Cursos tecnológicos, vale a pena?

Olá Amigos,

Atualmente curso ciência da computação em uma faculdade particular, estou muito instatisfeito com o curso nessa faculdade e andei pensando em passar para um curso tecnológico de desenvolvimento de software, fiquei sabendo que com o mesmo podemos após nos formar fazer mestrado/pós, pois se trata de uma formação de nível superior porem em 2 anos e 6 meses por se tratar de um curso específico.
as matérias eu gostei muito, são todas as matérias que pegarei em ciência da computação com algumas mais relacionadas a informática e sem matérias que não tem muito haver com informática, uma ou outra de humanas e umas de fisíca/matemática, essas ficaram de fora…

mas então, será uma boa? eu li em algum lugar que mais de 50% dos Americanos tem se formado nesses cursos tecnologos que te direcionam logo a sua área específica, mas no Brasil, como anda a aceitação das pessoas para esses cursos? será que me formando em um desses eu terei valor no mercado?
concursos públicos para nível superior eu poderei tá fazendo etc?

Eu fiz um curso desse, mas era de 3 anos.

Se você quer realmente aprender alguma coisa na faculdade, esqueça esses cursos, eles são superficiais, algumas matérias beiram o ridículo, como você aprender HTML na faculdade (apesar que já vi isso em alguns cursos de Ciência de Computaçào).

Se você só quer o diploma, fica na Ciência de Computação mesmo que é melhor.

[]'s

Rodrigo C. A.

Acho que depende do lugar onde você vai fazer! Eu faço ciência da computação (a facul é estadual) e estou gostando muito. Lá eles estão passando somente conhecimento de base (matemáticas, estruturas de dados e tal). Até existem matérias de linguagens de programação, mas os professores não tem o preparo necessário.

Por isso, acho que independente do curso que você vai fazer, ele depende somente da sua vontade e da qualidade dos professores!

Por que voce não pensa sem transferir seu curso e ciencia da computacao para uma faculdade que possa te deixar satisfeito?

As vezes, realmente, os professores nao estimulam tanto :frowning:

t+

Então, o curso de CC é bom, mas na minha faculdade eu to achando ele muito fraco, por semestre eu pego em torno de 1 ou 2 matérias voltadas para informática e todo o resto são matérias voltadas para assuntos que não vou usar no meu dia a dia profissional :-!
agora, tava pensando em continuar CC porem na federal daqui, vou precisar estudar muito e não sei também se estou certo de fazer pois as aulas são pela manhã e pela tarde o que eliminaria qualquer possibilidade de trabalho :(!
a grade do curso que to pensando em fazer pode ser vista aqui: http://www.fja.edu.br/ em graduação - cursos - desenvolvimento de softwares

Parece boa a grade né? a faculade também é bem conceituada aqui em Salvador…

Agora o Infnet(curso famoso do rio) abriu uma graduação em TI, mas se é bom ou não, eu não sei…Detalhes:
http://www.infnet.com.br/superior/graduacao_ti_proposta.htm

Fiz um tecnologo de tres anos e nao me arrependo.

Acredito que independente de ser um curso tecnologo ou nao, voce sempre vai precisar correr por fora, é inevitavel.

[]'s

[quote=XandSu]Fiz um tecnologo de tres anos e nao me arrependo.

Acredito que independente de ser um curso tecnologo ou nao, voce sempre vai precisar correr por fora, é inevitavel.

[]'s

[/quote]

E sobre o ensino, dá para aprender bem? Ou como o colega falou a cima, o conteúdo é básico apenas?

[quote=tiagomac]
E sobre o ensino, dá para aprender bem? Ou como o colega falou a cima, o conteúdo é básico apenas?[/quote]

Vai depender de curso pra curso

dentre alguns tópicos, foi abordado no curso que fiz:

scriptlet :x
jsp
Servlet
Taglib
JavaBean
Struts
Tiles
Socket
RMI
JDBC
DataSource
EJB
Hibernate
WebService
acesso ao SAP com Java
acesso ao Mainframe com Java
JME
UML
PMI
CMM
CMMI
Banco de Dados (Oracle)
DDL
DML
Procedures
Functions
Cursores
LOB
OracleObject
etc

[]'s

Tentando ajudá-lo com algumas informações:

1. Cursos Superiores de Tecnologia são considerados graduação, então não nenhum problema para quem pretende continuar com mestrados/doutorados;
  2. Escolha sempre cursos reconhecidos pelo MEC (você pode consultar em www.educacaosuperior.inep.gov.br);
  3. Verifique se o curso está previsto no catalogo nacional de cursos de tecnologia para que a sua formação não seja dispersa e o curso fora de foco (http://portal.mec.gov.br/setec/index.php?option=content&task=view&id=583&Itemid=717&sistemas=1)
  4. A maioria dos cursos superiores de tecnologia estão mais centrados no mercado do que os cursos de bacharelado e engenharia, o que é natural da natureza destes cursos;
  5. Bons cursos de tecnologia se avalia pela grade curricular do curso, pela qualidade dos laboratórios, pela qualificação dos docentes (a qualificação neste caso pode ser acadêmica ou de experiência profissional);
  6. Os cursos não conseguem passar conhecimento por osmose, e em informática nada supera boas horas na frente do micro fazendo exercícios de lógica e estudando metologias e técnicas.

boa sorte seja qual for a sua decisão,

fw

Ops: ia esquecendo, prefira cursos com mais de 2.400 horas, apenas estes são considerados como superior na maior parte das universidade americanas e européias.

