Cursos para Certificação SCEA

Senhores,

Estou me planejando para fazer a prova de arquiteto no meio do ano que vem. E por esse motivo gostaria de fazer um curso para me preparar melhor.

Alguém sugere algum? O da caelum de designs ajuda para passar na prova? Conhecem algum preparatório para essa prova?

Olá,

A certificação SCEA atualmente é composta por 3 partes, a saber:

  1. EXAM
  2. ASSIGNMENT
  3. ESSAY

Dê uma olhada aqui: http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=326

Para a primeira parte existe uma vasta quantidade de material que pode/deve ser estudada, devido ao escopo do exame
ser muito amplo. Qual o seu conhecimento da Plataforma JEE? Você atua como desenvolvedor? Analista OO? Arquiteto?
As respostas a essas perguntas podem ajudar a identificar quais treinamentos oficiais são adequados. Contudo, falando
especificamente de um treinamento para a certificação, dê uma olhada neste:

Developing Architectures for Enterprise Java Applications (SL-425)
http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/show_desc.redirect?dc=D61794GC10

No link acima, procure a parte de “Required Prerequisites:” e “Suggested Prerequisites:”.

Um livro que acho muito bom como Study Guide, que serve exatamente para isso (ele aponta referências,
pré-requisitos, etc) é o Sun Certified Enterprise Architect for Java EE Study Guide (Marke Cade and Humphrey Sheil).

Qualquer dúvida posta aí!

[ ]'s

Um dia eu chego nesse nível :smiley:

[]´s

Olá schranko,

Obrigado pela resposta.
Respondendo suas perguntas eu tenho 4 anos de experiência em desenvolvimento e análise com JAVA,
não tenho muita experiência como Arquiteto, mais já trabalhei como desenvolvedor e analista.
Tenho um bom conhecimento de JEE porém no meu plano de estudos estou estudando muito máis a respeito
antes de fazer o curso.

A respeito dos cursos da SUN (Oracle) não encontrei empresas(ou parceiras) que deem esses cursos para
pessoas físicas, apenas fecham parceria com empresas.

Estou pensando em fazer o curso das Caelun de Arquitetura de Design de Projetos (http://www.caelum.com.br/curso/fj-91-arquitetura-design-projetos-java/)
porém não sei se me prepara para o conteudo da prova.

Que legal.
Quanto ao curso da Caelum já perguntei uma vez… Segundo o que entendí, ele não tem como foco preparação para a certificação não.
E quanto a Mestrado/MBA, o que vocês acham?

Olá javapablo,

Da própria descrição do curso: “Durante o curso, muitos tópicos da certificação de arquiteto Java (SCEA) serão tratados, formando uma boa base para todas suas três fases.”. Eu creio que se você fizer esse curso e revisar de forma mais completa as partes que você está menos familiariado, é suficiente para a SCEA part I.

andredecotia, não entendi sua pergunta… mestrado / mba em que contexto? Para a preparar para a certificação SCEA? Para sua formação profissional?
Bom, MBA é algo mais diretamente relacionado a negócios, não chega no nível de detalhamento técnico que um arquiteto precisa ter… mestrado é mais acadêmico,
você irá realizar uma pesquisa, irá escrever uma dissertação, etc, etc. Se o seu mestrado for na área de computação distribuída, pode até ajudar na certificação,
mas não é suficiente, pois a certificação cobre de maneira razoavelmente detalhada uma quantidade vasta de tópicos relacionados à plataforma JEE especificamente.

Via de regra, mestrado é interessante se você quer dar aulas em universidades ou fazer pesquisa (onde eu não sei :slight_smile: mas isso é outra história…).
Eu tenho mestrado em Engenharia da Computação na área de computação evolutiva… durante 3 anos ministrei aulas em universidades particulares.
Públicas somente com concurso e com um ótimo QI. Sinceramente, o valor/h não é tão bom e além disso você é escalado para ministrar aulas não diretamente relacionadas às suas competências. Por exemplo, por várias vezes tive que ministrar cursos de SO, Redes, Arquitetura de computadores! etc… áreas não diretamente relacionadas à minha especialização (e passam bem longe!). Isso reduz a qualidade do curso, pois com certeza você se sairia melhor em sua área de especialização. Contudo as universidades querem economizar ao máximo, com isso sobrecarregam os professores de disciplinas aleatórias… e como o valor/h é relativamente baixo, o cara de computação aceita ministrar até Sociologia :slight_smile:

[ ]'s