado oras!”
E pq alguém q gastou dezenas de milhares de reais e de horas estudando e tem um diploma não ganha mais???

C

onolox:
caitiff-jVampire:
onolox:

Por isso sou totalmente à favor de q somente pessoas formadas possam trabalhar, se o mercado não da valor para um diploma de CURSO SUPERIOR temos q forçá-los a dar.

Por que alguém q tem um certificadozinho qualquer recebe mais q alguém q não tem? “Ha pq ele tem o certificado oras!”
E pq alguém q gastou dezenas de milhares de reais e de horas estudando e tem um diploma não ganha mais???

Porque alguem como eu que não tem curso superior tem 7 anos de experiência com java, e ja trabalhou em mais de 10 empresas diferentes, todas com grandes nomes.
Porque para isso amigo, não precisa ter diploma ou certificado. Precisa ter competencia, e os 6 meses de faculdade que cursei (Ciência da computação), me mostraram que qualquer sujeito que perde 4 anos estudando aquilo que ensinam ao invés de aprender o que o mercado pede, não só joga seu dinheiro fora, como não tem tempo para ter a mesma competencia de quem dedica esse tempo com cursos e aprendizado na pratica.
Agora dizer que quem tem certificado ganha mais que quem tem faculdade é errado. Nunca vi isso nesses 7 anos. se ganha mais porque se tem mais conhecimento. Geralmente quem tem certificado conhece muito mais a arquitetura java do quem cursa facudade. Tambem pudera, invés de estudar J2EE se aprende pascal. É de duer.

O

A sua visão é tipica de quem n faz universidade e quer diminuir quem faz, “ha isso n serve pra nada”, serve sim, ou vc acha q saber como funciona um compilador ou SO n serve pra nada?

São conhecimentos de baixo nível q ao meu ver são essenciais. E q fazem a diferença entre um cara q só conhece frameworks e alguém q pode criar um.

Tem sim cadeiras q são inúteis, isso eu concordo, mas no geral vale muito a pena.

E mais uma coisa, ciência da computação é para formar CIENTISTAS, n é um curso pra formar profissionais “de mercado comum”.

C

onolox:
A sua visão é tipica de quem n faz universidade e quer diminuir quem faz, “ha isso n serve pra nada”, serve sim, ou vc acha q saber como funciona um compilador ou SO n serve pra nada?

São conhecimentos de baixo nível q ao meu ver são essenciais. E q fazem a diferença entre um cara q só conhece frameworks e alguém q pode criar um.

Tem sim cadeiras q são inúteis, isso eu concordo, mas no geral vale muito a pena.

E mais uma coisa, ciência da computação é para formar CIENTISTAS, n é um curso pra formar profissionais “de mercado comum”.

Diminuir? Vc viu la que fiz 6 meses? Pq você acha? Pq considero uma perca de tempo? Claro que não. Eu ainda vou cursar a faculdade amigo (no momento não da, o trabalho é mais importante), mas não vou fazer isso para ser desenvolvedor, vou fazer isso para um objetivo muito maior (Infelizmente precisa da faculdade para se fazer uma pós-graduação). E quanto a ciência da computação realmente é para formar ciêntistas, coisa que eu não sabia quando me escrevi no curso. Mas se olhar bem, tirando os cursos de Tecnologo sobra poucas opções para nossa área. Acho o Curso de Analise de sistema (ou seja la como se chama agora) muito fraco. Não engloba nem sequer um quarto das tecnicas usadas hoje em dia para analise.
Não minimizo em nada uma faculdade, só acho um absurdo quando vejo alguem dizer que quem não tem não deveria trabalhar na área.
É o mesmo que exigir que para ser jogador de futebol tem que ser formado em Educação Física.

L

Bem, eu tenho uma opinião, primeiro que uma faculdade não deve ensinar java muito menos JEE, isso é tecnologia, faculdade deveria só ensinar conceitos, a pessoa não aprende UMA liguagem de programação OO e sim aprende a pensar e programar OO independente da linguagem (infelizmente nem todas faculdades conseguem isso)
A segunda é que a pessoa pode ser boa sem ter faculdade, porem 70-80% dos que nao tem faculdade e sabem fazer não sabem o que estao fazendo, faltam conceitos basicos que se aprende num curso de CC. Tem gente que acha que sabe EJB (sabe colocar um @Stateless numa classe), soh que nao tem a minima ideia de conceitos basicos de sistemas distribuidos 8O
Não ter faculdade, ok, da para ganhar um bom salario, agora pessoas excepcionais na nossa area não são só boas na pratica, conhecem muito o conceitual, e graças, a maioria desses caras (para não generalizar todos) possuem um curso superior.

O bom é que as empresas fodas querem esses caras, esses dias li um livro sobre o google e ao final tinha um modelo de questionario aplicado pela empresa para contratação de desenvolvedores, ali vi muitas questoes que uma pessoa sem conceitos não responde, e ai fiquei feliz =)

C

Infelizmente é um assunto muito complicado. É sempre aconselhavel fazer a faculdade, porem nosso presidente não tem faculdade. O Bush cursou e se não me engano foi professor em Harvard.
Veja a situação economica dos dois paises considerando a diferença de evolução das duas nações.
Sim nosso presidente é apoiado por pessoas com faculdade, mas o Bush não só é apoiado por pessoas formadas em Havard como tambem cursou la.
A aprovação do nosso presidente atual é até maior que a do seu antecessor que é muito respeitado (mercidamente) por seu conhecimento.
É uma discução longa e até certo ponto meio inutil.
Mas não usem esse exemplo como referência. Eu jamais operaria com um médico que não tenha passado por uma faculdade. (E tenho medo mesmo que tenha).
Mas decoraria meu apartamento tranquilamente com qualquer decorador (Design de Interior ) que tenha referência.

O

Essas comparações foram muito infelizes. N se pode comparar a palhaçada q é ser presidente do brasil com nossa área.

Talvez possa se comparar com um professor de academia q se formou com um q não. O q se formou tem toda uma base teórica profunda e sabe o q está fazendo. Enquanto o q aprendeu a “ensinar como se faz um supino reto” só sabe isso por imitação, mas n tem a mínima noção do q está fazendo, n sabe nem o q é uma fibra muscular e pode e vai ferrar o aluno ensinando algo errado para ele uma hora ou outra.

Eu por exemplo fiz um curso chamado tec. em análise e desenv. de sistemas. É amplamente voltado pro mercado, mas tem bases teóricas boas.

C

A comparação do professor tambem foi infeliz. Porque diga-se de passagem para saber o que é uma fibra muscular basta ler sobre o assunto. A maioria dos alterofilistas profissionais desenvolvem sua própria dieta e até escrevem livros, simplismente porque pesquisam sobre o assunto para alcaçar a performance desejada, coisa que nenhum professor de academia vai poder fazer, uma vez que ele só ensina o que aprendeu. (claro que existe exceções).
Conheço pessoas que são bacharel em CC e mal sabem enviar um email. Fizeram o curso por “moda” da epoca. Mas conseguiram o diploma por imitação.
É muito relativo isso.

O

O q eu quiz dar foi uma explicação simples, e fibra é só um exemplo.

Alterofilistas autodidatas? Até certo ponto sim, mas eles tem forte apoio de pessoas com diploma. O tempo do scharzenegger onde se fazia e via se dava certo passou.

C

onolox, tambem usei o presidente como uma simples comparação. Palhaçada ou não, para a população (que é maioria), esse é o melhor que ja tivemos em vários anos. E o Bush parece que é o pior que ja tiveram em vários anos.
Não foi a facudade o fator principal para afetar a questão pq la não ensinam a ser presidente de um pais, mas a faculdade de Administração deveria fazer muita diferença nessas horas e não faz.

Antes que achem que sou Petista, não sou, e nem gosto do presidente atual, mas infelizmente sou obrigado a dizer que nunca estive tão bem financeiramente como estou agora. Ja enfrentei crises bem piores com outros presidentes que tinha mais que faculdade e me deixaram na merda.

Mas que fique bem claro que eu acho que deve se fazer faculdade sim, que aproveitem muito bem o estágio sim e que tambem tire todos os certificados que vocë puder, senão é mesma coisa que nada.

Mas o mercado(prestação de seviço) precisa que você saiba atender suas necessidades e não que você tenha faculdade. Para isso o cara que paga está pouco se linxando, ele quer feito, funcionando e entregue no prazo, jamais contrarie essas necessidades.
E você pode chorar o quanto quiser isso não vai mudar. Faça a faculdade para ser mais que um programador, para ser programador você precisa programar então estude a plataforma java, UML e tire os certificados.

Criado 22 de abril de 2004
Ultima resposta 13 de jan. de 2009
Respostas 83
Participantes 37