Cursos de Pós-Graduação (especialização) à distancia - Real valor

Muito já foi discutido sobre esse assunto, mas, poucas conclusões técnicas e objetivas foram colocadas.

Estive avaliando alguns cursos nesta área à distância exatamente pelo fator: tempo X deslocamento, pois em São Paulo é crítico. Analisando as opções disponíveis nas Instituições Credenciadas no site do MEC, percebe-se que não há tantas ofertas. E, para quem gostaria de manter na área de desenvolvimento, um curso de Engenharia de software seria o mais indicado. Fazendo uma pesquisa rápida, encontramos:

  1. UFLA - Engenharia de Software com ênfase em Software Livre
  2. PUC-Minas - Engenharia de Software (não aparece na listagem do MEC)
  3. Universidade Gama Filho - Engenharia de Software
  4. Escola Superior Aberta do Brasil - Engenharia de Sistemas
  5. Unisinos - Qualidade de Processos de Software

A maior preocupação, quanto fazer um curso tal como, Engenharia de Software, à distância é a credibilidade do curso em si, bem como da instituição. Não conheço ninguém na nossa área (TI) que fez uma pós à distância.
Assim, se alguém puder nos ajudar à esclarecer algumas dúvidas tais como:

  1. Alguém deste fórum, já fez ou, conhece alguém que concluiu um curso de tecnologia à distância e, poderia dar um parecer com relação à aceitação pelas empresas?

  2. Quem está fazendo uma Pós à distância em TI, poderia dizer quais parâmetros utilizou para selecionar o curso, bem como a instituição e como avalia o curso até o momento?

  3. Algum recrutador poderia dar um parecer a esse respeito (curso de pós em TI à distância)?

  4. Estas pós à distância em TI, teria o mesmo valor (técnico e pedagógico) de uma pós-presencial?

  5. Finalmente, considerando o cu$to do curso à distancia girando em torno de 5k, e, o mesmo curso presencial girando em torno de 10k, vale a pena o investimento?

Sua opinião é importante!

Ola, bem veio to fazer o numero 3 ai na Universidade Gama Filho - Engenharia de Software, bem como moro no Mato Grosso, entre fazer o curso em uma faculdade sem renome e fazer na Gama Filho q é mais conceituada preferi a gama filho.

Questão de aprendizado vai depender muito do interresse da pessoa, como na aula precencial, pois nos 2 casos a pessoa pode empurar com a barriga o curso e se formar, claro q precencial e mais dificil fazer isso mais pra quem sabe o que quer nao tem diferença.

O investimento no meu caso saio a mesma coisa.

Os professores são bons, sempre ajudam no q for preciso. Para mim o curso esta sem bom, e proveito.

Eu também gostaria de saber, conheço pessoas que fizeram outras pós(não em TI) à distância.

O que eu sei é que no diploma não consta que a especialização foi feita a distância e que ela vale tanto quanto uma presencial. Claro que eu acho que exige um pouco mais de dedicação da pessoa que opta por essa modalidade.

O porquê de cursos à distância serem mais baratos acho que não é por falta de qualidade e sim porque em um curso presencial a universidade consegue colocar no máximo 50 alunos em uma sala de aula, à distância o curso pode ser ofertado a mais alunos e não existe o custo com sala etc.

O maior motivo de eu procurar uma pós à distância é porque essa pós em Engenharia de Software eu não consigo achar aqui nas universidades de Porto Alegre, ultimamente só abrem turmas para Gerência de TI e afins. O conteúdo da pós da PUC Minas me interessou - que aliás eu consultei no site e ainda bem ela está credenciada sim para ministrar educação à distância, olha só.

eu tentei fazer um curso na puc_minas, fiz a matricula, tudo certinho, quando foi começar, eles adiaram por falta de pessoas.

blza… até ai tudo bem , eu esperei para começar na proxima turmar…

ai eles cancelaram…

pelo menos falaram que vão devolver o dinheiro, disseram que vão depositar no mês que vem, espero que depositem mesmo.

O Curso da UFLA eu tve um Professor que fez a pós lá, ele falou que é muito bom lá…

preciso só lembrar que independete de ser a distancia ou não, tem que ir pelo menos uma vez na Universidade para apresentar o TCC.

legal o topico, eu tb to pensando nessa ai da PUC/MINAS. Bem a questao toda é disciplina mesmo no curso a distancia, e quando for para as aulas ter como estive na aula e explorar bastante a ferramenta, nao vejo tanta diferenca para quem aprende tecnologias atraves de livros e fazer uma pos a distancia. No caso da puc tem que ir de 3-5 vezes nao sei direito na instituicao para fazer provas e apresentacao do tcc.

posead - nao gostei muito da grade deles. Assim lembrando que uma pos presencial normalmente eh 15-15. Se o aluno nao estudar nunca vai lembrar do que viu à 15 dias atras, normalmente nao lembro direito meu café da manha… qto mais…
hehe

[quote=LPJava]legal o topico, eu tb to pensando nessa ai da PUC/MINAS. Bem a questao toda é disciplina mesmo no curso a distancia, e quando for para as aulas ter como estive na aula e explorar bastante a ferramenta, nao vejo tanta diferenca para quem aprende tecnologias atraves de livros e fazer uma pos a distancia. No caso da puc tem que ir de 3-5 vezes nao sei direito na instituicao para fazer provas e apresentacao do tcc.

posead - nao gostei muito da grade deles. Assim lembrando que uma pos presencial normalmente eh 15-15. Se o aluno nao estudar nunca vai lembrar do que viu à 15 dias atras, normalmente nao lembro direito meu café da manha… qto mais…
hehe

[/quote]

Eu liguei lá pra PUC/Minas, a questão dos encontros presenciais o único obrigatório em BH é o TCC os outros eles tem Pólo em SP e RJ, e se houver mais de 5 alunos matriculados de outra mesma cidade eles também abrem exceção. Pra mim, no caso, fica mais barato ir a SP ou RJ.

humm legal! agora eu fiquei na duvida, qdo abre a proxima turma, eu vi inicio agora em setembro… alguem sabe?

No meu caso fica mais barato ir para sp ou rj tb…

[quote=LPJava]humm legal! agora eu fiquei na duvida, qdo abre a proxima turma, eu vi inicio agora em setembro… alguem sabe?

No meu caso fica mais barato ir para sp ou rj tb… [/quote]
Está aberta, as inscrições vão até segunda dia 28/09/2009. Depois dessa não sei

Recomendo um de Governança d eTI> http://www.educaedu-brasil.com/centros/unieuro--centro-universitario-uni1406

http://gsti.blogspot.com/

pera eu li direito, mas 3 meses para ser ter um mestrado? que isso… nao conheco a instituicao, vc fez algum curso ai?

como falei em outro tópico estou fazendo da UFLA estou gostando mas depente totalmente do aluno estudar e se comunicar muito bem com os professores e os outros alunos da turma ou com os que já fizeram o curso para ter um bom aproveitamento porque é muito conteudo.

[quote=LPJava]pera eu li direito, mas 3 meses para ser ter um mestrado? que isso… nao conheco a instituicao, vc fez algum curso ai?
[/quote]

Qual o link para dar uma olhada…

[quote=fernando.palma]Recomendo um de Governança d eTI> http://www.educaedu-brasil.com/centros/unieuro--centro-universitario-uni1406

http://gsti.blogspot.com/[/quote]Para quem quer seguir na área de gerência, é uma boa opção, entre tantas outras que há por ai. Mas, você nunca será um bom gerente se não “comeu bastante capim” na área técnica.

[quote=mark_domi]O Curso da UFLA eu tve um Professor que fez a pós lá, ele falou que é muito bom lá…

preciso só lembrar que independete de ser a distancia ou não, tem que ir pelo menos uma vez na Universidade para apresentar o TCC.[/quote]Esse seu professor fez o curso à distancia? Entre as opções citadas, vi com bons olhos esse curso da UFLA, até porque, essa universidade está entre as top 5 no último ranking do MEC, o que passa uma credibilidade maior. Quanto a ir na universidade, realmente não tem jeito. Na UFLA, você terá quer ir pelo menos duas vezes.

