Cursos de Java- Até quando é bom pra gente(insatisfação)

25 respostas
L

Olá amigos…

Sou novo no fórum e vim aqui discutir uma questão sobre a qual estava “filosofando” outro dia…

Sou formado em computação na PUC-Minas, uma faculdade que é considerada boa aqui (A melhor universidade privada do brasil- mas não bate as federais, claro).

Estudei 4 anos Ciência da Computação, ralei pra caramba, fora o $.

Aí me deparo com o DFJUG dando um curso de graça no site deles (JEDI- que pra mim é nome de ninja).

Bom… a questão é… Vocês já viram uma comunidade de dentistas dando curso de graça sobre como extrair um dente? Ou uma comunidade de médicos dando aulas de como fazer uma operação? E ainda de engenheiros sobre como construir um prédio?

Então porque nós vemos à cada esquina aulas sobre assuntos da computação, como OO, análise de sistemas, banco de dados…

E ai pergunto: porque nossa profissão não é regulamentada? Não temos cacife pra isso? Porque ainda tem engenheiros (principalmente) falando que são programadores / analistas de sistema?

Não está na hora de declararmos independência?

Abraços
Léo

25 Respostas

Ironlynx

Mais um Nãaaooo… :shock: :x
Cara, nós já temos um tópico aqui sobre essa(interminável) discussão.
Dê uma pesquisada aqui que vc vai entender.

Movido para o Off-Topic

L

Sem dúvida a PUC-Minas é boa, mas vc falar que é a melhor universidade privada do Brasil, é no mínimo discutivel. Da onde vc tirou essa conclusão?

Quanto aos demais assuntos, sobre a regularização da profissão, eles já foram amplamente discutidos aqui no forum várias vezes, e o resultado foi “não se chegou a uma conclusão”. Portanto, é provável q esse seu tópico vire mais uma guerra entre “os que se acham f*** pq fizeram uma faculdade” contra “os que se acham f*** pq aprenderam tudo sozinho e são melhores do q quem faz faculdade, e são mais espertos pq não pagaram nada”.

Eu ateh acho válido levantar essas discussões por aqui, mas só quis te informar de antemão o resultado! hehehehe

L

lavh , ENADE… www.pucminas.br. Ela recebeu esse título, ok?

T

Essa discussão é de certo modo mundial, e mesmo o pessoal da ACM (não a ACM “Associação Cristã de Moços” ou “Antônio Carlos Magalhães”, mas a Association for Computing Machinery discutiu se seria viável um exame para analistas e programadores nos moldes dos exames que existem para advogados e médicos (exemplo: exame da OAB). Chegaram a uma conclusão que não.

bzanchet

O detalhe é que se uma associação mundial de médicos ou de advogados se reunisse, ia concluir que os exames existentes também não avaliam de forma eficiente, completa e confiável. :mrgreen:

Mauricio_Linhares

leozbh:
Bom… a questão é… Vocês já viram uma comunidade de dentistas dando curso de graça sobre como extrair um dente? Ou uma comunidade de médicos dando aulas de como fazer uma operação? E ainda de engenheiros sobre como construir um prédio?

Então porque nós vemos à cada esquina aulas sobre assuntos da computação, como OO, análise de sistemas, banco de dados…

Sim, e qual é o problema? Você saiu sabendo de tudo da universidade?

Se a sua universidade é a melhor do Brasil, não deveria estar preocupado com os que fazem “cursinho do JUG” ou que não tem diploma, oras, você tem da melhor, a grana que você gastou deve valer alguma coisa né.

Na boa velho, quem regula é o mercado, e ele tá cheio de gente ruim com canudo e ruim sem canudo também, universidade, boa ou ruim, não é garantia, é indicador. Quem é bom, se destaca e ganha bem, quem é ruim, se lasca, a lei é essa e não precisamos de conselho, precisamos é de gente que preste pra trabalhar e conselho não dá isso.

Mauricio_Linhares

Ah, o ENADE?

