Então,
Eu me julgo muito insatisfeito com o curso de ciência da computação, pelo que eu espera e pelo que eu to vivendo, a faculade em que to me formando não tem um nome muito conceituado aqui em salvador, um dos motivos também de tá querendo largar, em uma entrevista de emprego para um estágio eu já sofri descriminação por conta disso :/! deixaram bem claro que iriam primeiro entrevistar aqueles que fazem faculdade federal (UFBA), depois os da estadual (UNEB), que as vagas não preenchidas iriam para as faculdades particulares, começando pela UNIFACS (uma facul particular boa porem muito cara) e por fim a FIB (onde faço)… ou sejá, achei uma puta injustiça isso, nem me deram a chance de provar que eu entendia o proposto na vaga, já me eliminaram pelo meu curriculo :-, e olha que a faculdade em que faço, apesar de ser a mais barata, não é tão barata assim, a não ser que você considere R$605,00 mensais algo barato…
Quando penso em ir para outra faculdade re-começar o curso, só me vem na cabeça a Federal, poderia estudar muito para passar, mas por outro lado eu penso o seguinte: as aulas são ministradas em tempo integral, ou sejá, não poderia trabalhar durante a faculdade
, além disso, seria mais 4 anos e 6 meses para me formar, eu que já to com 20 anos, sedento para trabalhar… creio que não aguentaria essa barra… porem a grade da federal foi toda re-feita, e para aqueles que acreditam que as matérias de matemática/fisíca são importantes para o curso de ciência da computação, a federal provou o contrário :O! a nova grade só tem umas 3 matérias de matemática, o resto é todo aplicado a informática e com uma vasta gama de matérias opcionais…
agora, tem matérias na faculdade em que curso que eu não consigo entender, veja só:
Comunicação 1;
Int. a ciência da humanidade;
Int. a filosófia e ética profissional;
Informática e sociedade;
Algebra linear;
Probabilidade e estatística;
Fisíca 1 e 2;
Geometria analítica;
Sinceramente, eu adoraria fazer essas matérias, afinal, conhecimento nunca é bastante… mas eu não tenho é tempo agora, quero aprender informática, quero trabalhar na área e não consigo imaginar em que isso vai me ajuar :-, e essa são apenas algumas das matérias que não tem muito haver com informática, existem outras na grade…
já a grade do curso de desenvolvimento de software que penso fazer, pode ser vista no site www.fja.edu.br . notem a diferença e como essa grade tem um focu muito maior em informática ;)!
Claro que, o profissional se faz é em casa e na vivência com a área, estudando… ninguém aprende por osmose… a questão é se o mercado de trabalho dá valor para esses profissionais, até porque pretendo fazer pós ou mestrado, não quero ficar só com essa formação. valeu por todos que estão respondendo e um abraço.