Cursos de programação presenciais de longa duração

Desta vez não é pergunta técnica, venho pedir sugestões de escolas com cursos de longa duração (com isso quero dizer de 6 meses à 1 ano, por exemplo) presenciais em SP.

Fiz faculdade durante a pandemia à distância e foi um curso muito defasado, sem interação e sem trabalhos/atividades práticas de programação. Fiz mais para conseguir estágio e empregos formais, tudo o que sei foi buscando aprender com cursos/bootcamps online e praticando sozinho.

Por isso, sinto falta de ter uma troca com outras pessoas da área, aprender com os outros/ensinar o que sei e preencher lacunas no meu aprendizado que não tenho conseguido com cursos online, em que não tem alguém ali do seu lado com mais experiência para apoiar de forma mais efetiva.

Procurando no Google encontro mais cursos remotos e achei no Senai mas precisa declarar interesse e esperar, preenchi um formulário ano passado e até agora nada, e o resto que encontro (pagos) são aulas remotas. O que me sugerem? Sabem o nome de alguma escola que oferece cursos assim? Já pensei também em pagar um mentor pelo Superprof, por exemplo, será que é uma boa?

Boa tarde, @alan121 .

Tudo bem amigo? Não sei uma escola presencial, mas vou deixar aqui meu ponto de vista para buscar te ajudar.

Já estive nessa situação e o que me ajudou foi arranjar um trabalho na área onde estive com uma pessoa muito experiente que me alavancou na área e fui absorvendo conhecimento.

Mas pude aprender com ela, que o que de fato nos promove é a prática mesmo, buscando se desafiar no dia-a-dia e ir fazendo coisas novas (projetos) programando e aprendendo, testando. Pois era o que esta pessoa fazia comigo, me colocava em desafios, e me apoiava só quando eu precisava.

Talvez uma escola presencial tomaria mais seu tempo, e não te colocaria à frente como se você estudasse no seu tempo em sua própria casa e se desafiasse a aprender.

Creio que um mentor online também é uma ótima ideia.

Já trocar conhecimento e preencher lacunas vejo que em fóruns como esse ou grupos do Telegram/Discord e etc, vai te ajudar encontrar pessoas assim e formar esse networking que procura.

Bom esse é só meu ponto de vista, espero ajudar.

Abraço!

At. te, Robert Caetano.

1 curtida

Faz muito sentido tudo que falou. Já estou atuando na área, mas infelizmente não tenho esse apoio para as tecnologias mais recentes que quero aprender porque estou trabalhando com um sistema mais restrito (SAP) e a realização das tarefas é solitária, pouquíssima interação.

Estou praticando, é claro, fazendo cursos e meus próprios projetos, não dá para aprender ficando parado! Mas sinto essa necessidade mesmo no momento, um curso mais extenso e com mais interação.