[quote=Dieval Guizelini]…
Ops: ia esquecendo, prefira cursos com mais de 2.400 horas, apenas estes são considerados como superior na maior parte das universidade americanas e européias.[/quote]
Olá, vc tem algum site que de mais informações sobre esse assunto? Não encontrei nada. :slight_smile:

E na hora de procurar emprego? vocês que se formaram por cursos tecnológicos, sofreram algum tipo de descriminação?

[quote=XandSu][quote=tiagomac]
E sobre o ensino, dá para aprender bem? Ou como o colega falou a cima, o conteúdo é básico apenas?[/quote]

Vai depender de curso pra curso

dentre alguns tópicos, foi abordado no curso que fiz:

scriptlet :x
jsp
Servlet
Taglib
JavaBean
Struts
Tiles
Socket
RMI
JDBC
DataSource
EJB
Hibernate
WebService
acesso ao SAP com Java
acesso ao Mainframe com Java
JME
UML
PMI
CMM
CMMI
Banco de Dados (Oracle)
DDL
DML
Procedures
Functions
Cursores
LOB
OracleObject
etc

[]'s

[/quote]

Cara, me desculpe a sinceridade e eu tbm não quero iniciar uma discusão(é apenas a minha opinião) mas…

se eu quisesse aprender isso que vc aprendeu eu faria um curso na Caelum onde aprenderia bem mais rápido, e não uma faculdade…

Faculdade não é pra aprender essas coisas…é pra aprender a BASE…a teoria das coisas…

Nosso amigo que abriu o tópico falou que não gosta da facul dele pq ele aprende coisas que nunca vai usar no mercado de trabalho…é o que vc pensa meu caro…é justamente essas coisas que vai te diferenciar dos outros no mercado de trabalho…pq usar Spring, JDBC, Strusts e por aí vai…qlq um aprende em 1 semana…agora entender os conceitos(como funciona)…muitos se aposentam sem saber.

Eu recomendo fortemente a progredir em Ciência da Computação!

Da uma olhadinha no livro do Cormen, Algoritmos, e veja se essas matérias que vc julgou ser inúteis não são de suma importância…

Abraços…

[quote=Duende Macabro][quote=Dieval Guizelini]…
Ops: ia esquecendo, prefira cursos com mais de 2.400 horas, apenas estes são considerados como superior na maior parte das universidade americanas e européias.[/quote]
Olá, vc tem algum site que de mais informações sobre esse assunto? Não encontrei nada. :slight_smile: [/quote]

Duende esta questão é bastante atinga e não existe uma legislação muito clara sobre este ponto, o que temos de fato (até onde eu sei) é que as diretrizes dos cursos de graduação (bacharelado e licenciatura) tem no mínimo 2.400 horas.
No catalogo de cursos de tecnologia, as áreas de gestão possuem no mínimo 1600, informática possui no mínimo 2.000 horas e a área de industria 2.400 horas.
Porém, existem em pareceres de programas de intercambios da UFPR e em pareceres antigos do CFE e do CNE que a equivalência curricular seria aceita apenas em cursos com mais de 2.400 horas.
Depois dos feriados eu vou pedir mais informações as pessoas que sei que poderão responder com mais precisão e se elas souberem de alguma legislação espec~ifica sobre este tema eu coloco aqui.

até mais,

:lol:

Foi postado a opnião sobre o curso de ciência da computação, eu tenho uma opnião um pouco diversa sobre a questão pratica em que foca os curriculos de graduação (bacharelado e licenciatura) no Brasil.

Os cursos de Engenharia da computação por exemplo, nos dois primeiros anos de curso (aproximadamente 1600 horas) possuem menos de 25% da carga horária aplicada em computação propriamente dita, não que os outros conhecimentos não sejam importantes… mas a questão é o foco do curso, qual é o foco do curso de engenharia de computação no Brasil, alguém sabe definir? é software, hardware, automação, robotica… qual é o foco, e quanto difere das outras engenharias?

Pois bem, o mesmo ocorre com os bacharelados (ciência, análise de sistemas, informática etc), qual a carga horária centrada na área?

Este é o principal diferencial dos cursos de tecnologia, eles “fundamentam” bem os conceitos esperados para a área de informática.

