Curso técnico em desenv. web com java estando terminado Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Galera, estou tentando aqui descobrir se fazer um curso técnico de desenvolvimento web com java seria uma boa opção, sendo que estou terminado a faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Essa dúvida é porque apareceu esse curso técnico aqui por um programa do governo, grátis. Um ponto também importante é que gosto de java, e pretendo seguir a carreira de desenvolvimento. Sei que no curso vou ver muitas coisas que já vi. Gostaria da opinião de alguém mais experiente. Desde já, agradeço.

O normal é você correr atrás de um estágio, emprego.
Quanto tempo dura esse curso?

Pois é, já estou estagiando, mas não com desenvolvimento ainda, procurando…
O objeto do curso técnico seria conhecimento prático, sendo que na faculdade não se aprofunda nos assuntos, sei que no curso técnico não vai aprofundar muito também, mas já é mais especifico de que na faculdade.
Acho que o curso dura quase 2 anos.
Como estou terminando a faculdade agora queria fazer um curso especifico, dei uma pesquisada, mas todos os que vi não mim chamaram atenção, porque a grade era “básica” e o curso muito caro. O conteúdo da grade da pra aprender pela internet, claro que não na mesma velocidade que pelo curso, mas pra quem gosta de aprender, isso não é um problema.
Portante pensei nesse curso técnico, conhecimento mais técnico, e também teria mais tempo pra arruma um estágio legal.

Quanto tempo falta para o término da faculdade?

Termina em julho agora…!

Acho que não. Só acho válido se sua faculdade foi muito ruim e caso você não tenha experiência profissional com programação. Fiz técnico e atualmente faço faculdade, mas a maioria das coisas que sei aprendi trabalhando. E não adianta fazer o curso “só porque tem Java”, depois de quase um ano trabalhando você se sentirá seguro para aprender qualquer linguagem sozinho.

O estágio atual não é em TI? E a chance de ser contratado?

Entendi. Minha faculdade é boa, o problema é que não tenho experiência profissional, só tenho a experiência acadêmica. O conhecimento técnico da faculdade é muito básico, só da o caminho pra gente seguir, estudo muito sozinho, já tenho conhecimento básico em desenvolvimento, mas preciso melhor muito ainda.

É em ti, mas não com programação. Na empresa abriu vaga pra php, comecei a estudar para fazer um teste. O problema é que na empresa o desenvolvimento é terceirizado, ai não teria ninguém pra mim ajudar, mas seria bom em uma parte ter que fazer sozinho. O problema é que queria um estágio que agregasse conhecimento, tenho em voltas pessoas da área com experiência. Obrigado a todos.

Não sei se você consegue uma vaga de estágio (legalmente), devido a data de termino do seu curso superior, mas é melhor tentar conseguir um emprego o quanto antes. Se tiver dificuldade, tente tirar certificações, terá mais peso do que curso técnico e você também aprenderá bem mais e melhor. Empregos que não estão ligados diretamente a desenvolvimento, infelizmente não conta muito para o currículo, então minha dica seria procurar alguma vaga em desenvolvimento.

Não sei se isso vale para cursos superiores, mas pude fazer meu estágio obrigatório após o fim do curso técnico. O curso era no período da tarde, então, era difícil alguém conseguir um estágio somente no período da manhã ou da noite. O curso tinha duração de uma ano e meio, mas para a instituição de ensino eu poderia ser aluno por até 5 anos. Ou seja, mesmo com as matérias cursadas eu seria considerado aluno até conseguir, pelo menos, um trimestre de estágio. De qualquer forma, converse com o pessoal da sua faculdade.

Alternativas:

• Continuar insistindo em vagas p/: Analista/Programador Jr, trainee e estágios;
  • Pós-graduação
  • Já pensou na possibilidade de fazer CC ou SI? Vai eliminar várias matérias (± 2 anos)
  • Cursos específicos
  • Verifica a possibilidade de frequentar o curso técnico como “ouvinte”, apenas nas matérias de seu interesse.

[quote=A H Gusukuma]Alternativas:

• Continuar insistindo em vagas p/: Analista/Programador Jr, trainee e estágios;
  • Pós-graduação
  • Já pensou na possibilidade de fazer CC ou SI? Vai eliminar várias matérias (± 2 anos)
  • Cursos específicos
  • Verifica a possibilidade de frequentar o curso técnico como “ouvinte”, apenas nas matérias de seu interesse.
    [/quote]

Olha, pós graduação acho que só seja perda de tempo nesse momento, certificação sim acho uma boa ideia.
Sobre CC ou SI, pensei sim já sobre isso, mas SI descartei e fiquei pensando só em CC, só que vou dispensar pouca matéria, ao contrario de SI que seria a metade. Pelo que sei SI é mais pra gestão, o restante das matérias só são mais sobre adm e não técnicas.
Eu quero seguir a carreira de desenvolvimento, acho que ADS é o curso ideal para começar, depois é estudar e estudar…
Sobre os cursos específicos, muitos que vejo, a grade só tem assuntos que da para aprender sozinho, não indo muito no avançado, mas aqui em salvador não tem muita opção, pode ser isso. Na internet vejo alguns, mas a muitos não mim chamaram atenção por ser abordado conteúdos básicos, que da para aprender sozinho, é claro que levando mais tempo…!
E também o alto preço desses cursos, alguns somente 40h, cobrando 1000 reais, por pouco conteúdo.
Obrigado a todos.

prjava, cuidado com os vícios de linguagem, você trocou o “me” por “mim” várias vezes.
No mais, boa sorte.