[quote= LPJava]pera eu li direito, mas 3 meses para ser ter um mestrado? que isso… nao conheco a instituicao, vc fez algum curso ai? [/quote]Não entendi. Mais 3 meses para mestrado? O que você leu e onde?

Engraçado… Ou neste fórum há poucas pessoas com pós-graduação e, portanto, não conseguem contribuir muito, ou é um assunto que nem vale a pena e por conseguinte, não opinam para não desanimar quem quer torrar dinheiro com isso. As vezes tenho a sensação que não vale a pena fazer uma pós em TI devido a baixa quantidade de gente que diz que fizeram.

é verdade…
e eu procurando uma pós de Qualidade e Teste de Software à distância… alguém indica uma?

O que dizem da UNIEURO?
http://www.unieuro.edu.br/posgraduacao_2005/dados_curso.asp?curso=0152

:roll:

Revivendo o tópico :lol:

Alguém chegou a iniciar algumas dessas pós citadas no inicio do tópico?

Eu estou a fim de fazer uma ano que vem, e como na minha cidade não tem opções presenciais, pensei em uma a distância.

Encontrei essas, ambas parecem ser administradas pelo governo:
Posead
Esab

E essa da Puc-Minas parece bem interessante, porém pra mim ficaria ruim pelo encontros presenciais.

Alguem ai tem mais informacoes sobre a pos de minas? Alguem esta fazendo?

A pos mais prox a mim de Eng. de Software com enfase em Teste fica em Londrina - PR
e pelo SENAI SC, algm ja fez pos no senai SC?

Obrigado

Boa noite!

Também estou querendo saber se alguma pessoa já fez a pós em Engenharia de software da Puc Minas no sistema EAD.
Eu não tenho experiência profissional na área de programação, porém faço alguns sistemas em casa. Hoje trabalho na área de Gestão de TI.
Na opinião de vocês seria mais interessante fazer:

  1. Engenharia de software (Puc Minas).
  2. MBA em Gestão de TI (UNISANTOS).

Obrigado!

Sinceramente eu acho que a grande maioria dessas pós de engenharia de software não valem nada.

[quote=asobrab]Muito já foi discutido sobre esse assunto, mas, poucas conclusões técnicas e objetivas foram colocadas.

Estive avaliando alguns cursos nesta área à distância exatamente pelo fator: tempo X deslocamento, pois em São Paulo é crítico. Analisando as opções disponíveis nas Instituições Credenciadas no site do MEC, percebe-se que não há tantas ofertas. E, para quem gostaria de manter na área de desenvolvimento, um curso de Engenharia de software seria o mais indicado. Fazendo uma pesquisa rápida, encontramos:

  1. UFLA - Engenharia de Software com ênfase em Software Livre
  2. PUC-Minas - Engenharia de Software (não aparece na listagem do MEC)
  3. Universidade Gama Filho - Engenharia de Software
  4. Escola Superior Aberta do Brasil - Engenharia de Sistemas
  5. Unisinos - Qualidade de Processos de Software

A maior preocupação, quanto fazer um curso tal como, Engenharia de Software, à distância é a credibilidade do curso em si, bem como da instituição. Não conheço ninguém na nossa área (TI) que fez uma pós à distância.
Assim, se alguém puder nos ajudar à esclarecer algumas dúvidas tais como:

  1. Alguém deste fórum, já fez ou, conhece alguém que concluiu um curso de tecnologia à distância e, poderia dar um parecer com relação à aceitação pelas empresas?

  2. Quem está fazendo uma Pós à distância em TI, poderia dizer quais parâmetros utilizou para selecionar o curso, bem como a instituição e como avalia o curso até o momento?

  3. Algum recrutador poderia dar um parecer a esse respeito (curso de pós em TI à distância)?

  4. Estas pós à distância em TI, teria o mesmo valor (técnico e pedagógico) de uma pós-presencial?

  5. Finalmente, considerando o cu$to do curso à distancia girando em torno de 5k, e, o mesmo curso presencial girando em torno de 10k, vale a pena o investimento?

Sua opinião é importante!
[/quote]

Obrigado por criar esse post, é minha dúvida também.