De uma forma geral, os cursos de tecnologia produzem hoje o especilista de áreas e os bachareis e cia produzem os generalistas. Com o tempo um e outro podem se equiparar. Neste aspecto o generalista tem maiores chances, porém leva mais tempo para começar a produzir e a ter retorno do investimento… que no mundo capitalizado é o que pesa.

Você sabe me dizer o objetivo de um curso tecnólogo?

Não pretendo escovar bit por isso optei por um curso que me desse um canudo e me colocasse rapidamente no mercado de trabalho.

[quote=lavh]se eu quisesse aprender isso que vc aprendeu eu faria um curso na Caelum onde aprenderia bem mais rápido, e não uma faculdade…
[/quote]

A Caelum realmente é sensasional, no entanto, eu não posso fazer uma Pos quando sair de la (ainda que eu faça todos modulos). Fora que o Paulo e o Guilherme ainda não ministram PMI CMMI Gerencia de Projetos Empreendedorismo até porque não é objetivo deles…

Então,

Eu me julgo muito insatisfeito com o curso de ciência da computação, pelo que eu espera e pelo que eu to vivendo, a faculade em que to me formando não tem um nome muito conceituado aqui em salvador, um dos motivos também de tá querendo largar, em uma entrevista de emprego para um estágio eu já sofri descriminação por conta disso :/! deixaram bem claro que iriam primeiro entrevistar aqueles que fazem faculdade federal (UFBA), depois os da estadual (UNEB), que as vagas não preenchidas iriam para as faculdades particulares, começando pela UNIFACS (uma facul particular boa porem muito cara) e por fim a FIB (onde faço)… ou sejá, achei uma puta injustiça isso, nem me deram a chance de provar que eu entendia o proposto na vaga, já me eliminaram pelo meu curriculo :-, e olha que a faculdade em que faço, apesar de ser a mais barata, não é tão barata assim, a não ser que você considere R$605,00 mensais algo barato…

Quando penso em ir para outra faculdade re-começar o curso, só me vem na cabeça a Federal, poderia estudar muito para passar, mas por outro lado eu penso o seguinte: as aulas são ministradas em tempo integral, ou sejá, não poderia trabalhar durante a faculdade :cry: , além disso, seria mais 4 anos e 6 meses para me formar, eu que já to com 20 anos, sedento para trabalhar… creio que não aguentaria essa barra… porem a grade da federal foi toda re-feita, e para aqueles que acreditam que as matérias de matemática/fisíca são importantes para o curso de ciência da computação, a federal provou o contrário :O! a nova grade só tem umas 3 matérias de matemática, o resto é todo aplicado a informática e com uma vasta gama de matérias opcionais…

agora, tem matérias na faculdade em que curso que eu não consigo entender, veja só:
Comunicação 1;
Int. a ciência da humanidade;
Int. a filosófia e ética profissional;
Informática e sociedade;
Algebra linear;
Probabilidade e estatística;
Fisíca 1 e 2;
Geometria analítica;

Sinceramente, eu adoraria fazer essas matérias, afinal, conhecimento nunca é bastante… mas eu não tenho é tempo agora, quero aprender informática, quero trabalhar na área e não consigo imaginar em que isso vai me ajuar :-, e essa são apenas algumas das matérias que não tem muito haver com informática, existem outras na grade…
já a grade do curso de desenvolvimento de software que penso fazer, pode ser vista no site www.fja.edu.br . notem a diferença e como essa grade tem um focu muito maior em informática ;)!

Claro que, o profissional se faz é em casa e na vivência com a área, estudando… ninguém aprende por osmose… a questão é se o mercado de trabalho dá valor para esses profissionais, até porque pretendo fazer pós ou mestrado, não quero ficar só com essa formação. valeu por todos que estão respondendo e um abraço.

Cara…eu to com o mesmo problema que vc!

Eu sou de SP e fazia sistemas numa faculdade daqui que tem um ótimo nome e a grrade dela, eu achava uma merd*…agora a facul está trancada e preciso voltar este semestre!

Pensei fazer tecnologo em banco de dados pq já tenho uma boa parte da grade feita e iria $ uma boa grana, ou até mesmo um outro técnológico…eu estava decidido a fazer, mas eu vi em um site ( nao m recordo ql ) que eu iria ter dificuldades para arrumar um emprego e seria mto discriminado…então continuo na dúvida =~

A importancia da faculdade é inversamente proporcional ao tempo que você esta no mercado.

Eu comecei a trabalhar antes de entrar na faculdade. Hoje as pessoas olham meu curriculo pela minha experiencia profissional.

Conheço muita gente que nem tem faculdade e disputam a mesma vaga que eu.

Hoje sou formado em um curso de Sistemas de Informação (no IBTA em São Paulo, 2.5 anos). O foco da faculdade é mais gerencial, não aprendi muito sobre linguagens, aprendi mais sobre gerenciamente, tive matérias como Gestão de Processos, Direito e etc. Pois é isso que o mercado espera de mim e é esse rumo que eu quero dar na minha carreira, não quero ficar a vida inteira digitando código. Nasci pra ser chefe :lol: