Caro afsrj,
eu gostei das suas respostas, vc usou argumentos, usou exemplos e explicitou a sua opinião, eu gosto disso e é exatamente o que eu quero e preciso neste momento, mas não posso deixar de dizer q achei no mínimo infeliz seu comentário falando da possibilidade de eu ser estagiário da infnet e estar fazendo propaganda aqui… não sei se vc fez uma piada ou uma insinuação verdadeira, mas de qualquer modo achei desnecessária, como vc mesmo falou ou cursos lá são caros (e é um dos motivos de eu estar pesquisando e ponderando) então não poderia ficar me dando o luxo de estar fazendo cursos lá, logo se nem fiz cursos não tem a princípio como eu ser estagiário lá, etc. não quero criar polêmica, apenas não queria deixar q vc ou outros pensassem tal coisa, então reintero, não estou fazendo apologias nem anúncio do curso, apenas citei o nome pois de fato estou pesquisando. Agora só uma pergunta: e se eu tivesse dito q iria fazer curso no SENAC e perguntasse se era bom, vc diria q eu estava fazendo anúncio do SENAC?
a minha pergunta é simples, p/ um programador/desenvolvedor iniciante/intermédiário em JAVA qual cursos aqui no RJ vc´s indicam, só isso… 
pcassiano vou verificar essa possibilidade que vc falou, nem lembrava q o SENAC tinha curso de Java 
Abraços a todos e espero mais resposta heheh
Gustavo Henrique
ps.: não é tão difícil ter vários cursos lá, a uns 3 anos, conheci um cara q tinha uns 3 cursos ou certificações lá (não lembro) tudo pago pela empresa onde ele trabalhava…