Olá javapablo,
Da própria descrição do curso: “Durante o curso, muitos tópicos da certificação de arquiteto Java (SCEA) serão tratados, formando uma boa base para todas suas três fases.”. Eu creio que se você fizer esse curso e revisar de forma mais completa as partes que você está menos familiariado, é suficiente para a SCEA part I.
andredecotia, não entendi sua pergunta… mestrado / mba em que contexto? Para a preparar para a certificação SCEA? Para sua formação profissional?
Bom, MBA é algo mais diretamente relacionado a negócios, não chega no nível de detalhamento técnico que um arquiteto precisa ter… mestrado é mais acadêmico,
você irá realizar uma pesquisa, irá escrever uma dissertação, etc, etc. Se o seu mestrado for na área de computação distribuída, pode até ajudar na certificação,
mas não é suficiente, pois a certificação cobre de maneira razoavelmente detalhada uma quantidade vasta de tópicos relacionados à plataforma JEE especificamente.
Via de regra, mestrado é interessante se você quer dar aulas em universidades ou fazer pesquisa (onde eu não sei
mas isso é outra história…).
Eu tenho mestrado em Engenharia da Computação na área de computação evolutiva… durante 3 anos ministrei aulas em universidades particulares.
Públicas somente com concurso e com um ótimo QI. Sinceramente, o valor/h não é tão bom e além disso você é escalado para ministrar aulas não diretamente relacionadas às suas competências. Por exemplo, por várias vezes tive que ministrar cursos de SO, Redes, Arquitetura de computadores! etc… áreas não diretamente relacionadas à minha especialização (e passam bem longe!). Isso reduz a qualidade do curso, pois com certeza você se sairia melhor em sua área de especialização. Contudo as universidades querem economizar ao máximo, com isso sobrecarregam os professores de disciplinas aleatórias… e como o valor/h é relativamente baixo, o cara de computação aceita ministrar até Sociologia 
[ ]'s