Estou vendo um monte de gente dizendo que não vale a pena, mas baseados em que se pode dizer que um curso técnico não vale a pena?

Sim, pode valer a pena. Mas só você pode avaliar.

Primeiro, você já viu a ementa do curso? Quanto tempo vai te tomar (você vai conseguir fazer outras coisas em quanto faz o curso)? Quanto vai te custar? Que resultado você espera dele? Existem Cursos e cursos. Vale a pena com certeza fazer um curso técnico mesmo já tendo feito faculdade. Vale a pena SEMPRE estudar. Você só tem que avaliar o custo/qualidade disso e se ele compensa.

Se você é um cara que se da bem estudado sozinho, livros são uma boa pedida. Implementar uma aplicação de teste também é uma boa.

Em resumo: Vale muito a pena estudar, a forma pode ser aquela que mais te agradar ou que você puder pagar.

[quote=YvGa]Estou vendo um monte de gente dizendo que não vale a pena, mas baseados em que se pode dizer que um curso técnico não vale a pena?

Sim, pode valer a pena. Mas só você pode avaliar.

Primeiro, você já viu a ementa do curso? Quanto tempo vai te tomar (você vai conseguir fazer outras coisas em quanto faz o curso)? Quanto vai te custar? Que resultado você espera dele? Existem Cursos e cursos. Vale a pena com certeza fazer um curso técnico mesmo já tendo feito faculdade. Vale a pena SEMPRE estudar. Você só tem que avaliar o custo/qualidade disso e se ele compensa.

Se você é um cara que se da bem estudado sozinho, livros são uma boa pedida. Implementar uma aplicação de teste também é uma boa.

Em resumo: Vale muito a pena estudar, a forma pode ser aquela que mais te agradar ou que você puder pagar. [/quote]

Creio que não estamos discutindo se vale a pena ou não estudar, e sim, se formado em ADS vale a pena fazer um curso técnico.
Na minha opinião, essa seria a última opção. Afinal vai estudar mais 2 anos e vai ter qual formação?
É preferível estudar mais x anos e ter uma formação em CC.
Vai estudar um pouco mais (muito mais), mas com muito mais conteúdo.
Agora, é melhor fazer o técnico do que nada, claro.

Muito obrigado galera!

[quote=A H Gusukuma]
Creio que não estamos discutindo se vale a pena ou não estudar, e sim, se formado em ADS vale a pena fazer um curso técnico.
Na minha opinião, essa seria a última opção. Afinal vai estudar mais 2 anos e vai ter qual formação?
Agora, é melhor fazer o técnico do que nada, claro.[/quote]

É uma questão de custo/benefício. Ele está se formando e quer melhorar a habilidade dele num ponto específico (Java no caso) para ter mais facilidade de entrar no mercado. Vale a pena estudar mais 2 anos e se formar em Ciencia da Computação? Sim, vale, mas isso não vai resolver o problema imediato dele que é arrumar um trabalho na área.

Vale a pena uma pós? Lógico que vale, isso vai dar conhecimento conceitual na área que ele escolher, mas não tem resultado imediato. Para entrar no mercado ele precisa de um pouco mais de conhecimento prático e um curso rápido de 6 meses vai ajudar mais que uma pós nesse momento.

Pelo menos eu vejo assim.

[quote=YvGa][quote=A H Gusukuma]
Agora, é melhor fazer o técnico do que nada, claro.[/quote]

É uma questão de custo/benefício. Ele está se formando e quer melhorar a habilidade dele num ponto específico (Java no caso) para ter mais facilidade de entrar no mercado. Vale a pena estudar mais 2 anos e se formar em Ciencia da Computação? Sim, vale, mas isso não vai resolver o problema imediato dele que é arrumar um trabalho na área.

Vale a pena uma pós? Lógico que vale, isso vai dar conhecimento conceitual na área que ele escolher, mas não tem resultado imediato. Para entrar no mercado ele precisa de um pouco mais de conhecimento prático e um curso rápido de 6 meses vai ajudar mais que uma pós nesse momento.

Pelo menos eu vejo assim.[/quote]
Claro, mas o curso técnico leva também 2 anos

[quote=A H Gusukuma]
Claro, mas o curso técnico leva também 2 anos[/quote]

Depende, um curso de java na Caelum, por exemplo, não leva 2 anos.