:lol:

Por isso :slight_smile:

L

Ops… Calma aí gente… não tou querendo tirar onda porque formei em X ou Y faculdade… Só quero dizer que foi um curso caro, assim como outros cursos de outra profissão… Sei que meu curso não é o melhor nem de minas, nem de lugar nenhum… Só quis dizer que é um curso relativamente bom.

Desculpem aos que ficaram ofendidos com a criação desse tópico… Não foi essa a minha intenção… Também não sabia que já havia sido discutido isso…

Só me preocupou o fato de numa palestra de uma pessoa importante da SBC que assiste, a pessoa só ficar dando rodeio e não ter uma explicativa convincente quanto à essa questão…

Mas deixa pra lá! SE tiver algum moderador e quiser deletar esse tópico, fique à vontade…

C

Leoz…

Pôxa, eu acho interessante trabalhos filantrópicos, ainda mais qd estão ensinando algo às pessoas que não têm condições como as nossas de pagar uma faculdade, curso de programação ou afins!

Por isso que sempre a competência é o mais importante, não podemos nos diferenciar por diplomas(papel higiênico), isso não diz nada. Isso foi a sociedade que obriga e por isso pagam mal, pq vc concorda que tem mto cara que se formou contigo e não sabe uma linha de código, isso tem!? E por isso ele é melhor que um cara do JUG que aprendeu o curso de graça, se matou de estudar e manja de Java? Acho q não…

A sociedade infelizmente nos distancia do que realmente é bom. As vezes não temos tempo para família, lazer e até msm ações sociais! Por causa dos nossos afazeres profissionais!

Então, Leoz, não importa se vc fez faculdade particular, federal, estadual, curso no JUG, na Caelum e outras por aí, o que importa é fazer a diferença, somente isso!

Abraços!

B

ckornell:
Leoz…

Pôxa, eu acho interessante trabalhos filantrópicos, ainda mais qd estão ensinando algo às pessoas que não têm condições como as nossas de pagar uma faculdade, curso de programação ou afins!

Por isso que sempre a competência é o mais importante, não podemos nos diferenciar por diplomas(papel higiênico), isso não diz nada. Isso foi a sociedade que obriga e por isso pagam mal, pq vc concorda que tem mto cara que se formou contigo e não sabe uma linha de código, isso tem!? E por isso ele é melhor que um cara do JUG que aprendeu o curso de graça, se matou de estudar e manja de Java? Acho q não…

A sociedade infelizmente nos distancia do que realmente é bom. As vezes não temos tempo para família, lazer e até msm ações sociais! Por causa dos nossos afazeres profissionais!

Então, Leoz, não importa se vc fez faculdade particular, federal, estadual, curso no JUG, na Caelum e outras por aí, o que importa é fazer a diferença, somente isso!

Abraços!

É impossivel acresentar algo ao q vc disse… seria bom se todos pudessem ler isso…

L

ah tah, agora eu entendi. A universidade recebeu o título e não o curso de computação da puc.

Aí faz sentido…afinal…a PUC tem trocentos cursos…e eles tão contando pela quantidade de cursos que foram bem…então fica ateh na frente do ITA, que só tem engenharia…

Achei que vc tivesse falando apenas do curso de computação…que não deixa de ser bom…mas ser o melhor do Brasi…hmmmmmmmm

mas essas discussões de faculdade não levam a nada…o q vale é o q cada um se dedica…

duvidante

Esse assunto q vc lançou não terá fim, assim como a preguiça por pesquisar também não terá fim. :stuck_out_tongue:

Eu acho um absurdo esse seu modo de pensar. Quando aparece alguém querendo saber Java ou Delphi por exemplo, eu já corro falar: “Puxa, eu tenho uns livros, se vc quiser cara, eu te empresto!”.

Eu acho q um programador pensar o q vc pensa, é um tanto quanto estranho. Acredito q grandes nomes q evolucionaram a arte da computação, são também grandes compartilhadores de conhecimento, vide Martin Fowler, entre outros.

E o q q tem de errado pra vc um engenheiro (civil), um médico ou um pedreiro querer programar? Isso vai afetar sua vida? E pra piorar sua situação, devo dizer q vi muitos caras sem faculdade (outrora em outras profissões) bem, mas bem melhores q os encanudados (graduados). Não q isso seje regra, claro.

Agora, se vc pagou pela sua faculdade, e pagou caro, saiba q isso foi uma opção sua, unica e exclusivamente sua. Vc poderia não ter gasto nada, e feito como milhares de pessoas por esse mundo q aprendem com livros, etc. Como eu disse: foi uma opção sua, e ninguém precisa pagar o pato por suas decisões.

celsofurtado

Esse assunto q vc lançou não terá fim, assim como a preguiça por pesquisar também não terá fim. :stuck_out_tongue:

Eu acho um absurdo esse seu modo de pensar. Quando aparece alguém querendo saber Java ou Delphi por exemplo, eu já corro falar: “Puxa, eu tenho uns livros, se vc quiser cara, eu te empresto!”.

Eu acho q um programador pensar o q vc pensa, é um tanto quanto estranho. Acredito q grandes nomes q evolucionaram a arte da computação, são também grandes compartilhadores de conhecimento, vide Martin Fowler, entre outros.

E o q q tem de errado pra vc um engenheiro (civil), um médico ou um pedreiro querer programar? Isso vai afetar sua vida? E pra piorar sua situação, devo dizer q vi muitos caras sem faculdade (outrora em outras profissões) bem, mas bem melhores q os encanudados (graduados). Não q isso seje regra, claro.

Agora, se vc pagou pela sua faculdade, e pagou caro, saiba q isso foi uma opção sua, unica e exclusivamente sua. Vc poderia não ter gasto nada, e feito como milhares de pessoas por esse mundo q aprendem com livros, etc. Como eu disse: foi uma opção sua, e ninguém precisa pagar o pato por suas decisões.

Só para completar:

Bill Gates e Steve Jobs que o digam.

Té mais.

francislon

O que faz a nossa area ser tão apaixonante é justamente esta cumplicidade vinda de todos os locais. Imagine ai se não existisse o GUJ, onde a galera flui tudo quanto é conhecimento? Acho que egoismo é tudo o que nós, amantes da computação e areas afins, não queremos.

s4nchez

Pra que? Pra garantir seu emprego? Pra “proteger” o conhecimento? Pra se enganar que com dinheiro você se transforma num bom profissional?

Nunca vejo falarem da regulamentação como algo que estimularia os profissionais. No fundo são sempre as mesmas razões: reserva de mercado e medo da competência alheia.

L

Só para acrescentar…
A PUC não é privada, é filantrópica, é uma universidade católica.
Taí o primeiro erro…

L

s4nchez:
leozbh:

Não está na hora de declararmos independência?

Pra que? Pra garantir seu emprego? Pra “proteger” o conhecimento? Pra se enganar que com dinheiro você se transforma num bom profissional?

Nunca vejo falarem da regulamentação como algo que estimularia os profissionais. No fundo são sempre as mesmas razões: reserva de mercado e medo da competência alheia.

Também sou contra a regulamentação. Não adianta nada criar reserva de mercado para uma área horizontal, que pega todas as áreas de uma empresa.
Cara que é bom se garante. E não me diga que vai reduzir os salários no pé não. Há um ponto de equilíbrio para se pagar, e pagando salários baixos, começa-se a desmotivar profissionais capacitados (na boa, que importa mais, colocar o leite das crianças na mesa ou a paixão pela programação?), que são capazes de fazer outra coisa.
Não são poucos que vejo querendo sair da área pela p*taria que está hoje. Isso tende a acabar. To vendo projetos estourarem prazos, custos, com a maldita filosofia chamada fábrica de software.
Software é coisa artesanal. Tem que ser criada. Tem que pensar. E não jogar 100 ex-cortadores de cana em uma sala e fazer eles digitarem o que escreveram num papel.
O resultado está aí… Infelizmente.

eric_jf

luidhi:
Só para acrescentar…
Taí o primeiro erro…

eu só queria saber o q ela faz de filantropia…
alias eu queria saber o q a igreja catolica faz com tanto dinheiro que arrecada…
gasta-se mais com ostentação do que com ajuda mesmo

L

eric_jf:
luidhi:
Só para acrescentar…
Taí o primeiro erro…

eu só queria saber o q ela faz de filantropia…
alias eu queria saber o q a igreja catolica faz com tanto dinheiro que arrecada…
gasta-se mais com ostentação do que com ajuda mesmo

Aí é outra coisa… Também queria saber o que nossos deputados fazem no congresso mas ninguém me fala a verdade…

maquiavelbona

Nada pessoal, mas vamos tentar não desvirtuar esse tópico?

Até!

eric_jf

Nada pessoal, mas vamos tentar não desvirtuar esse tópico?

Até!
Ok! As vezes atrapalha mesmo…
Mas tambem não podemos não podemos censurar divagações a mais que pode ser importantes.

Voltando ao assunto…

Acho que precisamos de um orgão de fomento para as necessidades dos profissionais da área, mas não essa restrição de ter diploma, o que importa é o saber não um pedaço de papel que alguem falou da sua competencia.
E que no meu entender a escola de um modo geral, incluindo as faculdades, tem uma estrutura de ensino arcaica muito ruim, essa visão que já é criticada a no minimo uns 30 anos, ainda não mudou. Existe maneiras muit melhores de educação do que essa visão autoritária do ensino. Não é à toa que tem um e outro que reinvindica o privilégio da área, porque se sacrificou, mas não porque sabe.

Citando a epigrafe da minha monografia de final de curso:
“O diploma é o inimigo mortal da cultura” (Paul Valéry)

Kenobi

Bom acho que papel não significa nada, sou formado e não me considero melhor , aliás nem um pouco , do que caras como esse - http://www.akitaonrails.com/articles/2007/06/21/conversando-com-ola-bini-jruby-core-team-member

Isso sem falar em diversos que existem, entre eles os mais notáveis na área( não necessariamente programadores) - Bill Gates e Steve Jobs, ambos sem formação alguma.

Vai medir talento por papel ? Complicado …

maquiavelbona

Kenobi:
Bill Gates e Steve Jobs, ambos sem formação alguma.

Agora não mais, caro colega!
http://idgnow.uol.com.br/carreira/2007/06/08/idgnoticia.2007-06-08.[telefone removido]

Não podemos mais usar ele de exemplo. :stuck_out_tongue:

Até!

RodrigoSol

Também estudo nesta universidade, e fico triste de saber que tenho colegas com a cabeça tão pequena. Isso só prova que esses títulos são puro marketing.

Se você escolheu a área de TI, só lamento. Não terá um papel na parede que lhe garantirá emprego.

Se você escolheu fazer uma graduação por causa de diploma e estabilidade, novamente, só lamento. Desperdiçou 4 anos da sua vida onde poderia ter criado bases teóricas que lhe serviria para o todo resto.

Devo 98% do pouco conhecimento que tenho a fontes livres.

Pra que um exame de ordem? Para impedir que um garoto de 14 anos não faça um trabalho melhor que um monte de mula (não sei se é o seu caso) com diploma?

tiagomac

Só acrescentando ao que o colega falou:

Cursos gratuítos tem muitos, mas os pagos também. e com esses que são pagos devemos ter cuidado. Já participei de um curso onde gastei mais de R$800,00 e não aprende absolutamente nada de novo e mais tarde eu vim descobrir que o certificado deles não vale de nada no mercado de trabalho, pisei na bola com gosto *rs, porem participei recentemente de um curso promovido pelo governo da bahia junto com a microsoft e outros orgãos sobre a linguagem C#, e no curso seria abordado desde os principios básicos da programação, passando por orientação a objeto e seguindo p/ C#, sei que em 50hrs de curso eles ensinaram mais do que 1 ano e meio na minha faculdade onde a mensalidade é um tiro. no entando o curso foi inteiramente gratuíto, fica o toque ai pra vcs, deem preferência aqueles cursos que algum amigo já fez e recomendou.

Abraços.

Criado 21 de junho de 2007
Ultima resposta 26 de jun. de 2007
Respostas 25
Participantes 18